Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sexta-feira, 29 de abril de 2011

" Natal dos Sonhos sai na Frente do Festival de Inverno "





O combalido Natal dos Sonhos de Garanhuns, parece querer reagir. Pelo menos é o que deixa transparecer nas reuniões que andam acontecendo na cidade para se tratar do assunto. Achamos muito válido se tratar do assunto com essa antecedencia. É assim mesmo que um grande evento deve ser tratado. Mas isso nos remete a indagar sôbre outro evento da cidade. O Festival de Inverno. E a pergunta é... O que se tem discutido sôbre o FIG até o momento ? alguém aí no outro lado saberia responder a indagação?

Pelo que nos consta, embora a data ainda não tenha sido anunciada, faltam pouco mais de 2 meses para a sua realização, e até agora como se fosse proíbido, nada se sabe sôbre o assunto. Pelo visto, sabe-se mais hoje sôbre o natal dos sonhos que acontece no final do ano, do que sôbre o Festival de Inverno, que está as vésperas de começar. A não ser que estejam querendo fazer uma grande surpresa para todos nós, ao que tudo indica vamos viver a exemplo dos anos anteriores, o mesmo dilema, e a mesma conversa mole na hora de se anunciar o formato do FIG para este ano. " Que a estrela Dalva possa nos iluminar ".

" Salão de Dança é cancelado "



Os organizadores da 1ª edição do Salão de Dança de Garanhuns, comunicam ao público que por motivos superiores, o evento não mais irá acontecer na noite desta Sexta-Feira, conforme foi amplamente divulgado. Motivos alheios a vontade dos orgazinazores, fizeram com que o baile programado para acontecer nos salões da AABB com a Banda da Orquestra Super Oara fosse cancelado. Desta maneira, as pessoas que fizeram aquisição de ingressos e reservas de mesas, já podem se dirigir ao local de compra, para a devida restituição dos valores pagos. Os promotores também aproveitam a oportunidade para se desculparem perante o público e reafirmarem o compromisso de realizarem em breve um novo evento com a marca "Salão de Dança "

quinta-feira, 28 de abril de 2011

" Sai lista de aprovados para o curso de iniciação ao Teatro "




A secretaria de Cultura de Garanhuns, divulgou a relação dos candidatos aprovados para realizarem o curso de iniciação ao Teatro. O resultado final foi obtido a partir da soma das notas da prova prática com a prova teórica, na seletiva realizada no início da semana no Centro Cutural . Ao todo, 43 candidatos foram selecionados para o curso que terá o seu início já neste Sábado dia 30, com uma grande aula inaugural apartir das 19h. no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante. O curso faz parte do projeto " Vém Ver Teatro 2011 " coordenado pelo Teatrólogo Julirme Galindo que se estenderá até 31 de Agosto. Para a aula inaugural, é exigida a presença de todos os candidatos aprovados, sob pena dos faltosos serem substituídos. Confira aqui no blog a lista dos aprovados.

Nº DE INSCRIÇÃO CANDIDATO
12 Adriano Alexandre da Silva
43 Adriano Henrique Izidoro da Silva
40 Alex Apolonio Soares
04 Aline Vieira da Silva
11 Ana Claudia Silva
37 Anderson da Silva
74 Anderson Jaime Santos Silva
56 Antonio Carlos Belo da Silva
10 Ariane Alexandre
29 Bruno Adriano Barros Alves
05 Camila Maria da Silva Menezes
22 Cesar Henrique S. Barros
41 Chayanne Marcelli de Oliveira
32 Fabiana da Silva Izidio
01 Felipe Costa Espindola
28 Felipe Ferreira da Silva Araújo
33 Flávia Renata de Souza
67 Gessyca Geyza Santos da Silva
66 Jefferson Fernando Santos Siqueira
45 Jefferson Ferreira das Neves
08 Jhonatan Alexandre
39 João Elton Ferraz de Andrade
64 João Francisco Ferreira da Silva
23 Joesile Gomes Cordeiro
60 José Fagner da Silva
69 Joyce Regina Araújo Leite
71 Juliana da Silva Bernardo
73 Kleiton Carlos Batista dos Santos
20 Lucas Ferreira de Melo
49 Lucianne de Albuquerque Ramos
62 Lucivaldo Raniere Izídio de Almeida
26 Maria Aparecida Barbosa Teles
68 Maria Karina da Mata Silva
46 Mayke de Lima Martins
09 Ricardo da Silva
70 Romário Cordeiro Araújo
27 Rosimary Soares Barra Nova
65 Tamires Rodrigues dos Santos da Silva de Goes
72 Thais Gomes Lira
36 Uaxeda Noronha
06 Valdir Ferreira da Silva
25 Wanderlândia Melo Barbosa
30 Wyadja Stheffanie Barbosa Vaz

quarta-feira, 27 de abril de 2011

" Oscar 2012 anuncia calendário oficial "


A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou nesta terça-feira, 26 de abril, o calendário oficial da 84ª edição do Oscar, a principal premiação do cinema mundial. A cerimônia mais importante da sétima arte acontecerá no dia 26 de fevereiro de 2012, mas antes desta data os mais de seis mil membros da associação deverão cumprir uma série de prazos da premiação.Os votantes terão até o dia 13 de janeiro para apontar seus indicados, enquanto que a lista completa destes será anunciada no dia 24 de janeiro. Com as indicações oficiais, os integrantes da Academia recebem prazo para nova votação, agora incluindo apenas os filmes finalistas. A data final para a votação definitiva do Oscar é 21 de fevereiro.

" Quadro de Picasso é doado para financiar pesquisa científica "



Um filantropo anônimo doou um quadro do pintor espanhol Pablo Picasso à Universidade de Sydney com a condição de que seja vendido para financiar pesquisas científicas, informou nesta quarta-feira a imprensa australiana.Trata-se do quadro "Jeune fille endormie", pintado na França em 1935, e que pode alcançar o valor de 18 milhões de dólares australianos (US$ 19,4 milhões) em junho na casa de leilões Christie''s de Londres, informou a emissora ABC. O filantropo anônimo viajou dos Estados Unidos para a Austrália no ano passado para doar o quadro do gênio cubista. O vice-reitor da Universidade de Sydney, Michael Spence, disse que o dinheiro que será arrecadado no leilão servirá para financiar o novo centro para doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.

" Romancista Ana Maria Matute recebe Prêmio Cervantes das mãos do rei "



A escritora Ana Maria Matute recebeu nesta quarta-feira das mãos do rei Juan Carlos o Prêmio Cervantes, máximo da literatura espanhola, em uma cerimônia na universidade de Alcalá de Henares. O rei Juan Carlos entregou a distinção à escritora, que estava sentada em uma cadeira de rodas, em meio à ovação dos presentes. Ao ato de entrega do prêmio, presidido pelos reis, assistem entre outras personalidades, o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, acompanhado por sua esposa, Sonsoles Espinosa; a ministra de Cultura, Ángeles González-Sinde; a diretora do Instituto Cervantes, Carmen Caffarel, e a da Biblioteca Nacional, Glòria Pérez-Salmerón.

Matute, de 85 anos, se tornou nesta quarta-feira a terceira mulher a receber a honraria, que até agora havia sido concedido à ensaísta María Zambrano (1988) e a poeta Dulce María Loynaz (1992). Ana Maria Matute (Barcelona, 1925) ganhou em novembro o Prêmio Cervantes, após vários anos como finalista. A entrega do prêmio Cervantes, dotado de 125 mil euros, constitui o ato central do Dia Internacional do Livro, data em que se lembra a morte de Miguel de Cervantes, 23 de abril de 1616, e que, ao coincidir este ano com o Sábado de Aleluia, se transferiu para este dia 27 de abril.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

" Faltou Respeito "



Até agora ninguém conseguiu entender porque o Documentário " Dom Helder Câmara - O Santo Rebelde ", teve sua exibição cancelada na última Quinta-Feira, por parte da Prefeitura de Garanhuns. O documentário que conta a vida de Dom Helder, sería exibido no Centro Cultural , que simplesmente econtrava-se com as portas fechadas, no horário determinado pela Prefeitura, para sua exibição. O fato fez com que as pessoas que se deslocaram de suas residencias, voltassem frustradas, e o pior, sem nenhuma explicação sôbre o cancelamento. É bom lembrar que a exibição do Documentário foi amplamente divulgada pela prefeitura ao longo da semana, o que fez com que muita gente se programasse para assistir. A falta de respeito pelo que nos consta, ainda não foi explicada por quem de direito. É bom que isso seja feito o mais rápido possível e que haja uma boa desculpa para o cancelamento, caso contrário, o projeto do Cinema no Centro Cultural perderá totalmente sua credibilidade.

" Poeta chileno Gonzalo Rojas morreu aos 93 anos "



O poeta chileno Gonzalo Rojas, vencedor em 2003 do Prêmio Cervantes, morreu nesta segunda-feira (25) aos 93 anos, em consequência de um acidente vascular cerebral sofrido há dois meses, informou a família. Considerado um dos maiores autores latino-americanos, Roja também recebeu o Prêmio Rainha Sofia da Espanha (1992) e o Prêmio Octavio Paz do México (1998). Rojas é autor de uma vasta obra que inclui "La miseria del hombre" (1948), "Contra la muerte" (1964), "Oscuro" (1977), "Transtierro" (1979), "Del relámpago" (1981), "América es la casa y otros poemas" (1998) e "Del ocio sagrado (2002)". O poeta nasceu em 1917 em porto de Lebu, 500 km ao sul de Santiago.