Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 24 de março de 2012

"Dominguinhos deve comandar abertura do Fig 2012"


Informações de bastidores, dão conta que a abertura do Festival de inverno deste ano, será feita com a presença do cantor e compositor Dominguinhos. A intenção segundo foi apurado com exclusividade pelo blog, é que o filho da terra comande uma grande festa em forma de forró em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, que por sinal foi seu padrinho musical. Dominguinhos nesta noite que possivelmente será a de 19 de julho, seria o grande anfitrião e uma espécie de mestre de cerimônia, convidando e cantando com outros artístas a exemplo de Elba Ramalho, músicas inesquecíveis do rei do baião. Uma festa apoteótica estaria sendo preparada para este dia pela Fundarpe. 

sexta-feira, 23 de março de 2012

"Brasil perde o talento de Chico Anysio"



Morreu ás 14h.52 de hoje o humorista Chico Anysio, aos 80 anos, em decorrência de complicações cardiorespiratórias. Ele estava internado desde o último dia 30 de novembro. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro.O humorista teve uma piora nas funções respiratória e renal no início desta semana. Na segunda (19), ele passou a respirar com ajuda de aparelhos. Na quarta (21), foi submetido a uma sessão de hemodiálise. Segundo o UOL, ele sofreu uma parada cardíaca nesta sexta de manhã. Desde que foi internado em novembro do ano passado, ele chegou a ter alta, mas voltou ao hospital no dia seguinte devido a uma infecção urinária.

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu no município de Maranguape, no Ceará, em 12 de abril de 1931. Mudou-se para o Rio de Janeiro aos oito anos junto com a família. Começou cedo na carreira do humor, frequentando programas de calouro em rádios. Foi para a TV em 1957 com seu personagem mais famoso, Professor Raimundo, na TV Rio. O humorista foi para a TV Globo, onde se consagrou, em 1957. Entre seus programas mais famosos estão "Chico Anysio Show", "Chico City", "Estados Unidos de Chico City", "Chico Total" e "Escolinha do Professor Raimundo."

"Neta de Zé Dantas, Elali planeja celebrar parceria do avô com Gonzaga "

 
 
Neta do compositor pernambucano Zé Dantas (1921 - 1962), a cantora Marina Elali planeja gravar CD e DVD com músicas da obra de seu avô com Luiz Gonzaga (1912 - 1989). A ideia é celebrar o centenário de nascimento do Rei do Baião e, ao mesmo tempo, lembrar os 50 anos da morte de Dantas, o parceiro mais importante de Gonzaga depois de Humberto Teixeira (1915 - 1979). Com Zé Dantas, Lua compôs sucessos como Cintura Fina (1950), O Xote das Meninas (1953), Riacho do Navio (1955) e Sabiá (1951). Elali planeja concretizar a gravação no segundo semestre deste ano de 2012, com convidados como Dominguinhos e Elba Ramalho.
 
Fonte: Notas Musicais

"Restaurado, filme 'Yellow Submarine' emerge em maio em DVD e blu-ray"

 
 
Até então fora de catálogo, o vídeo do filme Yellow Submarine - lançado pelos Beatles em 1968 - vai emergir nos formatos de DVD e blu-ray em 28 de maio de 2012, em edição da EMI Music que vai chegar às lojas simultaneamente com a reedição em CD da trilha sonora da animação. Dirigido por George Dunning, Yellow Submarine passou por processo manual de restauração digital - feito frame a frame - para a edição em DVD e blu-ray. Os bônus incluem making of de sete minutos e meio (intitulado Mod Odyssey), o trailer original do filme, comentários do produtor John Coates e do diretor de arte Heinz Edelmann, sequências do storyboard, 29 desenhos a lápis e 30 fotos dos bastidores. As edições em digipak terão libreto de 16 páginas, com reproduções de imagens da animação e ensaio escrito por John Lasseter, diretor de criação dos estúdios de animação da Disney e Pixar. O lançamento do DVD é mundial.
 
Fonte: Notas Musicais

"Falando de Cinema"



Os Três Patetas tem estreia no Brasil adiada em três meses.

Pelo visto a Fox Films do Brasil não está apostando muito em Os Três Patetas, comédia dirigida pelos irmãos Peter e Bobby Farrelly. Com lançamento inicialmente marcado para 4 de maio, agora o filme apenas estreará nos cinemas brasileiros em 17 de agosto. Ou seja, mais de três mes.O motivo de tamanho atraso não foi divulgado. A distribuidora alterou ainda as datas de lançamento de outros dois filmes: Prometheus, que foi adiado em uma semana e agora estreará em 15 de junho, e O Vingador do Futuro, que seguiu o caminho inverso e foi antecipado em uma semana, passando de 10 para 3 de agosto. Estrelado por Sean Hayes, Will Sasso e Chris Diamantopoulos, Os Três Patetas tenta repetir o sucesso da formação do trio Larry, Curly e Moe, que estrelou dezenas de curta-metragens entre as décadas de 30 e 50. O elenco do filme conta também com Jane Lynch, Sofia Vergara, Jennifer Hudson e Larry David. Sua estreia nos Estados Unidos está agendada para 13 de abril.

Fonte: AdoroCinema

"Vai começar o Pernambuco Nação Cultural 2012"



De 26 de março a 1° de abril, Goiana e toda Mata Norte irão sediar um dos maiores encontros de cultura popular do estado. Assim como tem sido nos anos anteriores, Goiana é a cidade polo do evento que, seguindo o conceito da descentralização das ações de cultura do Governo do Estado, acontece em mais 18 cidades da região: Aliança, Buenos Aires, Camutanga, Carpina, Chã de Alegria, Condado, Ferreiros, Glória do Goitá, Itaquitinga, Itambé, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Macaparana, Nazaré da Mata, Paudalho, Timbaúba, Tracunhaém e Vicência. O investimento no FPNC da Mata Norte, realizado através da Secretaria de Cultura, Fundarpe e com apoio de todas as prefeituras da região, é de pouco mais de R$ 1 milhão.

Com uma distância média de 60km do Recife, as cidades da Mata Norte estão preparadas para receber os visitantes. Eles poderão conferir shows, encontros de mestres de mamulengo, maracatu, cavalo marinho, literatura, audiovisual e um grande encontro de caboclinhos, que acontece no dia 1° de abril. Os shows acontecem em dois palcos. No centro de Goiana, da quinta-feira (29) até o sábado (1°), a Rua da Baixinha será endereço para uma mostra de artistas e grupos ligados aos gêneros musicais nordestinos, mas também à música pop e experimental. Nomes como Siba, Josildo Sá, Baiana System, Tribo de Jah, Mestre Luiz Paixão e Arlindo dos Oito Baixos estão na programação. Um show especial será o de Dominguinhos, que fará uma justa homenagem a Luiz Gonzaga. A partir da edição da Mata Norte e até o final do ano, o FPNC fará sempre uma homenagem a Luiz Gonzaga, lembrando o ano do seu centenário.

Um outro palco está sendo montado no distrito de Nova Goiana. No local, apresentam-se grupos ligados às tradições da Mata Norte. Na sexta-feira, mostra de coco de roda com Coco de Catolé, Coco de Pareia e Coco da Vanda. No sábado, apresentam-se a Ciranda do Rosildo, Mestre Ferrugem, Coco de Sebastião Grosso e A Matinada. Além dos shows, encontros e espetáculos, a programação do festival reserva um evento especial de literatura. O encontro “1922 – 2012: 90 anos da Semana de Arte Moderna” irá promover, em Nazaré da Mata, de 26 a 29, mesas redondas e oficinas com profissionais que irão discutir o tema.

Formação Cultural

Além de shows, espetáculos e encontros de cultura popular, 52 ações de formação cultural, entre oficinas, palestras e workshops também integram a programação do Festival. A lista completa de oficinas está disponível no site AQUI e as inscrições podem ser feitas durante toda a semana de 19 a 23 de março, nos locais onde os cursos serão ministrados.

Circuito Nação Cultural


Depois da Mata Norte, o Pernambuco Nação Cultural já tem parada certa. O Festival do Sertão do Moxotó levará para Arcoverde e demais cidades da região, de 9 a 14 de abril, mais uma mostra da diversidade da cultura pernambucana.

Fonte Fundarpe