Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 21 de agosto de 2010

" Vote na nova enquete do blog "


O blog quer saber sua opinião a respeito da Política de Cultura de Garanhuns. Veja a enquete localizada ao lado esquerdo do blog e escolha uma das opções.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

" Falando de Cinema "


Terão início nesta segunda-feira, 23 de agosto, as filmagens de La Piel que Habito, novo filme do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Inspirado no romance “Tarântula”, de Thierry Jonquet, o longa marca a retomada da parceria do diretor com Antonio Banderas. Os dois trabalharam juntos em filmes como Ata-me! e Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos. As atrizes Elena Anaya (Fale com Ela) e Marisa Paredes (Tudo Sobre Minha Mãe) também voltam a trabalhar com o diretor. As gravações acontecerão em Santiago de Compostela, Pazo de Oca, Madri e Toledo, e durarão 11 semanas. Orçado em 11 milhões de euros, La Piel que Habito ainda não possui previsão de lançamento.

" Em Setembro tem novo CD de MIlton Nascimento "


Eis a capa do próximo álbum de Milton Nascimento, ... E a Gente Sonhando, nas lojas em setembro. Trata-se do disco em que o compositor faz conexões com artistas de Três Pontas (MG), a cidade mineira onde foi criado. A faixa-título é música de 1965, a primeira de Milton a ganhar registro em disco (pelo Tempo Trio, numa gravação instrumental). O álbum ... E a Gente Sonhando celebra os 45 anos de carreira fonográfica de Milton Nascimento.

" Patrimônios Vivos de Pernambuco viram livro "


A vida e obra de 24 artistas e grupos culturais pernambucanos – que durante décadas contribuíram ou que ainda hoje contribuem para a divulgação e preservação de diversas manifestações artísticas – estão agora catalogadas num único livro intitulado Patrimônios Vivos de Pernambuco. O lançamento da obra, com patrocínio da Fundarpe, textos de Maria Alice Amorim e fotos de Luca Barreto, está sendo lançado nesta sexta-feira, no Museu do Estado de Pernambuco,no encerramento da 3ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco.

A publicação do título faz parte do conjunto de ações adotado pelo Estado, no sentido de inserir os Patrimônios Vivos de Pernambuco na atual política pública de cultura, incentivando o repasse do conhecimento adquirido pelos mestres às novas gerações. Além dessa iniciativa, a Fundação realizou capacitações para inscrição do edital do Concurso do Patrimônio Vivo, concurso de redação junto às escolas públicas, rodas de diálogo, entre outras iniciativas.

De acordo com o coordenador de Patrimônio Imaterial da Fundarpe, Eduardo Sarmento, além de ser uma ótima fonte de pesquisa, a obra servirá de instrumento para disseminar os diferentes saberes. “A lei do Registro do Patrimônio Vivo prevê a difusão do conhecimento como contrapartida dos mestres e grupos”, esclareceu. Após a cerimônia de lançamento, haverá apresentações do Homem da Meia Noite, do Caboclinhos Sete Flexas e do Maracatu Leão Coroado.

LEI – O Registro do Patrimônio Vivo busca valorizar e homenagear os principais ícones da cultura pernambucana que, durante décadas, se destacaram por um trabalho de relevância cultural. A lei nº 12.196/02, editada em 2002 e regulamentada em 2004, pelo decreto nº 27.503, estabelece uma remuneração mensal de R$ 750 para pessoas físicas e R$ 1,5 mil para grupos e tem como objetivo preservar a cultura popular através do intercâmbio de conhecimento entre as novas gerações. Os artistas que recebem as pensões têm como contrapartida o comprometimento de participar de atividades educativas para que seus conhecimentos sejam perpetuados.

Confira a lista dos Patrimônios Vivos de Pernambuco

1 Ana das Carrancas (artesã em cerâmica, Petrolina)
2 Banda Musical Curica (banda filarmônica, Goiana)
3 Caboclinho Sete Flexas (caboclinho fundado em 1973, Recife)
4 Camarão (sanfoneiro, Recife)
5 Canhoto da Paraíba (violonista de choro, Recife)
6 Clube Indígena Canindé (caboclinho, Recife)
7 Confraria do Rosário (irmandade religiosa fundada provavelmente em 1777, Floresta)
8 Dila (xilogravurista e cordelista, Caruaru)
9 Fernando Spencer (cineasta, Recife)
10 Homem da Meia-Noite (clube de carnaval, Olinda)
11 Índia Morena (artista circense, Jaboatão dos Guararapes)
12 J.Borges (xilogravurista e cordelista, Bezerros)
13 José Costa Leite (xilogravurista e cordelista, Condado)
14 Lia de Itamaracá (cirandeira, Itamaracá)
15 Maestro Nunes (maestro de frevo, Recife)
16 Manuel Eudócio (artesão em, Caruaru)
17 Manuel Salustiano (rabequeiro, mestre de cavalo-marinho e maracatu, Olinda)
18 Maracatu Estrela Brilhante (maracatu nação fundado provavelmente em 1824, Igarassu)
19 Maracatu Leão Coroado (maracatu nação, Olinda)
20 Nuca (artesão em cerâmica, Tracunhaém)
21 Selma do Coco (mestra de coco de roda, Olinda)
22 Teatro Experimental de Arte (grupo de teatro fundado em 1969, Caruaru)
23 Zé do Carmo (pintor e escultor, Goiana)
24 Zezinho de Tracunhaém (artesão em cerâmica, Tracunhaém)

" Dia do Folclore se comemora neste Domingo "

Em 1965, o Congresso brasileiro oficializou o dia 22 de agosto como o Dia do Folclore, numa justa homenagem à cultura popular brasileira. A palavra folclore tem origem no inglês antigo, sendo que "folk" significa povo e "lore" quer dizer conhecimento, cultura.
O folclore brasileiro, portanto, é a cultura de nosso povo e não há nada mais nacional do que ele. Afinal, ele é precisamente o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos brasileiros de norte a sul. Formada pela mistura de elementos indígenas, portugueses e africanos, a cultura popular brasileira é riquíssima.

Na área musical, por exemplo, são inúmeros e muito variados os ritmos e melodias desenvolvidos em nosso país. É o caso do frevo, do baião, do samba, do pagode, da música sertaneja... Há ainda as danças típicas das festas populares, como o bumba-meu-boi, o forró, a congada, a quadrilha e - é claro - o próprio carnaval, um verdadeiro símbolo de nosso país.

Um dos aspectos mais interessantes do folclore brasileiro, porém, são os seres sobrenaturais que povoam as lendas e as superstições da gente mais simples. O mais popular é o Saci, um negrinho de uma perna só, que usa um barreta vermelho, fuma cachimbo e adora travessuras, como apagar lampiões e fogueiras ou dar nó nas crinas dos cavalos.

Mas há vários outros seres fantásticos em nosso folclore: o Curupira, um anão de cabelos vermelhos, que tem os pés ao contrário; a Mula-sem-cabeça, que solta fogo pelas narinas; a Boiúna, cobra gigantesca cujos olhos brilham como tochas; e o Lobisomem, o sétimo filho homem de um casal, que vira lobo nas sextas-feiras de luas cheias, entre outros.

Por aqui, ao que tudo indica, a data passará despercebida, sem que nenhuma programação tenha sido elaborada para comemorar. Lamentável. No passado, acontecia na cidade uma semana inteira de comemorações nas escolas e no Parque Euclides Dourado onde aconteciam apresentações de grupos folcloricos, exposições, vendas de comídas típicas e feira de artesanato.


" Como surgiu ? O que significa ? "



" GUARDAR A SETE CHAVES "

No século XIII, os reis de Portugal adotavam um sistema de arquivamento de jóias e documentos importantes da corte através de um baú que possuía quatro fechaduras, sendo que cada chave era distribuída a um alto funcionário do reino. Portanto eram apenas quatro chaves. O número sete passou a ser utilizado devido ao valor místico atribuído a ele, desde a época das religiões primitivas. A partir daí começou-se a utilizar o termo “guardar a sete chaves” pra designar algo muito bem guardado.

" Ditadura na MPB " parte 06


O Bêbado e A Equilibrista
(João Bosco / Aldir Blanc – 1979)
Intérprete: Elis Regina

Caía a tarde feito um viaduto
E um bêbado trajando luto
Me lembrou Carlitos
A lua, tal qual a dona do bordel,
Pedia a cada estrela fria
Um brilho de aluguel
E nuvens, lá no mata-borrão do céu,
Chupavam manchas torturadas, que sufoco!
Louco, o bêbado com chapéu-coco
Fazia irreverências mil pra noite do Brasil.
Meu Brasil.
Que sonha com a volta do irmão do Henfil.
Com tanta gente que partiu num rabo de foguete.
Chora a nossa pátria mãe gentil,
Choram Marias e Clarisses no solo do Brasil.
Mas sei que uma dor assim pungente
Não há de ser inutilmente, a esperança
Dança na corda bamba de sombrinha
E em cada passo dessa linha pode se machucar
Asas, a esperança equilibrista
Sabe que o show de todo artista
Tem que continuar...

Histórico:


Composta em 1979, tornou-se um símbolo da luta pela anistia. Pela volta dos exilados e pela abertura política do regime militar. Carlitos, personagem mais famoso de Charles Chaplin, representa a população oprimida, mas que ainda consegue manter o bom humor, denunciava as injustiças sociais de forma inteligente e engraçada. A Equilibrista dançando na corda bamba, de sombrinha, é a esperança de todo um povo.
Henrique de Sousa Filho, conhecido como Henfil, foi um cartunista, quadrinista, jornalista e escritor brasileiro. Seu irmão, Herbert José de Sousa, conhecido como Betinho, foi um sociólogo e ativista dos direitos humanos brasileiro; concebeu e dedicou-se ao projeto Ação da Cidadania contra a Miséria e Pela Vida. Com o golpe militar, em 1964, mobilizou-se contra a ditadura, sem nunca esquecer as causas sociais. Mas, com o aumento da repressão, foi obrigado a se exilar no Chile em 1971.

Maria era mãe de Betinho (irmão de Henfil) e Clarice mulher do jornalista assassinado na ditadura Vladimir Herzog. Mas Marias e Clarisses, no plural, fazem referência às mães, talvez irmãs ou mulheres de pessoas que se foram, ou mesmo deixaram o nosso país, lutando por um ideal, um sonho, de ver o Brasil livre para a informação e para a expressão das artes.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

No escurinho do Cinema




Confira a lista dos aprovados no 1º Vestibular de Engenharia da Aesga.


Candidatos Aprovados

Quant Inscrição Candidato Documento Escore

1 1026320179 WITASSIO DOS SANTOS MIRANDA DE OLIVEIRA 8208281 - SDS PE 344,00
2 1026320189 PATRICIA MACHADO DE AMORIM 8608330 - SDS PE 342,00
3 1026320035 MARQUIRAEL BEZERRA DE ARAUJO 361189801 - SSP SP 325,00
4 1026320097 MANOEL DA SILVA SANTOS 47634 - PM PE 304,00
5 1026320010 RENAN GUSTAVO PACHECO SOARES 49150 - PM PE 304,00
6 1026310024 LUIZ HENRIQUE MATOS DE LIMA 8210894 - SSP PE 289,00
7 1026320072 JOAO INOCENCIO GUIDO FILHO 8004119 - SDS PE 288,00
8 1026310047 ALMIR BALBINO DA SILVA JÚNIOR 51.157 - PM PE 286,00
9 1026320111 RODRIGO CORDEIRO DA SILVA 5940402 - SDS PE 285,00
10 1026320017 CLAUDEVAN CARVALHO DE LIRA 5263712 - SSP PE 273,00
11 1026320069 JOCTÃ DE ALMEIDA BARROS 4490521 - SSP PE 272,00
12 1026320085 CRISTIAN ULISSES BELARMINO CAVALCANTI 47942 - PM PE 249,00
13 1026320128 FABIO JUNIO DA SILVA CORREIA 6837501 - SDS PE 246,00
14 1026320191 MIRELLY ALVES ROCHA 6364209 - SSP PE 244,00
15 1026320216 THAYS ACIOLY LINS SANTOS 7882428 - SDS PE 244,00
16 1026320063 MAXON RODRIGUES GUIMARAES 3346044 - SSP PB 244,00
17 1026320101 RODOLFO CALADO DOS SANTOS 8098399 - SDS PE 231,00
18 1026320197 CLARICE CAVALCANTI DA ROCHA E SILVA OLIVEIRA 6847243 - SDS PE 231,00
19 1026320064 NARCLÉBIO BRUNO REZENDE DO AMARAL 7272284 - SDS PE 229,00
20 1026320198 THAYSE FERNANDA AMARAL CARLOS 8998345 - SDS PE 224,00
21 1026320109 AMANDA MARIA MIRANDA BRANDÃO 7003273 - SDS PE 222,00
22 1026310030 MATHEUS FRAGA DE OLIVERIA 7832768 - SDS PE 222,00
23 1026320052 MARCUS VINICIUS SAMPAIO LEITE 7832611 - SDS PE 222,00
24 1026320091 JOSE EDUARDO TENORIO PAZ 7630781 - SDS PE 221,00
25 1026320171 ANNA CLARA CAVALCANTI BRANCO 7832742 - SDS PE 221,00
26 1026320211 MARIA IANARA DE AMORIM SIMÃO 6422890 - SDS PE 220,00
27 1026320092 EDSON JOAQUIM DA SILVA 8352672 - SDS PE 219,00
28 1026320166 MARCOS ALEXANDRE DE ANDRADE BATISTA 6328234 - SSP PE 215,00
29 1026320003 NATHALIA CAMILLA SILVA CAVALCANTE TENORIO 7383796 - SDS PE 211,00
30 1026320094 YANY WILMINGTONG LEMOS DE MENDONÇA GUIDO 3575835 - SSP PE 207,00
31 1026320146 ANDREA PEREIRA VILELA 5649248 - SSP PE 206,00
32 1026320254 SÉRGIO RICARDO BARBOZA DE MATOS 3338869 - SDS PE 205,00
33 1026310039 ALYSSON ARIEL FARIAS ALMEIDA 35250670 - SSP SP 205,00
34 1026320285 KLEBER RODRIGUES PEREIRA 8581753 - SDS PE 199,00
35 1026310048 ANTONIO CLAUDIO ESPINHARA DE OLIVEIRA 3351257 - SSP PE 198,00
36 1026320274 NATANAEL CHARLECKSON T. DE VASCONCELOS 5903652 - SSP PE 198,00
37 1026320089 MAGNA COELI BECO DA COSTA 3761921 - SDS PE 196,00
38 1026320106 AMANDA MARIA DE BARROS VELOSO 8596149 - SDS PE 195,00
39 1026320046 EWERTON JOSÉ DA SILVA 5115358 - SSP PE 189,00
40 1026320102 MARCELA CRISTINA MOTA DOS SANTOS 6216443 - SSP PE 189,00
41 1026320141 SEVERINO ADEGIVALDO DE ALENCAR CORREIA 2620135 - SSP PE 189,00
42 1026320241 ENDSON DA COSTA FONSECA 7879779 - SDS PE 187,00
43 1026320263 NILTON CÉSAR RIBEIRO DA SILVA 44411 - PM PE 186,00
44 1026310008 KLÉBER BECKMAN MUNIZ MILITÃO 8812359 - SSP PE 184,00
45 1026320188 KATIANE FERREIRA DOS SANTOS 6446907 - SDS PE 184,00
46 1026320276 EDSON SIQUEIRA DO NASCIMENTO 47416 - PM PE 183,00
47 1026320283 ADELVANDA DE ALMEIDA SOARES 7457632 - SDS PE 181,00
48 1026320160 JULIANA MORAES DE CARVALHO 8125337 - SDS PE 181,00
49 1026310034 NATÁLIA DA COSTA VIEIRA 7174583 - SDS PE 180,00
50 1026320231 ERIKSON EVAGELE CAMELO LÚCIO 5375307 - SDS PE 179,00
51 1026310015 EVELÍSIO TAVANE OLIVEIRA BARROS 36247 - PM PE 178,00
52 1026320278 EDUARDO ARAUJO CIRILO 7882368 - SDS PE 178,00
53 1026320029 AMANDA MAYARA DA COSTA LIMA SANTOS 7146050 - SDS PE 177,00
54 1026320066 EMANOEL DOS SANTOS VELOSO 8125464 - SDS PE 175,00
55 1026320149 PAULO CAMPOS DA SILVA 4458694 - SSP PE 173,00
56 1026320196 MARCIANA CANDIDO DA SILVA 8367802 - SDS PE 172,00
57 1026320026 JOSÉ KAROLL DO NASCIMENTO SANTOS 4248996 - SSP PE 171,00
58 1026310004 EDIELSON RANDSON SILVESTRE DOS SANTOS 7882475 - SDS PE 169,00
59 1026320175 EVALDO BARBOSA CALADO NETO 6799400 - SDS PE 168,00
60 1026310046 NIKOLAS ALBUQUERQUE RAMOS MELO 7869801 - SDS PE 168,00
61 1026320033 AKYRES ÊMMELE DE SOUZA SILVA 7290133 - SDS PE 168,00

TREINEIROS


QUANT INSCRIÇÃO CANDIDATO TREINEIRO ESCOLA ESCIRE
1 1027310030 KILDER LEON ALMEIDA O. SILVA XV DE NOVEMBRO 256,00
2 1027310023 MATHEUS HENRIQUES BRITTO LYRA XV DE NOVEMBRO 249,00
3 1027310018 ADÉCIO JOSÉ BERNARDINO JÚNIOR XV DE NOVEMBRO 239,00
4 1027310015 JORDY VASCONCELOS ALENCAR MONSENHOR ADELMAR 230,00
5 1027310019 ANDERSON CÉSAR DE F. GONÇALVES DIOCESANO DE GARANHUNS 215,00
6 1027310032 PEDRO ANTÔNIO GODOY SOUTO XV DE NOVEMBRO 213,00
7 1027310005 JOSÉ MATEUS TAVARES DANTAS XV DE NOVEMBRO 202,00
8 1027310017 IAGO PINTO RAFAEL QUIDUTE SANTA SOFIA 180,00
9 1027310024 JOSÉ AUGUSTO CAMPOS BRANCO SANTA SOFIA 166,00
10 1027310035 YAGO CÉSAR COUTO FARIAS. SANTA SOFIA 163,00
11 1027310001 MANUELE MARIA COSTA SANTOS XV DE NOVEMBRO 153,00
12 1027310009 CAREN MELISSA BELARMINO GOMES SANTA SOFIA 138,00

Fonte: CESPA

" Festival de Duos continua nesta sexta-feira "

Sérgio Cassiano
Décio Rocha

O festival de Duos que tem movimentado as sextas-feiras da cidade, continua esta semana com mais um grande concerto. Nesta sexta quem se apresenta são os músicos, Décio Rocha e Sérgio Cassiano. O pernambucano Décio Rocha é multi-instrumentista, compositor e autor de trilhas sonoras de diversos filmes nacionais, e se destaca por confeccionar os próprios instrumentos que toca, feitos com materiais reciclados. Sérgio Cassiano, por sua vez, é percussionista e participou de vários grupos da cena pernambucana, como Mestre Ambrósio, Coração Tribal, cavalo do Cão e Maracatu nação Pernambuco. Vale apena conferir. A apresentação começa às 20h. no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, com entrada Franca.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

11ª Festa das Dálias leva muita música a Taquaritinga do Norte

Taquaritinga do Norte recebe, de hoje até sábado, o Festival Pernambuco Nação Cultural do Agreste Setentrional, durante a 11ª Festa das Dálias. A cidade, que está incluída na rota turística da moda e confecção, terá uma semana intensa de atividades culturais com oficinas de capacitação, shows com artistas locais e nacionais e cortejo com grupos de cultura popular. Uma verdadeira maratona cultural em meio aos encantos que a região proporciona.

A cidade encontra-se no segundo ponto mais alto do estado de Pernambuco, na Serra da Taquara, com 1086m acima do nível do mar. O clima frio e seco, com temperatura podendo chegar a 10 graus, e as belíssimas serras, excelentes para a prática de esportes como trilhas e voo-livre de asa delta, fazem de Taquaritinga do Norte uma ótima opção para o turismo. As flores, orquídeas e as dálias dão um charme especial ao município.

A partir de amanhã, quem estiver por Taquaritinga do Norte poderá conferir shows gratuitos com artistas regionais e nacionais. Na quinta-feira (19), além do Desafio Nordestino de Poetas Cantadores, o público conhecerá o som da banda Maracatu pra Tu (Gravatá - PE) - vencedora da seletiva de bandas Observa e Toca do Agreste Central. Neste mesmo dia, sobe ao palco um dos grandes ícones do forró nordestino, o paraibano Flávio José, que presenteará os taquaritinguenses com os seus grandes sucessos. Apresentam-se, ainda, a cantora Mônica Feijó e a banda Forró Taquara, fazendo as honras da casa.

No dia 20, quem abre a noite é a banda local Nível 5, e, na sequência, o caruaruense Erisson Porto - vencedor da seletiva de bandas Observa e Toca do Agreste Central. O público ainda confere a apresentação de Santanna (CE/PE), The Fevers e o Forró da Brucelose (Gravatá- PE). Fechando a programação no dia 21, sobem ao palco a banda local MPBaião, o cantor cearense Fagner (CE), a dupla de forró sertanejo Luiz e Davi (Serra Talhada - PE) e Forró Soxote “a” (Caruaru-PE).

Cissa Guimarães ganha papel em filme do cantor Chorão


De acordo com a coluna Diário da Fama, do jornal Diário de S.Paulo, a atriz Cissa Guimarães já é nome confirmado no filme O Cobrador, do cantor Chorão, líder do Charlie Brown Jr. Ele era amigo de Rafael Mascarenhas, filho da atriz que morreu atropelado no Rio de Janeiro. Esta é a segunda tentativa do rapaz como diretor de cinema. A primeira foi em O Magnata, que teve Paulo Vilhena como protagonista. Na nova produção, o ator também estará no elenco, além de Caio Blat, que possui papel garantido no longa.

Artistas regravam jingle oficial do 'Rock in Rio'

Artistas como Ed Motta, Frejat e Pitty regravaram o tema oficial do Rock in Rio para promover o retorno do festival à cidade do Rio de Janeiro (RJ) em 2011. O novo registro do jingle foi feito por um elenco que inclui - além dos nomes já citados - Ivete Sangalo, Rogério Flausino, Ivo Meirelles, Sandra de Sá e Toni Garrido, entre outros. O festival volta ao Rio a partir de setembro de 2011.

Aos 90 anos, escritor baiano lança livro de contos na Bienal


Aos 90 anos, o poeta e ficcionista João Justiniano da Fonseca lançou o livro Solidariedade - Contos, da All Print Editora, ontem a tarde, na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O escritor, nascido em Rodelas (BA), narra em sua nova obra histórias de personagens dramáticos, cômicos e espontâneos, com a paisagem da caatinga de pano de fundo. Além de Solidariedade - Contos, o poeta é autor de Cacimba Seca, Sertão, Luz e Luzerna, Aquele Homem e Grilagem, entre outras obras.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

" Ditadura na MPB " parte 05


Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos
(Roberto Carlos – 1971)
Intérprete: Caetano Veloso

Um dia a areia branca
Seus pés irão tocar
E vai molhar seus cabelos
A água azul do mar

Janelas e portas vão se abrir
Pra ver você chegar
E ao se sentir em casa
Sorrindo vai chorar
Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Uma história pra contar
De um mundo tão distante
Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Um soluço e a vontade
De ficar mais um instante
As luzes e o colorido
Que você vê agora
Nas ruas por onde anda
Na casa onde mora
Você olha tudo e nada
Lhe faz ficar contente
Você só deseja agora
Voltar pra sua gente
Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Uma história pra contar
De um mundo tão distante
Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Um soluço e a vontade
De ficar mais um instante
Você anda pela tarde
E o seu olhar tristonho
Deixa sangrar no peito
Uma saudade, um sonho
Um dia vou ver você
Chegando num sorriso
Pisando a areia branca
Que é seu paraíso
Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Uma história pra contar
De um mundo tão distante
Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Um soluço e a vontade
De ficar mais um instante

Histórico: Sim! A composição desta música é de Roberto Carlos. E não, ela não foi dedicada a nenhuma mulher. O “rei” Roberto compôs esta música para o amigo Caetano Veloso que estava exilado em Londres. Sabia das saudades que o amigo sentia de seu país e a dor e vazio por não poder voltar. Compôs então a música que, mais tarde se tornaria sucesso na voz do próprio Caetano. Nesta época muitos brasileiros viviam no exílio, ou seja, tiveram que fugir do Brasil por conta da forte repressão sofrida pelos órgãos de repressão da ditadura militar.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

" Se todos fossem iguais a voce "


Após 30 anos da morte do compositor, dramaturgo, jornalista e diplomata Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes (1913-1980), mais conhecido como Vinícius de Moraes, o governo brasileiro decidiu homenageá-lo com a promoção póstuma ao cargo de ministro de primeira classe da carreira de diplomata (o equivalente a embaixador). A cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty na noite desta segunda-feira (16) contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em 1969, Vinícius foi exonerado por pressão do governo militar que, em 1968, promulgou o Ato Institucional (AI) nº 5. Apesar da cerimônia ter sido realizada na noite de hoje, a lei foi sancionada no último dia 21 de junho.

A sanção da lei vai permitir aos três dependentes do poeta benefícios da pensão correspondente ao novo cargo, segundo informou o Ministério das Relações Exteriores.

Em seu discurso, o presidente Lula afirmou que, diferentemente das pessoas que cassaram Vinícius, é o poeta quem ficará na história. “Eu tenho inveja de não ter podido gozar de sua amizade como outros gozaram, e viver a vida com a dimensão que ele viveu. É nossa obrigação dizer sim à absolvição política.”

Lula entregou uma placa com a lei impressa para a última mulher de Vinícius, a produtora musical Gilda Mattoso. Da bisneta de Vinícius, Maria Luisa, o presidente recebeu um livro de fotografias de Pedro de Moraes, um dos filhos do poeta.

Ainda durante o discurso, Lula relembrou uma manifestação que ocorreu em 1979 em que ele convidou o poeta para participar. Na ocasião, Vinícius declamou aos operários seu poema “Operário em Construção”.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, também exaltou a decisão de homenagear o poeta. “A promoção a Vinícius não só faz jus a esta casa, mas resgata o próprio Itamaraty, eliminando os últimos vestígios de uma época sombria”, disse o chanceler.

A cerimônia também contou com a presença da cantora Miúcha, que cantou algumas músicas de Vinícius acompanhada da filha dele Georgiana de Moraes e da neta Mariana de Moraes.

Boêmico e controverso, Vinícius virou uma espécie de ícone da geração libertária da decáda de 1960. Ele morreu em julho de 1980, de edema pulmonar, em sua casa, na Gávea, no Rio de Janeiro.
Metéria original : Uol

" Guia eleitoral prejudica programação da Rádio FM Sete Colinas "


A obrigatoriedade de retransmissão do programa eleitoral "gratuito ", conhecido por guia eleitoral, irá tirar do ar ainda que temporariamente dois dos melhores programas musicais da Rádio FM Sete Colinas. Apartir desta terça-feira e enquanto durar a propaganda forçada "gratuita", a população estará privada de ouvir os programas 100,5 Brasil e Brasil Nordeste respectivamente. É que os horários a serem ultilizados pelos nossos simpáticos candidatos, coicidem exatamente com os dos programas mencionados. Desta forma, os dois musicais que destacam a boa música brasileira terão férias forçadas. Torcemos que pelo menos, os nossos postulantes a um emprego político com o nosso voto, façam uso da melhor maneira possível, do valioso espaço subtraído das emissoras de Rádio e TV.

Primeiro Ato...


Com 30 vagas disponíveis, começam hoje as incrições para quem deseja participar do Projeto Vém ver Teatro. A iniciativa é da Prefeitura de Garanhuns, e visa formar e descobrir novos talentos como atores e diretores nesta área em Garanhuns. As aulas ministradas pelo Ator e diretor Julierme Galindo, começam no dia 02 de setembro e vão acontecer duas vezes por semana, sempre as terças e quintas-feiras, das 19h às 22h no Centro Cultural. O projeto Vem ver Teatro terá duração de 3 meses e vai oferecer aos participantes, técnicas de interpretação e direção teatral. As incrições são gratuitas e vão até o dia 27 de Agosto. Podem participar, pessoas com idade mínima de 15 anos, com ou sem experiência teatral. No geral, a prefeitura irá tentar com este projeto incentivar o surgimento de novos grupos teatrais na cidade. O resultado final do curso, será apresentado ao público em diversos bairros da cidade.


domingo, 15 de agosto de 2010

38ª edição do Festival de Cinema de Gramado chega ao fim


O drama Bróder, do diretor Jefferson De, foi o melhor longa-metragem brasileiro no 38º Festival de Cinema Gramado, cuja cerimônia de premiação foi realizada na noite de ontem.


"Dedico esse filme ao maior líder da periferia, Mano Brown, e a Daniel Filho", afirmou um emocionado Jefferson De, que estreia em longa-metragem com a produção.

Igualmente emocionado, o ator Caio Blat, que conquistou o Kikito de melhor ator pelo trabalho, declarou: "O Macu (personagem do ator no longa) foi o presente mais lindo da minha carreira. Hoje eu posso encher a boca e dizer: 'Eu sou negão!'". Caio, que atualmente roda Xingu no Norte do País, dedicou o Kikito às comunidades que o acolheram durante as filmagens.

O longa-metragem acompanha 24 horas na vida de três amigos da periferia de São Paulo, interpretados por Caio Blat, Silvio Guindane e Jonathan Haagensen.

Bróder levou ainda os kikitos de melhor diretor (Jefferson De) e ator (Caio Blat). Também com três estatuetas ficou Não Se Pode Viver Sem Amor, do cineasta chileno radicado no Brasil Jorge Durán: fotografia (Luis Abramo), roteiro (Dani Patarra e Jorge Durán) e atriz (Simone Spoladore).

Os nacionais O Contestado - Restos Mortais, de Sylvio Back; Enquanto a Noite Não Chega, de Beto Souza; e Ponto Org, de Patricia Moran saíram sem kikitos da cerimônia.

Entre os concorrentes latino-americanos, o chileno Mi Vida com Carlos, de German Berger, faturou os troféus de melhor filme e fotografia, e o argentino La Vieja de Atras os de roteiro e ator (Martin Piroyansky, dividido com Gabino Rodriguez, de Perpetuum Mobile).

Os premiados no 38º Festival de Cinema de Gramado

Longa-metragem brasileiro

Melhor filme: Bróder
Melhor diretor: Jefferson De, de Bróder
Melhor ator: Caio Blat, de Bróder
Melhor atriz: Simone Spoladore, de Não Se Pode Viver Sem Amor
Melhor roteiro: Dani Patarra e Jorge Durán, de Não Se Pode Viver Sem Amor
Melhor fotografia: Luis Abramo, de Não Se Pode Viver Sem Amor
Prêmio especial do júri: O Último Romance de Balzac, de Geraldo Sarno

Longa-metragem estrangeiro

Melhor filme: Mi Vida com Carlos
Melhor diretor: Nicolas Pereda, de Perpetuum Mobile
Melhor ator: Gabrino Rodriguez, de Perpetuum Mobile (México); e Martin Piroyansky, de La Vieja de Atras
Melhor atriz: Alma Blanco, de La Yuma (Nicarágua)
Melhor roteiro: Pablo Meza, de La Vieja de Atras (Argentina / Brasil)
Melhor fotografia: Miguel Littin, de Mi Vida com Carlos (Chile/Espanha/Alemanha)
Prêmio especial do júri: La Yuma, de Florence Jaugey

Curta-metragem nacional

Melhor filme: Carreto e Haruo Ohara
Melhor diretor: Rodrigo Grota, de Haruo Ohara
Melhor ator: Flávio Bauraqui, de Ninjas
Melhor atriz: Elisa Volpatto, de Um Animal Menor
Melhor roteiro: Cláudio Marques e Marília Hughes, de Carreto
Melhor fotografia: Carlos Hebert, de Haruo Ohara
Prêmio especial do júri: Os Anjos do Meio da Praça, de Alê Camargo e Camila Carrossine

Prêmio da crítica

Melhor Longa-metragem nacional: Diário de uma Busca, de Flávia Castro
Melhor longa-metragem Latino: El Vuelco de Cangrejo, de Oscar Ruiz Navia
Melhor curta-metragem nacional: Babás, de Consuelo Lins
Prêmio Aquisição do Canal Brasil (curta-metragem): Haruo Ohara, de Rodrigo Grota

Júri popular

Melhor longa-metragem brasileiro: 180°, de Eduardo Vaisman
Melhor curta-metragem: Ratão, de Santiago Dellape
Melhor longa-metragem estrangeiro: Mi Vida com Carlos, de German Berger
Melhor curta-metragem: Ratão, de Santiago Dellape

Troféu Cidade de Gramado - Longa-metragem

Melhor filme: Diário de uma Busca, de Flávia Castro
Melhor filme nacional: Terra Deu, Terra Come, de Rodrigo Siqueira
Melhor filme estrangeiro: El Vuelco de Cangrejo, de Oscar Ruiz Navilla
Montagem: Quito Ribeiro e Jeferson De, por Bróder
Trilha musical: João Marcelo Bôscoli e Jeferson De, por Bróder John Ulhoa, Wilson Suroski, Rubens Jacobina e Diamantino Feijó, por Ponto Org
Direção de arte: Ana Dominoni, por O Último Romance de Balzac

Troféu Cidade de Gramado - Curta-metragem

Melhor filme: Haruo Ohara, de Rodrigo Grota
Direção de arte: Vicente Saldanha, por Amigos Bizarros de Ricardinho
Montagem: Paulo Sacramento, por Ninjas
Trilha musical: Amigos Bizarros de Ricardinho


Metéria original : Site Terra