Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 2 de abril de 2011

" Falando de Cinema "


estrelou os filmes “Chico Xavier” (2010) e “As Mães de Chico Xavier” (2011) vai participar de mais uma produção espírita. Trata-se de “O Filme dos Espíritos”, de André Marouço, baseado no “Livro dos Espíritos” de Allan Kardec. Desta vez, porém, ele não interpretará o médium Chico Xavier, mas um psiquiatra que tenta auxiliar o protagonista. Marouço, que além de dirigir, escreveu o roteiro e produz o filme, conta que conheceu o ator durante uma mostra de curtas-metragens realizada em São Paulo.


Na ocasião, Nelson teria expressado a vontade de estar em futuros trabalhos espíritas e não demorou a entrar para o projeto. Segundo Marouço, a afinidade do ator com a doutrina espírita teria pesado em sua escolha para o papel – mais ainda que sua fama como intérprete de Chico Xavier. A estreia de “O Filme dos Espíritos” está prevista para 7 de outubro, com distribuição da Paris Filmes, também responsável pela estreia nacional de “As Mães de Chico Xavier”. O diretor está confiante que o sucesso das produções anteriores do gênero espírita se repita mais uma vez.

" Festival Pernambuco Nação Cultural 2011 começa com evento descentralizado na Mata Norte "


O Festival Pernambuco Nação Cultural entra em uma nova fase em 2011 e investe na descentralização das ações, que levará apresentações, oficinas de capacitação e seminários para diversas cidades de cada microrregião. A primeira edição deste ano acontece na Zona da Mata Norte, entre 4 e 11 de abril. Goiana, pela sua reconhecida importância histórica e cultural, continua no papel de cidade-polo, e será sede do palco Pernambuco Nação Cultural, que contará com shows de cultura popular, música regional e música pop pernambucana.


Nos oito dias de festival, a população e os visitantes da Zona da Mata Norte contarão com diversas atividades que visam fomentar a produção, a circulação e o consumo da cultura na região. Além das apresentações musicais, serão realizadas, simultaneamente, espetáculos de teatro, dança e circo, exposições de artes plásticas, fotografia e artesanato, recitais, exibições de curtas, longa metragens e animações, oficinas de capacitação, seminários e fóruns. Destaque para o Fórum Regional de Cultura, que reunirá representantes do tecido cultural das 19 cidades que compõem a Zona da Mata Norte, e será a atividade que encerrará essa primeira edição do Festival Pernambuco Nação Cultural 2011.


Fonte: Fundarpe

sexta-feira, 1 de abril de 2011

" 'O corpo e a alma me pedem uma música mais íntima', afirma Gilberto Gil "




"O corpo e a alma me pedem para fazer uma música mais íntima", declarou à AFP o cantor e compositor Gilberto Gil, que fará no sábado um show acústico, "pessoal e introspectivo", em um grande teatro de Paris. Gil, ex-ministro da Cultura e que completará 69 anos em junho, se apresentará ao lado do violoncelista Jacques Morelenbaum e do filho Bem Gil no Teatro Chatelet, um dos templos da música parisiense.


O artista baiano, que tem mais de 40 anos de carreira, confessou em entrevista à AFP que a nova orientação em sua música tem relação com a "passagem do tempo, que deixa marcas"."A apresentação será uma viagem em uma música mais íntima, mais terna e introspectiva. E isso tem a ver com a passagem do tempo", reconheceu Gil. "O tempo deixa marcas estas se refletem em minha música", completou o cantor, que foi ministro da Cultura do governo de Luiz Inácio Lula da Silva de janeiro de 2003 a julho de 2008, quando renunciou para voltar à música.


O artista, um dos idealizadores da tropicália nos anos 60, quando também combatia a ditadura militar, afirma que agora deseja fazer uma música mais afastada de conceitos, de ideologias, "uma música mais pessoal, que deixe mais espaço para a ternura". "Eu já fiz tudo isso de estimular a música brasileira. Antes havia uma ideologia, que era ajudar a divulgar a nossa música no mundo. A tropicália foi isso. Agora quero voltar a coisas mais puras, livres, sem compromissos", explicou.

" Flip 2011 homenageia Oswald de Andrade "


A Festa Literária Internacional de Paraty, Flip, a ser este ano realizada entre os dias 6 e 10 de julho na cidade histórica de Paraty, litoral fluminense, vai homenagear o escritor brasileiro Oswald de Andrade, considerado o mais inovador dos escritores do modernismo. Esta, que é a nona edição do evento vai contar com a presença de escritores como João Ubaldo Ribeiro, James Ellroy, Claude Lanzmann, David Remnick, Joe Sacco, Pola Oloixarac, entre outros. O décimo autor estrangeiro a confirmar presença foi Michel Houellebecq, natural da ilha Reunião, departamento francês no Oceano Índico. Um dos autores de língua francesa mais controversos da atualidade, Houellebecq vai lançar na Flip o livro "O Mapa e O Território", com o qual ele conquistou em 2010 o Prêmio Goncout, na França.

quinta-feira, 31 de março de 2011

" Gal quer regravar canções de Tom Jobim após lançar inéditas de Caetano "


Nem mesmo lançou o álbum com inéditas de Caetano Veloso, produzido pelo compositor em parceria com Moreno Veloso (com a adesão de Kassin), Gal Costa já planeja novo projeto fonográfico de caráter retrospectivo. Tom de Gal é nova visita da cantora ao cancioneiro de Antonio Carlos Jobim (1927 - 1994) em turnê que seria gravado ao vivo para edição em CD, DVD e blu-ray. O curioso é que a artista já realizou projeto similar em 1999, ano em que gravou ao vivo - sob a produção musical de Marco Mazzola - o show que originou em 2000 o CD duplo e o VHS Gal Costa Canta Tom Jobim ao Vivo e, na sequência, gerou o DVD homônimo.


Fonte: Notas Musicais

quarta-feira, 30 de março de 2011

" Programa da Sete Colinas FM sai do estúdio e vai até as Escolas "


Quando Abril chegar, a Rádio FM Sete Colinas estará com uma grande novidade em sua programação noturna. A novidade fica por conta do programa Orelhão da Sete, que todas as Quintas-Feiras será transmitido ao vivo de uma Escola da cidade. O projeto denominado de Orelhão da Sete ( O Rádio na Escola ), tem por finalidade levar a emissora as comunidades escolares, para que sejam promovidos amplos debates envolvendo temas diversos, sempre ligados a educação.


A iniciativa da emissora da Boa Vista, contará com a colaboração luxuosa do Radialista Gerson Lima, que estará na produção e também comandando os debates ao lado do titular do programa, Fernando Monteiro(DJ). A formatação do programa abre espaço para participações de alunos, pais, diretores, professores, artistas e autoridades locais. Temas como: Bullying na escola, informática, Enem entre outros, serão debatidos semanalmente durante o programa, que começará às 20h.30. A idéia, coloca a FM Sete Colinas na vanguarda do rádio local, por tratar e promover debates sôbre assuntos "úteis" e de interesse de toda a comunidade.

" Falando de Cinema "


A Dama do Lotação ganhará nova versão. Em tempos de Bruna Surfistinha, nada mais natural do que um personagem símbolo de Nelson Rodrigues ganhar uma nova versão. A Dama do Lotação em breve voltará às telonas, sob as mãos do diretor Neville de Almeida . A intenção é que o novo filme atualize a história da mulher frígida para o marido, mas que seduz desconhecidos em viagens de ônibus. Será uma dama dominadora, que humilha os homens após anos de submissão.


O projeto ainda está em fase de captação de recursos e não tem protagonista definida. O diretor sabe que esta será uma tarefa complicada. "As atrizes no Brasil ficam peladas na Playboy, mas não querem fazer cena de sexo. Elas deveriam saber que a revista vai para a borracharia e o filme é para sempre", declarou. Ainda hoje, A Dama do Lotação é o terceiro maior público do cinema brasileiro, perdendo apenas para Tropa de Elite 2 e Dona Flor e Seus Dois Maridos. Estrelado por Sônia Braga e dirigido por Neville de Almeida, o longa-metragem levou cerca de 6,5 milhões aos cinemas.

terça-feira, 29 de março de 2011

" Maria Rita vai cantar músicas de Elis Regina pela primeira vez "


O tão sonhado dia para os fãs de Elis Regina e Maria Rita finalmente chegou. A filha da maior cantora que o Brasil já teve irá gravar um CD com músicas da mãe. O Ministério da Cultura acaba de aprovar a captação de R$ 2,2 milhões, por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura, para que Maria Rita grave, pela primeira vez, canções famosas de sua mãe. O lançamento está marcado para ano que vem, quando serão completados 30 anos da morte precoce de Elis. A cantora por sua vez, tem negado através do Twiiter que não tem nenhum projeto neste sentido para ser desenvolvido. É aguadar prá ver então.

" Vote em nossa Enquete "


Continua a enquete do blog prá saber sua opinião sôbre a vinda de alguns nomes de artistas que poderiam em algum momento partipar do Festival de Inverno. Se ainda não votou, vote agora. O blog agradece. Até agora Maria Bethania, Ivan Lins e Vander Lee são os mais indicados.

" Após 2 meses de internação, Zizi Possi fará turnê em igrejas "


Os dias de confinamento da cantora Zizi Possi finalmente chegaram ao fim. Após mais de dois meses internada em São Paulo, por conta de um problema na coluna, a mãe de Luiza Possi voltará aos palcos com a corda toda no mês que vem e também já planeja para o próximo ano uma atração diferenciada. Nos planos da cantora, uma turnê com um foco diferente. Zizi se prepara para viajar por igrejas históricas do Brasil em 2012, num projeto chamado Missa Leiga.


Em entrevista à colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo, a cantora disse que as apresentações não tem a ver com a religião das pessoas e que as igrejas são meros monumentos arquitetônicos, lugares de muita paz. Apesar de já estar com a agenda cheia, a cantora ainda está em fase de recuperação e contará, durante os shows, com a ajuda de um banquinho para descansar a lombar por alguns momentos. No entanto, a estratégia não deverá incomodar a plateia. Com a novidade do retorno da cantora à música, a popularidade dela decolou no Celeb, site que monitora a popularidade de artistas e celebridades na mídia nacional.


Apesar de ser o primeiro disco ao vivo da cantora, o último CD, de 2005, Para Inglês Ver e Ouvir, que contém clássicos da música internacional, norte-americana e inglesa, mas não fez mais sucesso do que a canção Per Amore, lançada em 1998, que consagrou Zizi como fundamental no hall da fama. Em 27 anos de carreira, Zizi se consagrou como cantora popular com músicas como Nunca, Engraçadinha, O Amor vem Para cada Um, Luiza, em homenagem a filha até então recém-nascida, e Asa Morena.


Fonte: Celeb – Reader’s Digest

" Minc ! 1ª Crise ? "


A ministra Ana de Hollanda completou 90 dias de Ministério da Cultura (MinC) num cenário de crise e polêmicas pautadas por questões como direitos autorais, convites seguidos de demissões, ataques por conta da Lei Rouanet e uma mudança nos rumos da política cultural. Se Dilma Rousseff representa a continuidade de Lula, Ana está longe de manter a linha da gestão passada. Ainda que a turma do ex-presidente no MinC estivesse em sintonia com as ideias de governo para a política cultural, a irmã de Chico Buarque já acenou que não seguirá o mesmo caminho.


Ana de Hollanda não fala sobre casos específicos. Só responde sobre direitos autorais quando pressionada em aparições durante eventos públicos e concorda em conceder entrevistas somente sobre temas que não estejam na pauta das polêmicas. O fato é que as opiniões sobre os primeiros três meses de governo ficaram polarizadas em grupos contra ou a favor. Para Antonio Grassi, presidente da Funarte, que teria sido um dos articuladores da indicação do nome de Ana para a cultura, as polêmicas não são nada diferentes do que aconteceu no início da gestão de Gilberto Gil, em 2002.


Grassi participou da concepção da política cultural inserida no programa das primeiras eleições de Lula e lembra de como a própria indicação de Gil foi alvo de polêmica. “Mas agora sinto que o processo está muito radicalizado, não sei se porque foi um processo eleitoral muito radicalizado ou se foi a própria mudança no MinC, onde havia movimentos para permanência do antigo ministro (Juca Ferreira). Acho importante que a pasta consiga ter uma visão acima dessas discussões, que consiga ter tranquilidade de maneira a não estar se misturando a essas discussões”, defende. “Não existe crise, existe um clima de polêmica.”

segunda-feira, 28 de março de 2011

" Falando de Cinema "


" Bruna Surfistinha supera os dois milhões de espectadores "


Os números impressionam e não mentem. Após menos de trinta dias em cartaz, o filme baseado no livro escrito por uma ex garota de programa já é um sucesso nacional. Estrelado por Deborah Secco (foto), Cássio Gabus Mendes, Drica Moraes e Fabiula Nascimento, Bruna Surfistinha já faturou mais de R$ 18 milhões e superou a marca de dois milhões de espectadores.


Agora, a produção da TV Zero, que tinha o título de maior abertura nacional de 2011 e está entre as sete maiores dos últimos 20 anos, é o terceira mais vista de 2011, perdendo apenas para a animação americana Enrolados e o nacional De Pernas pro Ar, que estreou no final de 2010.


Atualmente em cerca de 300 salas, o longa atraiu atenção, principalmente, por ter uma atriz de televisão famosa seminua no papel principal e rapidamente ganhou repercussão na mídia nacional. E embora existam aqueles que o acham apelativo, o fato é que a história da jovem Raquel (Secco), filha de classe média paulistana que de uma hora para outra sai de casa e vira garota de programa, caiu nas graças do público.

" Ainda Lula Côrtes "


O cantor, compositor e poeta pernambucano Lula Côrtes que saiu de cena na madrugada de sábado aos 61 anos de idade vítima de um câncer na garganta, foi o parceiro de Zé Ramalho no lendário álbum Paêbirú, gravado em 1974 e editado em 1975 com tiragem inicial que foi quase toda literalmente por água abaixo por conta da enchente que destruiu as instalações da gravadora Rozenblit em Recife.


Luiz Augusto Martins Côrtes iniciou sua carreira fonográfica em 1972. Geralmente editados de forma independente, vários álbuns de Côrtez foram gravados com a banda Má Companhia a partir da década de 80. Mas nenhum alcançou a repercusão de Paêbirú, que, embora nunca reeditado (oficialmente) em CD no Brasil, já foi relançado no exterior por dois selos estrangeiros ao longo dos anos 2000.


Relíquia para colecionadores nacionais, sobretudo quando se trata das cerca de 300 cópias em vinil que não foram arrastadas pelas águas, Paêbirú tem sua mítica história contada no documentário Nas Paredes da Pedra Encantada, produzido em 2010 e ainda inédito nos cinemas. Veleu Doido...