Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

"Com homenagem a Nelson Rodrigues, começa hoje a Fliporto 2012"



Pernsonalidades da literatura, teatro e cinema se reúnem em Olinda de hoje até domingo dia 18, para homenagear o escritor e dramaturgo pernambucano Nelson Rodrigues, na edição 2012 da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto). A expectativa para este ano é que 90 mil pessoas passem pela festa, que traz como tema "A vida é um espetáculo".

A abertura contará com um recital de poesias com Maria Bethânia, logo mais às 19h. "Tivemos o desafio de fazer uma homenagem a Nelson Rodrigues, mas sem sermos óbvios. A abertura com Maria Bethânia foge do óbvio, não é ela cantando, nem lendo textos de Nelson. São poemas que marcaram a vida dela de alguma forma, é dramático. É um recital de amor à palavra", explica o curador literário da festa, Mário Hélio.
 
Abordar um autor rico como Nelson Rodrigues e trazer o que o público espera, mas sem cair no óbvio foi um verdadeiro desafio para o curador. "Ele é muito bom em teatro, crônica e romance. Esses três gêneros estão muito presentes nele. Buscamos explorar de uma maneira diferente, fugindo do convencional. Por exemplo, o cinema trouxemos através do filho dele, Nelson Rodrigues Filho, que participa de um painel junto com amigos que transformaram a obra do Nelson pai para o cinema", conta Hélio. O painel de Nelson Rodrigues Filho com Braz Chediack, Neville de Almeida e Lucelia Santos acontece hoje, às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário