Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Paulo Ferreira fez explanação na câmara de Vereadores sôbre "Meninos de São Pedro"

O músico e produtor Cultural Paulo Ferreira, esteve na tarde desta quinta-feira na Câmara Municipal de Vereadores de Garanhuns. O objetivo da visita ao legislativo local, foi o de passar para os vereadores e público em geral, detalhes e a importância do que representa o projeto "Meninos de São Pedro", que recentemente foi agraciado pela Unicef com um certificado, pelo reconhecimento de suas ações e experiências socioeducativas para crianças, adolescentes e jovens da região. A Associação Meninos de São Caetano que atua predominantemente na área de música, ficou entre as 20 entidades que mais se destacaram no Brasil. 

Em sua visita a Casa Raimundo de Moraes, Paulo Ferreira fez a entrega de uma cópia do Certificado ao legislativo, representado pelos vereadores Marcelo Marçal e Silvio Sabino. O produtor em pronunciamento aos presentes, agradeceu a comunidade de São Pedro e a todos que direta ou indiretamente participaram desta conquista, mas também deixou claro que a falta de um apoio maior de todos os seguimentos da sociedade, pode interromper este trabalho tão importante de inclusão social.

Torcemos para que este trabalho não sofra com a falta de apoio, e que o projeto continue com o seu proposito de contribuir cada vez mais, tendo a música como instrumento de educação, na formação cultural e intelectual dos jovens de São Pedro. Parabéns por tudo Paulão.  

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Sonora Brasil é a atração desta Quinta-feira no Sesc Garanhuns



A Unidade do SESC Garanhuns recebe, nesta quinta-feira, 17, às 20h, o grupo Quarteto Colonial. Vindo do Rio de Janeiro, o grupo chega a Garanhuns depois de passar por Recife, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Surubim e Caruaru. A Apresentação faz parte da programação do 4º circuito do Sonora Brasil - Circuito Nacional de Música do SESC.

O Quarteto Colonial é formado pelos músicos Doriana Mendes (soprano), Talita Siqueira (contralto), Geilson Santos (tenor), Luiz Kleber Queiroz (barítono), com direção musical de Maria Aida Barroso. O repertório do grupo parte da obra do padre José Maurício Nunes Garcia (1767 – 1830), que foi mestre de capela da Sé do Rio de Janeiro e, posteriormente, da Capela Real, passando por compositores de vários períodos até chegar aos autores da atualidade.

O grupo integra as apresentações do tema “Sagrados Mistérios: vozes do Brasil”, que destaca o repertório de música vocal presente nas festividades populares em devoção às entidades religiosas. A expressão “música sacra” designa a música erudita da tradição judaico-cristã, mas em sentido mais amplo também relaciona a música presente em cultos de outras religiões. Essa denominação é utilizada desde a Idade Média, quando se buscou definir uma forma distinta para as composições relacionadas às missas e outras práticas religiosas. O canto gregoriano é uma de suas expressões mais antigas e reconhecidas.

O roteiro de apresentações do 4º Circuito começou, no dia 9, no Sesc Santa Rita, no Recife. De Garanhuns o Quarteto Colonial segue para Belo Jardim (dia 19), Arcoverde (dia 20), Buíque (dia 21), Ibimirim (dia 22), Triunfo (dia 23), Carnaíba (dia 24), Bodocó (dia 26), e passa ainda por Araripina (dia 27) e Petrolina (dia 28), onde será encerrado. As apresentações acontecem sempre às 20h e tem entrada gratuita.

Sonora Brasil - Em 2011, o Sonora Brasil, que é promovido pelo Sesc, trouxe a Pernambuco os grupos Caixeiras do Divino, do Maranhão; Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança, do Pará; Banda de Congo Panela de Barro, do Espírito Santo. Todos compõem as atrações do tema: Sagrados Mistérios: vozes do Brasil, que destaca o repertório da música vocal presente nas festividades populares em devoção às entidades religiosas.

 

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Oswaldo Montenegro apresenta repertório inédito no CD 'De Passagem'

 
 
Oswaldo Montengro apresenta repertório inédito no CD De Passagem. Produzido pelo próprio cantor e compositor, o disco chega às lojas ainda neste mês de novembro de 2011. Além de produzir o álbum, Montenegro também tocou violão, piano e percussão em temas como Não Importa Por Quê, Palma, Velhos Amigos, Eu Quero Ser Feliz Agora, Sem Susto, Asas e Todo Mundo Tá Falando. Primeiro disco de inéditas do artista desde A Partir de Agora (2007), De Passagem sucede Canções de Amor (2010), CD em que Montenegro recriou a própria criação. Em recente passagem por Garanhuns, o artista cantou músicas desse novo trabalho.
 
Fonte: Notas Musicais.

Brasil e Argentina assinam acordo de cooperação cultural



Brasil e Argentina assinaram nesta terça-feira (15) um memorando para potencializar a cooperação e a sinergia cultural entre os dois governos, que trabalham em diversas iniciativas como a criação de uma biblioteca virtual e a organização conjunta de uma bienal sobre indústrias culturais. Durante uma entrevista coletiva em Buenos Aires, a ministra da Cultura do Brasil, Ana Buarque de Hollanda, e seu homólogo argentino, Jorge Coscia, assinaram o acordo depois de dois dias de reuniões.

Este documento destaca questões de cidadania e diversidade cultural, especialmente no programa do governo brasileiro Cultura Viva, que concede subsídios e experiências culturais populares. O governo argentino começa a imitá-lo em pequena escala e visa reforçar e enriquecer atividades conjuntas através de um encontro entre as nações. O secretário argentino disse que não vê problemas em admitir que seu ministério esteja imitando o exemplo de algumas "bem-sucedidas iniciativas" do Brasil em matéria de cultura, pois compartilhar experiências é um dos principais objetivos do programa.
Em declaração conjunta, os ministros também mostraram sua vontade de ampliar a colaboração nas áreas de identidade e patrimônio cultural, intercâmbio artístico, economia criativa, literatura, audiovisuais e museus. Ana de Hollanda disse que buscam criar "incentivos fiscais para facilitar o trabalho da produção cultural". Os ministérios pretendem trabalhar na criação de programas conjuntos de tradução de livros e criar uma biblioteca virtual com obras clássicas dos dois países, que estrearia com a coleção do historiador argentino Pedro de Angelis, conservada no Brasil. A ideia é que este espaço possa se transformar em uma grande biblioteca digital latino-americana algum dia.