Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 12 de novembro de 2011

Uma ingrisia com arte


Arenga de Pativa do Assaré com Zé Limeira

Zé Limeira
Zé Limeira é o meu nome
Sou o malhó dos cantadô
Já açoitei Lorisvá
Pinto nem sequer ciscou
Vadiei com Jesus Cristo
Irmão de Nosso Senhor.

Patativa

Eu sou improvisador
E a profissão me motiva
Saí do meu Assaré
Depois que li sua missiva
eu vou lhe mostrar em versos
O canto do Patativa.

Zé limeira

Já me deu dor de barriga
O nome desse lugar
Eu vi Sebastião
Discursando num arraiá
Pois ele queria ser
Deputado Federá

Patativa

Você não pode provar
Isso é mentira sua
Respeite também os santos
Se não eu sento-lhe a pua
Nunca vi santo falando
Na Igreja, nem na rua.

Zé Limeira

Paca, tatu, gavião
E cachorro perdigueiro
A criação que conheço
É bode, cabra e carneiro
Se eu não fosse marchante
Queria ser açougueiro.

Patativa

Você canta o dia inteiro
Mas não sabe o que diz
Mistura religião
Com paca, tatu, perdiz
Credo cruz, Ave Maria
Que improviso infeliz

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Biscoito Fino joga luz sobre DVD feito por Dominguinhos com Elba e Gil

 
 
Em 26 e 27 de agosto de 2009, Dominguinhos festejou seus 60 anos de carreira com dois shows apresentados no teatro de arena da Caixa Cultural RJ, no Rio de Janeiro (RJ). As apresentações foram gravadas ao vivo para dar origem ao CD e DVD Iluminado, lançados em 2010 com repercussão restrita ao Nordeste e reeditados pela gravadora Biscoito Fino em escala nacional neste mês de novembro de 2011.
 
Idealizado e produzido pelo maestro Zé Américo Bastos, o registro de show põe sob a luz de Dominguinhos nomes como Gilberto Gil (em Eu Só Quero um Xodó e em Tenho Sede), Elba Ramalho (na toada De Volta pro Aconchego), o violonista Yamandu Costa (em Noites Sergipanas), o pianista Wagner Tiso (em Ilusão Nada Mais e em Te Cuida, Jacaré), o baixista Arthur Maia (em Lamento Sertanejo), o pianista Gilson Peranzzetta (em temas como Quebra Quenga) e o sanfoneiro Waldonys. Na oportuna reedição da gravadora Biscoito Fino, Iluminado vai estar nas lojas a partir de 21 de novembro.
 
Fonte: Notas musicais
 

FLIPORTO 2011 COMEÇA NESTA SEXTA, EM OLINDA.




“Uma viagem ao Oriente”. Este é o tema central da Fliporto 2011 – VII

Festa Literária Internacional de Pernambuco, que será aberta às 18h desta sexta-feira (11), na Praça do Carmo, em Olinda. Até a terça-feira seguinte (o feriado do dia 15) essa praça – denominada Cidade das Letras – será o centro que irradiará para outros pontos de cultura secular do Sítio Histórico, a exemplo do Mercado da Ribeira, uma vasta programação, que a exemplo das edições anteriores da feira, atrairá públicos de todo o país e do exterior. Eis alguns destaques da programação da Fliporto, que tem a participação direta de um grande número de instituições públicas e empreendedores culturais/literários:

» Fliporto Criança
» Fliporto Digital
» Fliporto Nova Geração
» Cine Fliporto
» Fliporto Gastronomia
» ECOFliporto
» Porto da Poesia | Palco das Artes.

Fonte: Blog do jornalista Marcos Leite

Um novo olhar sobre Manuel Bandeira



Ao longo de toda sua produção Manuel Bandeira transitou por diversos temas. Dos poemas com influência parnasiana aos que relembram a infância e juventude no Recife, o trabalho do modernista permance atual, influenciando, inclusive, artistas contemporâneos. Para homenagear a diversidade temática do poeta, o Espaço Pasárgada – equipamento cultural ligado à Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural de Pernambuco (FUNDARPE) – realiza amanhã, a partir das 19h, o evento 11.11.11 – Misticismo e Erotismo em Bandeira.

Na ocasião 11 artistas interpretarão 11 poemas de Manuel Bandeira, em uma alusão à data que segundo alguns estudiosos da seara mística é o momento de abertura de um portal para outras dimensões. O número também faz referência ao Arcano 11, que de acordo a numerologia é a ajuda da Lei Divina, de todas as Hierarquias e dos Mestres a favor de todos aqueles que fizerem a parte que lhes cabe no trabalho de "Revolução da Consciência".

Fonte: Fundarpe