Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 26 de março de 2011

" Morre Lula Côrtes "


Morreu na madrugada deste sábado, o cantor, compositor e poeta pernambucano Lula Côrtes. Ele estava internado no hospital Barão de Lucena, no Cordeiro, Zona Oeste do Recife e faleceu em decorrência de um câncer com o qual lutava. Amigos próximos ao músico reportaram que houve uma metástase do câncer, o que pode ter causado a morte. Côrtes foi um dos primeiros artistas a fundir ritmos tradicionais e rock. Ele também é muito lembrado pelo raro e cultuado álbum Paêbirú, feito em parceria com Zé Ramalho, em 1975.

Obs: Na foto Lula Cortes aparece cantando no Festival de Inverno do ano passado, no palco pop.

Fonte: Jc Online ( Exeto a foto )

sexta-feira, 25 de março de 2011

" Neste Domingo tem os 3 Porquinhos no Centro Cultural "


O teatro Luiz Souto Dourado, localizado no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, será movimentado neste Domingo dia 27, com a encenação do espetáculo infantil " Os 3 Porquinhos ". A montagem do tradicional texto vém do Recife com a produção de Geison Silvério. O espetáculo em única apresentação, está programado para começar às 17h. e os ingressos serão comercializados nas bilheterias do Teatro apartir das 16h. Esse é um belo programa de Domingo para a criançada que certamente irá vibrar com as aventuras de Cícero, Heitor e Homero. Apoio, blog Censura Livre.

" Falando de Cinema "


"Oscar do cinema brasileiro" tem nova data.

Inicialmente planejado para abril, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro acaba de ter sua data definida. O "Oscar do cinema nacional" terá sua cerimônia de premiação realizada em 31 de maio, às 21h, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.

O evento é a premiação anual do que foi produzido de melhor no cinema brasileiro no ano anterior. Sua organização fica a cargo da Academia Brasileira de Cinema, que já abriu período de votação para a escolha dos indicados deste ano.

A relação final dos indicados à premiação de 2011 apenas será divulgada em 5 de abril. Já no dia seguinte até 10 de maio os integrantes da Academia poderão votar e escolher os premiados. O publico também poderá eleger seus preferidos, com a votação permanecendo aberta até a cerimônia de premiação.

" Sai programação completa do Abril Pro Rock "


Após anunciar a conta-gotas as bandas selecionadas, o Abril Pro Rock divulga a programação completa da 19ª edição do festival. Oito atrações sobem ao palco do Centro de Convenções em cada uma das noites de 15 e 17 de abril.

Na abertura, a noite do peso recebe os americanos The Misftis e D.R.I. e representantes nacionais, como Musica Diablo e Torture Squad. O segundo dia terá momentos pop com os jamaicanos do The Skatalites, Eddie, Tulipa Ruiz e Arnaldo Antunes.

Este ano, o Abril reedita o APR Club em casarão na Rua do Apolo. Entre as atrações, Wander Wildner, Matanza e Bloco do Eu Sozinho, uma homenagem que Rodrigo Barba, Bubu Trompete, Gabriel Bubu (Do Amor), Rodrigo (Forfun) e Melvin (Carbona) fazem aos dez anos do disco do Los Hermanos.

Confira a programação:

15.04

The Misftis (EUA)
D.R.I. (EUA)
Musica Diablo (SP)
Violator (DF)
Torture Squad (SP)
Facada (CE)
Desalma (PE)
Cangaço (PE)

17.04

The Skatalites (Jam)
Arnaldo Antunes (SP)
Chicha Libre (EUA)
Eddie (PE)
Tulipa Ruiz (SP)
Holger (SP)
Karina Buhr (PE)
Mamelungos (PE)
Banda vencedora da promoção Bis Pro Rock


Fonte: Jc online

quarta-feira, 23 de março de 2011

" Claudya volta ao disco e grava raras de Caetano com aval do compositor "


Afastada do mercado fonográfico desde 1998, ano em que lançou pela extinta gravadora RGE CD dedicado à obra de Taiguara (1945 - 1996), Cláudia volta ao disco neste ano de 2011 em projeto viabilizado pela gravadora Joia Moderna - aberta pelo DJ Zé Pedro para dar voz a cantoras sem chance na indústria da música. Claudya grava álbum com raridades da obra de Caetano Veloso. O cantor já avalizou o disco e aceitou participar de faixa ainda não escolhida. Entre os lados B recolhidos no cancioneiro de Caetano, há Duas Manhãs (música gravada por Vanusa em 1977), Amo-te (Mesmo?) Muito - tema gravado somente pela cantora Aline (1946 - 2003) em um obscuro álbum de 1979 - e Senhor do Tempo, parceria com Milton Nascimento, composta e gravada pela dupla para a trilha sonora do filme O Coronel e o Lobisomem (2005).

Para quem não liga o nome à música, Claudya é uma cantora carioca - hoje radicada em São Paulo (SP) - que surgiu na segunda metade dos anos 60 com uma voz poderosa, a ponto de causar insegurança em Elis Regina (1945 - 1982). Quando ainda assinava somente Cláudia, a cantora gravou dois álbuns expressivos pela Odeon - Jesus Cristo (1971) e Deixa Eu Dizer (o disco 1973 do qual Marcelo D2 sampleou a faixa-título em seu rap Desabafo) - mas sua carreira fonográfica não teve a regularidade que sua voz merecia. Tanto que o maior êxito de Claudya foi no teatro, onde atuou como protagonista da montagem nacional do musical Evita (1983).


Fonte: Notas Musicais

" Falando de Cinema "


Invasão total das salas brasileiras com a estreia de nove títulos em grande circuito e, entre eles, quem veio de fora (com duplo sentido) foi quem se saiu melhor. O americano Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles (foto) assume o comando do ranking semanal brasileiro de espectadores ao abduzir mais de 235 mil pessoas nos três primeiros dias de exibição.

Ainda assim, a comédia Esposa de Mentirinha de Adam Sandler e Jennifer Aniston apresentou a menor queda de público (28,6 %) e se manteve na mesma 2ª posição, vendendo mais de 200 mil ingressos e mostrando fôlego - de verdade - para bater 1,5 milhão de público já no próximo fim de semana.

O nacional Bruna Surfistinha também se enraizou na mesma 3ª colocação da semana anterior. Apesar de perder quase 42% de público, o filme estrelado por Deborah Secco se programa para superar a marca dos 2.000.000, uma vez que menos de 150 mil espectadores o separam do objetivo.

Depois de fazer bonito nas bilheterias brasileiras, o faroeste camaleônico de Gore Verbinski foi quem mais perdeu espectadores neste fim de semana. Com menos 61% em suas salas, Rango ficou com o 4º lugar e quase passou o filme sobre a prostituta brasileira ao atrair para suas poltronas cerca de 133 mil pessoas contra 136 mil. De qualquer forma, o camaleão de Johnny Depp já passou de 778 mil pagantes após dois fins de semana de sua estreia.

A 5ª colocação ficou com a estreia de Sexo Sem Compromisso, filme estrelado por Natalie Portman e Ashton Kutcher, que seduziu mais de 126 mil pagantes. A comédia romântica veio seguida por outra novidade, só que voltada para a garotada. E assim Animais Unidos Jamais Serão Vencidos reuniu quase 97.500 pessoas em suas poltronas disponiveis, ocupando o 6º lugar.

Depois de perder quase 48% da audiência, a animação Gnomeu e Julieta perdeu três postos e foi para a 7ª posição, mas com respeitáveis 96 mil novos espectadores adicionados ao total, após três fins de semana da estreia, já soma perto de 912 mil. Ou seja, um milhão é para já.

Em 8º, Passe Livre - praticamente - dobrou o total da primeira semana, apesar de perder quase 55% do público, mas soma quase 200 mil ingressos vendidos 10 dias após sua chegada nos cinemas brasileiros. Na 9ª posição, a comédia Vovó...Zona 3 continua surpreendendo. Em seu terceiro fim de semana desde a estreia, a sequência desprezada (não sem razão) pela crítica e pelo público mundo afora encontrou acolhida no Brasil e com pouco mais de 41 mil novos "bem humorados" de plantão já totaliza expressivos 431 mil espectadores.

O Discurso do Rei teve mais de 41 mil brasileiros querendo conhecer um pouco mais da história da realeza britânica. Com isso, foi empate técnico com a comédia de Martin Lawrence, mas ainda assim despencou quatro posições e senta agora no 10º lugar. Mas tem um detalhe que faz toda a diferença: o filme superou a marca de um milhão de público no sexto fim de semana em cartaz.

Próxima sexta-feira chega no grande circuito brasileiro mais uma "penca" de novos títulos. São eles: o nacional VIPs, estrelado por Wagner Moura, a aventura Sucker Punch - Mundo Surreal do diretor Zack Snyder, os suspenses Sem Limites, O Retrato de Dorian Gray e Atividade Paranormal em Tóquio, os dramas Que mais Posso Querer e Feliz que Minha Mãe Esteja Viva, a comédia Ricky e ainda o cinema-show U2 3D.

" Elizabeth Taylor morre aos 79 anos "

Uma das maiores estrelas de Hollywood faleceu nesta quarta-feira (23). Elizabeth Taylor, aos 79 anos, morreu vítima de insuficiência cardíaca congestiva. A informação foi confirmada pelo agente e filho da atriz, Michael Wilding. Segundo ele, a mãe faleceu ao lado dos quatro filhos. "Apesar de ela ter sofrido diversas complicações, sua condição estava estável e era esperado que ela voltasse para casa em breve. Infelizmente, isso não aconteceu", afirmou em um comunicado.

Wilding disse ainda que sua mãe foi uma mulher extraordinária que viveu a vida intensamente. "Apesar de sua perda ser devastadora, nós sempre seremos inspirados pela sua contribuição ao nosso mundo", disse. Segundo a rede ABC, a família pretende realizar um funeral particular até o final desta semana.

Liz Taylor estava internada no centro médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, Estados Unidos, há cerca de dois meses, com problemas cardíacos. Desde 2004, a diva lutava contra uma doença que impedia seu coração de bombear sangue o suficiente para os demais órgãos do corpo. Há três anos, ela se submeteu a uma cirurgia para substituir uma válvula defeituosa no coração. E há mais de cinco anos usava cadeira de rodas. Veja fotos de diversos momentos da carreira dessa grande estrela.

terça-feira, 22 de março de 2011

" Blog lança nova Enquete... Participe "


O blog acaba de disponibilizar prá você leitor, mais uma enquete. Nela são colocados alguns nomes de artistas, prá você apontar aqueles que gostaria que um dia estivessem participando do Festival de Inverno. Nesta enquete, você pode votar em quantos nomes desejar, inclusive em todos se for de sua vontade. Vote agora, o blog agradece.

" Prazo para Funcultura termina próxima sexta "


Produtores culturais das diversas linguagens artísticas têm até a próxima sexta-feira, dia 25, para inscreverem projetos no Fundo Pernambuco de Incentivo à Cultura (Funcultura). Criado em 2003, o Funcultura é o mecanismo concebido e implantado pelo Governo de Pernambuco para unificar as ações de incentivo à cultura no Estado. A edição deste ano vai garantir fomento à produção independente na ordem de R$ 22 milhões. Somado aos R$ 8 milhões do Funcultura/Audiovisual, o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura/Fundarpe, prepara um investimento recorde de R$ 30 milhões. O diretor do Funcultura, Félix Aureliano, destaca o aumento no volume de recursos.


“De 2003 até o ano passado, foi investido cerca de R$ 43 milhões. Portanto, não é pouco o investimento previsto para este ano e que pretende estimular cada vez mais a cultura em nosso Estado”. Para evitar a exclusão das propostas apresentadas, Aureliano alerta produtores e demais proponentes para o cumprimento de algumas exigências constantes no item 5 do edital de convocação. Entre elas, o preenchimento adequado e completo do formulário de inscrição, a definição da área de atuação do projeto e sua linha de ação, além da apresentação de currículos e cartas de anuência de todos os indicados na equipe principal do projeto. Propostas sem indicação do local de execução das atividades ou com valor pleiteado maior que o permitido pela linha de ação também serão excluídas.


Fonte: Fundarpe

" 2ª Semana Chico Science "


O Memorial Chico Science em Recife está promovendo desde ontem e vai até o dia 25 de março, a segunda edição da Semana Chico Science. Com o tema Do Africanismo ao Mangue, o evento que homenageia o músico líder do manguebeat com a reflexão sobre a influência da África na cultura pernambucana, brasileira e mundial. Sob a curadoria de Helder Aragão (DJ Dolores), a programação inclui documentários, seminários, oficinas e intervenções artísticas. O acesso é gratuito.

A mostra de documentários traz longas-metragens sobre o kuduro, gênero musical angolano que se tornou um fenômeno internacional, o dub jamaicano e sua influência no hip hop e na música eletrônica e sobre o pai do afro beat Fela Kuti. O encerramento do evento contará com show da Orquestra Santa Massa, projeto do DJ Dolores, no dia 1º de abril, às 20h, no Pátio de São Pedro.
Apesar de também abordar questões da música, trazendo inclusive o autor do documentário Dub Echoes, Bruno Natal, o seminário pretende discutir aspectos referentes ao imaginário da cultura africana e às questões de gênero e sexualidade, com a participação do jornalista Xico Sá, da filósofa Bruna Dildeberg, dos antropólogos Raul Lody e Osmundo Pinho, do professor doutor em Literatura Anco Márcio e do cineasta Marcelo Caetano.

Na área de formação, a Semana Chico Science oferece a oficina Tambor dispositivo com o artista-pesquisador Ricardo Brazileiro, que propõe um laboratório em linguagens eletrônicas para criação de módulos sonoros interativos adaptados a estrutura de um tambor. Após a Semana, o Memorial Chico Science promove outra oficina que une música e tecnologia, com o grupo Altovolts. A oficina de Eletrônica Musical será dedicada a construir artesanalmente pedais de efeito, caixas acústicas e, principalmente, amplificadores valvulados para instrumentos musicais.

A programação também conta com intervenção artística nos dias 23 e 24 de março, sempre a partir das 14h, no Nascedouro de Peixinhos, com mutirão de grafite com integrantes da Rede Resistência Solidária, coordenado pelo grafiteiro Galo de Souza. Na ocasião, os grafiteiros se reúnem para exercitar sua arte nas paredes do Nascedouro. Os mutirões de grafite já foram realizados em diversas comunidades e reúnem grafiteiros, bandas de hip hop e grupos de dança de rua.

segunda-feira, 21 de março de 2011

" Centenário de Assis Valente joga luz sobre bela obra de brasilidade vivaz "


Assis Valente (1911 - 1958) era baiano, tendo nascido na mesma interiorana cidade de Santo Amaro da Purificação que gerou Caetano Veloso e Maria Bethânia três décadas mais tarde. Mas construiu e deixou obra musical impregnada do suingue e da malícia carioca - como nenhum outro compositor baiano conseguiria fazer, nem mesmo o polivalente Caetano. Nascido em 19 de março de 1911, Assis Valente poderia - quem sabe? - ter chegado aos 100 neste sábado se a idéia fixa do suicídio (tentado diversas vezes e consumado, enfim, por envenenamento em 6 de março de 1958) não tivesse encerrado precocemente sua vida atribulada.


Os tormentos da vida de Assis - gerados em parte pela homossexualidade dissimulada com casamento que o levou a adotar vida dupla - contradizem a alegria e a vivacidade que pontuam boa parte da obra desse mulato baiano que compôs sambas antológicos como Camisa Listrada (1937), Brasil Pandeiro (1940) - revivido com propriedade nos anos 70 pelos pós-tropicalistas Novos Baianos - e ...E o Mundo Não se Acabou (1938). Assis - visto no traço de André Koehne - viveu o auge do sucesso nos anos 30 e foi primeiramente gravado por Aracy Cortes (1904 - 1985), cantora que lançou em 1932 o samba Tem Francesa no Morro (recentemente regravado por Zeca Baleiro com acento afrobeat no CD que traz o registro ao vivo do show Concerto). Mas foi Carmen Miranda (1909 - 1955) - que também viveu seus melhores momentos artísticos nos anos 30 - quem mais deu voz a Assis Valente. Que morou em Salvador (BA) antes de migrar para o Rio de Janeiro (RJ), onde criou seu cancioneiro cheio de verve, suingue e brasilidade.


Compositor assiduamente presente nas paradas carnavalescas dos anos 30, Assis extrapolou com maestria o universo da folia. Sua tristonha canção Boas Festas - composta em 1932 e lançada em 1933 pelo cantor Carlos Galhardo (1913 - 1985) - se tornou o maior e mais perene clássico natalino criado no Brasil. Na seara junina, Assis deu ao povo a marcha Cai, Cai, Balão, lançada em 1933 pela irmã de Carmen, Aurora Miranda (1915 - 2005), em dueto com Francisco Alves (1898 - 1952). Em essência, contudo, Assis Valente passou para a História da música brasileira como um dos compositores que mais bem souberam traduzir em música a alegria do povo brasileiro, essa gente bronzeada que não vem dando o merecido valor a Assis Valente no ano em que se comemora, em silêncio, o centenário de nascimento do compositor.