Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 16 de outubro de 2010

" Conhecendo Noel "



Com que Roupa ?
Noel Rosa
Composição: Noel Rosa

Agora vou mudar minha conduta
Eu vou pra luta, pois eu quero me aprumar
Vou tratar você com força bruta
Pra poder me reabilitar

Pois esta vida não está sopa
Eu pergunto com que roupa
Com que roupa . . .eu vou?
Pro samba que você me convidou
Com que roupa . . .eu vou
Com que roupa que eu vou
Pro samba que você me convidou

Seu português, agora, deu o fora
Já foi-se embora e levou seu capital
Esqueceu quem tanto amou outrora
Foi no Adamastor pra Portugal
Pra se casar com a cachopa

Eu hoje estou pulando como sapo
Pra ver se escapo
Desta praga de urubú
Já estou coberto de farrapos
Eu vou acabar ficando nú

Meu paletó virou estopa
Eu nem sei mais com que roupa
Com que roupa que eu vou . . .

" Falando de Cinema "


O cineasta Charles Chaplin é para muitos um gênio em todos os sentidos. E quando todos achavam que a sua cinematografia composta por dezenas de filmes como ator e diretor estava completa, eis que surge uma grande novidade. O curtametragem A Thief Catcher, dado como desaparecido por décadas, reaparece depois de ter sido comprado num leilão sem que o novo dono soubesse que ele contava com o ator. A produção de 1914 tem 10 minutos e cerca de 1/3 dela tem a participação do eterno Carlitos e seus indefectíveis – e adorados – bigode e trejeitos característicos.

O melhor de tudo é que ele será exibido publicamente neste sábado, no Slapsticon, festival anual organizado pelo grupo Silent Comedy Mafia e que acontece no Rosslyn Spectrum Theater em Arlington, Virginia, nos Estados Unidos. O evento começou ontem, quinta feira, e vai apresentar cerca de 120 produções até domingo, com muita coisa de Chaplin e Buster Keaton, entre outros, e ainda presta um tributo à dupla Abbott e Costello. Os organizadores pretendem oferecer A Thief Catcher para uma audiência maior através de outros eventos ou DVD, mas ainda não existe nada definido.

A descoberta é a primeira na carreira de Chaplin nos últimos 60 anos e levanta pontos interessantes e até polêmicos. Em sua filmografia, o ator nunca inscreveu o filme em questão. Em 1965, durante uma entrevista, ele chegou a comentar a obra, mas nunca mencionou seu título. Já tem especialista afirmando que A Thief Catcher derruba o mito de que o “famoso bigode” teria sido criado em outra época. O fato é que deixando o blábláblá de lado, A Thief Catcher foi um grande achado para os fãs do artista que, certamente, aguardam uma chance de assisti-lo.

" Keith Richards diz em livro que Mick Jagger ficou "insuportável"


O guitarrista dos Rolling Stones Keith Richards diz em sua nova autobiografia que Mick Jagger se tornou insuportável com o passar dos anos e revela que chama o autoritário vocalista da banda de "Vossa Majestade" ou "Brenda". O livro de memórias é repleto de referências a outras celebridades, desde Johnny Depp a John Lennon, mas é a dinâmica espinhosa entre Richards e Jagger que domina o volume de 527 páginas, que será publicado em fascículos no jornal britânico The Times.

Richards, de 66 anos, conheceu Mick Jagger aos 4 anos de idade. Ele diz que não põe os pés no camarim de Jagger há 20 anos. "Foi no início dos anos 1980 que Mick começou a ficar insuportável", escreve Richards na autobiografia Life, que lhe valeu um adiantamento de 4,8 milhões de libras (cerca de R$ 11,6 milhões), após uma enorme briga de lances entre diferentes editoras.Keith Richards e Mick Jagger foram dois dos membros fundadores dos Rolling Stones, em 1962, e compuseram os sucessos da banda, levando o grupo a ter vendas de mais de 200 milhões de álbuns em todo o mundo. "Às vezes penso: 'sinto saudades de meu amigo'", escreve Richards. "Me pergunto: 'Para onde ele foi?'".

Mas o guitarrista disse ao Times que seu colega de banda leu o livro e pediu que fosse tirada apenas uma coisa: uma referência ao fato de Jagger ter um treinador de voz. Richards se recusou, dizendo: "Estou tentando contar a verdade" .Com relação a Jagger, ele acrescentou: "Já tivemos nossas desavenças, mas quem não tem? Você tenta manter uma coisa unida por 50 anos", acrescentando que a banda estuda a possibilidade de sair em turnê outra vez. "Acho que vai acontecer. Bati um papo com ... Sua Majestade. Brenda."

A turnê mais recente dos Stones terminou em agosto de 2007, provocando as especulações de praxe sobre a possibilidade de não haver outras futuras.
Fonte: Portal Terra

sexta-feira, 15 de outubro de 2010


A gravadora EMI, está prometendo ainda para este mês de Outubro, o lançamento do novo álbum do cantor e compositor mineiro, MIlton Nascimento. O trabalho denominado de " E agente sonhando ", reúne músicas de cantores mineiros, a exemplo de João Bosco, que contribui com a música " Flôr de Ingazeira ". O novo CD de MIlton Nascimento é composto ao todo, por 16 músicas de autores diferentes. Nele, Milton divide interpretaççoes e execuções, com músicos naturais da cidade de Três Pontas, a mesma cidade onde nasceu Milton Nascimento. Eis as músicas do CD.

1. E A Gente Sonhando - Milton Nascimento
2. Flor de Ingazeira - Joao Bosco e Francisco Bosco
3. O Ateneu - Milton Nascimento e Fernando Brant
4. Do Samba, do Jazz - Ismael Tiso e Milor Rabelo
5. Estrela, Estrela - Vitor Ramil
6. Raras Maneiras - Tunai e Marcio Borges
7. O Sol - Antonio Júlio Nastácia
8. Espelho de Nós - Milton Nascimento e Fernando Brant
9. Me Faz Bem - Milton Nascimento e Fernando Brant
10. Resposta ao Tempo - Cristóvao Bastos e Aldir Blanc
11. Amor do Céu, Amor do Mar - Flávio Henrique e Milton Nascimento
12. Gota de Primavera - Pedrinho do Cavaco e Milton Nascimento
13. Adivinha o quê? - Lulu Santos
14. Sorriso - Milton Nascimento
15. Olhos do Mundo - Marco Elízeo e Heitor Branquinho
16. Eu, Pescador - Clayton Prosperi e Haroldo Jr.

" Aos Mestres com Carinho "

Parabéns professores.

A cultura lhes agradece.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

" No escurinho do Cinema "

Duas estréias estão programadas para este final de semana no Cine Eldorado. Os cinéfilos da cidade e região, poderão conferir os lançamentos de " Eu e meu Guarda-Chuva " e " O último exorcismo " nesta sexta-feira em diversos horários.

Eu e meu Guarda : Chuva:Em sua última noite de férias, Eugênio, um menino de 11 anos, e seu melhor amigo, Cebola, se metem em aventuras inimagináveis para resgatar Frida, sua paixão e colega de escola, que foi seqüestrada pelo fantasma do temível Barão Von Staffen. Nesta odisséia, Eugênio contará com a ajuda de um guarda-chuva herdado de seu saudoso avô, que lhe dará a coragem necessária para seguir em frente. O duelo final entre o Barão e Eugênio decidirá o destino de Frida e de todos eles.

Veja o Trailer




O último exorcismo:Um dos filmes de terror mais esperados " promete cenas horripilantes sobre uma garota possuída pelo demônio. Dirigido pelo alemão Daniel Stamm, o filme tem enredo semelhante ao do cult "O exorcista" (1973): um padre tem sua fé colocada à prova quando um espírito demoníaco se apodera do corpo de uma adolescente. No entanto, há um tempero moderno no longa. O exorcista em questão é o reverendo Cotton Marcus (Patrick Fabian, da série "Amor imenso"), famoso entre os católicos por sua "eficácia" no combate à forças malignas. Até o dia em que ele resolve fazer um documentário sobre uma de suas sessões de exorcismo. A "possuída" escolhida para as filmagens é a garota Nell (Ashley Bell). Ao chegar a fazenda da família para filmar o exorcismo, o padre se defronta com o demônio mais assustador que já enfrentou.

Veja o Trailer


" Hoje é dia de Sonora Brasil "


Garanhuns recebe hoje, a última etapa do projeto Sonara Brasil 2010, de formação de ouvintes musicais, realizado pelo Departamento Nacional do Sesc em parceria com os Departamentos Regionais. O grupo pernambucano Quinteto Leão do Norte é quem encerra o projeto este ano em nossa cidade. A apresentação acontece às 19h.30 no Ceminário São José.

Sôbre a atração:

O Quinteto Leão do Norte foi formado especialmente para realizar o circuito do Sonora Brasil 2010, com o propósito de apresentar a obra de Cláudio Santoro e Guerra-Peixe, homenageados pelo projeto, composta para combinação mista de cordas e sopros. A base do grupo está nos integrantes Carlos Santos (Violino), Nilson Galvão Jr. (Violoncelo) e Nilzeth Galvão Santos (Viola), do Quarteto Encore, de cordas. Participam ainda do Quinteto Gauber Santos (Clarinete), da Orquestra Sinfônica do Recife, e Rogério Acioli (Flauta), da Orquestra Sinfônica da Paraíba. A apresentação é gratuita.

" Falando de Cinema "


Os organizadores da cerimônia do Oscar disseram ontem, que é improvável que a maior cerimônia do cinema mundial seja antecipada em 2012, mas não descartaram a possibilidade de isso acontecer nos anos seguintes. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas disse em junho que estava considerando antecipar a data do Oscar, medida que poderia acelerar a temporada de premiações de Hollywood e criar desafios para outros programas e estúdios de cinema.

"O conselho diretor da Academia determinou que a data da 84a edição do Oscar de 2012 não deve ocorrer muito mais cedo que o tradicional último domingo de fevereiro", disse a Academia em comunicado. "Uma data diferente ainda é uma possibilidade para os anos seguintes, e a equipe organizadora e o conselho diretor continuarão avaliando as vantagens e os desafios relacionados a essa data."

Nos últimos anos, a Academia tem realizado o Oscar no último domingo de fevereiro, apesar de ter passado a data para março em alguns anos. Em 2011, a cerimônia do Oscar deve ocorrer no dia 27 de fevereiro. O evento anual é o segundo mais assistido na TV norte-americana e visto por centenas de milhares de pessoas pelo mundo. Mas a audiência tem caído nos últimos anos com a presença de outros grupos da indústria, como o Screen Actors Guild, que começou a televisionar suas próprias cerimônias.

" Livro dá a cartunista pernambucano nota máxima no humor gráfico brasileiro "


Samuel Rubens de Andrade, o Samuca, é o único pernambucano premiado pelo HQMIX 2010. Seu último livro, Sem palavras, foi considerado a melhor publicação de cartuns do último ano. Ao lado de artistas consagrados como Craig Thompson, Robert Crumb, Angeli, Fernando Gonsales e Marcelo Quintanilha, Samuca recebeu o troféu semana passada, em evento festivo no Sesc Pompéia (São Paulo).

Os homenageados foram Laerte, que ganhou o título de grande mestre e Zetti, que por décadas foi a diretora do Salão Internacional de Humor de Piracicaba e no início do ano foi exonerada do cargo. Pela primeira vez, a cerimônia foi transmitida ao vivo pela internet, via Blog dos Quadrinhos.

Organizado pela Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial de Artes Gráficas do Brasil (Imag), o HQMIX está em sua 22ª edição e é considerado o prêmio máximo dos quadrinhos no Brasil. "A produção de humor e quadrinhos vem crescendo a ponto de hoje haver mais de mil novos títulos por ano. No meio de tantos lançamentos, se um se sobressai é porque teve impacto", afirma JAL, um dos idealizadores do HQMIX.

Fonte: Fundarpe

" Conhecendo Noel "

O blog continua homenageando o compositor carioca Noel Rosa pelo seu 1ª Centenário a ser celebrado no dia 11 de Dezembro deste ano.



FILOSOFIA INTERPRETAÇÃO: PAULINHO DA VIOLA

Composição: Noel Rosa

O mundo me condena, e ninguém tem pena
Falando sempre mal do meu nome
Deixando de saber se eu vou morrer de sede
Ou se vou morrer de fome
Mas a filosofia hoje me auxilia
A viver indiferente assim
Nesta prontidão sem fim
Vou fingindo que sou rico
Pra ninguém zombar de mim
Não me incomodo que você me diga
Que a sociedade é minha inimiga
Pois cantando neste mundo
Vivo escravo do meu samba, muito embora vagabundo
Quanto a você da aristocracia
Que tem dinheiro, mas não compra alegria
Há de viver eternamente sendo escrava dessa gente
Que cultiva hipocrisia

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

" 'Artistas e intelectuais organizam manifesto pró-Dilma "



Em apoio a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, um grupo de artistas e intelectuais liderados por Leonardo Boff, Chico Buarque, Emir Sader e Eric Nepumuceno está articulando adesões a um manifesto de apoio político à petista.

O documento será entregue à candidata na próxima segunda-feira (18), em um ato político organizado pelo grupo no Teatro Oi Casagrande, no Leblon, zona sul da capital fluminense, às 20h.

De acordo com o filósofo e teólogo Leonardo Boff, o manifesto foi organizado pelo jornalista e escritor Eric Nepomuceno e pelo cantor e compositor Chico Buarque. "A ideia foi do Eric e do Chico para contrabalançar muitas difamações e mentiras que estão sendo divulgadas na internet, e eles têm todo meu apoio e o do Frei Betto também, que escreveu um artigo sobre a Dilma. Eles cresceram juntos e ele fala muito bem sobre ela", disse Boff, que informou também que o arquiteto Oscar Niemeyer faz parte dos signatários.

Ainda segundo Boff, as críticas contra Dilma envolvendo a questão do aborto "é um discurso para desviar das gandes questões". "O PSDB não tem liderança nem carisma, não tem projeto nenhum para oferecer", falou em defesa da petista. "Eles descobriram esse viés para distrair da verdadeira discussão, é uma questão de falsa política", concluiu.

Leia a íntegra do documento:

À NAÇÃO

Em uma democracia nenhum poder é soberano.
Soberano é o povo.

É esse povo – o povo brasileiro – que irá expressar sua vontade soberana no próximo dia 3 de outubro, elegendo seu novo Presidente e 27 Governadores, renovando toda a Câmara de Deputados, Assembléias Legislativas e dois terços do Senado Federal.

Antevendo um desastre eleitoral, setores da oposição têm buscado minimizar sua derrota, desqualificando a vitória que se anuncia dos candidatos da coalizão Para o Brasil Seguir Mudando, encabeçada por Dilma Rousseff.

Em suas manifestações ecoam as campanhas dos anos 50 contra Getúlio Vargas e os argumentos que prepararam o Golpe de 1964. Não faltam críticas ao “populismo”, aos movimentos sociais, que apresentam como “aparelhados pelo Estado”, ou à ameaça de uma “República Sindicalista”, tantas vezes repetida em décadas passadas para justificar aventuras autoritárias.

O Presidente Lula e seu Governo beneficiam-se de ampla aprovação da sociedade brasileira. Inconformados com esse apoio, uma minoria com acesso aos meios, busca desqualificar esse povo, apresentando-o como “ignorante”, “anestesiado” ou “comprado pelas esmolas” dos programas sociais.
Desacostumados com uma sociedade de direitos, confunde-na sempre com uma sociedade de favores e prebendas.

O manto da democracia e do Estado de Direito com o qual pretendem encobrir seu conservadorismo não é capaz de ocultar a plumagem de uma Casa Grande inconformada com a emergência da Senzala na vida social e política do país nos últimos anos. A velha e reacionária UDN reaparece “sob nova direção”.
Em nome da liberdade de imprensa querem suprimir a liberdade de expressão. A imprensa pode criticar, mas não quer ser criticada.

É profundamente anti-democrático – totalitário mesmo – caracterizar qualquer crítica à imprensa como uma ameaça à liberdade de imprensa. Os meios de comunicação exerceram, nestes últimos oito anos, sua atividade sem nenhuma restrição por parte do Governo. Mesmo quando acusaram sem provas.
Ou quando enxovalharam homens e mulheres sem oferecer-lhes direito de resposta. Ou, ainda, quando invadiram a privacidade e a família do próprio Presidente da República.

A oposição está colhendo o que plantou nestes últimos anos. Sua inconformidade com o êxito do Governo Lula, levou-a à perplexidade. Sua incapacidade de oferecer à sociedade brasileira um projeto alternativo de Nação, confinou-a no gueto de um conservadorismo ressentido e arrogante. O Brasil passou por uma grande transformação.

Retomou o crescimento. Distribuiu renda. Conseguiu combinar esses dois processos com a estabilidade macroeconômica e com a redução da vulnerabilidade externa. E – o que é mais importante – fez tudo isso com expansão da democracia e com uma presença soberana no mundo.

Ninguém nos afastará desse caminho. Viva o povo brasileiro.

Leonardo Boff
Chico Buarque
Fernando Morais
Emir Sader
Eric Nepumuceno

" Falando de Cinema "


Michael Douglas que vém travando uma grande batalha para conter um tumor em sua garganta, é protagonista do filme " O solteirão ", que tem estréia prevista, para o dia 22 deste mês nos Estados Unidos, aqui no Brasil, ainda não existe previsão de estréia. Trata-se de uma comédia onde o ator vive o papel de Ben Kalmen, um nova-iorquino de 50 e poucos anos, ex-vendedor de carros que, por causa de escolhas erradas, perdeu todo seu negócio. Ben está prestes a retomar a vida, mas algumas das mesmas motivações que o fizeram naufragar no passado estão o ameaçando novamente. Ele se separou de Nancy, por quem era apaixonado desde a faculdade e que o conhece melhor que qualquer outra pessoa. Embora ele ainda arrume tempo para passear com a filha e a neta, ela evita encontrar o pai depois que descobre que ele está saindo com uma das amigas dela.O elenco do filme é recheado de bons atores, tais como Susan Sarandon, Mary Louise Parker, Imogen Poots, Jesse Eisenberg e Danny De Vito. O blog se antecipa e disponibiliza o trailer desse filme, que promete ser grande sucesso de bilheteria em todo mundo, até por causa do estado de saúde de Michael Douglas.



" Ganhador do Nobel de Literatura, lança novo livro em Novembro "


"O Sonho do Celta", novo livro do escritor peruano Mario Vargas Llosa, ganhador do Nobel de Literatura, será posto à venda em 3 de novembro nos países de língua espanhola, anunciou a editora Alfaguara nesta quinta-feira. O livro sobre Roger Casement (1864-1916), diplomata irlandês que denunciou os abusos no Congo belga e no Amazonas durante o ciclo da borracha, no qual o autor trabalhou por três anos, terá "uma tiragem inicial de 500.000 exemplares para todo o âmbito do espanhol", anunciou esta quinta-feira. O escritor peruano o apresentará em Madri, para onde viajará rapidamente de Nova York, onde dá aula este semestre na Universidade de Princeton. Quatro anos depois de "Travessuras da Menina Má", a nova obra do recém declarado Nobel se debruça sobre um tema totalmente distinto. O diplomata britânico Roger Casement denunciou os abusos cometidos durante a colonização do Congo belga pelo rei Leopoldo II, no fim do século XIX e início do XX, e posteriormente os que viu no Peru contra os indígenas durante a época da extração de borracha no Amazonas.

" Enquete entra em seus últimos dias "


A segunda enquete da série que vai revelar o cantor brasileiro, já falecido, que o leitor do blog sente mais saudade, entra nos seus últimos dias. Até o momento o poeta e compositor Vinícius de Moraes é quem lídera a votação. Você também pode votar agora e expressar o seu sentimento. A primeira enquete da série foi vencida por Elis Regina. Vote agora.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

" Bom dia Crianças "







" Acorda Gigante "


Acorda Gigante.
Acorda que hoje é teu dia.
Acorda alto padrão de civismo e de gloria.
Acorda templo sagrado de luz e saber.
Acorda para uma estupenda vitória.
Acorda para lutar e vencer.
Acorda para marchar e levar a bandeira.
Acorda pelo Brasil.
Acorda que o cruzeiro está luzindo.
Acorda para ouvir os clarins da alvorada.
Acorda para uma nova jornada.
Acorda que a instrução é o seu ideal.
Acorda que para nós o lutar é vencer.
Acorda com ardor juvenil.
Acorda astro brilhante.
Acorda para uma prece.
Acorda que nossa alma ainda suspira.
Acorda e canta nosso hino com amor.
Acorda Gymnasio amigo.
Acorda querido lar.
Acorda em nome de Almira e Adelmar.
Acorda que faremos tudo prá te exaltar.
Acorda que hoje são 95 , amanhã serão 100.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

''Tropa de Elite 2'' é a maior abertura do cinema nacional dos últimos anos "


Em seu fim de semana de estreia, o longa "Tropa de Elite 2” arrebatou cerca de 1,25 milhão de espectadores. Graças a esse número, o filme dirigido por José Padilha ocupa o quinto lugar em abertura entre todos os filmes já exibidos em telas brasileiras e lhe deixa com mais do dobro de público do segundo lugar em abertura entre os nacionais, ocupado por “Chico Xavier” (com 585 mil). Desde a Retomada do cinema nacional, é o maior público registrado na estreia.

"Tropa 2" ganha ainda do longa “Eclipse”, que era até sexta-feira o filme com melhor abertura em 2010, com 1.185 milhão de espectadores, só sendo superado por quatro filmes americanos em toda a história. O longa brasileiro também está à frente das séries ''Era do Gelo'', ''X-Men'', ''Harry Potter'', ''Shrek'', ''Piratas do Caribe'' e ''Matrix''.

O filme estreou com 570 cópias, distribuidas em 696 salas - a primeira parte foi lançada em 170 salas e teve, no primeiro fim de semana em cartaz, 178 mil ingressos vendidos.

"Pela primeira vez desde a retomada... O cinema brasileiro ocupa mais de 50% das salas de cinema do país. 'Tropa 2', 'Nosso Lar', '5x Favela' & Cia.", escreveu Sá Leitão por volta de 1h30 da manhã.

" Morreu o 'rei do soul', Solomon Burke "


O cantor americano Solomon Burke, autor da célebre canção "Everybody Needs Somedoby to Love", do grupo e do filme "The Blues Brothers" ("Os irmãos cara-de-pau"), morreu neste domingo, aos 70 anos, em sua chegada à Holanda, onde tinha previsto fazer um show.

O chamado "rei do soul" aparentemente morreu de causas naturais logo depois de chegar ao aeroporto de Amsterdã-Schipol, procedente de Los Angeles, declarou à AFP Willem Venema, organizador dos shows do artista na Holanda.Solomon Burke, que se deslocava em cadeiras de rodas, foi atendido pelo pessoal médico do aeroporto no momento de sua morte. Ele viajava com seu agente e sua filha, acrescentou Venema.

"Candy Burke foi testemunha da morte de seu pai ", enfatizou. Venema indicou não ter como informar sobre a causa exata da morte do cantor. "Foi de causa natural", limitou-se a dizer.O cantor de rythm'n blues e soul ia dar um show na terça-feira em Amsterdã, junto ao grupo holandês De Dijk, por ocasião do lançamento de seu álbum conjunto, "Hold on Tight".

Nascido em 21 de março de 1940 na Filadélfia (EUA), Burk é conhecido em particular pela canção "Everybody Needs Somebody to Love", tema do filme cult a "Os irmãos cara-de-pau ", de 1980. Entrou para o "Hall da Fama do Rock and Roll" em 2001, no mesmo ano que Michael Jackson, Queen e Paul Simon. Em 2002, recebeu um Grammy para o melhor álbum de blues para "Don't Give up on me".

" Em Boa Companhia' capta a alegria de Simone "


"Vocês não podem imaginar o prazer que tô sentindo de estar aqui cantando...", disse Simone ao público de fãs que testemunhava a gravação ao vivo do show Em Boa Companhia antes de cantar Fullgás (Marina Lima e Antônio Cícero), sucesso de Marina Lima em 1984. "Aqui" era o Teatro Guararapes, em Pernambuco, onde a cantora filmou em abril deste ano de 2010 o espetáculo dirigido por José Possi Neto com base no repertório e na atmosfera de sensualidade e felicidade de Na Veia (2009), o último álbum de inéditas da artista.


Ora editado nos formatos de DVD e CD duplo, o registro ao vivo de Em Boa Companhia capta boa parte da alegria desse momento feliz de Simone. Aos 60 anos, a cantora soa jovial em cena. A voz já não tem o alcance de tempos áureos, mas está perfeitamente ajustada a esse momento harmonioso - assim como o repertório, que celebra o amor, o desejo e a mulher sem os tons dramáticos de outrora. O show amplia a atmosfera feliz do CD Na Veia, incorporando músicas que Simone já não cantava há um bom tempo, caso de Tô que Tô (Kleiton & Kledir), um dos hits do clássico álbum Corpo e Alma (1982).


Entre doses altas de sensualidade, aplicadas na veia de seu público fiel em números como Hóstia (Erasmo Carlos e Marcos Valle) e Deixa Eu te Amar ((Agepê, Ismael Camillo e Mauro Silva), a cantora aborda Jorge Ben Jor (Ive Brussel) sem todo o suingue exigido pelos temas do compositor, faz um belo lance ao jogar molho cubano no samba Geraldinos e Arquibaldos (Gonzaguinha), sublinha silêncios de Certas Coisas (Lulu Santos e Nelson Motta), romantiza o samba elegante de Paulinho da Viola (Ame, parceria com Elton Medeiros) e se permite brincar com o rock Perigosa (Nelson Motta, Roberto de Carvalho e Rita Lee), embebido em inusitada atmosfera bluesy introduzida em cena pelo número anterior, Pagando pra Ver (Nonato Luís e Abel Silva).


No fim, a abordagem melodiosa da carnavalesca Chuva, Suor e Cerveja (Caetano Veloso) adquire significado especial por estar sendo feita na terra do frevo. Enfim, por mais que a gravação ao vivo de Em Boa Companhia nem sempre transmita pelo DVD e pelo CD duplo toda a felicidade do show (e quem viu qualquer apresentação da turnê nacional - ora retomada - sabe que se trata de um dos melhores shows de Simone nos últimos tempos), o registro do espetáculo reitera a impressão de que Simone reencontrou seu caminho musical e, respaldada pela liberdade artística concedida pela gravadora Biscoito Fino, não deverá mais deixar a sua carreira fonográfica sair dos trilhos.

domingo, 10 de outubro de 2010

" Um Domingo de muita Paz para todos "


" Fragmentos do Show de Gonzaga Leal "

Confira fragmentos do show de Gonzaga Leal, realizado na última sexta-feira no Teatro Luiz Souto Dourado aqui em Garanhuns. Na oportunidade, o cantor fez o lançamento do CD " E o que mais Aflore "
Fotos: Valdir Marino ( Site Garanhuns Agreste )

" Conhecendo Noel "



Conversa de botequim - Interpretação ( Chico Buarque de Holanda )

Noel Rosa
Composição: Noel Rosa / Vadico

Seu garçom faça o favor de me trazer depressa
Uma boa média que não seja requentada
Um pão bem quente com manteiga à beça
Um guardanapo e um copo d'água bem gelada
Feche a porta da direita com muito cuidado
Que eu não estou disposto a ficar exposto ao sol
Vá perguntar ao seu freguês do lado
Qual foi o resultado do fute..bol

Se você ficar limpando a mesa
Não me levanto nem pago a despesa
Vá pedir ao seu patrão
Uma caneta, um tinteiro,
Um envelope e um cartão,
Não se esqueça de me dar palitos
E um cigarro pra espantar mosquitos
Vá dizer ao charuteiro
Que me empreste umas revistas,
Um isqueiro e um cinzeiro

Seu garçom faça o favor de me trazer depressa...

Telefone ao menos uma vez
Para três quatro quatro três três três
E ordene ao seu Osório
Que me mande um guarda-chuva
Aqui pro nosso escritório
Seu garçom me empresta algum dinheiro
Que eu deixei o meu com o bicheiro,
Vá dizer ao seu gerente
Que pendure esta despesa
No cabide ali em frente
Seu garçom faça o favor de me trazer depressa
Uma boa média que não seja requentada
Um pão bem quente com manteiga à beça
Um guardanapo e um copo d'água bem gelada
Feche a porta da direita com muito cuidado
Que eu não estou disposto a ficar exposto ao sol
Vá perguntar ao seu freguês do lado
Qual foi o resultado do fute..bol

" Caetano recorda 'Billie Jean' ao gravar Zii e Zie "


Música de Michael Jackson, lançada pelo autor no álbum Thriller (1982), Billie Jean foi a novidade do roteiro do show Zii e Zie na gravação ao vivo feita por Caetano Veloso na noite da útima sexta-feira , no Rio de Janeiro (RJ), na mesma casa Vivo Rio onde o artista estreou em 14 de maio de 2008 o show Obra em Progresso, embrião do disco Zii e Zie (2009). O cantor reviveu Billie Jean com a levada bossa-novista e a citação de Eleanor Rigby (John Lennon e Paul McCartney) da gravação feita para o álbum estrangeiro Caetano Veloso (1986). No bis, Jorge Mautner foi levado ao palco por Caetano para saboroso dueto em Manjar de Reis (de Mautner e Nelson Jacobina), exatamente como acontecia no bis de Obra em Progresso. Eis o roteiro seguido por Caetano Veloso na jovial gravação ao vivo do show Zii e Zie:

1. A Voz do Morto (Caetano Veloso)
2. Sem Cais (Pedro Sá e Caetano Veloso)
3. Trem das Cores (Caetano Veloso)
4. Perdeu (Caetano Veloso)
5. Por Quem (Caetano Veloso)
6. Lobão Tem Razão (Caetano Veloso)
7. Maria Bethânia (Caetano Veloso) - com citação de Baião (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira)
8. Irene (Caetano Veloso)
9. Volver (Alfredo le Pera e Carlos Gardel)
10. Aquele Frevo Axé (Caetano Veloso e Cezar Mendes)
11. Billie Jean (Michael Jackson) - com a citação de Eleanor Rigby (John Lennon e Paul McCartney)
12. Tarado ni Você (Caetano Veloso)
13. Não Identificado (Caetano Veloso)
14. Odeio(Caetano Veloso)
15. Base de Guantánamo (Caetano Veloso)
16. Lapa (Caetano Veloso)
17. Água (Kassin)
18. A Cor Amarela (Caetano Veloso)
19. Eu Sou Neguinha? (Caetano Veloso)
Bis:
20. Falso Leblon (Caetano Veloso)
21. Menina da Ria (Caetano Veloso)
22. Força Estranha (Caetano Veloso)

23. Manjar de Reis (Jorge Mautner e Nelson Jacobina)

" Vargas Llosa afirma que ninguém poderá tirar sua cidadania peruana "


O escritor Mario Vargas Llosa, vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 2010, assegurou que ninguém poderá tirar sua nacionalidade peruana, ao lembrar as ameaças que recebeu durante o regime de Alberto Fujimori (1990-2000). "O meu país é o Peru, onde nasci, me formei", declarou o escritor em entrevista publicada neste sábado pelo diário "A República".

Vargas Llosa lembrou que todas "as experiências fundamentais que formam a personalidade de um escritor" foram vividas por ele em seu país."Estiveram a ponto de tirar minha cidadania peruana na época da ditadura de Fujimori e por isso solicitei à Espanha a dupla nacionalidade, que me foi concedida muito generosamente", contou.

Llosa, que há 20 anos perdeu as eleições para Alberto Fujimori, disse que o ditador está na prisão porque cometeu uma grande traição à democracia, após chegar ao poder mediante eleições livres."Ele fez o pior que pode fazer um estadista, que é destruir as instituições democráticas e instaurar uma ditadura. Uma ditadura que foi muito corrupta e que sujou as mãos de sangue com crimes contra os direitos humanos",