Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 26 de fevereiro de 2011

" De novo produzido por Liminha, Erasmo festeja 70 com disco de inéditas "


Estimulado pela receptividade do jovial álbum Rock'n'Roll (2009), que marcou seu encontro com Liminha, Erasmo Carlos bisa a parceria com o produtor no CD de inéditas que grava no Rio de Janeiro (RJ) para ser editado neste ano de 2011 pela Coqueiro Verde Records. Trata-se do 22º disco de inéditas do Tremendão e do 27º título da discografia oficial do artista. De olho no futuro, sem saudade, o álbum celebra os 70 anos que Erasmo vai completar em 5 de junho.
Fonte: Notas Musicais

" Do lixão ao Oscar, Tião quer despertar consciências em Hollywood "


Protagonista do documentário indicado ao Oscar "Lixo Extraordinário" e trabalhador em um aterro sanitário no Rio de Janeiro, Sebastião Carlos dos Santos, o Tião, procura despertar consciências em Hollywood para melhorar a qualidade de vida dos que reciclam lixo no Brasil. Tião, de 32 anos, aterrissou pela primeira vez em Los Angeles esta semana para assistir como uma estrela a mais da sétima arte à entrega das estatuetas no Teatro Kodak, uma gala que lhe aflige e da qual espera desfrutar, embora sem esquecer qual é seu papel na cerimônia.

"É muito gratificante e maravilhoso tudo o que está acontecendo", comentou Tião em entrevista concedida à Agência Efe no hotel Mondrian, na Sunset Boulevard. "Isto é muito maior do que tinha pensado, todo o mundo parece famoso. Mas é uma coisa que vai passar, terminará, e tenho que ter os pés no chão e não perder o contato com a realidade", explicou. O líder do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) se transformou nas últimas semanas no grande estandarte brasileiro pela defesa dos direitos a um trabalho e a condições de vida dignas para os que, assim como ele, cresceram aproveitando o que outros jogam fora.

Sua história como catador de lixo desde os 11 anos de idade em Jardim Gramacho, um dos maiores lixões do mundo, foi relatada no filme "Lixo Extraordinário", produção britânica e brasileira que conquistou um lugar entre os candidatos a melhor documentário.Desde que a indicação foi divulgada, em 25 de janeiro, Tião deixou para trás o anonimato para saltar às páginas dos jornais e aos programas das emissoras de TV brasileiras, uma mudança que tenta assimilar e aproveitar pelo bem dos seus.

"Eu não sou um ator. Estou aqui por um documentário que contou a vida real e para dar notoriedade ao nosso coletivo", indicou Tião, que, se puder, não deixará passar a ocasião de falar às grandes estrelas do cinema mundial sobre o que podem fazer pelos trabalhadores dos lixões no Brasil.Tião passeará pelo tapete vermelho vestido com um fraque criado com exclusividade pelo estilista brasileiro Pedro Cardoso e terá a companhia de seu representante, Jackie de Botton, que usará um traje de Marta Macedo produzido com materiais coletados em Jardim Gramacho.

"Lixo Extraordinário" concorrerá pela estatueta com "Exit Through the Gift Shop", "Gasland", "Restrepo" e "Inside Job", o documentário que parte como favorito, embora Tião não perca a esperança: "Sou otimista". Segundo Tião, o primeiro efeito da repercussão do filme já está sendo observado no Brasil, onde as pessoas estão deixando de tratar os trabalhadores dos aterros sanitários como "lixo"."Agora há respeito", afirmou, antes de apontar que ainda resta muito a ser feito.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

" Camelo acerta com a Universal edição de álbum 'pulsante e extrovertido' "


Caberá à gravadora Universal Music distribuir o segundo disco solo de Marcelo Camelo. Nas lojas em fins de março de 2011, o CD foi feito pelo selo do artista, Zé Pereira. O próprio Camelo produziu o álbum, mixado pelo produtor norte-americano Victor Rice, do coletivo Easy Star All-Stars. "É um álbum mais extrovertido, pulsante, com uma música que vai em direção ao próximo", conceitua Camelo, que posa na foto com o presidente da Universal, José Éboli (ao centro), com seus empresários e com Paul Ralphes (gerente artístico da gravadora ).

Fonte: Notas Musicais.

"Secretário do MinC faz seminário sobre Sistema Nacional de Cultura "


Recém empossado pela ministra Ana de Hollanda à frente da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, o designer e ex-secretário de Cultura do Recife e de Olinda, Roberto Peixe, esteve esta semana na Secretaria de Cultura de Pernambuco. Peixe ministrou o seminário Marcos Legais do Sistema Nacional de Cultura, no Teatro do Arraial, para uma platéia de cerca de 80 integrantes das equipes da Secult e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

O Sistema Nacional de Cultura (SNC) visa a articulação, gestão e promoção conjunta de movimentações na área cultural. Seu objetivo é formular e implantar políticas públicas e democráticas junto à federação, estados e municípios, com a participação da população. O sistema busca, ainda, uma integração do desenvolvimento social em exercício dos direitos culturais e o acesso da população às fontes da cultura nacional. Durante o encontro, o secretário de Articulação Institucional esmiuçou os principais pontos do SNC, apresentou a nova estrutura do MinC e traçou um panorama de como está o processo de implantação do sistema. “As discussões para implantação do Sistema Nacional de Cultura vêem desde 2003.

Fonte: Fundarpe.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

" Sesc promove Quinta da música com muito frevo "



Quem gosta de frevo, terá nesta Quinta-Feira a única opotunidade do ano em Garanhuns, prá dar uns bons pulos. É que o Sesc promove dentro do projeto Quinta de música, uma prévia cultural na qual o frevo reinará absoluto. O evento está programado para começar as 20h. no salão de eventos Jaime Pincho com a animação da Orquestra Gigantes do Frevo. Outra coisa boa é que a entrada é franca. A única coisa exigida é que você leve muita animação e se possível um pouco de confete , serpentina e uma bela sombrinha de frevo. Vale apena conferir.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

" Rita Lee faz disco de inéditas e CD com regravações de hits do cinema "


Rita Lee prepara desde janeiro nada menos do que dois discos. Ambos deverão ser lançados no segundo semestre deste ano de 2011. Um CD se chama Bossa'n'Movies e reúne sucessos de trilhas sonoras de filmes em clima bossa-novista, explorando a vertente criada pela artista com sucesso há 20 anos com o disco Bossa'n'Roll (1991). O outro é um disco de inéditas, o primeiro de Rita Lee desde Balacobaco (2003). Não há ainda informações sobre o repertório.

Fonte: Notas Musicais

" Falando de Cinema "


Fernando Meirelles fecha elenco de seu próximo filme.

Fernando Meirelles, de Cidade de Deus e Ensaio Sobre a Cegueira, é um dos diretores brasileiros de maior prestígio internacional. Não é à toa que seus últimos filmes atraíram um elenco internacional, com estrelas do porte de Julianne Moore (Minhas Mães e Meu Pai) e Ralph Fiennes (Fúria de Titãs). A situação irá mais uma vez se repetir em seu próximo longa-metragem, 360º, cujas filmagens iniciarão ainda nesta semana.

O elenco contará com Anthony Hopkins (Você Vai Conhecer o Homem dos seus Sonhos), Rachel Weisz (O Jardineiro Fiel), Jude Law (Sherlock Holmes), Marianne Jean-Baptiste (Segredos e Mentiras), Jamel Debbouze (Angel-A), Moritz Bleibtreu (Corra, Lola, Corra), Maria Flor (A Suprema Felicidade) e Juliano Cazarré (VIPs).

O roteiro, escrito por Peter Morgan (A Rainha) especialmente para o diretor, abordará relacionamentos humanos em uma estrutura circular. Ou seja, todos os personagens, de alguma forma, se relacionam. Além disto, o filme terá cenas faladas em sete idiomas distintos e locações nos Estados Unidos e nas cidades de Londres, Viena e Bratislava.

"Não há um grande tema por trás da história nem grandes conflitos. Mas foi um roteiro que não consegui parar de ler, uma coisa ia levando a outra e me intrigou", declarou Meirelles. O diretor filmará por apenas dois dias nesta semana, nos Estados Unidos, e logo em seguida paralisa as gravações até 21 de março. Nesta data reiniciará os trabalhos em torno do filme, com filmagens marcadas em Londres. Ainda não há previsão sobre quando 360º chegará aos cinemas.

" Sesc promove lançamento de mais um livro de Helder Herik "


Sôbre a Lápide: O musgo. Esse é o título do novo livro do escritor Helder Herik, que será lançado nesta Quarta-Feira dia 23. O lançamento será no centro de atividades do Sesc local apartir das 20h. Sôbre a Lápide: O musgo, é o terceiro livro de poesias a ser lançado por Helder Herik. Os anteriores são: "A morte " e " As plantas nascem Latindo", este último, publicado em 2009. A obra do escritor já repercute no mundo literário pernambucano, onde o mesmo tem participado de vários eventos ligados a área. Tá aí, uma ótima programação prá você aproveitas nesta Quarta-Feira a noite.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

" Conhecendo Mário Lago "


Em vida ou em gloriosa memória, Mário Lago – cujo centenário se comemora neste 2011 – sempre foi é uma reserva moral dentro da cultura brasileira. É só folhear sua invejável biografia, feita de capítulos e contribuições marcantes no rádio, no jornalismo, no teatro, na televisão, na literatura (é autor de livros de poemas, de contos de causos e de pelo menos dois belos volumes de memórias, Na Rolança do Tempo e Bagaço de Beira-Estrada) e na Música Popular Brasileira.

Nasceu no dia 26 de novembro de 1911, na Rua do Rezende – uma das ruas mais tradicionais do Centro antigo e atual do Rio de Janeiro. Letrista de sambas inesquecíveis, basta lembrar Emília, Ai que saudades da Amélia e Atire a primeira Pedra (em que, segundo o escritor e jornalista Sérgio Cabral, está o verso mais bonito da MPB: “Perdão foi feito pra gente pedir”), todos esses com o parceiro de primeira hora, Ataulfo Alves. Compôs também inúmeras marchas para o carnaval, como Aurora, valsas e até um fox-canção lindo de morrer, Nada Além, com Custódio Mesquita. Viveu uma época de ouro, quando espalhou o seu charme (“Modéstia à parte, eu era bonito, impertinente, usava paletó e gravata, dançava razoavelmente bem”, contou em entrevista à revista Bundas) e despertou paixões que o levaram a alguns desentendimentos ilustres (“Sou o inspirador do samba do Noel Rosa que diz ‘Pra que mentir/Se tu ainda não tens esse dom?’... teve mulher no meio”).

Carioca da gema, tricolor de coração, o artista teve a vida inteira marcada por uma intensa e coerente participação política, em defesa de sua classe artística e de todas as classes menos favorecidas neste país de distâncias sociais tão grandes. Em todas essas atividades, deixou inúmeras lições. O artista que viveu intensamente nos deixou (e deixou saudades) no dia 30 de maio de 2002. Veja Mário Lago cantando a bela canção " Nada Além )



" Rec Beat 2011 já tem programação completa "


Os organizadores do Rec Beat divulgaram através do site oficial as atrações confirmadas para se apresentarem na edição 2011 do festival. O Rec Beat será realizado entre os dias 05 e 08 de março, durante o carnaval e contará com 21 atrações. Os shows serão realizados no Cais da Alfândega, em Recife. Assim como ja é tradição no Rec Beat, a programação traz diveros nomes da atual cena independente nacional, além de alguns artistas já bem conhecidos do grande público e atrações internacionais.

Os estrangeiros da nova edição são Spoek Mathambo Live & Spoek Mathambo (África do Sul), Handsome Furs (Canadá), Kumbia Queers (Argentina) e Ana Tijoux (Chile). Entreos destaques nacionais estão Mombojó, Los Pirata, Odair José e Marcelo Jeneci. O Rec Beat chega a sua 16º edição em 2011. Os shows dos quatro dias de festival são patrocinados pela Prefeitura de Recife e a entrada é gratuita. Confira:

05 de março
20h00 - Patrick Tor4 (SE)
21h00 - Sweet Fanny Adams (PE)
22h00 - Lurdez da Luz (SP)
23h10 - Baiana System (BA)
00h30 - Spoek Mathambo Live & Spoek Mathambo DJ Set (África do Sul)

06 de março
20h00 - Solis (PE)
21h00 - Felipe Cordeiro (PA)
22h00 - Guizado (SP)
23h10 - Kumbia Queers (Argentina)
00h30 - Mombojó (PE)

07 de março
17h00 - Rec-Bitinho: "Palhaços em ConSerto" - Doutores da Alegria (PE)
20h00 - Los Pirata (SP)
21h00 - Rhaissa Bittar (SP)
22h00 - Handsome Furs (Canadá)
23h10 - Odair José (GO)
00h30 - Marcelo Jeneci (SP)

08 de março
20h00 - Frevo Diabo (PE)
21h00 - Criolina (MA)
22h00 - Ana Tijoux (Chile)
23h10 - Thalma de Freitas (RJ)
00h30 - Comunidade Nin-Jitsu (RS)