Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 4 de dezembro de 2010

" Grammy Americano tem indicação de dois brasileiros "

Os brasileiros Bebel Gilberto e Sérgio Mendes foram indicados esta semana, ao Grammy, a maior premiação da música americana, na categoria melhor álbum de 'World Music Contemporânea'. Bebel foi indicada pelo álbum All In One, enquanto Sérgio Mendes concorre com Bom Tempo. A entrega dos prêmios aos vencedores das 109 categorias será em uma cerimônia que acontecerá em 13 de fevereiro no ano que vém, em Los Angeles.

" Revelando os Brasis, seleciona mais uma produção da Região "

Nossa região foi, mais uma vez, contemplada pela seleção de uma história, para participar do projeto Revelando os Brasis. A produção escolhida foi, " A Rapadura é Nossa " de Autoria de Maria Filomena Camelo de Vasconcelos, conhecida como Professora Filó. Ela contará em vídeo, a história da origem da rapadura e onde se desenvolve o seu fabrico, no engenho do seu pai, o Senhor Manoel Camelo e Silva (Se Dedé ), localizado no município de Correntes. O documentário, busca também mostrar com detalhes, a perda da rapadura para uma empresa de origem alemã.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

" Show 'Duo' de Caetano e Gadú vai ganhar registro ao vivo em CD e DVD "


Nem bem lançou seu primeiro DVD, Multishow ao Vivo, Maria Gadú já está às voltas com outro registro ao vivo. Show que une as vozes e os violões de Caetano Veloso e Gadú, Duo está sendo gravado para edição em CD e DVD ainda sem previsão de lançamento. A miniturnê nacional estreou em Salvador (BA) em 7 de novembro de 2010 e termina em Recife (PE) em 9 de dezembro. A próxima parada é o Rio de Janeiro (RJ), cidade onde Caetano e Gadú se apresentam no Citibank Hall em 5 de dezembro. Entre as músicas cantadas em duo, quase todas da lavra de Caetano, há Beleza Pura, Nosso Estranho Amor, Vaca Profana, O Quereres, Menino do Rio, Vai Levando e Sampa. A exceção é Trem das Onze, o clássico de Adoniran Barbosa (1910 - 1982)
Fonte: Notas Musicais

" Conhecendo as nossas Coisas "


Chegamos as palavras do Dicionário Matutês, começadas com a letra "D". Confira.

Dar o grau - Caprichar num serviço
Dar o prego - Enguiçar, quebrar (o carro deu o prego na subida da ladeira)
Dar uma rabeada - Diz-se quando o carro derrapa, dar puxada brusca
Delicado – Homossexual masculino; homem afeminado
Derna – Desde
Derrubado – Feio; decrépito
Descabaçar – Desvirginar uma donzela
Desapiar – Desmontar do animal
Desenxavido – Desinibido
Desopilar - Descontrair
Desmilinguido – Magro; sem vigor
Despachada – Pessoa desinibida; pessoa folgada
Despautério – Desaforo
Despanaviado – Desajeitado; tonto
Desparafusar – Perder a razão; enlouquecer
Destrambelhado – Desajeitado
Desunerar – Engrolar; ficar mal cozido ou mal assado; comida fora do ponto
Difunço – Gripe, resfriado
Disgramado - Atrevido ou sujeito desgraçado
Dois gatos pingados - Platéia minúscula, pouca gente
Do tempo do ronca - Muito antigo, fora de moda, ultrapassado

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

" Tem enquete nova prá você Votar "


Muito tem se discutido entre os usuários de internet em Garanhuns, a qualidade deste serviço em nossa cidade. A maioria se queixa da lentidão do sistema em vários momentos do dia. A reivindicação e o sonho dos internautas, é por uma internet mais rápida, capaz de oferecer uma navegação tranquila e sem stress. Baseado neste tema, o blog lança uma enquete prá saber como você classifica a qualidade da internet em Garanhuns. Participe da enquete votando agora.

" Leiloado nos EUA manuscrito da canção mais famosa de Bob Dylan "


O manuscrito de "The Times They Are A-Changin", da que é considerada por muitos a mais famosa canção de Bob Dylan, será leiloado semana que vem, ou mais precisamente no dia 10 de dezembro em Nova York, pela Casa Sotheby's. Escrita em 1964 pelo artista ícone da música de protesto, a canção é tema principal do terceiro álbum de Dylan, ou Robert Allen Zimmerman, seu verdadeiro nome. No verso há um outro manuscrito, o de "North Country Blues". Ambos falam de racismo, pobreza, compromisso político e mudanças sociais. A Sotheby's informou em comunicado esperar entre 200.000 e 300.000 dólares com a venda. Veja um belo vídeo desta canção de Dylan.

" No escurinho do Cinema "


Nesta Sexta-Feira, tem mais uma estreia no Cine Eldorado. Desta vez é o filme Megamente que chega prá agitar o público infanto juvenil.

"Megamente" é um vilão magro, usa roupas nas cores azul e preta e sua cabeça é careca e grande, devido ao cérebro privilegiado. Ele deseja conquistar a cidade de Metro City e faz diversas tentativas, muitas delas são frustradas. "Megamente" é o mais brilhante super-vilão que o mundo já conheceu. E o mais fracassado. Durante muitos anos ele tenta conquistar Metro City de todas as maneiras imagináveis. Cada tentativa é um fracasso colossal graças ao super-herói encapado, conhecido como "Metro Man", um herói invencível até o dia em que Megamente realmente mata Metro Man durante a execução de um de seus atrapalhados planos diabólicos. O vilão precisa ter oponentes para que sua vida tenha sentido e, após a morte de MetroMan (Brad Pitt), Megamente cria Titan, um herói para ter com quem rivalizar. Veja o trailer e se prepare para mais uma boa sessão de Cinema.


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

" Renato Russo ganha enquete do blog "

O cantor e compositor Renato Russo, foi o vencedor da enquete final do blog, que serviu para apontar, qual artista brasileiro, já falecido, o leitor sente mais saudade. Disputaram a parte final da enquete, Elis Regina, Vinícius de Moraes e Renato Russo. Eles foram finalistas ao vencerem as enquetes anteriores nas quais vários nomes foram colocados a disposição do leitor. Renato Russo venceu o levantamento com 50% da preferência dos que votaram. O blog agradece a todos que ao longo dos últimos 3 meses participaram deste processo votando nas enquetes. E prá matar saudades aí estão alguns momentos inesquecíveis, desse que ainda hoje é reverenciado por uma grande " Legião de Fãs "








" Claudio Lins ataca de carreira Solo "


O Músico Claudio Lins da banda Soul Blues, acaba de lançar o seu trabalho solo. O CD contendo 6 faixas: Mais blues ainda ( esta dá nome ao trabalho ), Coisa boa, Motivação, Sem trastes, Do it your´self e dos Palmares, todas de sua autoria, está sendo divulgado entre amigos do músico e nas emissoras de rádio da cidade. Mais blues ainda foi todo produzido e gravado no stúdio Casa da Música aqui em Garanhuns, stúdio que pertence ao próprio Claudio Lins.

" Marta Melo em Cena "


A academia de dança Marta Melo promove no próximo final de semana, o seu tradicional festival de danças. Serão dois dias, sexta e sábado, onde será apresentado o espetáculo " O sonho encantado de uma princesa ". Nele todos os alunos da Academia independente de idade, participam em cena. Mais uma vez, o festival irá acontecer no Centro Cultural Afredo Leite Cavalcante, apartir das 20h. O blog indica.

" Festival Pernambuco Nação Cultural celebra aniversário do Rei do Baião, em Exu "


De 10 a 12 de dezembro, forrozeiros e fãs de Luiz Gonzaga de todo o Nordeste estarão em Exu, terra natal do Rei do Baião, no Sertão do Araripe, celebrando aniversário de nascimento do artista que completaria 98 anos se estivesse vivo, no dia 13 de dezembro. O evento marca a última etapa do Festival Pernambuco Nação Cultural, realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com o projeto Viva Gonzagão. Neste período, o município recebe uma verdadeira maratona de shows com grandes nomes do forró, no Parque Aza Branca, como Dominguinhos, Flávio Leandro e Joquinha Gonzaga.

Além da música, neste ano, a programação inclui o Cine Exu - 1º Festival de Cinema e Vídeo do Sertão do Araripe, com a exibição de curtas-metragens produzidos e protagonizados por pessoas da região. Cada uma das 10 cidades que compõem o Sertão do Araripe – Exu, Araripina, Ipubi, Moreilândia, Granito, Santa Cruz, Bodocó, Ouricuri, Santa Filomena e Trindade – apresentará um filme, que terá como temática a cultura e a história de cada município. O Cine Exu é um projeto aprovado no Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura/Audiovisual).

No dia 12, às 10h, cidade também celebra uma missa especial em homenagem a Luiz Gonzaga, no Parque Aza Branca, com a participação de forrozeiros da região. O Rei do Baião nasceu no dia 13 de dezembro. Aprendeu a tocar sanfona e levou a cultura do Sertão para todo o Brasil, cantando as maravilhas e as adversidades do Nordeste. É considerado um dos maiores ícones da cultura brasileira, reconhecido internacionalmente.


Fonte: Fundarpe

terça-feira, 30 de novembro de 2010

" E N Q U E T E...ÚLTIMAS HORAS PARA VOTAR "

Aproveite as últimas horas para votar na enquete que vai apontar qual artista brasileiro, já falecido, o leitor do blog sente mais saudade. Estão sendo votados: Elis Régina, Vinícius de Moraes e Renato Russo. Se você ainda não votou, aproveite e faça isso agora.

" Primeiro álbum de Gilson de Souza, de 1975, 'Pôxa' ganha edição em CD "

Dando continuidade às reedições do catálogo da extinta gravadora Tapecar, o selo Discobertas - do produtor e pesquisador musical Marcelo Fróes - relança Pôxa, primeiro álbum do cantor e compositor Gilson de Souza, editado originalmente em 1975 com repercussão por conta do estouro da faixa-título. Paulista de Marília (SP), o artista despontou primeiramente como compositor, em 1973, quando Jair Rodrigues batizou o LP que lançou naquele ano com o nome de um belo samba de Souza, Orgulho de um Sambista, que chegou a fazer sucesso, sendo regravado 17 anos depois por Adriana Calcanhotto em seu primeiro álbum (Enguiço, 1990). Disco até então raríssimo, Pôxa volta às lojas no rastro da regravação por Zeca Pagodinho, em 2010, do samba que deu nome ao disco, cujo repertório inclui Dor de Poeta e Ilusão Colorida.
Fonte: Notas Musicais

" U2 confirma concerto no Brasil em Abril "


Foi confirmada a apresentação do U2 no Brasil em 2011. A banda de Bono volta ao país no dia 9 de abril, para tocar no estádio do Morumbi, em São Paulo, como parte da turnê 360°. A abertura será do grupo inglês Muse. Os ingressos começam a ser vendidos nos dias 4 e 5 de dezembro. As entradas poder ser adquiridas pelo site www.ticketsforfun.com.br

" Falando de Cinema "


'Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte I' conseguiu, por pouco, manter a liderança neste fim de semana nas bilheterias norte-americanas. Em sua segunda semana, o longa faturou mais US$ 50 milhões e já soma ótimos US$220 milhões nos EUA. Mundialmente, a soma sobe para US$ 609 milhões. A estreia de 'Enrolados', nova animação da Disney, abriu em segundo lugar, com US$ 49 milhões.

Nessa aventura, quando o mais procurado e encantador bandido do reino, Flynn Rider, se esconde em uma misteriosa torre, ele se converte em refém de Rapunzel, uma bela e vivaz adolescente com um cabelão dourado de 21 metros de comprimento, que está presa na torre. A partir desse momento, Rapunzel começa a procurar o passaporte para se libertar deste lugar no qual se encontra há 18 anos, e decide fazer um trato com o ladrão. E assim começa a aventura desta dupla, repleta de ação, com um cavalo-polícia, um camaleão super-protetor e uma gangue da pesada.

" Obras desconhecidas de Picasso são descobertas na França "


Uma coleção de 271 obras do pintor espanhol Pablo Picasso, até então desconhecida, foi descoberta quando um eletricista francês aposentado tentou obter os certificados de autenticidade dos herdeiros do artista, segundo informa nesta segunda-feira (29) o jornal Libération. As obras são do início do século passado e estão estimadas em cerca de 60 milhões de euros (R$ 137,2 milhões), acrescenta o jornal. Entre as obras descobertas estão algumas pouco comuns, como nove "collages cubistas" pintadas no início dos anos 1920, um período no qual muitas das obras do artista acabaram se perdendo. Há também uma aquarela da fase azul, estudos pintados sobre tela e cerca de 200 desenhos.

A extraordinária descoberta aconteceu depois que o eletricista aposentado Pierre Le Guennec entrou em contato com Claude Picasso, filho do pintor espanhol e encarregado de administrar sua obra. Segundo o Libération, em janeiro Le Guennec enviou fotos dos quadros para que fossem autenticadas como obras de Picasso, mas diante da recusa do herdeiro de dar seu aval sem ver os originais, o eletricista foi ao escritório de Claude em setembro.Acompanhado por sua mulher, o homem, que vive em Côte d'Azur, mostrou as 175 obras inéditas, entre elas dois cadernos que contêm um total de 97 desenhos.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

" Cinema de Luto... Leslie Nielsen morre aos 84 anos "


O ator canadense Leslie Nielsen morreu no domingo em um hospital de Fort Lauderdale (Flórida) no qual estava internado há duas semanas por uma pneumonia, informou seu agente, citado pelo site de celebridades TMZ. Nielsen, 84 anos, ganhou fama em filmes de comécia como "Corra que a Polícia Vem Aí" e "Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu!". Também protagonizou a aventura "O Destino de Poseidon". Na televisão participou de várias séries de sucesso. Doug Nielsen, sobrinho do ator, afirmou à rádio canadense CJOB, de Winnipeg, que Leslie Nielsen morreu ao lado dos amigos e da esposa.
Fonte: Portal Terra.

domingo, 28 de novembro de 2010

" Falando de Cinema "

O 3D veio para ficar. Ao menos é nisto que aposta Hollywood, já que cada vez mais filmes são produzidos neste formato. O mercado exibidor nacional também se prepara para o crescimento da oferta de filmes em 3D, adaptando salas existentes para que possam exibir filmes no formato ou simplesmente construindo novas. Em meio a tanta ebulição, o cinema brasileiro não poderia ficar de fora. O primeiro filme nacional a usar a tecnologia 3D já tem data de lançamento.

Trata-se de Brasil Animado, dirigido por Mariana Caltabiano. O filme traz as aventuras de Relax e Stress, dupla de amigos que percorre o país em busca da árvore mais antiga do Brasil. Para tanto visitam todas as regiões brasileiras, em cenas que mesclam paisagens naturais com animação. O longa-metragem chegará aos cinemas em 21 de janeiro, com distribuição da Imagem Filmes. Confira o trailer.


" Conhecendo Noel "

Estamos nos aproximando do centenário de nascimento, do grande compositor brasileiro, Noel Rosa. O blog continua mostrando um pouco da obra deste talento da música brasileira, considerado por muitos artistas, como o maior compositor na história da nosa música. O primeiro centenário de Noel será lembrado neste dia 11 de Dezembro de 2010.




Qual Foi o Mal Que Eu Te Fiz

Composição: Noel Rosa e Cartola

Diz
qual foi o mal que eu te fiz?
Eu não
te farei essa ingratidão
Foi um palco contra nossa amizade
Não creias, não pode ser verdade

Não creias nestas mentiras
Que roubam nossa alegria
Os invejosos se vingam
Armados de hipocrisia

A mentira infelizmente
O mais forte amor destrói
Mas se eu não tenho remorso
O meu coração não dói

Diz
qual foi o mal que eu te fiz?
Eu não
te farei essa ingratidão
Foi um palco contra nossa amizade
Não creias, não pode ser verdade

Disseste que te enganei
Não sou tão fingido assim
Talvez queiras um pretexto
Para viver longe de mim

Disseram que eu traia
A nossa grande amizade
E tão criminosa a culpa
Que não pode ser verdade

" Com inéditas de Chico, Calcanhotto e Tom Zé, CD de Gulin fica para 2011 "


Programado em princípio para este segundo semestre de 2010, o segundo disco de Thaís Gulin teve seu lançamento adiado para o início de 2011. O CD alinha no repertório inéditas de Adriana Calcanhotto, Chico Buarque e Tom Zé (Ali, Sim, Alice - com participação do próprio Tom Zé). Tema de Rodrigo Bittencourt, já gravado pelo compositor em seu segundo disco (Mordida, 2008), Cinema Americano também figura no repertório selecionado pela cantora para seu segundo álbum. Outra faixa é Paixão Passione, inédita de Ivan Lins e Vítor Martins que Gulin gravou para a trilha sonora nacional da novela Passione. Caberá à gravadora Biscoito Fino distribuir o CD nas lojas

" Dysmeniélisson Jerry: veja alguns nomes de pessoas mais bizarros do Brasil "


"Seria trágico se não fosse cômico". Nomes próprios constrangedores como esse do título, citado pelo poeta Jessier Quirino no poema "A Diz Puta Eleitoral", é mais comum do que parece no Brasil. No Nordeste então, vigi! Nem se fala. Não sei se é muita criatividade ou a falta completa dela. O assunto já foi tema de diversas reportagens na TV. Lembro de uma que passou no Fantástico (Globo), com as irmãs: Xérox, fotocópia e Autenticada. Esse deve ser uma dos casos mais conhecidos do país.

Para que as irmãs copiadoras não se sintam tão constrangidas, vou publicar aqui uma lista de nomes curiosos.

Veja curiosidades sobre nomes próprios começados pela letra "A"

Abrilina Décima Nona Caçapavana Piratininga de Almeida
Acheropita Papazone
Adalgamir Marge
Adegesto Pataca
Adoração Arabites
Aeronauta Barata
Agrícola Beterraba Areia
Agrícola da Terra Fonseca
Alce Barbuda
Aldegunda Carames More
Aleluia Sarango
Alfredo Prazeirozo Texugueiro
Alma de Vera
Amado Amoroso
Amável Pinto
Amazonas Rio do Brasil Pimpão
América do Sul Brasil de Santana
Amin Amou Amado
Amor de Deus Rosales Brasil (feminino)
Anatalino Reguete
Antônio Americano do Brasil Mineiro
Antonio Buceta Agudim
Antonio Camisão
Antonio Dodói
Antonio Manso Pacífico de Oliveira Sossegado
Antonio Melhorança
Antônio Morrendo das Dores
Antonio Noites e Dias
Antônio P. Testa
Antonio Pechincha
Antônio Querido Fracasso
Antonio Treze de Junho de Mil Novecentos e Dezessete
Antônio Veado Prematuro
Apurinã da Floresta Brasileira
Araci do Precioso Sangue
Argentino Argenta
Aricléia Café Chá
Armando Nascimento de Jesus
Arquiteclínio Petrocoquínio de Andrade
Asteróide Silverio
Abelárbio Alves Cabral
Adão Preto
Agnus Dei Delgado
Alrirwertom Wescrelteniz Phissihoua
Amor Lauretti Costa
Anco Márcio
Anifelice Da Silva
Antônio Bonito
Antônio Cambraia
Antônio Padre
Antônio Pica Terreno
Antônio Varandas
Arágua Santos Silva
Araguázia Bernedício
Aritá Amaral
Arnaldo Bispo De Jesus Filho
Arx Tourinho
Asclepíades Garcia Pinheiro
Asfilófio De Oliveira Filho
Augêncio Soares

Matéria extraída do blog Cultura Nordestina