Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

quinta-feira, 2 de junho de 2011

" Marina chega ao 'Clímax' com conexões com Buhr, Samuel e Vanessa "


Nas lojas na primeira quinzena deste mês de junho de 2011, o 19º álbum de Marina Lima, Clímax, apresenta as primeiras conexões da artista com Adriana Calcanhotto, Karina Buhr, Samuel Rosa e Vanessa da Mata. Calcanhotto é a parceira de Marina - vista em foto feita pelo inglês Robert Astley Sparke para o disco - na já conhecida música que abre Clímax, Não me Venha Mais com o Amor. Karina Buhr é parceira e convidada de Desencantados, assim como o guitarrista Edgard Scandurra, coautor do tema. Rosa é parceiro e solista convidado da canção Pra Sempre. Já Vanessa da Mata faz dueto com Marina em A Parte que me Cabe. Eis as faixas e autores de Clímax, o primeiro disco de inéditas de Marina desde Lá nos Primórdios (2006):

1. Não me Venha Mais com o Amor (Marina Lima e Adriana Calcanhotto)
2. #SPFeelings (Marina Lima)
3. Lex (My Weird Fish) (Marina Lima)
4. Keep Walkin' (Marina Lima)
5. A Parte que me Cabe (Marina Lima) - com Vanessa da Mata
6. De Todas que Vivi (Marina Lima)
7. Call me (Tony Hatch)
8. Doce de Nós (Marina Lima)
9. Desencantados (Marina Lima, Alex Fonseca, Karina Buhr e Edgard Scandurra) - com Karina Buhr e Edgard Scandurra
10. As Ordens do Amor (Marina Lima)
11. Pra Sempre (Samuel Rosa e Marina Lima) - com Samuel Rosa

Fonte: Notas Musicais

" Academia Brasileira de Letras elege hoje sucessor de Moacyr Scliar "

Moacyr Scliar ocupava a cadeira número 31 desde 2003
A Academia Brasileira de Letras (ABL) irá eleger, em sua sessão nesta quinta-feira (2), a partir das 16h, o substituto do acadêmico Moacyr Scliar na cadeira nº 31. Os candidatos inscritos são os escritores e jornalistas Antônio Torres e Merval Pereira. O presidente da instituição, Marcos Vinicios Vilaça, vai proclamar o resultado assim que a urna for apurada e dará conhecimento ao eleito, se houver. A eleição é secreta e ocupará a cadeira aquele que primeiro atingir a maioria absoluta de 20 votos. Não se verificando uma maioria na primeiro votação, passa-se para uma segunda e, sucessivamente, uma terceira e quarta. Não havendo vencedor nesse caso, é aberta uma nova inscrição para o preenchimento da vaga.

Moacyr Scliar, morto em 27 de fevereiro, era o sétimo ocupante da cadeira, que tem como fundador Guimarães Junior e patrono, Pedro Luís. Foi também ocupada por João Ribeiro, Paulo Setúbal, Cassiano Ricardo, José Cândido de Carvalho e Geraldo França de Lima - substituído por Scliar em 22 de outubro de 2003.

Os candidatos
Antônio Torres nasceu em Sátiro Dias, no sertão da Bahia, em 1940 e estudou em Salvador, onde ingressou no Jornal da Bahia. Em São Paulo, trabalhou no diário Última Hora e estreou na literatura em 1972 com o romance Um Cão Uivando para a Lua. Hoje tem 17 livros publicados com traduções em diversas línguas e, em 1998, recebeu do governo francês o título de Chevalier des Arts et des Lettres.

O carioca Merval Pereira, 61 anos, é comentarista da Globonews, CBN e colunista do jornal O Globo. Em 1979, recebeu o Prêmio Esso pela série de reportagens A segunda guerra, sucessão de Geisel, publicada no Jornal de Brasília e escrita em parceria com André Gustavo Stumpf. Foi finalista do Prêmio Esso em 2000 com uma reportagem sobre o envolvimento do cineasta João Moreira Salles com o traficante Marcinho VP. Membro titular da Academia Brasileira de Filosofia, recebeu o prêmio Maria Moors Cabot da Universidade de Columbia de excelência jornalística, a mais importante premiação internacional do jornalismo das Américas.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

" Tropa de Elite 2 leva o 10º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro "


"Tropa de Elite 2" é o grande vencedor do 10º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em cerimônia realizada no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, na noite desta terça (31). O longa-metragem brasileiro de maior bilheteria em 2010 conquistou os principais prêmios da noite - melhor filme, direção (José Padilha) e ator (Wagner Moura) - em um total de nove troféus. "Tropa" liderava a disputa com outro sucesso de bilheteria, "Chico Xavier", que terminou a noite com três prêmios.

No tapete vermelho, antes da entrega dos prêmios, o produtor Luiz Carlos Barreto rasgou elogios ao diretor José Padilha, de "Tropa de Elite 2". "Ele fez um filme de alta competência técnica, artística, popular. Mostrou que o cinema brasileiro tem capacidade de competição com qualquer outro", disse Barretão ao lado de Lucy Barreto. O casal de produtores foi o grande homenageado da festa. Barretão ainda se disse alegre e aliviado pelo fato de Tropa 2 ter superado "Dona Flor e Seus Dois Maridos" como o filme mais assistido no Brasil. "A pior coisa do mundo é você ficar 20 anos assim como 'recorde do Brasil'", brincou. O longa de Padilha superou a marca de 11 milhões de espectadores em dezembro passado.

terça-feira, 31 de maio de 2011

" Última semana para enviar propostas para o Festival de Inverno de Garanhuns "

Na foto: Equipe da Fundarpe recebendo os projetos
A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) fará um esquema de plantão, no próximo sábado e domingo, para receber as propostas artísticas para o FIG. As propostas que chegarem pelos Correios, devem ter a data de postagem também até esta data. A Fundarpe reeditou o edital de convocatória nacional do 21º Festival de Inverno de Garanhuns. As alterações no edital têm o objetivo de tornar mais claro o processo de seleção dos projetos inscritos, bem como o de corrigir alguns erros de digitação verificados após o lançamento do documento, no dia 11 passado. As propostas devem ser seguir o formato dos formulários. São dez linguagens que formarão a grade artística do festival: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Fotografia, Literatura, Música, Ópera e Teatro). Também há formulários referentes às propostas para a realização de oficinas de Formação Artístico-Cultural e das ações na área de Patrimônio. A divulgação dos projetos que formarão a grade do FIG-2011 acontece no dia 28 de junho.
Fonte: Fundarpe 

" "Oscar brasileiro" divulga vencedores nesta terça "


Prevalecerá a racionalidade de um policial de elite ou a sensibilidade transcendental de um médium? Com 16 indicações cada, os filmes "Tropa de Elite 2" e "Chico Xavier" lideram a disputa pelo prêmio de melhor longa-metragem de ficção no 10º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, cujos vencedores serão conhecidos na noite desta terça-feira (31).

A cerimônia de entrega acontece no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, e terá transmissão ao vivo, a partir de 21h, pelo Canal Brasil. O casal Lucy e Luiz Carlos Barreto, que produziu obras emblemáticas para o cinema nacional, como "Terra em Transe" (Glauber Rocha), "Bye Bye Brazil" (Cacá Diegues), "Dona Flor e Seus Dois Maridos" e "O que é isso companheiro?" (Bruno Barreto), será homenageado durante a premiação. A apresentação ficará a cargo dos humoristas Bruno Mazzeo e Fabiula Nascimento.

Além dos campeões de bilheteria de 2010, mais quatro filmes disputam a categoria de melhor longa: "As Melhores Coisas do Mundo" (de Laís Bodanzky), "Olhos Azuis" (de José Toffily), "5x Favela, Agora Por Nós Mesmos" (de Manaira Carneiro, Wagner Novais, Rodrigo Felha, Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcelos e Luciana Bezerra) e "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo" (de Karim Ainouz e Marcelo Gomes).
O público, através do voto popular, será essencial para a missão de escolher um vencedor. À exceção de "5x Favela, Agora Por Nós Mesmos", todos os demais também disputam o prêmio de melhor direção.

Na largada do Grande Prêmio, os maiores destaques são mesmo "Tropa de Elite 2" e "Chico Xavier". Eles dividem o topo das indicações, com 16 cada. Vale lembrar que em dezembro passado o filme de José Padilha ultrapassou a marca de 11 milhões de espectadores, batendo assim o recorde que pertencia ao longa "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (1976), de Bruno Barreto.

"Chico Xavier" concorre duplamente ao prêmio de melhor ator. Ângelo Antônio, que interpreta o médium entre seus 21 e 49 anos de idade, e Nelson Xavier, que encarnar a vida dele dos 59 aos 65 anos, podem até compartilhar o mesmo personagem, mas não poderão dividir a premiação. E não será tarefa nada fácil quando se está concorrendo com Marco Nanini (Odorico Paraguaçu em "O Bem Amado), Paulo José (Quincas em "Quincas Berro D'Água), Chico Diaz (Matuim em "O Sol do Meio-Dia") e Wagner Moura (Coronel Nascimento em "Tropa de Elite 2").

Entre as finalistas do prêmio de Melhor Atriz, destaque para Glória Pires (Dona Lindú em "Lula, o Filho do Brasil"), Marieta Severo (Manuela em "Quincas Berro D'Água") e Christiane Torloni (Glória em "Chico Xavier"). Também concorrem Alice Braga (Elaine em "Cabeça a Prêmio") e Ingrid Guimarães (Alice em "De Pernas pro Ar"). Não deixa de chamar certa atenção o fato de que "Lula, o Filho do Brasil", que deu muito assunto ano passado, seja finalista em apenas quatro categorias. Além de melhor atriz, aparece também entre os cotados para melhor direção de fotografia, melhor direção de arte e melhor maquiagem.

O Grande Prêmio também irá premiar um longa-metragem estrangeiro. Na disputa, estão "A Fita Branca" (Alemanha), "A Origem" (EUA/Reino Unido), "O Pequeno Nicolau" (França), "A Rede Social" (EUA) e "O Segredo dos Seus Olhos" (Argentina). Este último, obra de Juan José Campanella, ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010.

Fonte: UOL

segunda-feira, 30 de maio de 2011

" Gravações de cassete dão origem ao primeiro álbum ao vivo de Jackson "

Em 1980, dois anos antes de sair de cena, Jackson do Pandeiro (1919 - 1982) fez shows com seu Conjunto Borborema, então formado por Severo (sanfona), Zé Gomes (percussão) e Marcos Rozila (baixo). Convidado do show, o violeiro Jarba Mariz gravou tais apresentações em fita cassete. Trinta e um anos depois, essas gravações particulares - licenciadas por Mariz para o produtor Marcelo Fróes - dão origem ao primeiro álbum ao vivo da discografia de Jackson do Pandeiro. Por conta das limitações técnicas originais dos registros em cassete, o som abafado das faixas ao vivo não está à altura da música do Rei do Ritmo e dissipa a energia do show - mesmo tendo passado por processos de digitalização e remasterização. Contudo, o CD Jackson do Pandeiro ao Vivo - lançado neste mês de maio de 2011 pelo selo Discobertas - tem valor documental por perpetuar esses raros registros do cantor e compositor paraibano, então em fase já crepuscular.

O disco rebobina seis números extraídos dos cassetes de Mariz. São registros de Chiclete com Banana (Gordurinha e Almira Castilho), Vou de Tutano (Jackson do Pandeiro e Josil Cavalcante), Minha Zebelê (Gervásio Horta), Falso Toureiro (José Gomes e Heleno Clemente), O Puxa-Saco (Zé Catraca) e de um medley que agrega Cantiga do Sapo (Jackson do Pandeiro e Buco do Pandeiro), Cantiga da Perua (Jackson do Pandeiro e Elias Soares), História de Lampião (Severino Ramos e José Gomes Filho) e Rainha de Tamba (Zé do Norte). Um outro número ao vivo (editado em LP de 1975) e quatro fonogramas de estúdio - lançados originalmente nos anos 70 - completam o repertório de Jackson do Pandeiro ao Vivo.

Fonte: Notas Musicais

" Morre o ator de Grease - Nos Tempos da Brilhantina "

Conhecido pelos fãs do clássico Grease - Nos Tempos da Brilhantina, onde interpretou Kenickie Murdock, faleceu na última sexta-feira, o ator Jeff Conaway (foto). Aos 60 anos, ele estava internado há cerca de 15 dias e em coma induzido teve os aparelhos desligados com autorização da família. Algumas informações deram como possível causa, uma overdose de cocaína, mas o fato é que ele foi encontrado inconsciente em sua casa e internado rapidamente em um hospital de Los Angeles. Um dos médicos que já tinham atendido o ator anteriormente, falou sobre pneumonia e o excesso de medicamentos prescritos. O ator John Travolta, o parceiro Danny Zucko no famoso musical, lamentou o ocorrido, salientando a doçura e gentileza do colega. Conaway fez diversos trabalhos no cinema e também na televisão como integrante, inclusive, do elenco fixo de séries como Babylon 5 e Taxi, onde chegou a quebrar um contrato de quatro anos.

Sua vida acabou marcada pelos problemas de saúde devido aos vícios com as drogas, anestésicos e a bebida. Casou-se duas vezes, divorciou-se, não teve filhos e o afastamento do público colaborou para seus problemas pessoais. Em 2008, chegou a participar de um reality show sobre recuperação dos vícios, Celebrity Rehab with Dr. Drew, mas não deu certo. Em 2010, após uma queda, quebrou vários ossos e teve hemorragia cerebral. Entre seus últimos trabalhos concluidos está o suspense Dark Games, filme com Danny Trejo, cuja estreia nos Estados Unidos está prevista para 1º de julho.

domingo, 29 de maio de 2011

" Atriz processa Renato Aragão e pede R$ 1 milhão de indenização "

A Renato Aragão Produções Artísticas está sendo processada pela atriz Fernanda Americano do Brasil, protagonista do longa "A Filha dos Trapalhões", lançado em 1984, que alega não ter recebido nada de direito de imagem. "Só de bilheteria, na época, chegou a dois milhões de espectadores, fora a venda de DVDs e exibição do filme ao longo desses anos", disse Fernanda. A atriz, agora com 31 anos, pede R$ 1 milhão de indenização à empresa do humorista Renato Aragão. De acordo com o jornal "O Dia", o irmão e empresário de Renato, Paulo Aragão, disse que não recebeu intimação alguma. "Quando recebermos, vamos nos pronunciar. Fizemos tudo legal, o filme tem certificado de produto brasileiro e todos que trabalharam receberam seus direitos. Estranho que 27 anos depois surja essa reclamação", disse Paulo.

" 'Paul McCartney - Uma Vida' chega ao Brasil "

Chega às livrarias brasileiras "Paul McCartney - Uma Vida". A biografia conta a história do astro antes, durante e depois dos Beatles. A obra, escrita pelo jornalista Peter Ames Carlin, conta histórias íntimas da vida e da carreira de Paul que saiu dos porões de Liverpool para o mundo. No livro, Peter fala da contribuição da união do visionário Paul com Lennon para a música popular, e da ambição do autor que levou ao fim do grupo no final dos anos 60. O jornalista destaca a criatividade do cantor que obteve uma carreira solo bem sucedida, que arrasta uma multidão de fãs que lotam os estádios de todo o mundo. O escritor Peter atua como repórter de cultura do jornal "The Oregonian" e é autor de um best-seller da lista do jornal "New York Times", "Catch a wave: The rise, fall and redemption of the Beach Boys’s Brian Wilson".