Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 10 de setembro de 2011

Morre músico Manito, saxofonista da banda Os Incríveis, aos 68 anos

Morreu ontem, aos 68 anos, o músico Antônio Rosas Seixas, o Manito, que foi saxofonista da banda Os Incríveis e que participou também da fundação do grupo de música instrumental Saxomania junto com o músico João Cuca. Manito sempre foi lembrado por solos inesquecíveis durante a Jovem Guarda, época em que Os Incríveis se firmaram como uma das mais importantes bandas do país. Inspiraram e ainda inspiram muitos jovens com a sua música. Manito tratava desde 2006 de um câncer na laringe, o que o afastou dos shows com o Saxomania devido ao duro tratamento de quimioterapia.

"O tumor voltou em 2010", explicou ontem Lucinha, companheira há 13 anos do músico, que morreu em casa na tarde de ontem. "Em maio, ele foi operado. Mas ele já tinha feito radioterapia e a pele estava afetada, com dificuldade para cicatrizar, e ele tinha problemas hepáticos. Vivemos com empenho para ele se recuperar, tivemos momentos animadores. No fundo, eu sei que foi uma grande libertação. Ele sempre foi um grande guerreiro. Isso foi uma libertação e está sendo recebido com muita alegria. Já está dando o tom. Com certeza, está em uma luz muito aconchegante e recebendo os últimos momentos das pessoas que o quiseram muito bem." Ele deixa cinco filhos. Três do primeiro casamento, dois do segundo.

Lívio Benvenuti Júnior, o Nenê, contrabaixista da banda "Os Incríveis", lamentou a morte do amigo. "Ele foi para o outro lado porque estava sofrendo muito. Eu acompanhei toda a trajetória, foi muito difícil para ele. Graças a Deus, ele se foi. É muito chato isso, um grande amigo, perdi um grande cara, é muito difícil. Mas venho chorando faz tempo de vê-lo definhando. Mas, graças a Deus, ele vai lá para cima", disse o músico. Os detalhes do velório e do enterro estão sendo organizados agora pela família.

"Ele se libertou da matéria, que já estava muito sofrida. E foi apresentar seu show em outras esferas. Deixou muitas coisas boas, engrandeceu a música e trouxe um modo novo de tocar sax, inspirou muita gente. É uma pessoa sempre grandiosa, de muita ética, honestidade. Passou muita alegria para as pessoas. Morreu aos 68 anos, 64 anos de música. Começou a tocar aos 4 anos e, aos 5, já ajudava com as despesas de casa", lembrou Lucinha, muito emocionada.
Fonte: Portal UOL

"Lirinha retorna com disco solo e traz mais guitarras"



José Paes de Lira, o Lirinha, retorna em um tra­ba­lho solo este ano. Lira é o pri­meiro disco solo depois de um período se dedi­cando ao tea­tro e à literatura. O disco teve pro­du­ção de Pupillo, da Nação Zumbi e traz 12 fai­xas. Será dis­po­ni­bi­li­zado na inter­net para down­load gra­tuito neste domingo dia (11).

Gravado de forma inde­pen­dente, o álbum foi feito entre São Paulo e Recife e mas­te­ri­zado na França. Além de Pupillo, par­ti­ci­pa­ram do pro­cesso de gra­va­ção, Bactéria, do Mundo Livre S/A e Neilton, da Devotos. Entre as par­ti­ci­pa­ções espe­ci­ais estão Otto, Ângela Ro Ro, Fernando Catatau e Maestro Forró. Lula Côrtes tam­bém está pre­sente e gra­vou sua par­ti­ci­pa­ção pou­cos dias antes de fale­cer, em feve­reiro deste ano.

Fonte: O grito

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

" Hermeto Pacoal pode realizar concerto na Macuca"


A informação não é oficial, mas nas redes sociais já se espalhou com muita intensidade, a notícia dando conta de que o músico Hermeto Pacoal, deverá fazer um concerto na Macuca. A apresentação se daría durante a realização do "Festival Macuca Jazz e Improviso", programado para acontecer no próximo dia 23 de Outubro. A informação, vém causando muita espectaviva em meio as pessoas que gostam e apreciam a música desse grande multi-instrumentista brasileiro. Agora, é aguardar a confirmação ou não, deste grande Concerto.

"BACNARÉ - SONS DA AFRICA"

 
 
 
TEATRO GUARARAPES DIA 01 DE OUTUBRO ÀS 20h. Apoio, blog e Programa Censura Livre

"Roberto Carlos faz show para mais de 5 mil fãs em Jerusalém"



O cantor Roberto Carlos foi aclamado nesta quarta-feira (7) em Jerusalém por milhares de fãs brasileiros e latino-americanos que cantaram e dançaram suas canções mais famosas e puderam escutá-lo cantar uma música em hebraico. O rei se apresentou perante mais de 5 mil pessoas com uma orquestra de 20 músicos nas Piscinas do Sultão, um espaço aberto aos pés da antiga cidadela amuralhada, durante uma visita a Israel e um projeto chamando Emoções em Jerusalém.

Em um impressionante palco no qual recriaram o Domo da Rocha com sua conhecida cúpula dourada, o Muro das Lamentações, algumas das igrejas mais significativas de Jerusalém e uma oliveira no centro, Roberto Carlos apresentou um por um os sucessos que o transformaram em um dos cantores brasileiros e latinos com maior projeção internacional. Ao ritmo de canções como Lady Laura, Qué será de ti, À minha maneira, Eu quero apenas, Proposta e Desafogo, o público se animava e ondeava dezenas de bandeiras do Brasil durante o show realizado 43 anos após sua última visita a Israel para a gravação do filme Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa.

Entre cada música, centenas de presentes cantavam em português o uníssono "ê, ê, ê.. Roberto é nosso rei", enquanto um dos momentos mais marcantes foi quando o artista de 70 anos arriscou a recitar algumas estrofes de uma popular canção israelense Jerusalém de Ouro em hebraico, acompanhado por um coro de jovens. A maior parte do repertório foi cantado em português, embora também triunfasse diversos compassos em espanhol, inglês e italiano, esta última escolhida para cantar um Ave María que deixou os presentes sem palavras.

Fonte: Portal Terra

"Falando de Cinema"

Documentário pró-Fidel Castro chama atenção em Veneza.




Cuba ganhou destaque no 68º Festival Internacional de Cinema de Veneza com a apresentação do documentário italiano Cuba na era Obama, que analisa a situação atual da ilha caribenha do ponto de vista dos partidários do regime de Fidel Castro. O conteúdo tem pouco a ver com o que pode sugerir seu título e trata superficialmente das mínimas mudanças que aconteceram nas relações entre Washington e Havana após a chegada do presidente Barack Obama.

O documentário é obra do jornalista Gianni Minà e está dividido em duas partes. O filme aborda a história dos últimos anos da ilha e a vigência proposta pela revolução liderada por Fidel Castro. Entre os temas analisados também está o Campo de Detenção de Guantánamo, exibindo o testemunho de um dos três cubanos que ainda trabalham para o governo de Washington e dos jovens que realizam o serviço militar de Cuba ao vigiar a fronteira com a base americana.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

"Martinho da Vila lança livro na Bienal do Rio de Janeiro"


Acostumado a autografar capas de discos, Martinho da Vila, amanhã à tarde, vai repetir a dose, porém em capas de livros, na 15ª Bienal do Livro, no Rio. O sambista lançará Fantasias, Crenças e Crendices, sua 11ª obra, que traz histórias com abordagem de temas reais sobre misticismos, crenças e amor. Sem uma classificação literária definida, Martinho acredita que seu livro deveria estrear em uma nova categoria: a de Literatura Musical. "É um pouco difícil de classificar os meus livros. Digo que eles são de estilo diferente de tudo", afirma o autor.

Fã de Machado de Assis e Lima Barreto, o músico revela que a paixão pela leitura começou ainda menino. Mas o primeiro livro, o infantil Vamos Brincar de Política?, só nasceu depois que recebeu a encomenda de uma editora. E, a partir daí, os outros dez foram no embalo. "Comecei escrevendo por encomenda. Depois resolvi escrever, sem intenção literária, sobre a história da Vila Isabel. E, conforme o tempo vai passando, vai-se pegando gosto pela escrita", explica o músico, que tem entre suas obras os estilos de ficção, antropologia, romance e biografia dedicados a adultos, adolescentes e ao público infantil.

"Concerto do violonista Guinga com a OSR abre programação da Mimo nesta quarta"



Conhecido pelas melodias sofisticadas e igualmente harmoniosas, o compositor e violonista carioca Guinga fará apresentação no Recife nesta quarta-feira (7), dividindo o palco do Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, com a Orquestra Sinfônica do Recife (OSR), num dos eventos que abrem a programação 2011 da Mostra Internacional de Música de Olinda, a Mimo. O evento configura uma das novidades da mostra, que nesta edição sairá de Olinda e conquistará também o Recife. A apresentação será realizada ao ar livre, com o palco do teatro voltado para o pátio do Dona Lindu. Três mil cadeiras serão colocadas no local para acomodação da plateia. No palco, Guinga é acompanhado pelo trio formado pelo trompetista Jessé Sadoc, o clarinetista Paulo Sérgio Santos e o violonista Lula Galvão, além da OSR, que regenciada pelo maestro Osman Gioia, promete dar uma nova dimensão artística às composições de Guinga, inicialmente dedicadas ao som íntimo do violão.

GUINGA - O compositor e violonista Guinga é um dos mais renomados e conhecidos do Rio de Janeiro. Suas peças são produzidas principalmente para violão. Suas incomuns, originais e intrincadas harmonias mostram influências de Villa-Lobos e Debussy, ao mesmo tempo que mantém a ideia e o pulso rítmico de gêneros populares como o samba, o choro e o baião.

Com uma agenda lotada de concertos pela Europa e os EUA, de Milão a São Francisco, Guinga celebra os seus 60 anos percorrendo o circuito artístico já anteriormente trilhado por Villa-Lobos e Tom Jobim, pilares principais de sua formação musical. Para Guinga, o impressionismo tropical de Villa-Lobos é a marca mais forte da música brasileira, uma vez que mescla uma ideia própria do País com a sofisticação da música de origem européia.

Fonte: jc online

" Comunidade na internet faz homenagens a Rocir Santiago"

Cada vez mais presentes na vida das pessoas, as comunidades abertas nas diversas redes sociais na internet, vém cumprindo um papel de fundamental importância na descoberta, nos reecontros e em reconhecimentos de valores. É o que está acontecendo neste momento em Garanhuns, com a criação de uma comunidade no face facebook, especialmente para homenagear pessoas que de alguma forma contribuem ou já contribuíram para o desenvolvimento da cultura local. E o primeiro a ser homenageado e ter seu trabalho reconhecido como jornalista e homem de comunicação, é o radialista Rocir Santiago. Veja a seguir,a reprodução do material que está no facebook e no blog educação e luta, assinado pelo Professor Augusto Souto.

Na comunidade Garanhuns abrimos espaço para os artistas da cidade e alguns deles aceitaram o nosso convite escrevendo um pouco sobre suas trajetórias.Resolvemos transcrever as postagens da comunidade no nosso blog.O radialista Rocir Santiago foi um dos campeões de audiência do nosso rádio.Seus programas tinham a sua “marca”, um verdadeiro comunicador.Inteligente, versátil, carismático fez História no rádio de nossa cidade.Veja o que escreveu sobre sua trajetória:
Nasci em Barreiros, litoral Sul de Pernambuco à 26 de dezembro de 1949.Cheguei a Garanhuns no início de 1964 para estudar e fui aluno fundador do Colégio Municipal Pe Agobar Valença. Cursei o ginasial (na época) e parte do Científico. Iniciei em rádio, não lembro bem o ano, na então Rádio Difusora de Garanhuns. Era gerente Ivo de Souza Ramos. Fui levando pelo meu ex-cunhado e também radialista José Marcos Leite.


Trabalhei com carteira assinada por apenas um mês! É que um falecido advogado da cidade denunciou ao gerente que alguém tinha lido um comercial errado. O comercial era da Boate Estância, em Angelin. Como eu era o único iniciante paguei o pato e fui posto pra fora. Meses depois da trágica morte de Ivo de Souza, voltei a trabalhar na Difusora. Eram meus professores o próprio Marcos Leite, José Inácio (ex-prefeito), bem como o pessoal mais antigo. Daí foram meus gerentes Solon Gomes e logo depois Rossine Moura. Com a chegada de Lúcio Mario pedi pra sair. Queria trabalhar fora e fui para Caruaru - Rádio Liberdade. Da liberdade fui convidado para a Rádio Cultura, lá mesmo em Caruaru, onde fundei com o dramaturgo Vital Santos, um grupo de teatro amador que chegou a ser campeão nacional de um concurso anual que havia na época. Daí foi convidado por Arnaldo Costa para trabalhar na TV Gazeta de Alagoas, onde assumi o jornalismo de lá por cerca de dois anos

Muito jovem e sem orientação profissional e social, me apaixonei por uma pessoa errada. Quando ela acabou o namoro me desesperei e deixei tudo pra lá. O senador Arnon de Mello, dono da TV e seu filho Pedro Collor insistiram para que eu não deixasse a TV, mas não quis saber de conselho e voltei pra casa - Usina Água Branca - Quipapá PE. Foram-se meses e resolvi mudar de profissão: fiz destilação alcoólica, como funcionário da Usina Lajinha (AL), na ASPLANA. Final do curso fui ao centro de Maceió comemorar...quando desci no centro da cidade de Maceió para comemorar a conclusão do curso, encontrei com um amigo aqui de Garanhuns jornalista Romero Vieira Belo - garanhuense - que é editor geral de um jornal em Brasília e tem um irmão editor geral do Diario de Pernambuco que virou minha cabeça de novo e me levou para a TV Alagoas onde trabalhei como assessor de produção. Anos depois fui convidado a escrever o roteiro de uma novela, sobre a invasão holandesa no Brasil e deixei a TV Alagoas. Voltei para Garanhuns, trabalhei de novo na Rádio Difusora como jornalista e fui convidado para a recém inaugurada Radio Meridional, como jornalista. Casei e sai da Meridional parra assumir a assessoria de imprensa da Prefeitura da Garanhuns no governo José Inácio. Daí fiquei para o governo Ivo Amaral e subseqüentes... Fui convidado para FM 7 Colinas onde deixei jornalismo e fiz um trabalho de produtor apresentador com o programa Luiz Gonzaga e depois mais um, o "Balcão de Bodega". Daí casei tive um casal de filhos já formados, me divorciei e agora estou curtindo a aposentadoria.


Finalmente as emissoras em que trabalhei em Garanhuns foram:
Rádio Jornal - redator de notícias (duas vezes) gerente e diretor comercial;
Rádio Meridional - Diretor de jornalismo;
FM 7 Colinas - Locutor apresentador de dois programas: Luiz Gonzaga, Brasil Chapéu de Couro, das 06 às 07 horas da manhã e Balcão de Bodega das 17 às 18 horas.
FM Marano - Balcão de Bodega - 17 às 18 horas.
FM Monte Sinai - Um programa avulso pela manhã.
Texto e áudio: Rocir Santiago
Este espaço está aberto a todos que possam contribuir com o resgate desta figura ímpar do rádio local.

Veja o que José Marcos Leite, um dos jornalistas de maior credibilidade de nosso Estado falou sobre Rocir:
Rocir é um multi-artista. Talvez um gênio! Por isso, certamente, muito humilde. Tanto que, que no perfil biográfico que traçou para o Educação e Luta foi modesto, deixando de dar a necessária dimensão ao seu dom de experiente compositor musical. E cantor. Não reconhecido na proporção que deveria ser. Nós aqui do blog tivemos a enriquecedora oportunidade de, por vários anos, acompanhar e até certo ponto compartilhar – um pouco da criatividade de Rocir, na então Rádio Difusora de Garanhuns. Podemos afirmar que… Bem, o que interessa mesmo é acompanharmos um resumo da trajetória artística de Rocir Santiago.