Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sexta-feira, 4 de março de 2011

" Carnaval 2011 " ( Vanessa da Mata declara seu amor por Recife )

" Enquete...Último para votar "


Vote agora em nossa enquete sôbre o período de carnaval em Garanhuns.

" Conhecendo o carnaval de Pernambuco, o melhor carnaval do Mundo "



Ao contrário do que muita gente pensa, os bonecos gigantes que hoje representam uma das maiores atrações do carnaval pernambucano não "nasceram" em Olinda. A primeira vez que uma dessas figuras foi usada para animar um carnaval brasileiro aconteceu em Belém do São Francisco, cidade do sertão pernambucano, a 486 quilômetros do Recife. O episódio ocorreu durante o carnaval de 1919 (em Olinda o primeiro boneco só apareceria em 1932), quando Belém realizava uma das mais animadas festas do interior. E essa primeira alegoria, batizada de Zé Pereira, era um boneco de quatro metros, sendo o corpo uma estrutura em madeira vestindo um macacão estampado e a cabeça confeccionada em papel machê. Ou seja, em tudo igual aos atuais bonecos.

No livro "Os Gigantes Foliões de Pernambuco", lançado em 1992, o pesquisador Olímpio Bonald Neto já se referia a esse pioneirismo de Belém do São Francisco. Agora, um outro livro tratando do mesmo tema (este em fase de elaboração) não só vem confirmar a origem como traz vários detalhes sobre o surgimento do primeiro boneco sertanejo. Segundo a historiadora Tercina Bezerra (autora do livro sobre as manifestações culturais do município), o criador do primeiro boneco gigante de Belém foi um jovem chamado Gumercindo Pires de Carvalho. Rapaz festeiro, ele reuniu um grupo de amigos, pediu ajuda a uma tia que fabricava bonecos para presépios natalinos, confeccionou a alegoria e o grupo caiu no passo pelas ruas da cidade.

Antes do Zé Pereira gigante, os moradores de Belém do São Francisco tinham como única referência a esse tipo de bonecos os relatos do primeiro pároco da localidade, o belga Norberto Phalempin. É que, entre 1905 e 1928, o padre viveu a narrar as festas européias com procissões que usavam bonecos representando figuras bíblicas. De acordo com a historiadora, foi a partir daí que Gumercindo teve a idéia de usar um boneco no carnaval. Em 1929, o mesmo grupo de foliões que iniciou a troça resolveu criar uma companheira para o Zé Pereira, surgindo então a boneca batizada de Vitalina. Os dois gigantes bonecos casaram-se e, desde então, constituem uma das atrações do carnaval de Belém do São Francisco, onde chegam, de barco, de uma fictícia viagem para abrir a festa na cidade.

" Marco Lucchesi é eleito para Academia Brasileira de Letras "


A Academia Brasileira de Letras escolheu nesta quinta-feira (3) o poeta e ensaísta Marco Lucchesi para a cadeira nº 15 da Academia Brasileira de Letras (ABL).Ele recebeu 34 votos dos 38 possíveis e será o sétimo ocupante da cadeira, que foi fundada pelo poeta Olavo Bilac e pertencia ao padre Fernando Bastos de Ávila. A vaga estava aberta desde 6 de novembro, data da morte de Ávila. Aos 47 anos de idade, Lucchesi, que também é professor de Letras da Universisdade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é o integrante mais jovem da ABL. Entre suas obras estão Meridiano celeste & bestiário e Faces da Utopia. Ele também publicou os livros em italiano, como Poesie e Lucca dentro.

quinta-feira, 3 de março de 2011

" Pé no Saco e Pé na Bunda "



Nesta Sexta-Feira, tem carnaval no bairro da Boa Vista. A festa vai ficar por conta dos blocos carnavalescos, " Pé no Saco e Pé na Bunda ", este segundo uma dissidência do primeiro. A movimentação começa às 18h. na Praça Dom Pedro II, que terá uma das faixas da rua interditada para segurança dos foliões. Este será o 6º ano consecutivo em que a festa acontece. Os organizadores dos blocos esperam a presença dos foliões de toda a cidade, para que a animação seja ainda mais completa. A prévia será animada por uma orquetra de frevo. Haverá também carro de som, além de barracas comercializando bebidas e comidas.

quarta-feira, 2 de março de 2011

" Conhecendo o carnaval de Pernambuco, o melhor carnaval do Mundo "


Vassorinhas.

Clube carnavalesco recifense, fundado a 06/01/1889. Teve a primeira sede na residência do seu fundador, Matias da Rocha, em Porto da Madeira. Estreou no carnaval em 1890, quando saiu pelas ruas acompanhado por uma orquestra que executou pela primeira vez a "Marcha nº 1", hino da agremiação e que depois seria a música mais representativa do carnaval pernambucano, conhecida apenas como "Vassourinhas". Foi criado por representantes da categoria profissional de varredores públicos.

" Com CD, livro que não envelhece reconta histórias do Clube da Esquina "


Lançado originalmente em 1996 pela Geração Editorial, o livro Os Sonhos Não Envelhecem - Histórias do Clube da Esquina - em que Márcio Borges revolve sua memória afetiva para reconstituir a saga existencial e musical de Milton Nascimento e Cia. - chega à sexta edição em 2011. Com tiragem limitada de cinco mil exemplares, vendida ao preço promocional de R$ 29,90, a atual edição - além do formato expandido, mais largo, típico dos almanaques do universo pop - apresenta CD com gravações de dez temas criados pelos sócios do clube imaginário. A seleção inclui Equatorial, Tudo que Você Podia Ser e Clube da Esquina 2, entre outras músicas que nunca envelheceram. Como as histórias e os sonhos narrados por Borges.

Fonte: Notas Musicais

" Comissão do Funcultura divulga cronograma de reuniões "

Produtores culturais que tiveram projetos aprovados pelo Funcultura devem ficar atentos ao prazo das reuniões mensais ordinárias da Comissão Deliberativa do Funcultura. Qualquer pedido de autorização de modificações no projeto deve ser submetidos à análise a aprovação da Comissão. O diretor de gestão do Funcultura Félix Aureliano alerta que os pleitos dos produtores devem ser protocolados na Secretaria Executiva do Funcultura, sem pendências, com antecedência mínima de oito dias da data da reunião.

Com a finalidade específica de apreciar os projetos culturais submetidos ao Funcultura, a comissão é responsável por deliberar sobre sua aprovação, julgar os eventuais pedidos de reconsideração interpostos contra suas decisões e seus pareceres, além de exercer as competências estabelecidas em lei e demais atos normativos complementares presentes na legislação, entre outras funções.

Cronograma de Reuniões - Exercício 2011

Março - 22/03/2011

Abril - 12/ 04/ 2011

Maio - 10/ 05/ 2011

Junho - 14/ 06/ 2011

Julho - 12/ 07/ 2011

Agosto - 09/08/2011

Setembro -13/ 09/ 2011

Outubro - 11/ 10/ 2011

Novembro - 08/ 11/ 2011

Dezembro - 13/12/ 2011
Fonte: Fundarpe

terça-feira, 1 de março de 2011

" Obra apaixonada e bela de Taiguara é iluminada por vozes de mulheres "


Apesar de ter nascido casualmente no Uruguai, Taiguara (1945 - 1996) vivenciou os amores e dores do Brasil. Foi com alma brasileira que o cantor e compositor escreveu sua obra bela, apaixonada, de ideologia forte. Confinada no imaginário nacional nos anos rebeldes, época em que a música podia ser arma poderosa na guerra pelas liberdades individuais e coletivas, essa obra poética é iluminada pela voz de 14 cantoras no primeiro título da série A Voz da Mulher na Obra de..., da gravadora Joia Moderna, recém-aberta pelo DJ Zé Pedro.

O disco produzido por Thiago Marques Luiz é ótima surpresa por iluminar títulos obscuros desse cancioneiro pulsante que hoje parece se resumir a uns poucos clássicos que resistem nos programas radiofônicos de flashbacks - caso de Universo no teu Corpo, tema em sintonia com a habitual intensidade do canto de Fafá de Belém, convidada da faixa. Somente a linda música que abre o disco - Mudou (1972), interpretada por uma Célia em estado de graça em registro que somente vai surpreender quem não sabe que Célia tem atributos vocais para pertencer ao primeiro time da MPB - já vale o tributo. Mas há muito mais.

Exemplo da pulsão que pontua a obra urgente de Taiguara, Coisas (1971) - tema gravado por Claudette Soares e Pery Ribeiro - joga luz sobre o canto irretocável de Adyel Silva, voz que nunca alcançou a merecida projeção. Tema de Eva (1970) reitera a limpidez do canto cristalino de Vânia Bastos, cuja voz parece flutuar pela melodia dessa canção feita por Taiguara para Evinha, presente no tributo com a interpretação de Luzes (1972). A propósito, há faixas que jogam mais luzes sobre as cantoras do que sobre as músicas. Hoje (1969) mostra para quem quiser ouvir que Fernanda Porto é intérprete expressiva que pode fazer carreira fora do universo da música eletrônica.

Manhã de Londres (1972) sinaliza que Verônica Ferriani ainda não gravou um disco que evidencie todo seu potencial como cantora. Já Teu Sonho Não Acabou (1972) lembra que Luciana Mello é cantora que brilha sempre que encara repertório tão bom quanto sua voz. Voltando ao disco, Romina e Juliano (1973) - faixa defendida por Claudette Soares, principal intérprete da obra de Taiguara (depois do próprio compositor) - destoa das demais faixas por tangenciar uma grandiloquência que contrasta com a oportuna economia dos arranjos (mais inspirados quando confiados ao pianista Gustavo Sarzi). Já Cláudia - a despeito de toda sua inegável técnica - torna o CD cansativo ao reavivar Memória Livre de Leila, música que Taigura fez para exaltar a libertária Leila Diniz (1945 - 1972) e que a própria Cláudia já havia gravado em compacto de 1972.

O mesmo cansaço é sentido quando Silvia Maria se embrenha pela Terra das Palmeiras (1976), retrato de um Taiguara menos inspirado. Felizmente, entre uma e outra, há Cida Moreira, que adensa Viagem (1970), e Aretha Marcos, que reitera sua maturidade vocal ao defender Que as Crianças Cantem Livres (1973). No fim, Modinha (Sérgio Bittencourt) - único tema não autoral do tributo e, por isso, alocado como faixa-bônus - é revivida por Teresa Cristina em preciso tom melancólico. Embora perca um pouco da beleza em sua segunda metade, o tributo feminino a Taiguara se insinua fundamental por mostrar a relevância de compositor apaixonado que entrou na dança para fazer a boa música de seu tempo e lugar.


Reprodução do Notas Musicais.

" Livro conta a história de mulheres que se tornaram referência do Carnaval do Recife "


O livro “Sem Elas não haveria Carnaval”, que conta a história de mais de 30 mulheres que se tornaram referência no Carnaval do Recife, será lançado nesta terça-feira (1º), às 16h, na Livraria Cultura, no Bairro do Recife. A publicação é resultado de uma pesquisa realizada pela pedagoga e produtora cultural Claudilene Silva e pela historiadora Ester Monteiro e conta com o patrocínio da Prefeitura do Recife.

A publicação tem como objetivo dar visibilidade e tornar pública a participação das mulheres na condução das tradições e manifestações culturais do Carnaval. Além de entrevistas com mais de 30 mulheres, os textos também registram a trajetória de carnavalescas já falecidas, como Dona Santa, Dona Ivanize de Xangô e Badia.
Fonte: JC Online

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

" O Discurso do Rei é o grande vencedor do Oscar 2011"


Com quatro importantes prêmios na noite, O Discurso do Rei, com o perdão do trocadilho, sai como o grande coroado dessa 83ª edição do Oscar. Vencedor de Melhor Filme, Diretor, Ator e Roteiro Original, o filme de Tom Hooper com produção executiva dos irmãos Bob e Harvey Weinstein, conseguiu agradar os membros da Academia hollywoodiana mesmo com toda sua pompa britânica. Hooper, que bateu o favorito David Fincher (A Rede Social), conseguiu ganhar uma estatueta mesmo com um currículo bastante reduzido em cinema - ele é mais conhecido por seus trabalhos em TV. Já Colin Firth, que levou Melhor Ator por sua performance - de indiscutível talento - como o Duque de York e posterior Rei George VI, ganhou o prêmio em cima de Jeff Bridges, que no ano passado bateu Firth nessa mesmíssima categoria.

Outro filme que também quatro estatuetas para a casa foi o sucesso de bilheteria A Origem. Com o Oscar de Melhor Fotografia, Edição de Som, Som e Efeitos Visuais, o filme de Christopher Nolan surpreendeu outros filmes como Bravura Indômita, grande favorito a levar o prêmio de Fotografia.

De uma maneira geral, a premiação seguiu as previsões. Como esperado, Natalie Portman levou o Oscar de Melhor Atriz pelo papel da bailarina obcecada pela perfeição em Cisne Negro e, com isso, deixou mais uma vez a estatueta escapar das mãos de Annette Bening, que concorria pela quarta vez ao prêmio. Também na categoria barbada, o elenco de O Vencedor foi reconhecido com o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para Christian Bale e o de Melhor Atriz Coadjuvante para Melissa Leo.

A Rede Social, tido por muitos como grande favorito da noite depois de levar o Globo de Ouro este ano, terminou a noite com "apenas" três estatuetas: Edição, Roteiro Adaptado e Trilha Sonora Original, esta última criada por Trent Reznor, o fundador da banda Nine Inch Nails.

Na categoria Melhor Animação, outra aposta certa de 10 entre cada 10 bolões: não tinha para ninguém além da turma de Toy Story 3.

Já na lista de Melhor Documentário, bastante esperada pelos brasileiros que torciam por Lixo Extraordinário, co-produção Inglaterra/Brasil, tudo que se de pode dizer é: ainda não foi desta vez. Venceu Trabalho Interno, filme que já era cotado como um dos grandes favoritos por tratar de uma questão que abalou, sobretudo, os Estados Unidos: a crise financeira internacional.

Entre os filmes estrangeiros, assim como aconteceu no Globo de Ouro, o dinamarquês Em Um Mundo Melhor não deu chance para seus concorrentes, entre eles o Biutiful, de Alejandro Iñarritu.

Confira abaixo a lista completa dos vencedores:

Melhor direção de arte
Alice no País das Maravilhas

Melhor fotografia
A Origem

Melhor atriz coadjuvante
Melissa Leo, por O Vencedor

Melhor animação
Toy Story 3

Melhor roteiro adaptado
A Rede Social

Melhor roteiro original
O Discurso do Rei

Melhor filme estrangeiro
Em um Mundo Melhor

Melhor ator coadjuvante
Christian Bale, por O Vencedor

Melhor Trilha Sonora Original
A Rede Social

Melhor Mixagem de Som
A Origem

Melhor Edição de Som
A Origem

Melhor Maquiagem
O Lobisomem

Melhor Figurino
Alice no País das Maravilhas

Melhor Curta em Documentário
Strangers No More

Melhor Curta
God Of Love

Melhor Documentário
Trabalho Interno

Melhores Efeitos Visuais
A Origem

Melhor Edição
A Rede Social

Melhor Canção Original
We Belong Together de Toy Story 3

Melhor Diretor
Tom Hooper, por O Discurso do Rei

Melhor Atriz
Natalie Portman, por Cisne Negro

Melhor Ator
Colin Firth, por O Discurso do Rei

Melhor Filme
O Discurso do Rei


Matéria retirada do Portal Terra.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

" Corpo de Moacyr Scliar será enterrado na manhã desta segunda-feira "


O corpo do escritor gaúcho Moacyr Scliar, está sendo velado desde o início da tarde deste Domingo na Assembleia Legislativa do Rio Grande de Sul, em Porto Alegre. O sepultamento acontecerá nesta Segunda-feira, às 11h, no Cemitério Israelita de Porto Alegre. Scliar morreu por volta da 1h deste domingo, no Hospital das Clínicas de Porto Alegre, onde estava internado, após sofrer um AVC. Em comunicado oficial, a Academia Brasileira de Letras determina luto de três dias e o hasteamento a meio mastro da bandeira acadêmica.Na semana que vem, a ABL realizará a Sessão da Saudade. Ao final do evento, será declarada a vaga aberta, inaugurando o processo sucessório. Scliar ocupada a cadeira nº 31 desde 2003.

CARREIRA

Nascido em Porto Alegre e formado em medicina, o escritor e colunista da Folha publicou mais de 70 livros entre diversos gêneros literários: romance, crônica, conto, literatura infantil e ensaio.

Scliar ganhou diversos prêmios Jabuti. Em 2009, o romance "Manual da Paixão Solitária" foi eleito livro do ano. Ele também emplacou dois na categoria romance, "Sonhos Tropicais" (1993) e "A Mulher que Escreveu a Bíblia" (2000), e um na categoria contos, "O Olho Enigmático" (1988). Em 1980, ele venceu o prêmio de literatura da APCA por "O Centauro no Jardim".

Seus livros frequentemente abordam a imigração judaica no Brasil, mas também tratam de temas como o socialismo, a medicina e a vida da classe média. A obra de Scliar já foi traduzida para doze idiomas.

Dois deles, "Um Sonho no Caroço do Abacate" e "Sonhos Tropicais", ganharam adaptação para o cinema.

" Ex-parceira de Jackson do Pandeiro morre aos 87 anos no Recife"


A cantora Almira Castilho, ex-mulher de Jackson do Pandeiro, rumbeira e radioatriz na época de ouro da rádio, morreu aos 87 anos no Recife, na madrugada deste sábado. Altamira sofria do mal de Alzheimer há dois anos e faleceu enquanto dormia.Além de ter sido casada com Jackson durante 12 anos (entre 1955 67), ela foi co-autora de pelo menos 30 músicas do artista. Altamira Castilho foi professora, cantora, compositora e atriz, tendo nascido em 1924, em Olinda. Brilhou na Rádio Jornal do Commercio, na época das radionovelas.

O enterro da cantora ocorrerá neste domingo, no Recife.

No cinema, Almira Castilho participou dos filmes:

Bom Mesmo É Carnaval (1962)
Aí Vem a Alegria (1960) .... Marina
O Viúvo Alegre (1960)
Pequeno por Fora (1960)
Minha Sogra É da Polícia (1958)
O Batedor de Carteiras (1958)
Cala a Boca, Etelvina (1960)
Rio à Noite (1962)

Fonte: Jc online

João Paulo Cuenca: "A imagem da literatura brasileira é quase folclórica"


O escritor brasileiro João Paulo Cuenca garante que a imagem da literatura brasileira tanto na Espanha como na Europa é ainda "muito regional e quase folclórica", e defendeu como contraponto a personalidade universal das letras. "O importante é o texto, não importa de onde proceda", ressaltou em declarações, o romancista, que se encontra em Portugal para participar do festival Correntes d'Escritas, uma das reuniões mais importantes em nível literário do país e realizado desde 2000 em Póvoa de Varzim.

Na opinião do escritor, "a literatura brasileira contemporânea é muito mais rica e sofisticada" que a chegada até agora ao continente europeu, por isso que ainda "há muitos escritores que devem ser traduzidos". Cuenca relembrou um encontro que manteve há anos com um editor europeu, que criticou que seu romance não tratava a realidade de seu país natal. Além de Cuenca e outros autores de língua portuguesa, a 12ª edição do festival literário português contou com a participação de 14 escritores de fala hispana, procedentes da Espanha, Argentina, Cuba, Chile, México e Uruguai.

Além de mesas redondas e colóquios centrados na criação literária e a relação dos autores com seu público, no marco do festival Correntes d'Escritas também realizaram exposições de arte, representações teatrais e projeções cinematográficas. EFE

" Confira os indicados ao "Oscar", que acontece neste Domingo "


Acontece neste domingo (27) em Los Angeles/EUA, a 83ª edição do "Oscar", a partir das 22h (horário de Brasília). Este ano os principais indicados foram o drama inglês "O Discurso do Rei" e o faroeste "Bravura Indômita", com 12 e 10 indicações, respectivamente. Porém os favoritos da noite são "O Discurso do Rei" e "A Rede Social", que além da categoria Melhor Filme deverão decidir também o prêmio de Melhor Diretor.

Entre as atuações, Colin Firth ("O Discurso do Rei") e Natalie Portman ("Cisne Negro") nas principais, e Christian Bale e Melissa Leo (os dois por "O Vencedor"), como coadjuvantes, ganharam as principais premiações até o momento, e são os grandes favoritos para levar o Oscar em suas categorias. A única presença nacional na premiação será o documentário "Lixo Extraordinário", que fala sobre o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de lixo em um aterro sanitário em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. O Oscar 2011 será exibido na integra no canal a cabo TNT. Na Globo, a transmissão começa após o "BBB 11".


Confira a lista completa de indicados

Melhor Filme

"127 Horas"
"A Origem"
"Bravura Indômita"
"Cisne Negro"
"Inverno da Alma"
"Minhas Mães e Meu Pai"
"O Discurso do Rei"
"O Vencedor"
"Toy Story 3"

Melhor Diretor

Darren Aronofsky por "Cisne Negro"
David Fincher por "A Rede Social"
David O. Russell por "O Vencedor"
Joel e Ethan Coen por "Bravura Indômita"
Tom Hooper por "O Discurso do Rei"

Melhor Ator

Colin Firth por "O Discurso do Rei"
James Franco por "127 Horas"
Javier Barden por "Biutiful"
Jeff Bridges por "Bravura Indômita"
Jesse Eisenberg por "A Rede Social"

Melhor Atriz

Annette Bening por "Minhas Mães e Meu Pai"
Jennifer Lawrence por "Inverno da Alma"
Michelle Williams por "Blue Valentine"
Natalie Portman por "Cisne Negro"
Nicole Kidman por "Reencontrando a Felicidade"

Melhor Ator Coadjuvante

Christian Bale por "O Vencedor"
Geoffrey Rush por "O Discurso do Rei"
Jeremy Renner por "Atração Perigosa"
John Hawkes por "Inverno da Alma"
Mark Ruffalo por "Minhas Mães e Meu Pai"

Melhor Atriz Coadjuvante

Amy Adams por "O Vencedor"
Haille Steinfeld por "Bravura Indômita"
Helena Bonham Carter por "O Discurso do Rei"
Jackie Weaver por "Animal Kingdom"
Melissa Leo por ’O Vencedor"

Melhor Roteiro Original

Christopher Nolan por "A Origem"
David Seidler por "O Discurso do Rei"
Lisa Cholodenko e Stuart Blumberg por "Minhas Mães e Meu Pai"
Mike Leigh por "Another Year"
Scott Silver, Paul Tamasy e Eric Johnson por "O Vencedor"

Melhor Roteiro Adaptado

Aaron Sorkin por "A Rede Social"
Danny Boyle e Simon Beaufoy por "127 Horas"
Debra Granik e Anne Rosellini por "Inverno da Alma"
Joel e Ethan Coen por "Bravura Indômita"
Michael Arndt por "Toy Story 3"

Melhor Animação

"Como Treinar o Seu Dragão"
"O Mágico"
"Toy Story 3"

Melhor Filme Estrangeiro

"Biutiful" (México)
"Dente Canino" (Grécia)
"Fora-da-Lei" (Algéria)
"In a Better World" (Dinamarca)
"Incendies" (Canadá)

Melhor Documentário

"Exit Through the Gift Shop"
"Gasland"
"Lixo Extraordinário"
"Restrepo"
"Trabalho Interno"

Melhores Efeitos Especiais

"A Origem"
"Além da Vida"
"Alice no País das Maravilhas"
"Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1"
"Homem de Ferro 2"

Melhor Trilha Sonora

Alexandre Despiat por "O Discurso do Rei"
A.R. Rahman por "127 Horas"
Hans Zimmer por "A Origem"
John Powell por "Como Treinar o Seu Dragão"
Trent Reznor e Atticus Ross por "A Rede Social"

Melhor Canção

"Coming Home" por "Country Strong"
"I See the Light" por "Enrolados"
"If I Rise" por 127 Horas"
"We Belong Together" por "Toy Story 3"

Melhor Edição de Som

"A Origem"
"Bravura Indômita"
"Incontrolável"
"Toy Story 3"
"Tron: O Legado"

Melhor Mixagem de Som

"A Rede Social"
"Bravura Indômita"
"A Origem"
"Salt"
"O Discurso do Rei"

Melhor Edição

"127 Horas"
"A Rede Social"
"Cisne Negro"
"O Discurso do Rei"
"O Vencedor"

Melhor Fotografia

"A Origem"
"A Rede Social"
"Bravura Indômita"
"Cisne Negro"
"O Discurso do Rei"

Melhor Direção de Arte

"A Origem"
"Alice no País das Maravilhas"
"Bravura Indômita"
"Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1"
"O Discurso do Rei"

Melhor Figurino

"Alice no País das Maravilhas"
"Bravura Indômita"
"I Am Love"
"O Discurso do Rei"
"The Tempest"

Melhor Maquiagem

"Caminho para Liberdade"
"Minha Versão para o Amor"
"O Lobisomem"

Melhor Curta

"The Confession"
"The Crush"
"God of Love"
"Na Wewe"
"Wish 143"

Melhor Curta Animado

"Day & Night"
"The Gruffalo"
"Let’s Pollute"
"The Lost Thing"
"Madagascar, a Journey Diary"

Melhor Documentário em curta-metragem

"Killing in the Name"
"Poster Girl"
"Strangers No More”
“Sun Come Up”
“The Warriors of Qiugang”