Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 25 de junho de 2011

" Fig 2011 ! Será o Último ?


A jornalista Roberta Jungmann que assina a coluna " Dia a Dia do Jornal do Commercio, divulgou notinha na edição da última Quinta-feira, que merece a preocupação e a reflexão de quem mora em Garanhuns e região. Ela afima em poucas linhas, que cresce em Recife, o burburinho que o Festival de Inverno perderá a sua marca. Ela afirma na nota, que este ano será o último em  que o evento será realizado com a denominação Festival de Inverno, deixando claro que ano que vém o evento poderá vir apenas como mais uma atração do projeto Pernambuco Nação Cultural do Governo do Estado. Gente, se isso vier realmente acontecer será o nosso fim. Não acredito sinceramente que o Governo do estado vá ter essa cara de pau. Sería uma completa falta de respeito com Garanhuns, por tudo que o evento representa hoje para o seu povo. Mesmo assim é bom que fiquemos atentos, pois como diz o ditado popular, "Gato escaldado tem medo de água Fria ". Povo, é chegada a hora de abrirmos os olhos e ficarmos atentos para que não nos tirem nosso "último e único evento ".

sexta-feira, 24 de junho de 2011

" Livro divulga correspondência inédita do poeta Pablo Neruda "

O escritor e professor chileno Abraham Quezada Vergara afirmou, nesta quarta-feira (22), durante a apresentação do livro Correspondencia en el camino al Premio Nobel, 1963-1970, que a obra traz correspondências inéditas que o poeta Pablo Neruda trocou com o historiador chileno Claudio Véliz. Vergara disse que a obra é um aporte documental que apresenta um ângulo novo da relação intelectual e pessoal do poeta com Véliz, criador do Instituto de Estudos Internacionais da Universidad do Chile."Não se trata de uma correspondência a mais de Neruda, Prêmio Nobel de Literatura 1971.

É o catálogo documental mais importante de sua autoria que se publica nas últimas décadas", contou o autor. O escritor afirmou que a recopilação registrada no livro entra em uma amizade singular e ilumina aspectos ignorados ou subvalorizados sobre as biografias do poeta e a do historiador, doutor em história econômica da Universidade de Londres, "assim como do ambiente intelectual chileno, e, em alguma medida, britânico, de meados dos anos 60".

O volume contém um estudo preliminar, a transcrição das cartas com notas explicativas, um índice onomástico, outro temático e uma cronologia associada à correspondência. Segundo o autor, Neruda e Véliz se uniram a partir da bibliografia comum e do gosto pela literatura inglesa, adquirido, no caso do poeta, durante sua estadia no Sudeste Asiático.

" Chico apresenta nova parceria com o baixista Jorge Helder no CD 'Chico' "

 
Tal como em seu último disco de inéditas, Carioca (2006), Chico Buarque apresenta parceria com o baixista Jorge Helder em Chico, álbum que vai lançar em julho de 2011 pela gravadora Biscoito Fino. Segunda faixa do CD, Rubato é o nome da nova parceria do compositor com Helder. Uma das inéditas assinadas somente por Chico, Querido Diário já vazou na internet após ser disponibilizada para audição no site criado para promover a pré-venda do disco. Feito um Baião cita Luiz Gonzaga (1912 - 1989) num verso lírico. Eis as 10 músicas do álbum Chico:

1. Querido Diário (Chico Buarque)
2. Rubato (Chico Buarque e Jorge Helder)
3. Essa Pequena (Chico Buarque)
4. Tipo um Baião (Chico Buarque)
5. Se Eu Soubesse (Chico Buarque) - com Thaís Gulin
6. Sem Você nº 2 (Chico Buarque)
7. Sou Eu (Chico Buarque e Ivan Lins) - com Wilson das Neves
8. Nina (Chico Buarque)
9. Barafunda (Chico Buarque)
10. Sinhá (Chico Buarque e João Bosco) - com João Bosco

Fonte: Notas Musicais

quarta-feira, 22 de junho de 2011

" EXCLUSIVO " " Gabriela Valença ! Fora da Prefeitura ? "



Informações coletadas dentro da própria Prefeitura de Garanhuns, dão como certa a saída de Gabriela Valença que hoje responde pelas secretarías de Cultura e Turismo do município. Gabriela estaría se desligando segundo interlocutores, para assumir sua titularidade como professora da autarquia do ensino superior de Garanhuns (Aesga ), uma vez que tería sido aprovada em recente concurso público realizado pela instituição. As pessoas mais próximas da Secretária, já teriam ouvido dela prória, a confissão que deve se afastar de suas funções, até o final deste mês. Isso significa que Garanhuns perde sua secretária de Cultura e Turismo, as vésperas da realização do Festival de Inverno. Por outro lado, o nome mais cotado para assumir o lugar de Gabriela Valença, é o de sua assessora, Ana Nery, que assumiria interinamente as funções.    

"12ª Fenearte divulga sua programação"


A Literatura de Cordel inspira a XII Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Fenearte, que reunirá artesãos de Pernambuco, do Brasil e de 35 países, de 01 a 10 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco. Considerada a maior feita de artesanato da América Latina, a Fenearte nos seus mais de 800 espaços, também reúne uma significativa mostra de música, gastronomia, artes em geral – com valorização para os grandes mestres do artesanato, escultura e artes plásticas – além de formação, com oficinas direcionadas para o público infantil e adulto. O artesanato, expressão mais genuína da autenticidade popular, é o personagem principal do evento que promete encantar um público esperado de 270 mil pessoas durante os seus dez dias. Com mais de 5 mil expositores e investimento de R$ 3,5 milhões, a estimativa é movimentar R$ 28 milhões em negócios.

OBJETIVO - A Fenearte é uma ação que faz parte do Programa do Artesanato de Pernambuco (PAPE) e tem como objetivo valorizar e difundir a riqueza cultural do Brasil, além de estimular o potencial de crescimento dos nossos artesãos e artesãs. “Em consonância com as políticas de inclusão ora em andamento no Brasil, a Fenearte, promovida pelo Governo de Pernambuco, demonstra que sua riqueza cultural pode resultar em geração de emprego, renda e cidadania”, explica Márcio Stefanni Morais, presidente da AD Diper.

Fonte: Fundarpe

terça-feira, 21 de junho de 2011

" Fundarpe divulga propostas habilitadas a compor programação do FIG 2011 "



A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco,Fundarpe) torna público o resultado dos projetos classificados na Convocatória Nacional/Edital do 21º Festival de Inverno de Garanhuns. As propostas foram classificadas por terem obtido nota igual ou superior a 7 no processo de análise das Comissões de Mérito Artístico Cultural, e estão habilitadas a compor a programação do FIG 2011. No entanto, a contratação das mesmas ainda depende da negociação com artistas e produtores, de adequações orçamentárias e ao perfil de cada palco e outros espaços do Festival. Como estipulado no edital, a Fundarpe tem ainda o direito de convidar até 20% dos grupos e profissionais das diversas áreas de abrangência para compor a programação do 21º FIG 2011.

Confira alguns dos nomes que possívelmente figurem na grande de programação musical a ser anunciada na próxima semana.

Luiza Possi
Neguinho da Beija-Flôr
Spock Frevo Orquestra
Macaratu Nação Pernambuco
Azimuth
Robertinho Silva
Hyldon
Naçao Zumbi
Mundo Livre S/A
Fafé de Belém
Lula Queiroga
Dudu Nobre
Familia Caymmi
Quarteto em Cy
Leila Pinheiro
Nenhum de Nós
Diogo Nogueira.

" Cantor tenta explicar porque, aos 30, nunca lançou um DVD "


Eduardo Dussek tenta, mas nem ele mesmo consegue explicar porque, aos 30 anos de carreira, nunca lançara um DVD só seu - a estreia no formato está programada para setembro, com o registro do show que faz na noite desta terça-feira (21), no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, com direito a canjas de Ney Matogrosso e Preta Gil. "Participei de vários DVD's, mas todos temáticos, como o Sassaricando e outro sobre a Carmem Miranda, mas, é verdade, tem essa lacuna na minha trajetória", assumiu o irreverente cantor e compositor.

Dono de álbuns clássicos da música brasileira, como Rock da Cachorra, Barrados No Baile ou Brega e Chique, Dussek também deixa sem resposta a pergunta sobre o porquê de tais lançamentos não terem até hoje ganhado merecidas versões digitais. "Gostaria muito que esse material da Polygram (atual Universal) saísse em CD, mas, que eu saiba, a gravadora não tem planos de lançar. Seria bacana, seria o normal, não é?", devolveu a pergunta. A questão é justíssima. É uma pena que aquele repertório original que chamou a atenção de toda uma geração continue fora de catálogo.

"Meu estilo sempre foi atirar para várias direções. Fui dos primeiros artistas bem ecléticos, comecei com samba, fiz marchinhas, baladas, rock e toquei até com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Me orgulho disso", avaliou. Mas, será que as novas gerações estão preparadas para o humor inteligente, que sempre foi sua marca? "Os jovens hoje acham tudo 'bizarro', que significa 'engraçado', 'louco'. Não dá mais para fazer aquele humor do besteirol, cheio de citações culturais. A internet deixou tudo descartável, só copiam e colam, não aprendem nada. A cultura empobreceu", desabafou Dussek.
Então, a profética frase "levanta e serve um café, que o mundo acabou", que encerra a música Nostradamus, está se tornando realidade? "Não. Tem uma galera potente aí querendo levantar. Estou com essa turma", ressaltou.

Com Ney Matogrosso, Dussek vai cantar Seu Tipo, balada que fez sucesso no início dos anos 80, e a marchinha de Carnaval Folia no Matagal, que Ney também gravou. "Esta, até hoje, é um número obrigatório nos meus shows. Basta perguntar, no início da música: 'o mar passa saborosamente, o quê?', e a plateia responde na hora 'a língua... na areia!'. É uma delícia!", descreveu. Preta Gil vai cantar Mania de Você, de Rita Lee, e a marchinha de Carnaval composta por Dussek e João Roberto Kelly Politicamente Incorreta. "A Preta é uma artista muito parecida comigo, é uma verdadeira 'show woman', conta piadas, é irreverente, e sempre foi muito combatida. E é uma grande cantora, uma mistura de Amelinha e Beyoncé, com um quê de Dussek e de Rita Lee", avaliou.

Fonte: Portal Terra

domingo, 19 de junho de 2011

" 'Chico' é o título do 19º álbum de estúdio de Chico, na loja em 20 de julho "


Chico é o título do 19º álbum gravado por Chico Buarque em estúdio para o mercado brasileiro. O nome do disco foi revelado pelo compositor - visto em foto de Daryan Dornelles - em vídeo exposto no site que promove a pré-venda de Chico. O disco vai chegar às lojas em 20 de julho de 2011, com distribuição da gravadora Biscoito Fino, mas quem comprar o CD pelo site terá acesso a conteúdo exclusivo sobre o álbum, cujo repertório autoral contabiliza oito músicas inéditas e duas regravações. A pré-venda já começa neste  segunda-feira, 20 de junho.

Fonte: Notas Musicais

' Ministério da Culura quer ampliar o número de consumidores e Cultura "


O Ministério da Cultura apresentou ações e políticas culturais desenvolvidas pela pasta a secretários de cultura das capitais e municípios, durante o Fórum Nacional de Secretários de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas discutidos desde do dia (15) em Brasília. secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Marta Porto, citou a inclusão de 30 milhões de pessoas no mercado consumidor cultural e afirmou o compromisso do ministério em formar cidadãos por meio das mais diversas áreas da cultura. “Precisamos ir além dos 30 milhões de consumidores, precisamos pensar outras questões que estão diretamente ligada a nossa cultura, como por exemplo, o fato de sermos o terceiro país em homicídios de jovens negros”.

A preocupação em relacionar a cultura com áreas como a ambiental, a econômica, e a social também foi discutida. Outras ações como a implantação de seis bibliotecas em terreiros e quilombos em conjunto com a Fundação Biblioteca Nacional, a elaboração de políticas específicas para os povos tradicionais, como os indígenas, e ainda, um estudo sobre a diversidade cultural instalada nos seis biomas reconhecidos pelo Ministério do Meio Ambiente, foram apresentadas e sugestões sobre como colocar essas ações em prática nos municípios foram ouvidas.

Para o secretário de cultura de Laranjeiras, em Sergipe, Irineu Fontes, o fórum é de fundamental importância, não só para a exposição de trabalhos feitos pelo ministério, mas também para a cultura regional de cada município. “Nós temos em Laranjeiras 23 grupos folclóricos, e isto talvez seja o maior número do país em uma única cidade”.

Para Pedro Vasconcelos, secretário municipal de São Leopoldo, cidade de colonização alemã na região metropolitana de Porto Alegre, o encontro serve para a retomada do relacionamento com o governo federal, uma vez que o encontro é o primeiro feito com a nova gestão da ministra Ana de Hollanda. Ele disse estar empolgado com a atual cena cultural e com os rumos que a cultura nacional está tomando. “Talvez a cultura brasileira nunca tenha tido tanta importância e lugar como está tendo hoje em dia”

"Saramago é homenageado com lançamento de três livros "


José Saramago, maior expoente da literatura portuguesa, foi lembrado ontem em seu país pela ocasião do primeiro aniversário de sua morte com a publicação de três novos livros.  O mais extenso e profundo dos livros lançados é Palavras para José Saramago, uma compilação de "centenas" de textos escritos por jornalistas e críticos de todo o mundo nas horas e dias posteriores a seu falecimento. O editor português de Saramago, Zeferino Coelho, ressaltou que a reação no mundo todo após sua morte demonstra que ele foi "um escritor universal", que falava "para a humanidade inteira, uma dimensão rara no caso de um escritor lusitano", considerou.

O Silêncio da Água é uma obra destinada ao público infantil que reúne, por meio de ilustrações, um fragmento de As Pequenas Memórias, escrito em 2006, onde o português relembra a infância e a adolescência. O terceiro dos novos livros publicados em Portugal é A Última Entrevista de José Saramago, de José Rodrigues dos Santos. "É a única entrevista na qual ele fala de sua obra completa, desde o primeiro romance até o último", esclareceu Rodrigues, escritor de sucesso e popular jornalista da televisão pública portuguesa.