Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 14 de janeiro de 2012

"Biografia lembra 30 anos da morte de Elis"



Na próxima quinta-feira, dia 19, completam-se 30 anos da morte de Elis Regina e para lembrar a data, a LeYa Brasil lança Furacão Elis, da jornalista Regina Echeverria (autora também das biografias de Gonzaguinha e Cazuza), em edição revista e ampliada. A obra de pouco mais de 250 páginas é considerada uma das mais completas biografias da cantora, que nasceu em Porto Alegre, em 1945, e começou a cantar aos 11 anos, no programa Clube do Guri, da rádio Farroupilha.

O livro de Regina Echeverria conta a trajetória de Elis desde a primeira apresentação, ainda na infância, até o sucesso, sem deixar de fora os altos e baixos de seu temperamento passional, o abuso de álcool e drogas e os amores que teve. Elis vivia intensamente e isso aparecia em sua música. A intensa forma de “interpretar” as canções é uma marca registrada única dessa artista que é considerada por alguns críticos como a melhor cantora brasileira.Elis Regina morreu aos 36 anos, de forma precoce, por uma overdose.

Secult e Fundarpe iniciam ciclo de capacitações regionalizadas do Funcultura



A primeira edição da Capacitação Regionalizada de Produtores Culturais para os editais do Funcultura 2011/2012 tem início já na próxima segunda-feira, 16 de janeiro. Com o objetivo de esclarecer dúvidas e democratizar o acesso às informações contidas nos editais para Produção Independente e para o Audiovisual, a caravana de formação vai percorrer todas as regiões do Estado. Ao todo, serão 32 oficinas voltadas prioritariamente aos produtores com situação regular no Cadastro de Produtores Culturais do Funcultura.

Segundo Félix Aureliano, diretor de formação cultural da Secult-PE, “os cursos pretendem motivar a inscrição de um número cada vez maior de projetos do interior do Estado, que contemplem toda a diversidade da cultura pernambucana e apontem para uma distribuição mais equitativa dos recursos”, destaca. Contribuir para a diminuição do número de projetos que são eliminados ainda na fase de habilitação e possibilitar o cadastro de mais produtores culturais também são objetivos da capacitação: “Sabemos o quanto o nosso sertão é rico culturalmente, mas apenas 100 produtores da região estão aptos a concorrer nos editais. Nossa meta é ampliar este número e fomentar ainda mais iniciativas culturais em todas as regiões do Estado”, explica o diretor.

Formação continuadaA capacitação faz parte de um processo mais amplo, que incluirá novas etapas a partir do próximo edital do Funcultura. Em parceira com a Universidade de Pernambuco (UPE), a Secretaria de Cultura, através da sua Diretoria de Formação Cultural, promoverá um curso de extensão em Elaboração de Projetos Culturais, cuja primeira edição também ocorrerá em 2012, a partir de março, nas macrorregiões do estado.

Fonte: Fundarpe