Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 30 de outubro de 2010

" Primeiro álbum de Djavan é reeditado em vinil "


Nunca reeditado em CD no Brasil com a capa original, o primeiro álbum de Djavan - A Voz, o Violão, a Música de Djavan, lançado em 1976 - volta às lojas em seu formato original de vinil. A reedição integra luxuosa coleção da Som Livre que inclui ainda oportunas reedições em LP de Barão Vermelho (1982) e do disco cult do grupo Novos Baianos, Acabou Chorare (1972).

Fonte: Notas Musicais

" Circuito Funarte de Música Clássica chega amanhã a Garanhuns "


O concerto do Circuito Funarte de Música Clássica 2010, com Alexandre Ficarelli (oboé), Fábio Cury (fagote) e Luís Afonso Montanha (clarineta), será apresentado neste Domingo, às 20h30, na Igreja matriz de Santo Antonio. A turnê estreou em Natal, seguiu para Currais Novos e Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, João Pessoa , Olinda e agora chega a Garanhuns.

Do programa constam peças de Jacques Ibert (1890-1962), Heitor Villa-Lobos (1887-1959), Erwin Schulhoff (1894-1942) e André Mehmari. Alexandre Ficarelli, Fábio Cury e Luís Afonso Montanha são músicos com carreiras reconhecidas no Brasil e no exterior. Eles são professores do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, integram a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e a Camerata Aberta, e se apresentam regularmente como solistas de orquestras nacionais e internacionais.

O intenso convívio fez com que, além dos laços de amizade, os três se unissem para também tocar. Surgiu, então, o trio de palhetas, e a pesquisa de composições escritas para essa formação. Idealizado e elaborado pela produtora cultural Andrea Costa, este projeto foi um dos 12 contemplados no Prêmio Circuito Funarte de Música Clássica da Fundação Nacional das Artes (Funarte).

O objetivo é apresentar ao público a multiplicidade de timbres e de possibilidades de contrastes e variações sonoras que ocorrem com a fusão de sons destes três instrumentos de sopro: oboé, fagote e clarinete, cada um com suas características particulares e peculiaridades, através de um repertório minuciosamente pesquisado e escolhido especialmente para este trabalho. Esse é um bom programa para aproveitar depois de um dia intenso de eleições. A promoção é do Sesc Garanhuns.


sexta-feira, 29 de outubro de 2010

" Sai DVD que festeja os 30 anos do Roupa Nova "


Está chegando hoje as lojas, o DVD Roupa Nova 30 Anos ao Vivo, que traz o registro do show em que o grupo festejou suas três décadas de existência com adesões de Milton Nascimento (em Nos Bailes da Vida), Sandy (em Chuva de Prata), Fresno (em Show de Rock'n'Roll) e padre Fábio de Melo (em A Paz, versão de Heal the World, tema de Michael Jackson). Feita em julho na casa Credicard Hall, em São Paulo (SP), a gravação ao vivo também está saindo em um CD distribuído pela Microservice.

Fonte: Notas Musicais

" No escurinho do Cinema "

Final de semana de eleição e estréias na telona. Duas produções tem estréias marcadas para esta sexta-feira no Cine Eldorado. " A lenda dos Guardiões (aventura) e " Comer, rezar e Amar (romance). Confira os trailers e se prepare para um final de semana de muita emoção.

A lenda dos Guardiões.



Comer, Rezar e Amar.


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

" Conhecendo Noel "

Mais uma obra inesquecível desse gênio da música brasileira.




Pastorinhas

Noel Rosa

Composição: Noel Rosa/Braguinha

A estrela d'alva no céu desponta
E a lua anda tonta com tamanho esplendor
E as pastorinhas pra consolo da lua
Vão cantando na rua lindos versos de amor

Linda pastora morena da cor de madalena
Tu não tens pena de mim
Que vivo tonto com o teu olhar
Linda criança tu não me sais da lembrança
Meu coração não se cansa
De sempre sempre te amar

" Falando de Cinema "


Depois da Lucasfilm ter confirmado que converterá os filmes da saga “Star Wars” em 3D (com lançamentos a partir de 2012), produtores de outras grandes franquias começaram a se coçar para tomarem o mesmo rumo. Desta vez, os rumores estão nos quatros filmes da série Indiana Jones. Se é verdade ou não, ainda não se sabe, mas tudo é possível. O site Blue Sky Disney disse que a LucasFilm deve anunciar oficialmente a conversão para 3D dos icônicos filmes do Indy mês que vem (novembro) e o primeiro a ser convertido seria “Os Caçadores da Arca Perdida” (1981), obviamente, por ser o primeiro.

Enquanto isso, o ator Harrison Ford (“Força Aérea Um”) está confirmado pela quinta vez no papel do professor e arqueólogo Indiana Jones. Aos 68 anos, Ford também confirmou a volta da parceria de sucesso entre Steven Spielberg (“A.I. – Inteligência Artificial”) e George Lucas (da série “Star Wars”) na produção.

A última vez que Ford apareceu nas telonas em um grande filme foi exatamente na pele do professor e arqueólogo Indiana Jones em “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” (2008). O longa, apesar de não ter agradado nem os críticos nem os fãs, foi muito bem nas bilheterias do mundo todo, rendendo cerca de 800 milhões de dólares. “Território Restrito” (2009) e “Decisões Extremas” (2010) foram outros filmes feitos pelo ator, que deve voltar com tudo para as telonas em “Cowboys & Aliens” (2011).

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

" Primeiros exemplares do novo livro de Vargas Llosa são impressos "


Uma impressora de Madri trabalha a todo vapor para que "El sueño del celta", o novo livro do peruano Mario Vargas Llosa, saia às livrarias no dia 3 de novembro com uma primeira tiragem digna do último Nobel de Literatura: 250 mil exemplares na Espanha, a mesma quantidade em diversos países da América. Cada volume guarda as 138.923 palavras do original, entregue por Vargas Llosa no último mês de junho, tão limpo que estava "praticamente pronto para imprimir", lembrava nesta segunda-feira Pilar Reyes, diretora da editora Alfaguara, durante uma visita à imprensa de Pinto (sul de Madri) para ver os primeiros exemplares que saíam das máquinas.

Segundo a editora proprietária da obra nos países de língua espanhola, para as 250 mil cópias foram utilizados 160 mil quilos de papel, 902 quilos de tinta e 900 mil metros de linha para sua encadernação, assim como 120 horas de impressão. Alguns trabalhos precisaram ser interrompidos no dia 7 de outubro para incluir, com orgulho, na capa, a menção "Prêmio Nobel de Literatura 2010". Mas a concessão a Vargas Llosa do maior prêmio das letras teve uma consequência ainda mais profunda, revelou Pilar Reyes: a duplicação de uma tiragem que, sem o Prêmio, teria rondado os 110 mil exemplares. Entretanto, graças ao "efeito Nobel" e à proximidade do Natal, Alfaguara acredita que a gigantesca tiragem inicial acabará sendo insuficiente.

" Coletâneas "Vermelho" e "Azul" dos Beatles são remasterizadas "


As coletâneas "Vermelho" (1962-1966) e "Azul" (1967-1970), utilizadas como porta de acesso ao universo dos Beatles por várias gerações de fãs, acabam de ser lançadas com som remasterizado em uma edição que inclui novo material gráfico e literário. "A música dessas coleções mudaram totalmente", proclama o escritor americano Bill Flanagan nas notas que acompanham a nova edição destes álbuns duplos, que saíram à venda pela primeira vez em 1973, e que incluem algumas fotos inéditas do grupo. O lançamento complementa a reedição de álbuns originais dos Beatles feita há um ano e coloca as coletâneas na mesma altura do espetacular som alcançado por esse projeto de remasterização da obra do grupo.

Os dois álbuns duplos foram publicados originalmente com os títulos oficiais de "The Beatles/1962-1966" e "The Beatles/1967-1970", mas rapidamente passaram a ser chamados pelos fãs de "Vermelho" e "Azul", devido às cores das capas, como havia ocorrido anteriormente com o "Álbum branco". As coletâneas correspondem aos dois períodos nos quais se divide a obra do grupo de Liverpool e vão além de uma simples sucessão de "singles", por isso que servem há quatro décadas como uma introdução à música do quarteto. A capa do "Vermelho" resgata uma foto do grupo na sacada da sede londrina da Emi em 1963. Quando as coletâneas foram colocadas à venda pela primeira vez, os quatro beatles já estavam todos em carreira solo.

" Enquete Eleições para Presidente "


O blog nesta reta final de campanha para presidente, deseja saber como está a situação dos candidatos, em se tratando de preferência do eleitorado. Para isso está disponibiliando a partir de hoje, uma enquete que vai revelar a preferência do leitor do blog. O levantamento nasce, em função de centenas de pedidos feitos pelos nossos leitores. A maioria justifica os pedidos, elegando a necessidade de saber qual o perfil eleitoral das pessoas que frequentam diariamente um blog que trata exclusivamente de cultura. Atendendo a este apelo, estamos então, disponibilizando a solicitada enquete. Agora é só votar e manifestar sua preferência, o blog agradece.

" Cervantes Hitech "


Dom Quixote está disponível a partir desde ontem como livro eletrônico, após o trabalho de digitalização da Biblioteca Nacional da Espanha (BNE), que enfeitou a obra-prima espanhola com mapas e ilustrações da época.

A primeira edição da obra de Miguel de Cervantes (1547-1616), datada de 1605 e 1615 em Madri, está agora disponível na internet. O romance do "engenhoso fidalgo" pode ser lido a partir de agora como qualquer e-book, virando as páginas da tela, trocando o tipo de letra ou seu tamanho.

Ao trabalho de digitalização das 1.282 páginas da edição foram acrescentados diversos complementos para tirar mais proveito da obra, informou a BNE. Estão incluídos mapas interativos de rotas com os itinerários das viagens de Dom Quixote, uma cronologia de fatos relativos à obra, seu contexto - a vida no século XVII, os livros de cavalaria - e seu autor, referências a outros livros da BNE, ilustrações e gravuras da época e links para enviar trechos por e-mail ou Facebook. Além disso, é possível ouvir música e até "o som real das páginas" ao serem viradas.

À iniciativa sobre a obra-prima da literatura espanhola soma-se a apresentada no mês passado pela Real Academia Espanhola da Língua (RAE) e pelo Youtube, que permite que internautas do mundo todo exponham nesse site vídeos com a leitura do livro.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

" Milton Nascimento chega aos 68 anos de Idade "

O cantor e compositor Milton Nascimento, está completando nesta terça-feira, 68 anos de idade.Um dos maiores nomes da MPB, Milton Nascimento nasceu no dia 26 de outubro de 1942. Filho de uma empregada doméstica e adotado por um casal ligado à música, Milton é um dos cantores brasileiros mais conhecidos mundialmente e já ganhou um prêmio Grammy de melhor álbum. Parabéns para este grande talento da nossa música, que nunca perdeu a estranha mania de ter fé na vida.



" Toquinho registra inéditas feitas com Skármeta "


Sem apresentar repertório novo desde 2005, ano em que editou o CD Mosaico com parcerias com Paulo César Pinheiro, Toquinho prepara álbum de inéditas com músicas compostas com o poeta e escritor chileno Antonio Skármeta (autor de O Carteiro e o Poeta, história que rendeu o filme homônimo de 1994). O disco de Toquinho vai ser editado pela gravadora Biscoito Fino em 2011. Antes, em tese ainda neste ano de 2010, a Building Records distribui o CD em que Toquinho se une a Paulo Ricardo para reviver em tons contemporâneos a obra de Vinicius de Moraes (1913 - 1980) - projeto pronto desde 2009.

Fonte: Notas Musicais

" Mostra especial marcará os 200 anos da Biblioteca Nacional "


Para comemorar o aniversário de fundação da Biblioteca Nacional, uma exposição especial, com uma peça rara por cada ano comemorado, será oferecida ao público. A partir do dia 3 de novembro, duzentas obras originais farão parte de uma mostra para celebrar os 200 anos da instituição, comemorados na próxima sexta-feira, dia 29.

Entre os destaques da mostra está o livro Divina Proportione, que une arte e ciência, publicado pelo monge italiano Luca Pacioli, em 1509. A obra conta com ilustrações de Leonardo da Vinci, que era amigo do autor. Em 2009, quinhentos anos depois de publicado, o livro foi completamente restaurado, página por página, pelos técnicos da Biblioteca Nacional. Hoje, a peça fica no setor de Obras Raras, onde estão as mais valiosas e que têm acesso restrito ao público.

A exposição também traz um manuscrito de Sigmund Freud, o 'pai da Psicanálise', escrito em 1928. Esse é um dos documentos que irão compor um dos módulos da exposição, dedicado aos sonhos.

A Biblioteca conta com 9 milhões de peças, algumas avaliadas em R$ 9 milhões. Há obras, como a Bíblia de Mogúncia ¿ primeiro impresso que contém data, lugar de impressão e nome do impressor ¿ cujo valor é incalculável. Há cartas do imperador D. Pedro I à amante Marquesa de Santos, além da sentença de Tiradentes e da carta de abertura dos Portos. As peças mais antigas da instituição são os quatro Evangelhos da Bíblia manuscritos entre os séculos 11 e 12. A Biblioteca Nacional, fica na área central do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

" Sesc lança hoje mais uma exposição de Artes "

Será aberta nesta segunda-feira na Galeria de artes Ronaldo White do Sesc, mais uma exposição de artes. Trata-se da exposição " Canteiro de Obras " do artista plástico Claudio Tozzi. O trabalho chega a Garanhuns, graças ao projeto ArteSesc de circulação nacional. O lançamento será hoje às 19h.30 e os trabalhos ficarão expostos até o dia 15 de Dezembro. O horário de visitação será entre nove da manhã e dez da noite com entrada franca, de segunda a sábado.

Sôbre os artista:

O artista Cláudio Tozzi, foi um dos primeiros a criar na velocidade dos acontecimentos e apresentar obras que diziam respeito aos protestos que os estudantes organizavam contra a ditadura militar e ainda foi pioneiro ao retratar as profundas transformações que se passavam no âmbito feminino. A maioria dos artistas precisa percorrer quase uma vida para que as suas obras tenham o reconhecimento. A história do artista Claúdio Tozzi, porém é uma exceção. Ainda universitário, nos anos 60, o artista produziu no ateliê da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU-USP, suas primeiras serigrafias, que rapidamente repercutiu em todo o país.

Sobre a obra:

A exposição “Canteiro de obras” é uma pequena e deliciosa excursão cronológica pela obra do artista plástico e arquiteto Cláudio Tozzi. A viagem começa nos anos 60, serigráfia e fotolito, bem pop–art, com cores, formas e enquadramentos típicos dos quadrinhos daquela década. Daí por diante a viagem visual segue pelos anos 70, 80 e 90 até hoje, incrível a capacidade do artista de representar tão bem cada época de formas tão distintas e criativas. A diversidade, a geometria e as cores fazem as obras pulsarem nos olhos. Vale a pena conferir a exposição e também o site do artista.

O trabalho é composto por 37 obras, sendo 33 serigrafias, e 01 litogravura, 03 pinturas e um objeto de instalação. Três dessas gravuras exemplificam o engajamento do artista às grandes mudanças que ocorriam na sociedade: Multidão, Guevara vivo ou morto e Mulher na janela. As obras são todas originais.

domingo, 24 de outubro de 2010

" Um Domingo de Paz para Todos "

" VOTE NA ENQUETE "


Aproveite seu Domingo e vote em nossa enquete. Estamos com a última parte de uma série de enquetes que vai revelar qual o cantor brasileiro, já falecido, o leitor do blog sente mais saudade. Nas duas primeiras enquetes foram escolhidos Elis Regina e Vinícius de Moraes, respectivamente. Eles estarão disputando com o vencedor desta última etapa, uma grande final que acontece em Novembro. Veja as opções desta nova enquete e vote agora.

" Conhecendo Noel "

Começamos o Domingo, ao som de mais uma obra inesquecível de Noel Rosa.



Gago apaixonado

Noel Rosa
Composição: Noel Rosa

Mu-mu-mulher, em mim fi-fizeste um estrago
Eu de nervoso estou-tou fi-ficando gago
Não po-posso com a cru-crueldade da saudade
Que que mal-maldade, vi-vivo sem afago

Tem tem pe-pena deste mo-moribundo
Que que já virou va-va-va-va-ga-gabundo
Só só só só por ter so-so-sofri-frido
Tu tu tu tu tu tu tu tu
Tu tens um co-coração fi-fi-fingido

Mu-mu-mulher, em mim fi-fizeste um estrago
Eu de nervoso estou-tou fi-ficando gago
Não po-posso com a cru-crueldade da saudade
Que que mal-maldade, vi-vivo sem afago

Teu teu co-coração me entregaste
De-de-pois-pois de mim tu to-toma-maste
Tu-tua falsi-si-sidade é pro-profunda
Tu tu tu tu tu tu tu tu
Tu vais fi-fi-ficar corcunda!

" Warner reedita três álbuns (já raros) de Baden "

No fim dos anos 70, década em que gravou e lançou uma série de discos no mercado fonográfico estrangeiro, Baden Powell (1937 - 2000) retomou sua discografia brasileira ao ingressar na Warner Music, gravadora por onde editou três álbuns entre 1979 e 1981, todos produzidos por Sérgio Cabral. Já raros, esses três álbuns ganham reedições remasterizadas em CD neste mês de outubro de 2010. Comercializadas de forma avulsa, as boas reedições de O Grande Show Gravado ao Vivo (1979), Nosso Baden (1980) e De Baden para Vinicius (1981) foram produzidas com zelo pelo pesquisador musical Marcelo Fróes.

O CD O Grande Show Gravado ao Vivo traz registro do show Encontro, apresentado pelo violonista no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo (SP), em 18 e 19 de agosto de 1979. O fino roteiro alterna temas instrumentais (Asa Branca, A Lenda do Abaeté, Se Todos Fossem Iguais a Você) com números em que o violonista se aventurou como cantor, em geral músicas da lavra de Baden com Vinicius de Moraes (Canto de Ossanha, Refém da Solidão, Tempo Feliz).

Já Nosso Baden - disco gravado pelo músico no estúdio Vice-Versa em São Paulo (SP), de dezembro de 1979 a maio de 1980 - prioriza temas da parceria do violonista com Paulo César Pinheiro (Cai Dentro e os pouco ouvidos Até Eu, Mesa Redonda e Canção das Flores) entre abordagens instrumentais de músicas como Odeon (Ernesto Nazareth e Hubaldo) e Abismo de Rosas (Canhoto). A reedição de Nosso Baden inclui faixa-bônus, A Estrela e a Cruz, tema instrumental de Baden, editado originalmente em compacto encartado no LP (na época, a gravadora promoveu concurso para que letristas criassem versos para o tema e se tornassem parceiros do compositor).

Por fim, encerrando a passagem de Baden Powell pela Warner Music, De Baden para Vinicius foi o parcial registro ao vivo do show Nosso Baden, captado ao vivo no Teatro Clara Nunes, no Rio de Janeiro (RJ), entre julho e agosto de 1980, com produção dividida por Sérgio Cabral com Kauê. Trata-se de um disco basicamente cantado em que Baden celebra Vinicius de Moraes (1913 - 1980), revivendo parcerias de ambos e tirando do baú Feitinha pro Poeta, samba que havia composto nos anos 60 com Lula Freire. De Baden para Vinicius foi uma das primeiras homenagens póstumas prestadas em disco ao Poetinha, que saíra de cena em julho de 1980. São três oportunas reedições!!

Fonte: Notas Musicais

" Fundarpe coloca acervo de imagens na Net "


Fundarpe disponibiliza no site flickr.com acervo com mais de cinco mil imagens. O material é resultado da cobertura fotográfica de diversos eventos produzidos pela fundação. Para facilitar a busca de usuários e de diversos meios de comunicação por imagens que retratem a cultura e eventos do Estado, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) disponibiliza - para uso não comercial – no site www.flickr.com/fundarpe um acervo fotográfico com 5.576 imagens de eventos produzidos pela instituição entre os anos de 2007 e 2010. O material é atualizado periodicamente. O material, que pode ser acessado em vários tamanhos e salvo no formato Jpeg, é totalmente gratuito. Com o objetivo de dinamizar a busca no site, as imagens estão publicadas em diversos álbuns e separadas por assunto. Confira a lista de álbuns publicados no flickr da Fundarpe.

São João 2010: 767 imagens da festa nas cidades de Cabrobó, Afogados da Ingazeira, Bezerros, Parnamirim, Tacaratu e Aliança;

Equipamentos Culturais: 36 fotografias do MAC, Museu de Arte Sacra, Mureo, Museu do Estado e Torre Malakoff;

Três edições do Concurso de Fotografia Pernambuco Nação Cultural (2007, 2008 e 2009) com um total de 37 fotos;

Municípios de Pernambuco: 54 fotos das cidades de Gravatá, Triunfo, Tracunhaém, São José do Belmonte, Fernando de Noronha e Garanhuns;

Festival Pernambuco Nação Cultural 2009 e 2010: 2.662 fotografias dos eventos em Gravatá, Pesqueira, Palmares, Petrolina, Taquaritinga do Norte, Garanhuns, Triunfo e São José do Belmonte;

Carnaval e semana pré-carnavalesca de 2008 a 2010: 1.893 fotos das cidades de Goiana, Olinda, Petrolina, Salgueiro, Vitória de Santo Antão, Triunfo, Pesqueira, Nazaré da Mata, Bezerros, Catende, Belém do São Francisco, Timbaúba, Ilha de Itamaracá, Águas Belas, Salgueiro, Ipojuca (Porto de Galinhas), Paudalho e Recife;

Feira da Música Brasil 2009: 63 fotos;

Queima da Lapinha, Ciclo Natalino e Natal de Todos de 2008 e 2009: 64 fotos.