Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 3 de setembro de 2011

"Gadú refaz 'Oração ao Tempo', de Caetano, para ser abertura de novela "

 
Maria Gadú regravou Oração ao Tempo - música de Caetano Veloso, lançada pelo compositor no álbum Cinema Transcendental (1979) - para a trilha sonora da novela A Vida da Gente, próxima trama a ser exibida pela TV Globo às 18h. A regravação de Gadú vai ser o tema de abertura da história de Lícia Manzo. É provável que Oração ao Tempo entre como faixa-bônus nas futuras tiragens do CD duplo Duo, que traz o registro ao vivo do show feito por Gadú e Caetano - vistos em foto de Stephan Solon - em 2010. O álbum foi lançado em maio de 2011.
 
Fonte: Notas Músicais

"Hillary Duff lança livro na Bienal do Rio neste fim de semana"



A cantora norte-americana Hillary Duff lançará neste Domingo dia 04, seu primeiro romance, Elixir, na 15° edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Hillary irá participar da mesa Conexão Jovem, que coloca autores em contato com o público adolescente, a partir do meio-dia. Além do fenômeno pop, a programação do fim de semana da Bienal do Livro está repleta de estrelas do mundo literário.

Hoje ao meio dia, o Conexão Jovem recebe a norte-america Alyson Nöel, autora da série Os Imortais e Radiante. A partir das 14h, o Café Literário terá a participação de Audrey Niffenegger, autora de A Mulher do Viajante do Tempo, e Letícia Wierchkovski , escritora de A Casa das Sete Mulheres.

Ainda hoje, a Bienal conta com a participação da cantora Elba Ramalho lendo trechos da obra de João Cabral de Melo Neto, Morte e Vida Severina, às 18h30, no Livro em Cena. No mesmo horário acontece no Café Literário a discussão Ficcão e Instinto de Nacionalidade, com Ana Maria Machado e Edney Silvestre.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

" Sábado é dia de ir ao Teatro em Garanhuns"


O Teatro Luiz Souto Dourado (LSD), localizado no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, abrirá suas portas neste Sábado, para receber a encenação do espetáculo " Prisão da Minha Vida ". Trata-se de um texto de Marcos Freitas, enfocando algumas realidades da vida. A montagem é dá Cia Teatral Carcará, com direção de Wando Pereira. No elenco, Willian Joel e Eliakim Urbano. " Prisão da Minha Vida" será encenada apartir das 20h e os ingressos custam apenas R$ 5,00 a venda nas bilheterias do próprio Teatro. Divulgação e apoio, blog Censura Livre.

" Participe da nova enquete do blog "



Muito se discute na cidade sôbre o turismo em Garanhuns... Uns acham que a cidade detém essa vocação, outros não. E você o que acha? dê sua opinião sôbre esse assunto, participando da nova enquete do blog. Queremos saber se você considera ou não Garanhuns uma cidade turística. Participe agora

" Falando de Teatro "

PRETA DE NEVE E 1 ANÃO


Este epetáculo está em cartaz no Teatro Boa Vista em Recife, sempre aos Sábdos e Domingos às 18h. Apoio, blog Censura Livre

" Falando de Cinema "

Cidade de Deus e Tropa de Elite são satirizados em filme.




Vestindo fardas da Polícia Militar, Leandro Firmino da Hora (Cidade de Deus) e Fábio Lago (Tropa de Elite) circulam animadamente em um galpão improvisado na entrada do morro Dona Marta, no Rio de Janeiro. Estariam os dois maiores traficantes do cinema brasileiro, Dadinho - ou Zé Pequeno, para não ofender - e Baiano, debandado para o outro lado da força? Mais ou menos por aí.

A dupla participava do último dia de gravações do filme Totalmente Inocentes, primeira produção nacional a fazer sátira dos consagrados "favela movies". "Mais do que uma paródia, chega a ser uma homenagem a esses grandes filmes", conta o diretor Rodrigo Bittencourt, que filma seu primeiro longa sob a tutela da dupla de produtoras Iafa Britz (Nosso Lar e Seu eu Fosse Você 2) e Mariza Leão (De Pernas para o Ar e Meu Nome Não é Johnny).

No filme, Firmino e Lago representam uma dupla de policiais atrapalhados chamados Tranquilo e Nervoso. Lago conta que os nomes e os temperamentos dos personagens se invertem, sendo o Nervoso mais calmo e o Tranquilo mais explosivo. "Foi um desafio fazer um filme satirizando o meu próprio trabalho. Mas a sátira não vem com crítica", afirma o ator. O filme vai contar a história de três meninos que tentam entrar para o crime porque um deles, Da Fé (Lucas D´Jesus), acredita que a única maneira de conquistar o seu amor, Gildinha (Mariana Rios), é se tornando um chefão do tráfico.  O filme não tem sangue, não tem droga, não tem gente se batendo. É tudo uma grande brincadeira".

A maior parte da gravação foi realizada na cidade de Paulínia, em São Paulo. O set de filmagem passou então para a favela Santa Marta, na Zona Sul do Rio, onde as últimas imagens foram feitas. Mariana Rios comentou as gravações no morro. Ela, que subiu uma favela pela primeira vez, conta que foi muito bem recebida pela comunidade. O elenco conta ainda com Kiko Mascarenhas, Alamo Facó, e participações de Ingrid Guimarães, Felipe Neto, Viviane Pasmanter e Di Ferreiro (vocalista do NX Zero). "Até eu apareço tocando guitarra em uma das cenas, conta o diretor Rodrigo, que divide o roteiro com Rafael Dragaud e Carolina Castro. Totalmente Inocentes tem previsão de estréia para a metade de 2012.

"Diogo Nogueira é homenageado pela Academia Brasileira de Letras"

 
Diogo Nogueira recebeu nesta quarta-feira (31) uma homenagem da Academia Brasileira de Letras, no centro do Rio de Janeiro. Recebendo uma medalha das mãos do presidente da instituição, Marcos Vinicios Villaça, o sambista participou da Merenda Acadêmica, que une figuras de importância em diversos segmentos da sociedade, como artistas, esportistas e empresários. O jogador Ronaldinho Gaúcho, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e os atores Herson Capri e Fernanda Montenegro foram alguns dos homenageados no evento, que acontece mensalmente na ABL.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

" Eis a capa de 'Elo', o quarto álbum de Maria Rita, nas lojas em setembro"

 
 
Esta é a capa de Elo, o quarto álbum de estúdio de Maria Rita. nas lojas na segunda quinzena deste mês setembro via Warner Music. O single Pra Matar Coração - samba de Pedro Baby e Daniel Jobim -foi lançado nas rádios de todo o Brasil na última terça-feira, 30 de agosto.
 
Fonte: Notas Musicais

"Conversa com Escritor é destaque nesta Quinta-Feira no Sesc Garanhuns"




Hoje a partir das 19h30, o projeto Conversa de Escritor, do Sesc Garanhuns, promove uma roda de leitura com Sandoval Ferreira (Garanhuns), Ésio Rafael (Recife), Chico Pedrosa (PE/PB) e provocação do poeta Edison Roberto (Arcoverde). A ação, que acontece no salão de eventos da unidade, faz parte da programação do Laboratório de Autoria Literária Luzinette Laporte, e tem como público-alvo estudantes, professores, poetas, prosadores e os interessados na temática. A entrada é gratuita.
SERVIÇO: Ação: Conversa de Escritor
Roda de leitura e recital com os escritores Edison Roberto (Arcoverde), Ésio Rafael (Recife), Sandoval Ferreira (Garanhuns) e Chico Pedrosa (PA/PE).

Painel temático: Prosa, rima e cordel.
Público alvo: estudantes, professores, poetas, prosadores interessados no tema.
Local: Salão de eventos do SESC Garanhuns
Data: 01 de setembro de 2011 (quinta-feira)
Horário: 19h30
SOBRE OS POETAS:
·       
   Sandoval Ferreira - nascido em Iati Pernambuco, Técnico Agrícola estudante de Administração em Marketing. Começou a declamar aos 18 anos, revelado no distrito de Miracica Garanhuns, terra do seu saudoso pai. Sandoval já fez apresentações com poetas consagrados como Ivanido Vila Nova e Sebastião Dias, Rogério Menezes e Raimundo Caetano, os Nonatos, Irmãos Pereira, Severino Feiosa e Ympolito Moura, e com o poeta paraibano Jessier Quirino. Sandoval Ferreira tem um livro publicado intitulado Meu Sertão em Doze Versos.
·
     Edison Roberto Silva (Sertânia/ Arcoverde-PE), Profº da Rede Pública do Estado de Pernambuco pelo CEJA Arcoverde, Especialista em Língua Portuguesa pela UPE, Pesquisador da Cultura e Poesia Popular e da Oralidade Poética, tem trabalhos publicados em Jornais e Internet, Apresenta e Declama em Recitais Poéticos, com algumas participações em mesas julgadores de Festivais de Repentistas, Palestrante, Compositor, Poeta e também trabalhou com Teatro.
·
     Chico Pedrosa nasceu em Guarabira – PB . Sua principal atividade profissional são os Recitais poéticos, o mesmo se apresenta em Casas de Shows, escolas, praças e mercados. Seu acervo literário é composto por 4 livros (Pilão de Pedra - 1988), (Pilão de Pedra II – 1996), (Raízes da Terra - 2004), (Antologia Poética Sertão Caboclo - 2007), 5 CDs (Poesia Popular Nordestina), (Meu Sertão), (Sertão Caboclo), (Paisagem Sertaneja), (No Meu Sertão é Assim), (Países do Chão Caboclo), (Retalhos do Meu Sertão) e um DVD que tem o título de Causos e Contos, este gravado ao vivo no Teatro Santa Izabel Com participação de Amazan, Zé Laurentino e Jessier Quirino.
·
    Ésio Rafael é Biólogo, poeta e pesquisador da cultura popular.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

" Garanhunense faz parte da produção de documentário a ser exibido na "MIMO 2011"

China
Tibério
Banda Seu Chico
 A 9º Mostra Internacional de Música de Olinda, que começa no dia 05 de Setembro, abrirá este ano espaço para exibições de filmes e documentários com temática musical. Dentre os documentários selecionados através de classificatória, está  "À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA", que conta com o Garanhunense Thiago Lira na equipe de produção. Com duração de 18 minutos, o documentário parte do conceito de "cover" para discutir a imagem e semelhança deste universo, a partir da perspectiva das próprias bandas. Para isso, conta com a participação da Beatles 4Ever (SP), primeira banda cover do Brasil, Seu Chico (PE), Del Rey (PE), entre outras. A produção será exibida no dia 10 às 18h. no Seminário de Olinda.

Ficha Técnica:

Direção, Roteiro e Montagem: Thiago Lira | Produção: Arícia Alves e Virgínia Ramos | Fotografia: Thiago Lira e Virgínia Ramos | Direção de arte: Arícia Alves, Thiago Lira e Virgínia Ramos | Trilha sonora: Beatles 4Ever, Seu Chico, Del Rey, Los Hermanos Cover, Thammy Spears.

Clic no Link abaixo e assista ao trailer do documentário.

http://youtu.be/Fi5ixCNebDY

" Colégio Diocesano ganha prêmio nacional de Educação "


Professores Albérico e Ademir, recebendo o prêmio das mãos de Guy Gerloch Presidente da Pearson no Brasil

No recente encontro dos mantenedores e parceiros do Sistema COC e da Pearson, onde mais de 600 gestores estiveram durante três dias estudando os novos rumos da educação nacional, essas duas entidades premiaram os Colégios com melhor desempenho em todo o Brasil.

O Colégio Diocesano foi indicado em duas categorias, ficando entre os três primeiros na categoria Parceria e em 1º Lugar em Desempenho, Qualidade e Tecnologia Educacional, recebendo o Prêmio Pearson de Educação. Critérios como desempenho dos alunos nos simulados, eficiência no plantão on-line e agenda eletrônica, uso do material didático, cumprimento de metas e tecnologia educacional, foram avaliados. Os Colégios Diocesano de Garanhuns, Santa Cruz de Araguaína-TO e Madre Cabrini de São Paulo foram os indicados.
          
Professor Albérico Fernandes, Diretor do Gigante da Praça da Bandeira, fez questão de dizer que a emoção não foi vencer, foi saber que o trabalho em equipe rende muitos frutos. O Prêmio é uma vitória de todos os alunos, professores, coordenadores e funcionários, e, acima de tudo, o Prêmio também é uma vitória da Educação de Garanhuns. O blog parabeniza o Colégio Diocesano por mais esta premiação.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

" Quando Setembro chegar Olinda vai sediar a 8ª edição da Mostra internacional de Música (MIMO)"




Um encontro de pessoas e ideias interessantes, um panorama de estilos musicais que tem a cara do mundo, dentro de cenários imponentes, são as marcas da Mostra Internacional de Música em Olinda (MIMO). O festival, que promove concertos gratuitos, exibição de filmes e uma vasta programação de cursos intensivos, chega à oitava edição em 2011, entre os dias 5 e 11 de setembro, nas cidades de Olinda, Recife e João Pessoa.

Com um cardápio de atrações que privilegia a música instrumental, da erudita à eletrônica, a MIMO traz nomes que brilham nas principais salas de concerto e palcos do mundo e também abre espaço para os jovens talentos. No elenco deste ano, estão Gotan Project (França/Argentina), Egberto Gismonti, Philip Glass & Tim Fain (EUA), Arrigo Barnabé, Daniel Gortler (Israel), Guinga & Orquestra Sinfônica do Recife, Ballaké Sissoko & Vincent Segal (Mali/França), Azymuth, Orquestra de Câmara de Toulouse (França), André Mehmari & Hamilton de Holanda, Alex Tassel e Arthur Verocai, entre outros.

Além dos concertos, o público tem a chance de conferir as novidades da produção cinematográfica, em que a música é o fio condutor, através do Festival MIMO de Cinema. Com plateia cativa, exibirá curtas, médias e longa-metragens nos telões montados nos pátios da Igreja da Sé e do Seminário de Olinda. A Etapa Educativa é outro destaque da MIMO. Oferece aos estudantes e jovens músicos a oportunidade de participar de encontros, máster classes, workshops, oficinas de formação de orquestra e curso de regência, sob a batuta de experientes mestres da música brasileira e internacional.


" Hoje é dia de Café com Poesia no Sesc Garanhuns"



O Sesc Garanhuns promove, nesta terça-feira (30), a partir das 19h30, o projeto Café com Poesia. Os convidados desta edição são os escritores Samarone Lima e Helder Herik, que discutirão o painel temático “Nos caminhos da prosa e da poesia”. O público que comparecer ao evento poderá conferir ainda a apresentação musical do saxofonista Wellington Souza. Realizado pelo Laboratório de Autoria Literária Luzinette Laporte, o projeto acontece no salão de eventos da unidade e tem entrada gratuita.
Quem é SAMARONE LIMA E HELDER HERIK ? 

Samarone Lima, 42 anos, natural do Crato-CE. Vive no Recife há mais de vinte anos. É escritor e jornalista, autor dos livros "Zé" (Mazza, 1998), "Clamor" (Objetiva, 2003), "Estuário" (Bagaço, 2006) e "Viagem ao Crepúsculo" (Casa das Musas, 2009). Em setembro, lança seu primeiro livro de poesias - "A praça azul" e "Tempo de Vidro"(Ed. Paés). Escreve crônicas semanais no site www.estuario.com.br e publica seus poemas no blog www.quemerospoemas.blogspot.com Samarone está entre os 10 finalistas do Prêmio Jabuti deste ano, o principal prêmio literário do Brasil na atualidade, com seu livro Viagem ao Crepúsculo.

Helder Herik é natural de Garanhuns, professor, poeta, autor dos livros “Amorte”, “ As plantas crescem latindo” e “Sobre a lápide: o musgo”.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

"Falando de Cinema"


A estreia do diretor Roberto Berliner na ficção ganhou uma adesão de peso para viver o personagem principal. Isso porque Gloria Pires  acertou os ponteiros para viver Nise da Silveira nos cinemas. Nise da Silveira - A Senhora das Imagens será produzido pela Tv Zero e vai contar a história desde o dia em que a famosa psiquiatra chega ao hospital depois de anos presa e exilada por seu envolvimento com os comunistas.

Considerada uma das grandes discípulas do psicanalista Carl Jung, a médica dedicou sua vida a psquiatria e foi uma grande defensora do fim dos tratamentos agressivos de sua época, como eletrochoques e lobotomia. Foi dela, por exemplo, a ideia de mudar a rotina dos pacientes, substituindo tarefas de limpeza por atividades de pintura e escultura, estabelecendo com isso o marco inicial do que viria a ser o Museu de Imagens do Inconsciente, local por onde passaram artistas reconhecidos mundialmente, como Arthur Bispo do Rosário e Estamira.

Parte das filmagens de Nise da Silveira - A Senhora das Imagens acontecerão no Centro Pediátrico do Engenho de Dentro e contará com a colaboração do grupo de teatro Sistema Nervoso Central, formado por pacientes, e comandado pelo médico Lula Vanderlei. As filmagens estão marcadas para começar em janeiro de 2012. O personagem também foi interpretado no teatro por Mariana Terra em peça de mesmo nome. A última participação de Glória nos cinemas foi em dose tripla, quando em 2009 ela estreou os títulos É Proibido Fumar, Lula, o Filho do Brasil e Se Eu Fosse Você 2.

"Fera tem até esta terça para se inscrever no Vestibular UPE"



As inscrições para o Vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE) encerram nesta terça-feira (30). Das 3.580 vagas oferecidas pela UPE, 80% delas (2.864) são destinadas para este formato de ingresso. De acordo com a presidente da Comissão do Vestibular da UPE, Izabel Avelar, mais de 40 mil estudantes já se inscreveram no site www.upe.br/processodeingresso. A taxa custa R$ 110 e pode ser paga em qualquer agência bancária. O prazo para o pagamento encerra no dia 02 de setembro.

SERIADO - Os outros 20% das vagas da UPE, que corresponde a 716, são para os candidatos aprovados no Vestibular Seriado (Sistema Seriado de Avaliação - SSA), cujas inscrições encerraram no último dia 15 de agosto. No total, 54.594 feras se inscreveram para o seriado da instituição.

PROVAS - As provas do vestibular tradiciconal acontecem nos dias 4, 5 e 6 de dezembro. Já as provas do SSA estão marcadas para os dias 13 e 14 de novembro, aos candidatos das duas séries iniciais do ensino médio, e 20 e 21 de novembro, para os da última série (3º ano).

Os estudantes podem tirar dúvidas por meio twitter (@Ingresso_UPE_20) da UPE ou pelo telefone (81) 3183.3660.

Fonte: Jc online

" Chico Buarque participará de série de TV, diz jornal "


De acordo com a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, Chico Buarque participará da série + Vezes Favela, desdobramento do filme 5x Favela - Agora por Nós Mesmos, dirigido por cineastas da periferia e supervisionados por Cacá Diegues. Na trama, que será exibida no canal a cabo Multishow, Chico aparecerá em uma cena convidando Marco, um jogador de futebol, para uma partida contra seu time, o Polytheama.