Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 27 de novembro de 2010

" Rádio FM Sete Colinas está com novo site no AR "

A Rádio FM Sete Colinas colocou no ar esta semana sua nova página na internet. O site tráz informações importantes sôbre a primeira FM de Garanhuns, como histórico, programação, fotos e equipe. Aproveitando bem a ferramenta na grande rede, o site conta com a opção " Ouvinte Interativo " para que os ouvintes possam interagir com a emissora através de mensagens a serem lídas ao vivo pelos locutores que estivem no ar.
O novo site da Rádio FM Sete Colinas, possibilita aos clientes da emissora um permanente contato com o seu setor administrativo, para que assuntos como mudanças de campanha ou renovação de contratos, sejam sempre mantidos. A nova página da Sete Colinas FM, foi criada e desenvolvida aqui em Garanhuns pelo jovem Igor Lira. O endereço é http://www.setefm.com.br/

" Você já visitou algum Museu ? "



Se sua resposta foi não, você não está sozinho. É que cerca de 70% da população brasileira nunca foi a museus ou a centros culturais e pouco mais da metade nunca vai a cinemas, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A pesquisa tem como objetivo formular um indicador sobre a percepção da população em relação aos serviços prestados pelo Estado.

A pesquisa também revelou que 51,5% dos brasileiros nunca vão a shows de música. Contudo, 78% das pessoas ouvidas disseram assistir à TV e a DVDs todos os dias e 58,8% afirmaram ouvir música diariamente. O Ipea analisou também as barreiras para o acesso à cultura. A maioria, 71%, afirma que os preços altos são um importante empecilho ao acesso cultural.

Foi pesquisada, nas cinco regiões brasileiras, a percepção da população em relação à localização dos equipamentos e espaços culturais e sua proximidade com o local onde moram. Na região Sul, 55,3% dos entrevistados consideraram que os equipamentos culturais são mal situados; na região Sudeste, essa é a percepção de 53,8% da população; no Centro-Oeste, essa percepção atinge a 44,5% das pessoas; no Nordeste, o percentual é de 51,2%; e na região Norte, é de 43,4%.

No nível nacional, pouco mais da metade da população avaliou que os equipamentos culturais são mal situados em relação ao local onde moram. Cerca de 41% da população tem a mesma percepção em relação aos lugares públicos de encontro. Já o comércio foi apontado como bem situado por quase 60% das pessoas.

" Falando de Cinema "


Nem só de Chico Xavier, Nosso Lar e Tropa de Elite 2 é feito o cinema brasileiro. É exatamente este outro lado que será apresentado no 4º Brazil Film Fest, que levará a Montreal 10 filmes que representam a diversidade de estilos e temas da sétima arte feita no Brasil. O evento irá até o próximo dia 2. Na programação estão desde filmes ainda inéditos no circuito nacional, como Elvis e Madona e Diário de uma Crise, até outros que foram exibidos no ano passado, como Salve Geral e Besouro.

"Primeiro disco de Leila Pinheiro, de 1983, ganha primeira reedição em CD "


O primeiro álbum de Leila Pinheiro - lançado de forma independente em 1983, dois anos antes de a cantora paraense ganhar projeção nacional ao defender Verde no Festival dos Festivais (TV Globo, 1985) - chega, enfim, ao formato digital numa parceria dos selos Discobertas (do produtor musical Marcelo Fróes) e Tacacá Music (de Leila). Com distribuição da Microservice, a primeira reedição em CD de Leila Pinheiro vai estar nas lojas em dezembro de 2010, a tempo de festejar os 30 anos de carreira da artista, que começou a cantar em Belém (PA) em 1980.
Gravado de junho de 1981 a agosto de 1982, no Rio de Janeiro (RJ), com produção de Raymundo Bittencourt e arranjos de Dori Caymmi e Francis Hime, o álbum Leila Pinheiro alinhou, em 12 faixas, músicas de Caetano Veloso (Coração Vagabundo), Tom Jobim (Espelho das Águas - com piano de Jobim - e Falando de Amor), Ivan Lins & Vítor Martins (Mãos de Afeto), Tunai & Sérgio Natureza (Tudo em Cima), Francis Hime & Olivia Hime (Lua de Cetim), Dori Caymmi & Paulo César Pinheiro (Porta Aberta) e de Martinho da Vila & João Donato (a obscura Passarinha, com o piano de Donato). Músicos como Toninho Horta tocaram no álbum.
Fonte: Notas Musicais

" Conhecendo as nossas Coisas "


O dicionário matutês pernambucano continua sendo destaque aqui no blog. Vamos conhecer ou mesmo relembrar agora, algumas palavras do nosso vernáculo popular que começam com a letra "C"

Cabaço – Hímen; virgindade (O safado tirou o cabaço da moça e não casou)
Cabra – Pessoa não identificada; pessoa má; trabalhador braçal
Cabra-cega – Brincadeira em que uma criança, de olhos vendados, tenta pegar outra
Cabreiro – Desconfiado; arredio
Cabrita – Menina-moça, moça sapeca
Cabroeira – Grupo de cabras, pessoas
Cabuetar - Denunciar
Cabuloso – Chato; desagradável (O sujeito é muito cabuloso)
Cabreiro - Desconfiado
Cacareca - Coisa velha, objeto sem valor
Cafofa - No futebol, chute fraco, sem força
Cafundó – Lugar muito distante
Cagada – Coisa mal-feita; acerto por pura sorte, no bambo
Cagado – Sortudo, pessoa de sorte
Cagado-e-cuspido - Semelhante, muito parecido
Caixa-dos-peito - Tórax (O cabra levou um tiro bem na caixa-dos-peito)
Caixa-prego - Lugar muito distante
Califon - Sutiã, corpete
Calombo - Ematoma, galo, caroço
Calunga – Aquele que trabalha descarregando caminhão
Cambito – Perna fina (Ela não tem peito nem bunda e as pernas parecem mais dois cambitos)
Cambota - Pessoa de joelhos separados, que caminha de pernas abertas
Cancão - Posta de comida amassada com as mãos
Cangote – Pescoço
Capiongo - Desanimado, triste, abatido
Carão - Repreensão (Fez mulcriação e levou um carão do pai)
Caritó – Estado da mulher que envelheceu e não conseguiu casar (Ela ficou no caritó)
Carne-de-cu - Coisa ou pessoa ruim (Aquilo é pior do que carne-de-cu)
Carne-mijada – Vagina
Catatau - Entulho, amontoado de objetos
Catinga – Mau-cheiro
Catombo - Parte elevada de alguma superfície; ematoma
Catota - Secreção nasal, meleca
Catráia - Mulher sem compostura, vadia
Catrevage - Coisa velha, objetos sem valor
Cavalo batizado - Grosseiro, estúpido
Cavernosa - Pessoa ou coisa misteriosa
Chapuletada - Pancada grande
Cheleléu - Puxa-saco, xaleira
Chililique - Desmaio
Chirimbamba - Mundiça, ralé
Chirre – Sopa rala, caldo sem consistência
Chocha-bunda - Feijão de corda
Chumbado - Meio embriagado
Chupitilha - Refresco
Cocorote - Cascudo
Coivara - Ajuntamento de galhos preparativo na queimada
Confeito – Bom-bom, bala
Conxambrança – Acordo entre duas ou mais pessoas, com objetivo de ação maldosa
Corta-jaca – Intermediário de namorados
Corpete - Sutiã
Cotoco – Pedaço muito pequeno de um objeto (O lápis está só no cotoco)
Couro-de-pica – Diz-se da pessoa ou situação que vai e volta freqüentemente sem nada resolver
Cromo - Calendário
Cu-de-boi – Confusão; caos
Cuvico - Pequeno cômodo

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

" Mais um final de semana de estréias no Eldorado "

Esta sexta-feira será de estréias no Cinema Eldorado. Dois filmes entram em cartaz e prometem agitar os cinéfilos de plantão. Confira os Trailers.

Jogos Mortais - O Final.



Nanny Mcphee e as lições Mágicas.




Estas estréias, marcam também a despedida de Tropa de Elite - 02

" Naná Vasconcelos faz prévia do novo CD, em Recife "


A menos de um mês do lançamento do disco Sinfonia e Batuques , marcado para dezembro, o percussionista Naná Vasconcelos apresenta, em primeira mão, na Torre Malakoff em Recife, composições que integram o repertório do seu novo álbum. O show será neste sábado (27), no projeto Observa e Toca Malakoff, contando com participação de músicos convidados, como Gilu (Orquestra Contemporânea de Olinda), Maíra e Moema (Grupo Choro Brasil). Quem comparecer ao local, também poderá conferir palestra sobre bandas musicais e orquestras, além de assistir às apresentações do Grupo Coco do Manoel e da Ciranda Mimosa de João da Guabiraba.

A programação tem início às 16h, com o bate-papo com o maestro Sérgio André, da Orquestra Filarmônica 28 de Junho, e o professor de Editoração Musical pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Paulo Lima. O foco da palestra será o repertório autoral das bandas filarmônicas, orquestras sinfônicas e conjuntos de câmara.

O show de Naná Vasconcelos acontece em seguida, às 17h30. Além de performances solo, o músico executará três composições do novo trabalho. “Como Sinfonia e Batuques é um trabalho muito complexo, em que utilizo cordas, instrumentos sinfônicos e até água como instrumento de percussão, mostrarei neste show músicas com arranjo mais simples, mas com a mesma intensidade do disco”, afirmou Naná.

" Morte de Jackson foi conspiração, diz pai ao lançar livro em SP "


Joe Jackson afirma que a overdose que matou seu filho, o cantor Michael Jackson, foi uma "conspiração" de "uma série de pessoas", como descreve no livro "O que Realmente Aconteceu a Michael Jackson", lançado nesta quinta-feira no Brasil. O livro, que chega às livrarias em 1o de dezembro, é o relato de Joe e do ex-produtor de Jackson Leonard Rowe sobre o que teria levado o rei do pop à morte, no ano passado.

"Michael foi assassinado por uma série de pessoas. Eu acho que foi uma conspiração", disse Joe a jornalistas durante o lançamento do livro, em São Paulo. O produtor Rowe, que trabalhou com a família Jackson por mais de 30 anos, defende que o cantor foi supostamente morto por seu médico, Conrad Murray, que teria sido contratado pela promotora AEG Live para cuidar de Jackson nos meses antes da turnê que marcaria seu retorno aos palcos.

"Eu sei que o que aconteceu com ele (Michael) não tinha que acontecer, Michael poderia ter sido salvo. Mas as pessoas não quiseram que ele fosse salvo. É isto que eu quero que o mundo entenda", disse Rowe. O rei do pop morreu aos 50 anos em junho do ano passado devido a uma overdose de medicamentos prescritos a ele. Murray é acusado de ter causado a morte do cantor ao administrar uma dose letal do anestésico propofol e outros medicamentos.

"O doutor Murray estava dando a Michael um remédio que não era para ser administrado em casa. Era para ser administrado em um hospital e também na presença de um anestesista", afirmou o produtor. "Não acreditamos que o doutor Murray era a única pessoa que sabia disso, acreditamos que as pessoas que o contrataram e as pessoas que estavam pagando o doutor Murray também tinham conhecimento disso."

Para o pai de Jackson, a intenção do livro é fazer "justiça" à morte do cantor."O que eu quero ganhar desse livro... é justiça para Michael", declarou. "Fãs em todo o mundo estão em busca de justiça, mas não estamos tendo isso. Mas teremos isso porque estamos tentando buscar uma investigação federal", acrescentou.

(Reportagem de Reuters TV)

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

" Conhecendo as nossas Coisas "


Canto, geralmente improvisado, com refrão fixo para o desafio dos dois emboladores que se "enfrentam" de maneira semelhante aos repentistas da viola -a diferença é que, na embolada, o instrumento é o pandeiro. Muito comum no litoral nordestino. A "briga" se dá em forma de sextilha. Também é comum um único embolador se apresentar para uma roda de curiosos -neste caso, o poeta usa seus versos para satirizar a platéia, mas sem agredi-la, e pedir dinheiro.

" Falando de Cinema "


Como já era mais ou menos esperado, a magia de Harry Potter foi arrebatadora em sua estreia, revelando-se a segunda maior em renda de 2010, atrás de Tropa de Elite 2, e a sexta maior da década em público. Dentro da série, foi a maior, superando Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005).

Assim, Tropa de Elite 2, que liderava o batalhão, quer dizer, ranking nas semanas anteriores perdeu público (49%) e assumiu o segundo posto, não sem antes superar os 10 milhões de espectadores. Ou seja, a missão de botar no saco o companheiro Dona Flor e Seus Dois Maridos, recordista desde 1976 com 10.7 milhões, continua.

Outra boa notícia em relação ao cinema nacional é a permanência de Muita Calma Nessa Hora na 3ª colocação, se aproximar dos 500 mil após perder apenas 18% das vendas e mostrar disposição para chegar na marca de um milhão de público rapidinho. O que precisa acontecer antes da estreia de Aparecida – O Milagre em dezembro.

" Disco que Lennon autografou para assassino vale R$ 1,4 milhão "


A cópia do disco Double Fantasy, que o ex-Beatle John Lennon autografou para Mark David Chapman em 8 de dezembro de 1980, horas antes de Chapman matar Lennon na frente do edifico Dakota, em Nova York, está a venda por US$ 850 mil (cerca de R$ 1,4 milhão), informa o tabloide New York Post. O disco está sendo negociado pelo atual dono, que não quer ser identificado por temer ameaças, através do negociador de autógrafos Gary Zimmet. "Este álbum é o mais extraordinário artefato da história do rock and roll", afirmou Zimet. Após Chapman ter baleado Lennon, um funcionário achou o disco e o entregou à polícia, como prova. Zimet conseguiu o disco e o vendeu em 1999 ao atual e anônimo dono.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

" Universal Music encaixota oito álbuns de Tim Maia e o DVD 'In Concert' "


A gravadora Universal Music põe nas lojas, na primeira semana de dezembro de 2010, Tim Universal Maia, caixa que embala os oito álbuns de Tim Maia (1942 - 1998) que pertencem ao acervo da companhia fonográfica. Embora reeditados em CD em 1993 na desleixada Série Colecionador, estes oito títulos estavam fora de catálogo há mais de dez anos - com exceção do primeiro álbum do Síndico, Tim Maia (1970), remasterizado e reeditado em 2002, sob produção de Marcelo Fróes e com a reprodução das letras no encarte, para a série Estréia. Os oito títulos da caixa Tim Universal Maia são Tim Maia (1970, o álbum de Primavera, Coroné Antônio Bento e Azul da Cor do Mar), Tim Maia (1971, o álbum de Você e Festa de Santo Reis), Tim Maia (1972, o álbum de Canário do Reino e O que me Importa), Tim Maia (1973, o álbum de Gostava Tanto de Você e Réu Confesso), Tim Maia (1976), Tim Maia (1980, o álbum do hit Você e Eu, Eu e Você - Juntinhos), O Descobridor dos Sete Mares (1983, álbum que emplacou a faixa-título a balada Me Dê Motivo) e Sufocante (1984). Além dos oito CDs, a caixa Tim Universal Maia embala o DVD Tim Maia n Concert, editado em 2007 (pela Sony Music) com o registro ao vivo de show gravado pelo saudoso cantor para a TV Globo, em 1989.


Fonte: Notas Musicais

" Manuscrito de "I'm Only Sleeping", de John Lennon, vai a leilão "

A letra manuscrita por John Lennon da canção dos Beatles "I'm Only Sleeping" será posta em leilão em dezembro, anunciou nesta terça-feira a casa de leilões Bonham's.Escrita no verso de uma carta cobrando o pagamento de uma conta de radiofone, a letra está prevista para render entre 250 mil e 350 mil libras (400 mil a 560 mil dólares) quando for posta à venda em um leilão de memorabília de entretenimento, em 15 de dezembro. Serão vendidos também dois prêmios Ivor Novello por composição e letras. O prêmios por "She Loves You", entregue aos Beatles em 1964, está previsto para ser vendido por entre 40 mil e 50 mil libras.
O outro prêmio é o de melhor canção dado em 1968 por "She's Leaving Home", cujo valor a Bonham's estima em entre 15 mil e 20 mil libras. Uma lista pessoal de despesas de maio de 1968 inclui detalhes das despesas domésticas de Lennon, entre as quais figuram os honorários de médicos de seu filho Julian e pagamentos feitos à mãe de sua primeira mulher, Cynthia. A estimativa é que a lista seja arrematada por entre 10 mil e 15 mil libras. Prá quem não lembra, ou não conhece a música, o blog da uma mãozinha com o vídeo a seguir.

" Conhecendo Noel "



Três Apitos

Noel Rosa
Composição: Noel Rosa

Quando o apito da fábrica de tecidos
Vem ferir os meus ouvidos
Eu me lembro de você
Mas você anda
Sem dúvida bem zangada
Ou está interessada
Em fingir que não me vê
Você que atende ao apito de uma chaminé de barro
Porque não atende ao grito
Tão aflito
Da buzina do meu carro
Você no inverno
Sem meias vai pro trabalho
Não faz fé no agasalho
Nem no frio você crê
Mas você é mesmo artigo que não se imita
Quando a fábrica apita
Faz reclame de você
Nos meus olhos você lê
Que eu sofro cruelmente
Com ciúmes do gerente
Impertinente
Que dá ordens a você
Sou do sereno poeta muito soturno
Vou virar guarda-noturno
E você sabe porque
Mas você não sabe
Que enquanto você faz pano
Faço junto ao piano
Estes versos pra você

terça-feira, 23 de novembro de 2010

" Sesc comemora dia da Música "

A unidade local do Sesc, não deixou passar em branco o dia da Música, celebrado ontem. Para comemorar a data, foi promovido um laborátorio musical com a participação de alunos de música da instituição. Também se apresentou, o coral da terceira idade, que interpretou entre outras, a canção, " É preciso saber viver " de Roberto Carlos, se ultilizando de bonecos de fantoches para ilustrar as músicas. Os alunos de canto, Thiago, Cidinha, Aline e Carmem Cleide, cantaram músicas de Ney Matogrosso, Claudinho e Bochecha, 14 Bis e uma canção francesa. Finalizando os alunos de violão: Thaís Marino, Pedro, Damião, Gabriel, Jimmy, Eliakim e João, executaram e cantaram a música “Solidão” de autoria de Alceu Valença. As apresentações tiveram sempre a regência e a coordenação competente do professor de música do Sesc, Maurilinho Matos. Confira em fotos de Valdir Marino do Site Garanhuns Agreste, Fragmentos desta bela e oportuna comemoração do dia da música realizada pelo Sesc Garanhuns.

" Blog ultrapassa 20 mil acessos "


O blog acaba de ultrapassar 20 mil acessos. Em se tratando de um blog que fala exclusivamente de Cultura, a marca alcançada nos enche de alegria. Primeiro pela aceitação das pessoas com o blog. Segundo em saber que a nossa população está cada vez mais, interessada em buscar informações desta natureza. Com menos de 6 meses no ar, nós que fazemos o blog, estamos felizes e honrados pela marca alcançada neste momento. Isso nos impulsiona a continuar com esse trabalho voltado as coisas boas da Cultura universalista. O blog agradece a todos.

" Por que doença no nordeste tem nome esquisito? "


A resposta é simples.Porque o nordestino é criativo, e pra tudo no mundo inventa uma explicação e um nome. Com as doenças não é diferente. Pode ser a unhazinha encravada ou um sopro no coração, logo se arranja um nome pra batizar a mazela.
Deixe um comentário se conhece alguma que não citei nessa lista ou o significado das que estão faltando.

Água nas junta
Algueiro
Alôjo
Antójo (enjôo durante a gravidez)
Astrose e astrite
Barriga farosa
Berruga (verruga)
Bicheira
Bicho de pé
Bico de papagaio (desvio na coluna)
Ficar de Bode (ficar chateado)
Ficar de Boi (ficar menstruada)
Boqueira (herpes)
Bucho quebrado
Cachingar (mancar)
Caduquice (esclerose)
Calo seco
Calombo
Campanhia caída
Cansaço no coração
Carne triada
Cesão
Chaboque do joelho arrancado
Cobreiro de pé (bolhas com coceira)
Corpo muído
Corpo reimoso
Curuba (ferida)
Dentiquêro
Desenchavido
Difruço (resfriado)
Difuluço
Doença dos nervo
Dor de viado
Dor na junta
Dor nas cadeira
Dor nas costas que responde na perna
Dor nas cruz
Dor no espinhaço (dor na coluna)
Dor no estambo (qualquer tipo de dor na barriga)
Dor no mucumbú
Dor no pé da barriga
Dor nos brugumi
Dor nos quartos (dor na parte lombar)
Dordói (conjuntivite)
Dormência numa banda do corpo
Empachado (cheio de fezes)
Entojo
Esmorecimento no corpo
Espinha carnal
Esporão de galo
Esquentamento
Estalicido (coriza)
Estopor
Farnizim
Fastio
Fervião no corpo
Fígado ofendido
Fininha (diarréia)
Fraco dos nervo
Frieira (micose nos pés)
Gastura
Gôgo
Gôto inflamado (quando a comida cai no gôto)
Impinge (micose na pele)
Infraquicida
Íngua
Inquizila
Intalo
Intanguida
Intupido (passar dias sem defecar)
Iscuricimento de vista (tontura)
Ispinhela caída
Juêi dismantelado
Juízo incriziado
Landra inchada (gânglios inchados)
Lundu
Mãe do corpo do lado de fora
Mal jeito no espinhaço (dor na coluna)
Maria preta
Môco
Moleira mole
Mondrongo
Morgado (desanimado)
Mucuim
Mufumba
Murrinha
Nervo torto
Nó nas tripa
Nuvem branca
Olho de peixe (verruga na planta do pé)
Ombro dismintido
Os quarto arriado
Pá quebrada
Pano branco
Papeira
Papêra (Caxumba)
Papoca no pé
Papoquinha
Passamento (desmaio)
Pé dismintido (pé torcido)
Pé durmente (pé inflamado)
Pé inchado (pé inflamado)
Pereba (ferida)
Pilôra (desmaio)
Pira
Pito frouxo
Quarta venerea
Quebranto (mau olhado)
Queima no estombo
Remela no zói (olho sujo)
Resguardo
Ruçara
Sapinho (aftas na lingua)
Sapiranga nos ói
Sete couro
Solitária
Tirissa
Tisga
Tísico
Tosse de cachorro (tosse seca)
Treiçó
Unha fofa
Unheiro
Vazamento pelo pito (diarréia)
Vêia quebrada
Vento caído
Vermêia
Vista cansada
Xanha (coçeira nos pêlos pubianos)
Zaróio (vesgo)
Zóio nuviado
Zôvo gôro
Zôvo virado
Fonte: Cultura Nordestina

" Enquete...Últimos Dias "


Estamos praticamente no final da enquete que irá apontar, qual artista brasileiro, ja falecido, o leitor do blog sente mais saudade. Faltam mais sete dias para que seja revelado o resultado final. Estão disputando mediante escolha dos próprios internautas, Renato Russo, Elis Regina e Vinícius de Moraes. Até agora o eterno líder da Banda Legião Urbana, está sendo o mais votado. Veja a enquete ao lado superior esquerdo do blog e vote também, seu voto e sua participação são muito importantes.

" Conhecendo nossas Coisas "


Vamos conhecer mais um pouco do nosso Dicionário Matutês. Agora algumas palavras do nosso vernáculo bem Pernambucano, já pronunciadas em boa parte do Brasil, começadas pela letra "B ".

Baleado – Ligeiramente embriagado
Bambo - Por acaso, por sorte (Não sabia o endereço, acertou no bambo)
Barata-de-igreja - Beata
Barroada – Choque, batida entre dois ou mais automóveis
Bascui – Sujeira, entulho
Bater-fofo - Falhar, não cumprir o prometido
Berrante - Revólver, arma de fogo
Bexiga – Coisa ruim; situação complicada
Bexiguento - Patife, cretino
Bicada – Dose de aguardente, dose de bebida alcoólica
Bicado - Embriagado
Bigu - Carona
Bila – Bola de gude
Bilola – Pênis
Bimba – Pênis
Bimbada – Trepada; ato sexual
Biritado – Bêbado, embriagado
Bizu - Cola de prova; fraude em vestibular
Boca-quente - Pessoa influente, importante
Bode-moco - Pessoa com problema de audição
Boga - Cu, ânus
Boiola – Homossexual masculino
Borná – Saco ou bolsa, usado a tiracolo, por caçadores ou para transporte de ferramentas
Borrego – Filhote de cabra
Botar galha - Cornear, ser infiel
Brebote – Comida com baixo teor de nutrição
Bregueço - Objeto sem valor, despresível
Brenhas - Lugar longe e de difícil acesso
Bronha – Masturbação masculina (O menino estava batendo uma bronha no banheiro)
Broxar – Perder a potência sexual
Bruaca – Mulher feia
Bufar – 1. Peidar, dar peidos; 2. Gemer de raiva
Bujinganga – Conjunto de objetos variados, sem ou de pouco valor; miudezas
Bunda-nacasta – Cambalhota
Buruçu – Confusão

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

" Morre músico Almeida Prado "


Compositor, pianista e professor, morreu na madrugada de sábado para domingo, aos 67 anos, José Antônio Rezende de Almeida Prado. Ele estava internado há uma semana em um hospital de São Paulo, após sofrer uma parada cardíaco-respiratória. Figura-chave da música brasileira, ele dialogou com as mais diferentes tendências ao longo de sua carreira, o que faz de sua obra – tanto nas fundamentais peças para piano como na produção sinfônica – uma porta de entrada para o que de mais importante se fez em termos de música no Brasil na segunda metade do século 20.

Almeida Prado nasceu em Santos, em 1943. Sua carreira, como ele mesmo definia, começou em 1952, época de “obras sem estrutura consciente” que durou até o início da década de 60. Vieram, então, os anos de estudo com Camargo Guarnieri, sob a influência da estética do nacionalismo pregado por Mário de Andrade.

Nos últimos anos, as obras de Almeida Prado reforçavam o caráter de síntese de diversas tendências. O mais importante, no entanto, foi a maneira como ele as fez dialogar em seu trabalho. Ao utilizar diversas ferramentas composicionais, adquiridas ao longo de toda a carreira, ele vinha refinando cada vez mais uma linguagem extremamente pessoal, o que fica evidente, por exemplo, nos Estudos Sobre Paris, estreada pela Osesp no ano passado, ou mesmo nas Variações Sinfônicas, escritas para o Festival de Inverno de Campos de Jordão em 2005, ano em que atuou como compositor residente do evento.

No próximo fim de semana, um concerto em sua homenagem será realizado pela Sinfônica de Santo André. Sob regência do maestro Carlos Moreno, genro do compositor e titular da orquestra, será interpretada a sua Sinfonia dos Orixás, peça-chave na literatura sinfônica brasileira, escrita nos anos 80 para a Orquestra Sinfônica de Campinas.

" Falando de Cinema "


Os jovens bruxos de Hogwarts detonaram a competição nas bilheterias norte-americanas com Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1, que faturou US$ 125 milhões em três dias e teve o melhor fim de semana de estreia da história da franquia. O filme arrecadou US$ 125,1 milhões em apenas 4.100 salas de cinema dos Estados Unidos, para uma média de mais de 30 mil dólares por local, de acordo com estimativas do estúdio divulgadas neste domingo. Antes, os melhores três dias de estreia para um filme da série pertenciam a Harry Potter e o Cálice de Fogo, que foi lançado em novembro de 2005 e arrecadou US$ 102,7 milhões. Aqui em Garanhuns, até agora todas as sessões tem sido lotadas neste início de temporada do filme.

" Salve o dia da Música "


Comemora-se hoje, dia 22 de novembro, o dia da música. Quem nunca se emocionou, meditou, refletiu ou se derramou em lágrimas ouvindo uma bela canção? Com linguagem universalista, a música consegue como se fosse algo sobrenatural, unir em um só côro, pessoas de credos, gostos e côres diferentes.

A palavra "música" é de origem grega e significa "referente às musas". De acordo com a mitologia grega, as musas eram nove deusas que inspiravam as pessoas na arte de fazer poesia e música. Segundo o Dicionário Novo Aurélio, música é "arte e ciência de combinar os sons de modo agradável ao ouvido". Já o Dicionário Houaiss define-a como "combinação harmoniosa e expressiva de sons, arte de se exprimir por meio de sons, seguindo regras variáveis conforme a época, a civilização etc.".

Na Pré-História, o ser humano descobriu os sons do ambiente que o cercava: o rumor do mar, dos rios e das cascatas, o ruído do trovão, o canto dos pássaros, as vozes dos animais, o barulho do vento contra as folhas, o zumbido dos insetos, o som dos passos de outros seres humanos e, sobretudo, o maior instrumento musical humano: a voz. A música pré-histórica, contudo, não é considerada como arte, visto ser um veículo expressivo de comunicação, sempre ligada às palavras, aos ritos e à dança.

Com o decorrer do tempo, o ser humano inventou instrumentos musicais para expressar seus sentimentos. Desse modo, surgiram os instrumentos de cordas, de percussão e de sopro. Hoje, os computadores auxiliam cientistas e artistas nas várias atividades musicais, desde a elaboração de uma simples partitura até a produção de sons inimagináveis outrora.

A música, por seu turno, recebeu vários nomes: absoluta (ou pura), aleatória, atonal (ou dodecafônica), clássica, concreta, country, cromofônica, de câmara, de cena (ou incidental), de janízaros (ou turca), eletroacústica, de programa, descritiva, de estante (ou de facistol), folclórica, eletrônica, espacial, experimental de vanguarda, gospel, klesmer, instrumental, magnetofônica, minimalista, modal, pop, popular, programáticas, sacra, serial, sertaneja. Essa arte dos sons organizados está, portanto, em constante expansão. No futuro talvez o ser humano possa ouvir a música das esferas, tão decantada pelos pitagóricos.