Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sexta-feira, 19 de abril de 2013

"Novo livro de Carlos Janduy será lançado neste Sábado"

 
A noite deste sábado em Garanhuns, será movimentada com o lançamento de mais um livro de de autoria do Professor Carlos Janduy. Trata-se do livro de poesias denominado de "Fatos em Versos,Versos em Versos", publicado pela Offset Editora de Natal. O evento programado para às 19h.30 acontecerá no auditório do Colégio Diocesano. Será uma noite bastante concorrida, prestigiada por amigos, escritores, classe artística e admiradores da obra do autor. Este é o 6º livro de autoria de Carlos Janduy, os demais são: Inspirações(1990), Transparência(1993), Tatuagem(1997), Tempos dos versos(2001) e Pregando Peças(2009). O blog parabeniza Carlos Janduy pelo lançamento de mais um livro.
 

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Festival de Inverno de Garanhuns lança convocatória nacional

 
 
Maior evento cultural de Pernambuco, o Festival de Inverno de Garanhuns abre as inscrições para a convocatória nacional da edição 2013 do evento. Entre os dias 19 de abril e 07 de maio, artistas e produtores culturais de todo país poderão enviar suas propostas artísticas para participar do FIG. A convocatória completa e os respectivos formulários podem ser conferidos na lista abaixo.
 
O edital da convocatória tem por objetivo democratizar o acesso dos artistas a este que é um dos festivais de arte e cultura mais importantes do país. É também uma forma da comissão responsável pela montagem da programação tomar conhecimento dos novos projetos artísticos que estão sendo realizados no Brasil em todos os segmentos: música, teatro, dança, circo, artes visuais, formação, entre outros; formando, com isso, uma grade diversificada e de qualidade.
 
A programação cultural do 23º FIG – que acontece entre os dias de julho – contará com oficinas, shows, cortejos, performances, intervenções, espetáculos, palestras, exposições, mostras, encontros, ações de patrimônio, entre outras atividades.
 
Inscrições - As inscrições devem ser realizadas de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 17h, no Protocolo Geral da sede da Fundarpe - Rua da Aurora, 463/469 - Boa Vista - Recife - PE. Serão aceitas também inscrições via Correios, postadas até 07 de maio de 2013, como encomenda normal ou Sedex (com Aviso de Recebimento - A.R.).
 
FIG - Música, literatura, dança, circo, teatro, cultura popular, cinema e muitas outras formas de arte fazem do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) um dos momentos mais importantes e aguardados do calendário cultural de Pernambuco. São mais de 20 anos de história que ajudaram a consolidar um evento cuja programação é motivo de expectativa a cada edição. Não apenas entre os habitantes da cidade agrestina, situada a 230 km do Recife, mas ainda entre as milhares de pessoas vindas de outros lugares para aproveitar, no mês de julho, o friozinho de Garanhuns em clima de festival.
 
Consolidado no calendário nacional, o FIG chega ainda mais completo e plural a sua 23ª edição. Durante dez dias, os 12 polos de animação irão atrações locais, nacionais e internacionais. Nos parques, será possível ouvir boa música, assistir a espetáculos de artes cênicas, ver mostras e outras ações das mais diversas linguagens. As ruas serão tomadas por cortejos de cultura popular, performances e intervenções urbanas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Fundarpe

quarta-feira, 17 de abril de 2013

MAMBEMBE! "Programação circense do Fig, muda novamente de local este ano

 
A manhã desta quarta-feira foi marcada por uma grande reunião na prefeitura local, na qual foram tratados assuntos relacionados a preparação do festival de inverno 2013. Além de integrantes da PMG, estiveram presentes, representantes da Fundarpe, Secretaria de Cultura, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Na ocasião diversos assuntos ligados a infraestrutura do evento foram abordados entre os presentes.
 
O Fig este ano, acontecerá de 18 a 27 de julho e pelo menos uma mudança já foi anunciada na reunião de hoje. Trata-se da localização da lona de circo, que irá abrigar os espetáculos circenses este ano. A mesma será montada na área externa onde funciona o Centro Administrativo de Garanhuns, na Av. Caruaru. Na edição anterior, a lona havia sido montada nas dependencias do hotel Tavares Correia. Esta é segunda mudança consecutiva de local das apresentações de circo do Fig, até parece que é circo "Mambembe". 
 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Lenine e Queiroga festejam 30 anos de 'Baque solto' com registro ao vivo




Disco lançado há 30 anos que marcou a dupla estreia de Lenine e Lula Queiroga no mercado fonográfico, Baque solto (1983) vai ter suas três décadas festejadas com a gravação ao vivo, para edição em CD e DVD, da apresentação única do show intitulado Baque solto 30 anos - A comemoração. O show está agendado para o segundo semestre de 2013, no Recife (PE), e vai  reunir os músicos que gravaram o álbum, além de convidados. Músicas inéditas expandirão o repertório do disco.
 
Fonte: Notas musicais

Prêmio Pernambuco de literatura já tem seus finalistas

 
 
O Prêmio Pernambuco de Literatura já tem seus 20 finalistas. Terminada a primeira etapa de julgamento das 191 obras inscritas, os finalistas serão analisados por um segundo júri. Os cinco ganhadores serão anunciados no começo de maio nos sites da Fundarpe e da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE).
 
Lançado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), o prêmio busca fortalecer a produção literária pernambucana, contemplando todas as macrorregiões do estado.
 
O prêmio em dinheiro soma 40 mil reais, sendo 20 mil para o primeiro lugar e 5 mil para outras quatro obras, que privilegiarão a diversidade das macrorregiões do estado. Além dele, todas as obras serão publicadas pela CEPE, ampliando a política editorial do Estado e serão distribuídas em bibliotecas, universidades e outros espaços de leitura pela Secult PE/Fundarpe. Os vencedores ainda desenvolverão, ao menos, uma atividade de formação de público leitor (palestra, curso, recital, leitura aberta etc) dentro do Festival Pernambuco Nação Cultural.
 
Fonte: Fundarpe