Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Uma nova enquete...


A maneira escolhida pela Fundarpe para divulgar as atrações do Festival de Inverno, tem gerado muitos comentários na cidade e dividido opiniões. A Fundarpe ao longo da semana se ultilizou de sites de relacionamento para fazer com que parte da programação chegasse as pessoas. A twittada comeu no centro durante toda semana, causando um certo alvoroço entre os internautas que a todo momento buscavam, mas nem sempre encontravam informações e notícia sobre o FIG. Algumas pessoas aprovaram esta forma, porém outras nem tanto, achando que se já existe uma programação, então porque não fazer a divulgação completa. E voce o que acha de tudo isso? Participe da nossa nova enquete e manifeste sua opinião.

Fundarpe confirma Show de Lulu Santos

A Fundarpe confirmou a presença do cantor Lulu Santos no encerramento do Festival de inverno deste ano. O camaleão fará sua segunda apresentação em Garanhuns. Também foram divulgados nesta sexta-feira as atrações que abrirão a programação do Palco pop no parque Euclides Dourado, Programação que vai de 17 a 24 de Julho. Se apresentarão no dia 17. Jam da Silva, Galo Preto , Zé Brown e Bongar.

Morre José Saramago e literatura mundial fica de luto


Morreu nesta sexta-feira o escritor português e prêmio Nobel de literatura José Saramago, aos 87 anos, em sua casa, na cidade de Tías, Lanzarote, Espanha. José Saramago havia tido uma noite tranquila e a morte ocorreu por volta das 8h desta sexta-feira, após tomar seu café da manhã ao lado da mulher, a tradutora Pilar del Río. Eles estavam conversando quando o escritor começou a sentir-se mal e logo depois faleceu.
José de Sousa Saramago nasceu na aldeia portuguesa de Azinhaga, província de Ribatejo, no dia 16 de novembro de 1922, embora no registro oficial conste o dia 18. Filho dos camponeses sem terra José de Sousa e Maria da Piedade, mudou-se para Lisboa aos 2 anos, onde viveu grande parte de sua vida.

Considerado por especialistas um mestre no tratamento da língua portuguesa, em 2003 o escritor português foi considerado pelo crítico norte-americano Harold Bloom como o mais talentoso romancista vivo. Seus livros foram traduzidos para mais de vinte línguas, como sueco, romeno e húngaro.

São João na Macuca começa hoje


Na comunidade da Macuca em Correntes, já está tudo pronto para mais uma festa de São João. O evento já virou uma tradição e este ano a exemplo do festival de inverno de Garanhuns, completa 20 anos. O objetivo além de oferecer muita diversão, é abrir espaço onde possam ser valorizados os folguedos da região. Zé da Macuca que mais uma vez abre sua casa para receber pessoas de todo Nordeste elaborou uma programação que vai acontecer nesta sexta e sábado dias 18 e 19 respectivamente. O ingresso individual custará apenas dez Reais. Confira a programação:

Sexta-Feira dia 18

20h.
Forró pé de serra
Trio Esperança do Norte ( Poço Comprido- Correnes )

Sábado dia 19

10h.
Concentração do cortejo do Boi da Macuca
Banda de Pífanos,Trio de Forró, Vaqueiros, Carros de Boi


15h.
Saida do cortejo para a Fazenda Macuca

17h.
Abertura do forró com dupla de aboiadores
Ronilson e Arlindo ( Palmeirina )

18h.
Banda de Pífanos Folclore Verde ( Castainho - Garanhuns)

20h.
Os Três do Forró ( Garanhuns )

Sem perder o Rítmo ( Caboclinhos )


Caboclinhos é uma dança folclórica bastante executada durante o Carnaval de Pernambuco, por grupos fantasiados de índios que, com vistosos cocares, adornos de pena na cinta e nos tornozelos, colares, representam cenas de caça e combate. Os instrumentos musicais são a gaita (flauta de apito ou pífano), duas maracas de zinco ou flandre e um surdo (bombo)de zinco coberto com couro de bode em ambos os lados.

As preacas são instrumentos de marcação em forma de arco e flecha, produzindo um som seco, em harmonia com o surdo; também o apito para os caboclos de frente, que puxam o cordão, tanto dos homens como das mulheres. Os ritmos são o perré (ou toré), guerra e baião, sendo o primeiro mais lento. A dança é forte e rápida, exigindo destreza e desenvoltura dos participantes. Há passos em que se dança agachado, baixando-se e levantando-se rapidamente e ao mesmo tempo rodopiando, apoiando-se nas pontas dos pés e calcanhares, exigindo muita resistência física.

Os personagens do caboclinhos são:

Cacique e "cacica" (ou mãe da tribo), ambos usando tanga e saiote de plumas ou penas;
Porta-estandarte;
Conjunto de três tocadores (gaita, maracas e surdo);
Cordões (filas indianas) de caboclos e caboclas;
Grupo de crianças ou "curumins" (do tupi kuru´mi, menino).

Os caboclinhos historicamente têm relação com o culto da Jurema. A Jurema é uma árvore nativa do Brasil, de caule tortuoso, cujas folhas, raízes e casca servem para uso medicinal e para o preparo de uma bebida que, nos cultos indígenas e caboclos, integra o ritual da Jurema Sagrada. Os componentes de um grupo de caboclinhos que vivência a religiosidade não desfilam no carnaval sem antes tomar a bebida de Jurema. Inicialmente os integrantes de caboclinhos eram apenas homens, que durante o carnaval passavam de três a quatro dias fora de casa.

No escurinho do cinema

Final de semana de estréia no Cine Eldorado. Apartir de hoje os afisurados em cinema, poderão assistir ao Filme " Deu a louca nos Bichos ". Dan Sanders (Brendan Fraser) acaba de se mudar com a família de Chicago para a floresta de Oregon, onde vai trabalhar na construção de um suposto desenvolvimento de habitação ecologicamente correto. Ele acreditava que seu maior problema seria lidar com a fobia pela natureza de seu filho adolescente. Ou suportar seu exigente chefe. Mas, quando o patrão ordena que o habitat dos animais que ali vivem seja destruído, Dan entra na lista negra dos bichos e está para descobrir quanta confusão um bando de criaturas da floresta pode causar. Eles sabotam o trabalho de Dan durante o dia e atormentam o seu sono à noite, colocando a carreira do empreiteiro em risco e iniciando uma engraçada batalha entre homem contra a natureza. O filme entra em cartaz em três sessões, 16h.50 , 18h.50 e 20h.50.

Conhecendo Noel


Em nossa Série em homenagem a Noel Rosa, eis mais um samba desse ícone da nossa música que em Dezembro o Brasil comemora seu centenário. O samba chama-se " Filosofia " composto em 1933. Nos tempos modernos, dentre outros grandes interpretes, foi gravado por Paulinho da Viola e Chico Buarque de Holanda.

Filosofia
Noel Rosa

O mundo me condena, e ninguém tem pena
Falando sempre mal do meu nome
Deixando de saber se eu vou morrer de sede
Ou se vou morrer de fome
Mas a filosofia hoje me auxilia
A viver indiferente assim
Nesta prontidão sem fim
Vou fingindo que sou rico
Pra ninguém zombar de mim
Não me incomodo que você me diga
Que a sociedade é minha inimiga
Pois cantando neste mundo
Vivo escravo do meu samba, muito embora vagabundo
Quanto a você da aristocracia
Que tem dinheiro, mas não compra alegria
Há de viver eternamente sendo escrava dessa gente
Que cultiva hipocrisia

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Fundarpe confirma mais duas atrações do FIG



Acabam de ser divulgadas pela Fundarpe, mais duas atrações que estarão em Garanhuns no Festival de inverno. Uma delas é o conhecido Marcelo D2, a maior referencia do hip hop nacional. O happer é ex-vocalista da banda planet hemp, também é conhecido por misturar o samba com a black music. A apologia a maconha já lhe rendeu alguns problemas com a justiça. D2 se apresenta na Guadalajara na quinta-feira dia 22. A outra atração é MV Bill o Mensageiro da Verdade que vai mostrar em Garanhuns o repertório do novo CD também na quinta-feira dia 22. Um dos rappers mais conhecidos do país, MV Bill não tem papas na língua. Dono do próprio selo, alternativa que encontrou para conseguir fazer frente às grandes gravadoras e vender dvds ao preço de R$ 5, o cantor ficou nacionalmente conhecido com o livro Falcão Meninos do Tráfico, um contundente relato pessoal sobre o universo dos meninos que trabalham no tráfico de drogas em diversas partes do país. O Mensageiro da Verdade — significado da sigla inicial de seu nome — acredita que para resolver o problema das drogas no país é necessário educar a população antes de falar em discriminação.

Fundarpe divulga primeira atração do palco instrumental


A Fundarpe fez no final da manhã de hoje, a divulgação da primeira atração que irá se apresentar no festival de inverno deste ano no palco instrumental. Trata-se do músico percussionista Naná Vasconcelos. Pernambucano, Naná é considerado um dois maiores percussionistas do mundo. Por várias vezes já esteve presente no FIG, porém esta será a primeira vez que o mesmo se apresentará no palco instrumetal. Seu concerto está programado para acontecer na sexta-feira dia 23. Imperdível.

Fig homenageia Abelardo da Hora e Paulo Freire e esquece artistas locais


O festival de inverno este ano prestará homenagem em atacado. Ao contrário do que foi visto até o ano passado, quando apenas uma personalidade ligada a cultura era escolhida, este ano a Fundarpe resolver mudar e estará redendo deferencias ao movimento cultura popular criado pelo ex-governador Miguel Arraes, Silke Webber ex- secretaria de educação (alguém por aqui se lembra dessa senhora ? ) além do educador Paulo Freire e do artista Plástico Abelardo da Hora. Como se observa, expressões culturais ligadas a Garanhuns foram esquecidas apesar do evento ainda ser realizado por aqui. Faltou mais uma vez a interferência local nesta decisão do orgão supremo da cultura pernambucana.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Obra e vida de Luiz Gonzaga ganham nova publicação


O maior ícone da música popular nordestina agora tem uma publicação inteira em sua homenagem. Luiz Gonzaga do Nascimento é analisado em 102 páginas, sob a perspectiva de técnicos da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e de integrantes do Programa de Especialização em Patrimônio do Governo do Estado que fazem parte de uma equipe de historiadores, jornalistas, arquitetos e turismólogos. O trabalho está disponível em duas versões: uma impressa e outra digital.

Mais do que informações sobre o compositor, a cartilha Luiz Gonzaga: Patrimônio Vivo na Memória do Povo Brasileiro traz um inventário completo sobre os ambientes de origem e memória do artista. Trata-se de uma compilação de 10 textos em que se revela o sucesso provocado pelo surgimento e consolidação, em todo o Brasil, do Baião, além de apontar importantes fatores que influenciaram a música e a história de Gonzaga.

Entre outros temas que o leitor vai encontrar, estão as relações de Luiz Gonzaga com o surgimento do rádio no Brasil, a obra e o legado do artista, além .do patrimônio cultural de Exu e os “guardiões” da memória gonzagueana. No fim do livro, ainda é possível encontrar a produção bibliográfica e audiovisual relacionada à vida do compositor e indicações de leitura. Luiz Gonzaga faleceu em 2 de agosto de 1989, em conseqüência de um câncer, depois passar 42 dias internado em um hospital no Recife.

A cartilha Luiz Gonzaga pode ser acessada, gratuitamente, de qualquer parte do mundo, por meio do portal Pernambuco Nação Cultural, no link http://www.nacaocultural.pe.gov.br/luiz-gonzaga-patrimonio-vivo-na-memoria-do-povo-brasileiro.

Em Julho tem Boiãos blues rock Festival


Vém aí a nona edição do Boiãos blues rock Festival. O evento como sempre, acontece no último dia do festival de inverno. A programação que promete surpresas, deve ser anuciada em breve. Coloque em sua agenda e programa-se para curtir muito rock, blues e jazz. Enquanto não chega o esperado evento, voce pode conferir em boiãos bar, os jogos da seleção brasileira em super-telão.
( Na foto voce ver a banda Neander em apresentação no Boiãos rock festival )

Gal Costa tem presença confirmada no FIG


Conforme o blog anunciou na última segunda-feira, a cantora baiana Gal Costa estará este ano no festival de inverno. Esta será a segunda participação da artista no FIG. A presença de Gal foi confirmada agora há pouco pelo governador Eduardo Campos em entrevista exclusiva concedida a Rádio FM Sete Colinas. O governador também antecipou os nomes de Alceu Valença e Neguinho da Beija-flôr.

Cada gol, uma atração...


A fundarpe continua a conta-gotas, divulgando os astros que estarão este ano no festival de inverno. Ontem além de Adilson Ramos e Fervers, o nome da baiana Pitty também foi anunciado, notícia dada em primeira mão pelo radialista Ed Carlos da Sete colina FM. A roqueira que já esteve participando do fig, este ano vai se apresentar na quarta-feira dia 21 na Guadalajara. Parece que na visão de quem faz a Fundarpe, o Festival de inverno só acontece no polo Guadalajara, uma vez que somente atrações que por ali irão se apresentar tiveram seus nomes divulgados até agora. O povo também deseja saber o que vai acontecer no teatro, nas oficinas, na cultura popular, na música erudita, no palco instrumental e no palco pop. Como a proposta da fundarpe é divulgar as atrações a cada gol da seleção brasileira, o negócio é torcer para que Kaká & companhia acertem o pé prá que muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitos gols possam ser feitos, caso contrário não vai dar tempo o anúncio antes do término copa. No mais, é torcer muito prá que os jogos do Brasil não terminem em zero a zero, e que não tenham gol contra.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Festival de inverno continua sem cara


Em entrevista agora pela manhã concedida ao radialista Luciano Andrade, a secretaria Gabriela Valença falando ao jornal da sete, disse que o cantor Adilson Ramos é presença confirmada para o festival de inverno deste ano. O veterano cantor que é campeão de participações no FIG, virá comemorar ao lado dos Fevers seus 50 anos de carreira em apresentação marcada para o Domingo dia 18. O anúncio dessas atrações, mostra claramente que o festival de inverno ainda não encontrou seu rumo. O contraste com as primeiras atrações divulgadas é enorme. Com isso fica bem claro que o vento é popularesco, não tem perfil, e a busca pela identidade parece cada vez mais distante.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Nova enquete.


Agora que já são conhecidas as primeiras atrações do Festival de Inverno, O blog quer saber como voce avalia o que foi anunciado até o momento. Participe da nossa enquete votando agora.

Skank também é atração do FIG


A banda Mineira liderada pelo músico Samuel Rosa, é mais uma das atrações divulgadas há pouco pela Fundarpe para participar do Festival de Inverno. Com isso aumenta para três, o número de atrações confirmadas para este ano. também já foram anunciados, os Paralamas do Sucesso, além da banda Móveis Coloniais de Acaju, ambas com origem em Brasília. Os mineiros do Skank irão compor a programação do sábado dia 17 no polo Guadalajara. A Fundarpe garante no seu twitter, que nesta Terça-Feira fará o anúncio de outras atrações já contratadas. Fique atento ao blog que estaremos divulgando todas as novidades.

Móveis Coloniais de Acaju é atração do FIG


A fundarpe acaba de divulgar que a banda Móveis Coloniais de Acaju é uma das atrações do festival. A banda teve origem em Brasília e está na estrada desde 1998. a banda Móveis Coloniais de Acaju surgiu com ideais que se confundem a outras bandas. Um grupo de jovens amigos que buscavam uma sonoridade singular, diversão e, quem sabe, o sucesso. Mal sabiam, naquele momento, que estavam a iniciar um dos mais ambiciosos e interessantes projetos musicais que o Brasil abrigaria.

Logo no início, adotaram o grandioso nome Móveis Coloniais de Acaju. Era sonoro, diferente e ainda permitiu que se homenageasse a obscura "Revolta do Acaju" - episódio histórico acontecido na Ilha do Bananal (?). Também no início, a ideia era ter diferentes instrumentos - gaita, trompete, escaleta, flauta, além de guitarra, bateria e baixo. Ao nome extenso e à formação esquisita, a incansável vontade de tocar e se apresentar ao vivo completavam a essência do Móveis. A banda se apresenta da Guadalajara no sábado dia 17.

Membros da Fundarpe chegam mudos e saem calados de reunião


Já terminou a reunião da Fundarpe com a prefeitura de Garanhuns. O encontro aconteceu aqui na cidade e pouca gente teve conhecimento. Na reunião foram tratados diversos assuntos relacionados ao Festival de Inverno, porém nada foi adiantado para divulgação. O pessoal chegou calado e saiu mudo como se fosse um pecado mortal dizer o que vai acontecer no FIG. Em contato com uma pessoa ligada a prefeitura, o blog apurou que nesta terça-feira a secretária de cultura Gabriela Valença estaria divulgando alguns detalhes do encontro, bem como os nomes de 4 atrações da programação musical do evento. Quem viver verá.

Fundarpe pode divulgar ainda hoje mais algumas atrações do FIG


Fundarpe através do seu twitter, está prometendo ainda para hoje, o anúncio de algumas atrações contratadas para o Festival de Inverno deste ano. No twitter a entidade comunica que está promovendo uma reunião com membros da Prefeitura de Garanhuns e logo após deverá fazer o esperado anúncio. Mas outra informação que não está no twitter, deixa transparecer, que o que deverá ser anunciado hoje é mesmo a provavel data de anúncio de toda programação. O blog está atento aos acontecimentos e a qualquer momento pode trazer novidades.

Gal Costa e Zeca Pagodinho podem vir para o Fig



Informação colhida pelo blog esta manhã, indica que Gal Costa e Zeca Pagodinho estariam com suas participações no Festival de Inverno quase que asseguradas, faltando pouco para um acerto final. Esta definição segundo a fonte poderia sair ainda hoje. Segundo o que colhemos, a cantora Gal Costa em confirmando sua participação, se apresentaria na primeira sexta-feira do evento dia 16, enquanto que Zeca Pagodinho sería o responsável por encerrar a programação do polo Guadalajara no sábado dia 24. É aguardar prá ver.

A T E N Ç Ã O


Antenção gente... Ainda esta manhã o blog estará divulgando nomes de dois artistas que possivelmente estarão na programação do Festival de Inverno deste ano... Aguardem.