Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 19 de fevereiro de 2011

" Festa da Macuca continua neste Sábado "


obs: Click sôbre a imagem e veja a programação em tamanho ampliado.

" Falando de Cinema "


O ano de 2011 começou bem para o cinema nacional, com o belo desempenho da comédia De Pernas pro Ar. O longa-metragem estrelado por Ingrid Guimarães e Maria Paula já levou 3,3 milhões de pessoas aos cinemas e permanece em cartaz, quase dois meses após seu lançamento.

Outros filmes brasileiros também entraram em circuito nas primeiras semanas do ano, como Desenrola e Malu de Bicicleta, sem repetir a mesma performance. No próximo dia 25 estreará Bruna Surfistinha (foto), forte aposta para ser sucesso de bilheteria. Mas e os demais filmes, quando entrarão em cartaz?

Confira então aqui no blog, o calendário de lançamentos do cinema nacional para 2011. Lembrando que as datas divulgadas podem ainda ser alteradas pelas distribuidoras.

25/02 - Bruna Surfistinha, de Marcus Baldini
04/03 - Lope, de Andrucha Waddington
11/03 - Corpos Celestes, de Marcos Jorge e Fernando Severo
18/03 - Bróder, de Jefferson De
25/03 - VIPs, de Toniko Melo / Rosa Morena, de Carlos Augusto de Oliveira

Abril - VIPs - Histórias Reais de um Mentiroso, de Mariana Caltabiano
01/04 - As Mães de Chico Xavier, de Glauber Filho e Helder Gomes
15/04 - Amor?, de João Jardim / Família Vende Tudo, de Alain Fresnot
21/04 - As Doze Estrelas, de Luiz Alberto Pereira
29/04 - Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo, de Hugo Carvana / Sequestro, de Wolney Atalla / Marcha para a Vida, de Jessica Sanders

06/05 - Elvis e Madona, de Marcelo Laffitte / Não Se Pode Viver Sem Amor, de Jorge Durán
13/05 - Belair, de Bruno Safadi e Noa Bressane
20/05 - Mamonas pra Sempre, de Cláudio Khans
27/05 - Filhos de João, Admirável Mundo Novo Baiano, de Henrique Dantas

10/06 - Estamos Juntos, de Toni Venturi / Qualquer Gato Vira-lata, de Tomas Portella

01/07 - Uma Professora Muito Maluquinha, de André Pinto e César Rodrigues
08/07 - Cilada.com, de José Alvarenga Jr.
22/07 - Assalto ao Banco Central, de Marcos Paulo

05/08 - Capitães de Areia, de Cecília Amado
19/08 - Xingu, de Cao Hamburger / Onde Está a Felicidade?, de Carlos Alberto Riccelli
26/08 - O Palhaço, de Selton Mello

02/09 - O Homem do Futuro, de Cláudio Torres / Lutas, de Luiz Bolognesi

Outubro - Paraísos Artificiais, de Marcos Prado
21/10 - Dois Coelhos, de Afonso Poyart
28/10 - Corações Sujos, de Vicente Amorim

11/11 - Amanhã Nunca Mais, de Tadeu Jungle
18/11 - Heleno, de José Henrique Fonseca

31/12 - Billi Pig, de José Eduardo Belmonte

"A Leitura", de Pablo Picasso, é arrematada por US$ 40,7 milhões '


A pintura que Pablo Picasso fez de sua amante e modelo Marie-Thérèse Walter chamada "A Leitura" foi arrematada por 25,2 milhões de libras (40,7 milhões de dólares) num leilão da casa Sotheby's esta semana, acima das estimativas.A previsão era de que a pintura fosse vendida por entre 12 e 18 milhões de libras em Londres. A obra ajudou a aumentar o total do leilão de arte moderna e impressionista para 68,8 milhões de libras, incluindo o prêmio dos compradores.Segundo a Sotheby's, até sete concorrentes tentaram comprar "A Leitura", de 1932. Após seis minutos de leilão, a obra foi arrematada por um comprador anônimo que deu seu lance por telefone.

" Tiririca supera Lula como preferido para as máscaras de Carnaval no Rio "


O palhaço Tiririca, eleito deputado federal nas eleições de 2010, conseguiu superar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como principal rosto das máscaras que serão usadas no Carnaval do Rio de Janeiro. A imagem de Tiririca disputará preferência com a da presidente Dilma Rousseff e a do jogador Ronaldinho Gaúcho. o sucesso do rosto de Tiririca e atribuído a sua "mistura explosiva", que combina humor com política e que o transforma em figura ideal para o Carnaval, que começa oficialmente no dia 4 de março. Apesar de ter deixado a Presidência, o rosto do ex-governante continua entre os favoritos, e as máscaras são as únicas de um político brasileiro vendidas para fora do Brasil para serem usadas em outros carnavais

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

" Falando de Cinema "



Fernanda Montenegro de volta ao cinema:

Uma das principais atrizes da história do cinema brasileiro e a única a obter uma indicação ao Oscar. Esta é Fernanda Montenegro, que despontou para o mundo com Central do Brasil mas bem antes já chamava a atenção por aqui. Afinal de contas, Fernanda já tinha se destacado em filmes como Tudo Bem e Eles Não Usam Black-tie, lançados na década de 80. Ausente do cinema de ficção desde 2007, quando atuou em O Amor nos Tempos do Cólera, Fernanda em breve retornará às telonas. A atriz está envolvida com Bach in Brazil, coprodução entre Brasil e Alemanha que está em negociações no Festival de Berlim.

Os produtores Leonardo Monteiro de Barros (A Mulher Invisível) e Ansgar Ahlers são os responsáveis pelo projeto. O longa-metragem trará a história de um professor de música da cidade alemã de Leipzig, que viaja até Ouro Preto em busca de uma partitura há muito tempo desaparecida. Ao chegar ele passa a dar aulas para um grupo de crianças em um centro de detenção juvenil. A direção caberá ao próprio Ahlers, que estreará na função em um longa-metragem. O elenco contará também com Ulrich Tukur (A Fita Branca) e Katharina Thalbach (A Escolha de Sofia). Ainda não há data marcada para o início das filmagens.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

"Livro afirma que mineiros chilenos consideraram suicídio e canibalismo "


Os mineiros chilenos que ficaram presos em uma mina de carvão por 69 dias contemplaram a possibilidade de suicídio, e com o passar dos dias, até o canibalismo, antes que as equipes de emergência conseguissem entrar em contato com eles, afirma um livro lançado na última segunda-feira. O veterano jornalista americano Jonathan Franklin destaca no livro "33 Homens" que quase todos os mineiros sofreram transtorno de estresse pós-traumático desde que foram resgatados, após mais de dois meses nas profundidades da mina.

Eles sobreviveram os primeiros 16 dias depois do desabamento na mina com pequenas porções de atum. "Com comida ou sem comida, eu ia sair dali", disse Mario Sepúlveda ao programa "60 Minutes", do canal CBS, exibido no domingo. "Como? Pensei em qual mineiro entraria em colapso primeiro e depois comecei a pensar em como iria comê-lo, juro, não estava perturbado, não estava assustado", completou Sepúlveda.

Mas, no 17º dia, os socorristas entraram em contato com os mineiros, quando uma broca conseguiu atravessar o teto da jazida da mina São José e chegou ao local onde estava o grupo. Victor Zamora comentou com o escritor que ele e outros mineiros haviam começado a entrar em desespero e chegaram a considerar a possibilidade de suicídio. "Bom, se nós íamos continuar sofrendo, seria melhor para nós seguir juntos para o refúgio, ligar um motor e com o monóxido de carbono, apenas nos deixarmos ir", disse Zamora ao comentar o que pensava no momento.

O mineiro destacou que não considerava a ideia de suicídio. "A ideia era não continuar a sofrer. Nós iríamos morrer de qualquer jeito", disse. O dramático resgate dos mineiros deixou o mundo em suspense, ao ser transmitido ao vivo pela televisão para todo o planeta. Franklin, que trabalhou no Chile nos últimos 16 anos, teve acesso exclusivo aos mineiros e entrevistou os 33 para escrever o livro.

" Morre Raymond D'Addario, fotógrafo do julgamento de Nuremberg "


O fotógrafo Raymond D'Addario, mundialmente famoso por seus retratos dos nazistas durante o julgamento de Nuremberg, morreu aos 90 anos no último domingo em Holyoke (Massachusetts), informou nesta quinta-feira o "The New York Times" em sua edição digital. O periódico, que cita a sua filha Linda Salmon, destaca que seu trabalho como fotógrafo do Exército americano permitiu ao mundo conhecer o rosto dos principais responsáveis pelas atrocidades nazistas.

D'Addario foi membro da equipe do serviço de imagens militar que em novembro de 1945 documentou o Tribunal Militar Internacional de Nuremberg. Suas imagens foram distribuídas gratuitamente aos diários e revistas da época e foram empregadas em uma infinidade de livros de história. Entre as imagens mais conhecidas sobressai a do palanque do tribunal com os acusados cercados por policiais militares com seus capacetes brancos e suas mãos nas costas em posição firme.

Também têm destaque os retratos dos principais responsáveis do Holocausto.Entre os principais condenados no histórico julgamento figuram Hermann Goering, o braço direito de Adolf Hitler; Rudolf Hess, o segundo no partido nazista; Joachim von Ribbentrop, ministro das Relações Exteriores; e Albert Speer, o ministro da Indústria de Guerra.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

" Continuem participando da nossa Enquete "


" Fé do Nordestino é retratada em exposição de lampadas em São Paulo "


Até o dia 20 de fevereiro, os moradores e visitantes de São Paulo podem conferir, com entrada franca, as 6 mil lâmpadas incandescentes cheias d'água que compõem a exposição Lágrimas de São Pedro - Acalento ao Sertão Nordestino. A mostra retrata a relação da fé do sertanejo com a chuva.

A obra, segunda exposição do artista plástico Vinícius Almeida - conhecido como Vinícius S. A. - teve como inspiração a novena de São José, quando fiéis oferecem ao santo cantigas e orações, em troca das lágrimas de São Pedro. A chuva é vista como um símbolo de esperança para que permaneçam em sua terra e não tenham que se mudar para enfrentar a seca.

O intuito de usar as lâmpadas é fazer com que o público possa se envolver espacialmente com a exposição. Para compor a obra, Vinícius mergulhou na própria infância e em pequenas localidades no interior da Bahia, como Ubiraitá - origem de sua família, de onde trouxe as referências para a exposição.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

"Missa de Sétimo dia, Convite "


" Já está pronto em plena Av. Rui Barbosa, o túmulo onde está sepultada a emblemática imagem do índio Guarany, que por 60 anos ilustrou a imagem da saudosa Rádio Difusora de Garanhuns. A lápide em sentido vertical em vermelho e branco, sepulta de vez um dos maiores símbolos desse estado, acabando de uma vez por todas, a única imagem que restava da empresa Jornal do Commercio, fundada pelo Senador F.Pessoa de Queiroz. A lápide fria e sem vida eleborada por um computador, tomou o lugar de uma imagem esculpida pelas mãos calejadas de um artista, que um dia se encheu de orgulho em ver sua obra reinar absoluta por tantos anos em meio aos pernambucanos.

" Falando de Cinema "


Uma das grandes apostas do cinema hollywoodiano para 2011 é a animação Rio. Produzido pela Blue Sky, empresa responsável pela série A Era do Gelo, e dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, o longa-metragem trará as aventuras de uma arara azul que não sabe voar, ao deixar a fria Minnesota rumo ao ensolarado Rio de Janeiro. O público brasileiro já havia sido brindado com a estreia antecipada do filme nos cinemas locais, em 8 de abril. Pois agora contará também com uma pré-estreia especial.

O diretor da Riofilme, Sérgio Sá Leitão, divulgou em seu Twitter que a pré-estreia de Rio está assegurada. O evento ocorrerá no Rio de Janeiro, em local ainda não definido, e reunirá boa parte dos atores que dão voz aos personagens e também os artistas que tocam na trilha sonora. A pré será em março, ainda sem data marcada.

Rio será o segundo grande lançamento americano deste ano a ter uma pré-estreia no Rio de Janeiro. No final de 2010 o próprio Sá Leitão informou que Velozes Cinco, o quinto filme da série Velozes e Furiosos, terá uma exibição prévia na cidade maravilhosa, agendada para abril. Parte das filmagens do longa-metragem ocorreram na própria cidade, em novembro de 2010.

Outra possibilidade é que Amanhecer - Parte 1, que também teve cenas rodadas no Rio de Janeiro, tenha uma pré-estreia na cidade. A Paris Filmes, distribuidora do longa-metragem no Brasil, e a Riofilme seguem em negociações com a Summit Entertainment para torná-la possível.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

" NOVA ENQUETE "


O blog quer saber sua opinião sôbre o que deve ser feito em Garanhuns no período de carnaval, em termos de eventos. Nos últimos anos, a data tem sido preenchida pela realização de um Festival de Jazz, uma vez que o carnaval na prática foi extinto na terra de Simôa. O evento aos poucos tem conquistado espaço na mídia pernambucana e também entre os nativos. A cada ano, o festival realizado por um produtor do Recife tem trazido para Garanhuns, bons nomes da música instrumental, que se apresentam em uma boa infra-estrutura montada na Guadalajara.


Mas, e o carnaval? como é que fica?


Como ficam aquelas pessoas que gostam de brincar ao som de uma tradicional orquestra de frevo? e que infelismente não contam mais com essa opção na cidade. Algumas pessoas detentoras de um poder aquisitivo melhor, ainda se mandam para brincar o carnaval em Olinda e Recife. Por outro lado que não tem como sair, tem mesmo que se inclausurar em casa vendo pela televisão o carnaval dos outros.


E você o que acha de tudo isso? Participe da nova enquete do blog e manifeste sua opinião. Queremos saber o que você escolheria para ser realizado durante o carnaval aqui em Garanhuns. As opções são: Um carnaval tradicional, o Festival de Jazz, Os dois, ou Nenhum. Vote agora e dê sua opinião.

" Valsa 'Nina', blues e parceria com João Bosco no próximo disco de Chico "


O disco que Chico Buarque começa a gravar em março de 2011 - para ser posto nas lojas pela gravadora Biscoito Fino em meados do ano - apresenta a segunda parceria do compositor com João Bosco. Chico pôs letra em milonga feita por Bosco. O repertório do CD inclui também uma valsa (intitulada Nina e de tonalidade russa), um blues e um samba-canção. As informações sobre o disco e o repertório foram reveladas pelo próprio Chico em entrevista à revista Alfa, publicada pela Editora Abril. “Voltei pelo blues e pela valsa”, afirma o cantor e compositor, clicado pelo fotógrafo Walter Carvalho para a revista, dirigida ao público masculino. Da safra recente de inéditas do compositor, Se Eu Soubesse foi a primeira música a ser gravada por Chico, pois faz parte do segundo disco da cantora Thaís Gulin, a grande aposta do selo Slap para 2011. A gravação de Gulin tem participação de Chico.
Fonte: Notas Musicais

" Falando de Cinema "


Aos 14, atriz de 'Bravura indômita' pode ser 3ª mais jovem oscarizada.

No início eram 15 mil garotas, depois ficaram cinco candidatas. Mas os irmãos Joel e Ethan Coen sentiram que havia algo de especial na novata Hailee Steinfeld, de 14 anos, e fizeram dela a durona Mattie Ross, protagonista de “Bravura indômita”, que chegou aos cinemas neste fim de semana.

Aparentemente, a dupla de cineastas estava certa, já que, apesar da pouca idade, Hailee conquistou uma indicação ao Oscar e no dia 27 de fevereiro vai disputar a estatueta de melhor atriz coadjuvante com as veteranas Melissa Leo, Jacki Weaver e Helena Bonham Carter, além da bela Amy Adams.

Apesar do favoritismo de Melissa Leo na categoria, os estúdios Paramount investem na campanha a favor de Hailee, que já começou antes mesmo de saírem as indicações. Na verdade, a própria colocação da atriz mirim entre as coadjuvantes já faz parte da estratégia dos estúdios para aumentar as chances da menina na premiação, mesmo considerando que sua personagem centraliza a trama de “Bravura indômita”. A Paramount não queria repetir o acontecido no Globo de Ouro, em que Hailee concorreu como atriz principal e terminou de mãos vazias, sem nem mesmo um lugar entre as indicadas.

Fonte: Uol