Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sexta-feira, 15 de julho de 2011

" Denise Stoklos abre programação teatral adulta do FIG 2011 nesta sexta "



“É quase como uma estreia”, foi o que disse por telefone Patrícia Torres, a produtora da atriz e diretora Denise Stoklos, também assistente de direção no mais novo espetáculo da criadora do Teatro Essencial (corpo, voz e intelecto em evidência), até então só visto uma única vez no Festival Internacional de Teatro de Curitiba deste ano. Com título provocante, Preferiria, Não? é o 27º espetáculo desta elogiada artista com 42 anos de carreira e peças já representadas em 30 países, sucessos como Calendário da Pedra, Desobediência Civil (ambas já vistas em Garanhuns), Vozes Dissonantes, Des-Medéia e Denise Stoklos in Mary Stuart. A montagem terá sessão única nesta sexta-feira, 15 de julho, às 19h, no Teatro Luiz Souto Dourado, abrindo a programação de teatro adulto do 21º FIG. Os ingressos gratuitos podem ser retirados na bilheteria, das 9 às 12h e das 14 às 17h.

Com esta “quase inédita” obra, Denise Stoklos, paranaense radicada em São Paulo, propõe uma discussão sobre as imposições da sociedade de consumo frente às necessidades e desejos individuais. Assinando texto, direção, adaptação, coreografia e sonoplastia, nesta nova montagem ela traz como referência Bartleby, um personagem célebre da literatura moderna, do conto Bartleby, o Escriturário, de Hermam Melville, escritor, poeta e ensaísta norte-americano, quando ele recusa-se a cumprir as ordens de seu chefe. A partir daí, vivendo uma espécie de herói em eterna contramão, são apresentadas diversas situações para as quais preferiríamos dizer não e que nos condenam a algum tipo de morte, principalmente a social. Preferiria, Não? certamente vai destilar interrogações.

Fonte: Fundarpe

quinta-feira, 14 de julho de 2011

" Bastidores dos Bastidores "

Foi ao nesta Quinta-Feira, o último programa Nos Bastidores do Festival deste ano. Durante uma semana, foram entrevistados artistas e pessoas ligadas diretamante a organização do 21º Festival de Inverno. O programa alcançou este ano, a marca de 17 anos no ar. O último programa contou com as presenças de Tereza Amaral (Coordenadora de circo e dança), Carlos Lira (Coordenador de Teatro), Carminha Lins ( Coordenadora de Circo), Raimundo Branco ( Coordenador de Danças ) e do cantor Lucas Notaro que se apresenta no polo Guadalajara na 4º Feira dia 20. Veja fragmentos do programa.

Tereza Amaral
Carminha Lins
Carlos Lira
Raimundo Branco
Lucas Notaro

" Ministério da Cultura realiza oficinas e palestras no FIG 2011 "


O escritório regional em Pernambuco do Ministério da Cultura divulgou lista de atividades que vai promover entre os dias 18 e 22 de julho na 21º edição do Festival de Inverno de Garanhuns.

São oficinas e palestras que têm como objetivo apresentar a estrutura do Minc ao públlico do Festival, debater as políticas prioritárias em curso e, ainda, capacitar produtores e agentes culturais interessados em apresentar projetos ao Ministério.

Entre os convidados da programação, destaque para José Roberto Peixe, secretário de Articulação Institucional do MinC, que conversa no dia 22 de julho com gestores públicos, produtores culturais e ativistas dos pontos de cultura sobre o Sistema Nacional de Cultura.

Confira programação completa das ações do Minc no FIG 2011:

Oficinas:

1 – Como usar o Salicweb - apresentação de projetos culturais no MinC
Data: 19 de julho
Hora: 14h às 18h
Carga horária: 4h
Local: Auditório da UPE
Público: Gestores públicos, produtores culturais, pontos de cultura, pesquisadores e estudantes. A partir de 18 anos.
Vagas: 70
Facilitador: Jorge Edson Garcia. Sociólogo. Especialista em Gestão Cultural. Agente de Desenvolvimento pelo PNUD. Assessor do Ministério da Cultura na Representação Regional Nordeste em Pernambuco.
Proposta: O Salicweb é a ferramenta virtual para apresentação de projetos culturais no Ministério da Cultura. Através dele o interessado pode concorrer aos editais de financiamento via Mecenato (captação de recursos) ou Fundo Nacional de Cultura em diversas modalidades, como editais de passagens, segmentos sociais, regionais ou para produção em suportes variados.

2 - O que você precisa saber da Lei Roaunet - lei federal de incentivo à cultura
Data: 20 de julho
Hora: 14h às 18h
Carga horária: 4h
Local: Auditório da UPE
Público: Gestores públicos, produtores culturais, pontos de cultura, pesquisadores e estudantes. A partir de 18 anos.
Vagas: 70
Facilitador: Jorge Edson Garcia. Sociólogo. Especialista em Gestão Cultural. Agente de Desenvolvimento pelo PNUD. Assessor do Ministério da Cultura na Representação Regional Nordeste em Pernambuco.
Proposta: Lei Rouanet sofreu muitas mudanças e adequações ao longos dos últimos 20 anos. Com a sistematização dos seus principais aspectos foi editada a Instrução Normativa nº 1 que simplifica a sua utilização e cria novos procedimentos de relacionamento com os artistas, produtores e os patrocinadores. Conhecer a Lei, seus aspectos legais e as súmulas adotadas pela CNIC faz toda a diferença.

Palestras:
1 - Nova estrutura do Ministério: Secretaria de Economia Criativa (SEC)

Data: 18 de julho
Hora: 14h às 17h
Carga horária: 3h
Local: Auditório da UPE
Público: Gestores públicos, produtores culturais, pontos de cultura, pesquisadores e estudantes. A partir de 18 anos.
Vagas: 70
Facilitador: Thalles Siqueira. Mestre em Ciência Política. Assessor da SEC/MINC.
Proposta: Apresentação dos conceitos, setores, desafios, estratégias, estrutura e ações da nova Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura.

2 - Sistema Nacional de Cultura
Data: 22 de julho
Hora: 14h às 17h
Carga horária: 3h
Local: À definir.
Público: Gestores públicos, produtores culturais, pontos de cultura, pesquisadores e estudantes. A partir de 18 anos.
Vagas: 50
Facilitador: João Roberto Peixe. Secretário da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC).
Proposta: Após os inúmeros avanços ocorridos nos últimos anos no campo da cultura e da gestão cultural os maiores desafios que se apresentam, hoje, são de um lado assegurar a continuidade das políticas públicas de cultura como políticas de Estado, com um nível cada vez mais elevado de participação e controle social, e de outro, viabilizar estruturas organizacionais e recursos financeiros e humanos, em todos os níveis de Governo, compatíveis com a importância da cultura. O Sistema Nacional de Cultura é, sem dúvida, o instrumento mais eficaz para responder a esses desafios através de uma gestão articulada e compartilhada entre Estado e Sociedade, seja integrando os três níveis de Governo para uma atuação pactuada, planejada e complementar, seja democratizando os processos decisórios intra e inter governos e, principalmente, garantindo a participação da sociedade de forma permanente e institucionalizada. Portanto, a grande prioridade dos próximos anos é a construção de um Sistema Nacional de Cultura consistente e flexível na sua estrutura e profundamente democrático, capaz de promover uma grande mudança qualitativa na gestão pública da cultura em todos os níveis de Governo e criar as condições para que a cultura ocupe definitivamente seu espaço como um dos vetores centrais do processo de desenvolvimento do nosso País.

3 - Planos Estaduais e Municipais de Livro e Leitura
Data: 21 de julho
Hora: 10h às 12h
Carga horária: 2h
Local: Ponto da Palavra
Público: Integrantes da sociedade civil ligados à cadeia do livro (cadeia criativa, produtiva e mediadora) e gestores públicos A partir de 18 anos.
Vagas: 50
Facilitador: Roberto Azoubel. Mestre e doutor em Literatura Brasileira pela PUC-Rio e assessor técnico da Representação Regional do Ministério da Cultura (RRNE/MinC).
Proposta: Sabemos que a leitura é uma ferramenta fundamental para a educação e, sobretudo, um instrumento de informação social e de construção de cidadania. Mobilizar Estados e Municípios para que implementem políticas públicas em defesa do livro e do fomento à leitura será, certamente um marco para transformar o Brasil em um país de leitores e para a conquista de melhores índices e desenvolvimento humano e social.

Painel:
1- Construindo a política pública da música no Nordeste

Data: 22 de julho
Hora: 09h às 12h e 14h às 17h
Carga horária: 6h
Local: Auditório da UPE
Público: Gestores públicos, produtores culturais, pontos de cultura, pesquisadores e estudantes. A partir de 18 anos.
Vagas: 70
Facilitadores: Fábio Lima. Chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura (RRNE/MinC);
Reinaldo Freire (Naldinho). Músico e representante da FUNARTE na região Nordeste;
Roberto Azoubel. Mestre e doutor em Literatura Brasileira pela PUC-Rio e assessor técnico da Representação Regional do Ministério da Cultura (RRNE/MinC).
Proposta: Uma discussão sobre as possibilidades de construção da política pública para o setor musical nordestino, que contará com as presenças de representantes importantes tanto da sociedade civil como do poder público da região.

Fonte: Fundarpe

quarta-feira, 13 de julho de 2011

" Bastidores dos Bastidores "


Foi ao ar nesta Quarta-Feira, o penúltimo e talvez último programa da série " Nos Bastidores do Festival " temporada 2011. A questão de talvez ter sido o último é contra a vontade da Rádio FM Sete Colinas, realizadora do programa. A questão está na Companhia Energética de Pernambuco, que resolveu realizar serviços de manutenção em sua rede localizada no Bairro da Boa vista, justamente no dia em que se tem início o FIG. A medida fora de hora, vai atingir em cheio a Rádio FM Sete Colinas, que terá obrigatoriamente que ficar fora do ar das 07h. às 13h. se tudo ocorrer dentro do programado pela companhia. Não só a emissora será prejudicada, mas toda a população além de comerciantes do bairro. Não se compreende como a Celpe resolve realizar um trabalho desta natureza, por mais que seja necessário, em pleno Festival de Inverno, prejudicando centenas de consumidores, quando houve tempo suficiente para isso antes do evento. Fica aqui o protesto dos que fazem a emissora, que terá em um dia tão importante para a cidade e para os ouvintes seu trabalho prejudicado demasiadamente.

Mas voltando ao Programa nos Bastidores do Festival, hoje quem passou por lá, foi a coordenadora de segurança do FIG, Nena Pacheco que está de volta ao festival, além do pessoal do Grupo Diocesano de Artes, que encena o espetáculo " De bobo, bravo e vilão se faz um faz de Conta " no dia 23 no Parque Euclides Dourado e músico Kleiton da Nata da Banda " Batuque Mojubá " que fará apresentação no sábado dia 23 no palco pop. Veja Fragmentos do programa.

Nena Pacheco - Coordenadora de Segurança do FIG
Kleiton da Nata - Músico da Banda Batuque Mojubá
Sandra Albino - Produtora do Grupo Diocesano de Artes
Rudá e Amara - peça " De bobo bravo e vilão se faz um faz de Conta"

" Fundarpe divulga resultado da convocatória para seleção de oficinas do Casarão dos Pontos de Cultura "



A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco torna público o resultado final da convocatória aos Pontos de Cultura que teve o objetivo de selecionar oficinas a serem ministradas no Casarão dos Pontos de Cultura - FIG 2011.
Com o tema "Cidadania e Diversidade Cultural" e foco em debates, exposições e mostra de vídeos sobre Cultura e Etnia, Gênero, Juventude, Acessibilidade, Políticas Públicas, Diversidade e Democratização da Cultura, a ação é uma iniciativa da Secult/Fundarpe (Gestão do Funcultura e Programa Mais Cultura em Pernambuco) em parceria com a Rede de Pontos de Cultura.PE.

Veja resultado:

OFICINA DE FOTOGRAFIA
“Explorando a Luz Noturna”
Ponto de Cultura Pé-de-Serra: Formação, Circulação e Memória (Recife)

OFICINA DE RÁDIO LIVRE

Ponto de Cultura Coco de Umbigada (Olinda)

OFICINA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO

Ponto de Cultura Cine Anima - A Saga Audiovisual e Cidadania (Olinda)

OFICINA DE TEATRO
Quem sou eu? Quem somos nós?
Ponto de Cultura Sanfona Cultural (Pombos)

OFICINA DE CAPOEIRA

Ponto de Cultura Alcance ao Mundo Sensível (Recife)

OFICINA DE HIP HOP E BREAK

“A importância do Break e do DJ do Hip Hop no combate à violência”
Ponto de Cultura Eco da Periferia, Uma Cultura Viva (Recife)

Fonte: Fundarpe

" FIG prorroga inscrições para oficinas "


O prazo e o horário de atendimento foram ampliados devido à grande procura pelos mais de 40 cursos que serão ofertados gratuitamente.

A 21º edição do Festival de Inverno de Garanhuns, que acontece de 14 a 23 de julho, vai oferecer ao público mais de 40 oficinas gratuitas das mais diversas linguagens artísticas e também nas áreas de formação cultural e institucional. As inscrições foram prorrogadas até o dia 18 de julho e devem ser realizadas na Secretaria de Cultura de Garanhuns – Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante (Praça Dom João Moura S/N), de 8h às 16h. Mais informações: (87) 3762.7063

Fonte: Fundarpe.

" 1º FIG é Só lembrança "

O facebook está bombando de informações sôbre o Festival de Inverno. Diareamente grupos de amigos se encontram na net para discutir e debater sôbre o evento. Nas trocas de mensagens, vez por outra alguém aparece para postar imagens de festivais passados. É o caso de Betinho Cândido que disponibilizou recentemente as fotos abaixo, um belo registro do 1º Festival.

Público e Palco
Alceu Valença

terça-feira, 12 de julho de 2011

" Bastidores dos Bastidores "

O programa nos Bastidores do Festival que vai ao pela Rádio FM Sete Colinas, abordou nesta Terça-Feira a segurança durante o Festival de Inverno. Durante boa parte do programa foi passado para os ouvintes, todo o esquema de trabalho a ser executado pela PM ao longo do evento. Estiveram presentes o Capitão Wudson e o Coronel Ferreira Jr, comandante do 9º Bpm. A parte musical do programa teve a participação de Jura Policarpo da Banda O Bom Kixote que se apresenta nesta Sexta-Feira no polo do forró. Nesta Quarta-Feira será a vez de Nena Pacheco participar do penúltimo programa deste ano apartir das 11h. Veja fragmentos do programa desta Terça-Feira.

 
Coronel Ferreira Junior - Comandante do 9º BPM
Capitão Wudson Moura
Jura Policarpo - Banda "O Bom Kixote "

"Um caminhão de cultura\" percorre bairros de Garanhuns durante o FIG 2011"


Levar atrações musicais, de literatura, artes cênicas, circo e cultura popular a localidades mais afastados do centro de Garanhuns é a proposta da ação Um Caminhão de Cultura, que vai percorrer nove bairros da cidade durante o FIG 2011.

De 15 a 23 de julho, grupos e artistas selecionados na convocatória para programação do Festival vão realizar três apresentações diárias nos bairros Boa Vista, Brasília, Cohab II e III, Liberdade, Manoel Shel, Parque Fenix e também no distrito de Iratama.

Segundo Beto Rezende, diretor executivo da Secretaria de Cultura de Pernambuco, “a estratégia de descentralização da programação, que conta com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, tem como objetivo não deixar de fora do Festival os moradores de comunidades mais distantes dos palcos tradicionais, envolver toda a cidade nesse momento de celebração da nossa cultura”, afirma.

Do coco à música eletrônica, da alegria dos palhaços à experimentação teatral, a grade de atrações do Caminhão de Cultura também reúne nomes como Beto Hortis, Pouca Chinfra, Silveirinha do Forró e o artista alagoano Sonic Jr.

Confira programação completa:

Dia 15
Local: Cohab III (D. Helder Câmara – em frente ao colégio)
10h30 – Teatro - "As Levianas" (Cia. Animé Criação Coletiva)
16h30 - Chris Nolasco
17h30 - Beto Hortis

Dia 16 Local: Boa Vista (Praça do Café)
10h30 - Circo “Cabaret” (Cia. Brincantes de Circo)
16h30 - Cila do Coco
17h30 - Coco Popular de Aliança

Dia 17
Local: Parque Fenix (AJOC)

10h30 – Dança - “O Frevo” - Grupo Guerreiros do Passo (PE)
16h30 - Paulo Izidoro (PE)
17h30 - Pouca Chinfra (PE)

Dia 18
Local: Liberdade (em frente à Escola São Cristovão)
10h30 – Cultura popular - Tribo Indígena Tapirapé (PE)
16h30 - Coco do Toré Pandeiro do Mestre (PE)
17h30 – Escurinho (PB)

Dia 19

Local: Brasília (Rua Carmem Miranda)
10h30 – Poesia - Biagio Pecorelli Filho (PE)
16h30 - Patrícia Polayne (SE)
17h30 – Muzambo (PE)

Dia 20

Local: Manoel Shel (Rua das Dálias)
10h30 – Circo - “Brincadeiras de Palhaço” - Trupe Irmãos Santana (PE)
16h30 - André Macambira (PE)
17h30 – Ferrugem (PE)

Dia 21
Local: Cohab II (por trás do terminal de ônibus)
10h30 – Cultura Popular - Maracatu Nação Raízes de Pai Adão (PE)
16h30 – Azabumba (PE)
17h30 - Sonic Jr. (AL)

Dia 22
Local: Distrito de Iratama
10h30 – Dança - “Tribos” Núcleo Experimental (PE)
16h30 - Sérgio Andrade (PE)
17h30 - Silveirinha do Forró (PE)

Dia 23
Local: Vila do Quartel (Praça)
10h30 – Teatro - “O Nascimento do Jogral” (PE)
16h30 - Lucinha Guerra - Canta o Rei do Ritmo (PE)
17h30 - Mestre Galo Preto e o Tronco da Jurema (PE)

Fonte: Fundarpe

" Carlos Drummond de Andrade será homenageado da Flip 2012 "



O mineiro Carlos Drummond de Andrade será o homenageado da décima edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em 2012. O anúncio foi feito Domingo pela organização do evento, que pela primeira vez antecipou o nome do homenageado e os planos de lançamento de um livro comemorativo dos dez anos da festa, reunindo imagens desde a primeira edição, em 2003.

O poeta de A Rosa do Povo e dos versos "No meio do caminho tinha uma pedra/tinha uma pedra no meio do caminho", morreu em 1987, aos 84 anos. O poema de No meio do caminho, aliás, foi publicado originalmente nas páginas da Revista da Antropofagia, em 1928. A revista surgiu como consequência do Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade, o homenageado da edição deste da Flip que terminou Domingo.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

" Bastidores dos Bastidores "

Foi ao ar nesta Terça-Feira pela Rádio FM Sete Colinas, mais um programa da Série Nos Batisdores do Festival. Hoje o programa recebeu as visitas do forozeiro Gena de Altinho que se apresenta no próximo Sábado no palco do forró, de Julierme Galindo/ Dívine Pessoa e Valéria Santos do espetáculo " Vicência " que será encenado na Segunda_feira dia 18 no Centro Cultural e do Músico João Neto que receberá homenagens do FIG, pela passagem dos seus 30 anos de carreira. Veja fragmentos do programa em fotos de Ed Carlos.



Gena de Altinho & esposa
Músico João Neto
Ana Jaíra/ João Neto e Jonas Lira
Valéria Santos/ Julierme Galindo e Dívine pessoa

Fotos: Ed Carlos

" Falando de Cinema "



A organização do Festival de Cinema de Gramado anunciou, na manhã desta segunda-feira, 11 de julho, a lista completa dos filmes em competição na 39ª edição do evento. O Festival recebeu inscrições de 180 longas e 323 curtas, o que representou um aumento de 45% no número de filmes inscritos em relação ao ano passado. A seleção final inclui 14 longas - sete brasileiros e sete estrangeiros - e 16 curtas. Outras 20 produções foram selecionadas para a Mostra Gaúcha.

Confira abaixo a lista completa dos filmes na disputa pelo troféu Kikito. O Festival de Gramado acontece entre os dias 5 e 13 de agosto.

Longas brasileiros

As Hiper Mulheres
, de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro (documentário)
O Carteiro, de Reginaldo Faria
Olhe Pra Mim de Novo, de Claudia Priscilla e Kiko Goifman (documentário)
País do Desejo, de Paulo Caldas
Ponto Final, de Marcelo Taranto
Riscado, de Gustavo Pizzi
Uma Longa Viagem, de Lúcia Murat (documentário)

Longas estrangeiros

A Tiro de Pedra
, de Sebastian Hiriat (México)
El Casamiento, de Aldo Garay (Uruguai)
Garcia, de Jose Luis Rugeles (Colômbia)
Jean Gentil, de Laura A. Guzmán e Israel Cárdenas (República Dominicana, México e Alemanha)
La Lección de Pintura, de Pablo Perelman (Chile)
Las Malas Intenciones, de Rosario Garcia Montero (Peru, Alemanha e Argentina)
Medianeras, de Gustavo Taretto (Argentina, Espanha e Alemanha)

Curtas nacionais
A Melhor Idade, de Angelo Defanti
A Mula Teimosa e o Controle Remoto, de Helio Villela Nunes
A Musa da Minha Rua, de Adolfo Lachtermacher
A Verdadeira História da Bailarina de Vermelho, de Alessandra Colasanti e Samir Abujamra
Calma Monga, Calma!, de Petrônio de Lorena
Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo, de Rodrigo John
Insustentável, de Luisa Pereira
Julie, Agosto, Setembro, de Jarleo Barbosa
O Cão, de Abel Roland e Emiliano Cunha
Orquestra do Som Cego, de Lucas Gervilla
Perfidia, de Ramon Navarro
Polaroid Circus, de Jacques Dequeker
Qual Queijo Você Quer?, de Bittar
Ribeirinhos do Asfalto, de Jorane Castro
Rivellino, de Marcos Fábio Katudjian
Um Outro Ensaio, de Natara Ney

" Vai ser uma coisa nova', diz Gal sobre o disco com músicas de Caetano "

 
Doce é o provável título do disco que Gal Costa vai lançar em setembro de 2011 somente com músicas de Caetano Veloso, quase todas inéditas. “Não vai ter nada a ver com nenhum disco que eu já fiz na vida, nem com nenhum disco que ele [Caetano] já fez na vida. Vai ser uma coisa nova, repertório novo, tudo novo, mas é claro que tem a ver com o passado porque a nossa história está impregnada na gente”, contextualizou Gal em entrevista à edição de julho da revista Rolling Stone. Idealizado por Caetano, o CD foi produzido por Moreno Veloso, com intervenções de Kassin. Assinada por Ronaldo Evangelista, a reportagem com Gal e Caetano - vistos juntos em foto feita por Victor Affaro para a revista - estampa a capa da Rolling Stone.
 
Fonte: Notas Musicais.