Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 13 de agosto de 2011

" Siga-nos pelo Twiiter "



Agora você pode também nos seguir pelo Twitter. Nos adcione pelo  Twiiter.com/procensuralivre

" GARANHUNS É DESTAQUE NO TEATRO PERNAMBUCANO "

De bobo,bravo e vilão se faz um faz de conta

Tivemos a grata satisfação de perceber, durante o 21º FIG, a ascensão do teatro garanhuense. O trabalho altamente profissional realizado pelas ‘troupes’ rendeu bons frutos, muitos aplausos e visibilidade em todo o estado. O Governo de Garanhuns, foi muito feliz no apoio aos dois bons espetáculos de teatro produzidos aqui através do seu Projeto Vem Ver Teatro, com um trabalho muito bem coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura. Ambos os trabalhos vieram a ser apresentados na capital Recife, dentro do Festival de Artes Cênicas. O diretor e ator Julierme Galindo, difusor, amante e profissional das artes cênicas em Garanhuns levou a Recife “Vicência”, sua inteligente e bem humorada adaptação de um trabalho do escritor garanhuense Luiz Jardim, através da Troupe Azimute e que teve sua encenação na abertura daquele FAC, na noite da última quinta feira, dia 11. 

Já nesse sábado dia 13, quem sobe ao palco é o Grupo Diocesano de Artes, encenando “DE BOBO, BRAVO E VILÃO SE FAZ UM FAZ DE CONTA”*, com texto inédito do multiartista Carlos Janduy e a direção de sua competente esposa, também atriz, Sandra Albino. Tantas e tantas coisas boas temos a mostrar em Garanhuns. Esses apoios recebidos do poder público demonstram por exemplo, que a sensibilidade e a vontade política quando se juntam podem trazer dividendos para todos. Parabéns Carlos Janduy e Sandra Albino, do Grupo Diocesano de Artes e ao Julierme Galindo e sua Troupe Azimute pelo orgulho com o qual levam as artes dos nossos palcos para uma visibilidade e reconhecimento maior.

Colaboração: Grupo Diocesano de Artes

"Djavan lança 'Ária ao Vivo' em setembro com os hits 'Sina' e 'Flor de Lis"

 
 
Com foto de Marcos Hermes na capa, Ária ao vivo chega às lojas em setembro de 2011 com o registro do show Ária, inspirado no primeiro álbum de Djavan como intérprete. Sob a direção da Samba Filmes, a gravação ao vivo foi concretizada em 8 e 9 de abril, em duas apresentações do show Ária no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG). Em edição viabilizada pela parceria da Luanda Records com a gravadora Biscoito Fino, Ária ao Vivo vai ser lançado nos formatos de CD, DVD e blu-ray (o primeiro da videografia de Djavan). O repertório combina as músicas do CD de estúdio Ária (2010) com sucessos autorais da obra do compositor, casos do samba Flor de Lis (1976), Lambada de Serpente (1980), Sina (1982) e Linha do Equador (1991, parceria com Caetano Veloso), incluídos no roteiro do ótimo show.
 
Fonte: Notas Musicais

" Museu americano dedica mostra aos 30 anos de carreira de Picasso "


A Coleção Frick de Nova York dedicará a partir do outubro uma exposição dos desenhos do espanhol Pablo Picasso (1881-1973), que vai explorar os primeiros 30 anos de carreira do pintor por meio de seus trabalhos em papel. "Nos desenhos é possível contemplar alguns dos passos mais importantes de sua carreira: sua formação tradicional, as influências dos trabalhos de professores antigos e a invenção do cubismo com Georges Braque", informou nesta terça-feira (9) em comunicado a curadora da mostra, Susan Grace Galassi.

"Os desenhos de Picasso, 1890-1921: Reinventando a Tradição" reunirá em Nova York, a partir do dia 4 de outubro até o início de 2012, mais de 60 obras feitas a lápis, tinta, aquarela e guache que estão vinculadas às peças da seleção permanente da Coleção Frick. O fundador do museu, Henry Clay Frick (1849-1919), e Picasso "compartilharam seu gosto pela mesma herança artística, um como colecionador e outro como criador", assinalou o museu no mesmo comunicado. Assim, as referências a trabalhos de El Greco (1541-1614), Francisco de Goya (1746-1828) e Pierre-Auguste Renoir (1841-1919), todos eles representados na Coleção Frick, são constantes nos desenhos de Picasso que poderão ver vistos em Manhattan.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

" Andréa Amorim fala com exclusividade ao blog " "Fiquei triste por não participar do Festival de Inverno"


A cantôra Andréa Amorim que você vê na foto de Sávio Figueredo, atendendo solicitação do blog, concedeu entrevista exclusiva, na qual fala de vários aspectos de sua carreira artística. Entre os assuntos destacan-se, a sua tristeza em não ter participado do último Festival de Inverno, a nova turnê internacional, a nova sonoridade da sua música e o lançamento do seu novo CD que conta com participação especial de Lenine. Atualmente residindo na cidade do Rio de Janeiro, Andréa nos respondeu via e-mail diversas perguntas, as quais você pode conferir a seguir. 


BLOG - ANDRÉA, QUE BALANÇO VOCÊ FAZ DE SUA MUDANÇA PARA O EIXO RIO/SÃO PAULO ATÉ O MOMENTO ?

Andréa - Desde quando me mudei para o Sudeste, minha vida mudou em todos os sentidos. Costumo dizer que o recomeço é mais difícil que o próprio começo, e no meu caso, não foi diferente. Quando eu e Sávio (meu marido) decidimos nos mudar para São Paulo, não conhecíamos quase ninguém, muito menos no meio artístico, ou seja, literalmente, recomeçamos e reconstruímos nossa vida e a minha carreira quase que do zero!!! Mas, certamente, hoje eu sei foi a melhor decisão que tomei na vida! Em São Paulo, lutamos durante três anos para conseguirmos um pouco de espaço. Então nos mudamos para o Rio e aqui, posso afirmar, com toda veracidade, que estou tendo as maiores oportunidades de minha vida, inclusive, algumas que nunca imaginei alcançar, afinal eram tão longes e tão inatingíveis (a meu ver), que eu nem me permitia sonhar com elas, como é o caso de fazer uma turnê internacional ou gravar clipes fora do país. Tudo isso graças à ajuda que sempre recebemos de Sampainho, que nunca deixou de acreditar no nosso trabalho, e graças também à Gravadora Albatroz, da qual faço parte do cast desde janeiro.

BLOG - ALÉM DE ROBERTO MENESCAL, O QUE MAIS LHE INFLUENCIOU NESTA BUSCA POR MAIORES VÔOS NA MÚSICA ?

Andréa - Acho que o próprio amadurecimento pessoal e natural me fizeram buscar outros horizontes. Digamos que Roberto Menescal foi a luz, e as minhas experiências de vida foram os caminhos que me levaram até ela! Porém, o que me fez querer voar mais alto foi a vontade de vencer. Todo artista quer ser visto e ouvido, e a sua obra almeja um reconhecimento, para não se tornar uma frustração, e isso eu espero que não aconteça.

BLOG - VOCÊ TEVE ALGUM TIPO DE DIFICULDADE PARA  ADAPTAR-SE A ESSA NOVA REALIDADE EM SUA CARREIRA?

Andréa - Tudo aconteceu de forma muito natural, na hora certa e no momento exato! Minha nova fase estava escondida dentro de mim e Menescal me mostrou o caminho, como por exemplo, fazer uso da delicadeza e de algumas áreas da minha voz que eu ainda não percebia. Estou muito feliz com isso e hoje posso dizer que me encontrei na música e na vida. Estou vivendo o meu melhor momento até hoje!

BLOG - FAÇA  PARA NÓS UM PARÂMETRO ENTRE A ANDRÉA ATUAL E A ANDRÉA DA BANDA ECLIPSE URBANO.

Andréa - Acho que foi uma evolução natural. Eu fiz parte da ECLIPSE e foi uma fase importante e que vivi intensamente. Mas como qualquer artista, fui trilhando outros caminhos para eu não me esgotar em mim. O grande barato da vida é o processo cíclico que existe. De cada momento, colho algo bom, apreendo e levo na minha história. Isso acontece com todos os artistas, basta observar a carreira da grande Elis, que se vê isso claramente. Divinamente, ela gravou Bossa Nova e sambas, entre tantos outros ritmos brasileiros.


BLOG - ESTE ANO CRIOU-SE UMA GRANDE ESPECTATIVA PARA UMA APRESENTAÇÃO SUA AQUI NO FESTIVAL DE INVERNO, O QUE NÃO VEIO A ACONTECER. VOCÊ FOI CONVIDADA PARA PARTICIPAR?

Andréa - A minha produção mandou uma proposta, mas infelizmente não fui convidada. Ninguém entrou em contato. É lamentável porque eu adoro esse festival.

BLOG - QUAL A ANÁLISE QUE VOCÊ FAZ DE SUA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL?

Andréa - Indubitavelmente, foi uma das maiores e mais incríveis experiências da minha vida. Acima de tudo, foi uma grande lição de humildade e de respeito à vida e à música.  Profissionalmente, foi um grande passo, visto que poucos artistas conseguem oportunidades como essa. Mas ainda tenho muito que trilhar...afinal a estrada é longa.

BLOG - VOCÊ ESTÁ DE MALAS PRONTAS PARA A SEGUNDA TURNÊ FORA DO BRASIL... FALE UM POUCO SÔBRE ESTA VOLTA AOS ESTADOS UNIDOS E JAPÃO E O QUE ISSO REPRESENTA NA SUA CARREIRA.

Andréa - Jamais imaginei que pudesse fazer turnê fora do Brasil. Eu sempre digo que estou vivendo um sonho, e, claro, não quero acordar! Participarei de eventos consagrados como o Brazilian Day e Press Award em Tóquio, e o Brazil Fest, em Atlanta. Ou seja, serão momentos que certamente contribuirão para o fortalecimento da minha carreira, inclusive aqui no Brasil. Fico feliz em poder levar o nome de Garanhuns e de Pernambuco para o mundo.

BLOG - ESTA NOVA TURNÊ MARCA TAMBÉM O LANÇAMENTO DE UM NOVO CD... NOS FALE SÔBRE ESSE TRABALHO QUE CONTA COM A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE LENINE.

Andréa - Considero esse trabalho como o meu primeiro CD. Dessa vez, tive toda uma equipe em prol de sua realização, inclusive com produtor musical. Foi um trabalho pensado e planejado, no qual tive à minha disposição recursos de alto nível que jamais tinha tido antes. Tive a honra de ser dirigida artisticamente por Roberto Menescal, e produzida por Raymundo Bittencourt. Os arranjos ficaram por conta de Guilherme Gê, e pra minha grata surpresa, Lenine topou participar do CD, o que só veio a enriquecer o trabalho feito com tanto carinho e dedicação de todos os envolvidos. Mas a Andrea de Garanhuns ainda está lá! Basta ouvir o CD que vocês vão perceber isso.

BLOG - COMO É PRÁ VOCÊ PARTICIPAR DE UMA TURNÊ INTERNACIONAL E NÃO PARTICIPAR DE UM EVENTO EM SUA CIDADE NATAL?

Andréa - Não costumo fazer comparações. O que posso dizer é que fiquei triste por não participar do Festival de Inverno, mas espero a chance de poder voltar um dia, e matar a saudade de cantar na minha terra tão querida. Eu sempre falo e repito: Posso cantar em todos os lugares do mundo, mas Garanhuns sempre vai ser o mais especial de todos.

BLOG - É VERDADE QUE SUA NOVA FASE MUSICAL NÃO PRIORIZA MAIS O ROCK AND ROLL?

Andréa - Como eu falei anteriormente, estou em uma nova fase. Menescal me mostrou vários caminhos e me encontrei no pop/mpb. Mas nada me impede de gravar o que eu quiser e quando eu quiser. A Albatroz me deixou bem à vontade para eu escolher o meu caminho musical, mas claro que me orientou no que eu poderia fazer de melhor. Optamos por deixar a minha musicalidade mais pop, puxada um pouco para a MPB, até mesmo para abrir um novo leque de possibilidades. Dessa forma, minhas letras podem ser mais ouvidas e minha interpretação melhor desenvolvida. Adorei a ideia de poder sentir mais a minha música, afinal trocamos as distorções por emoções em forma de sons.

O BLOG AGRADECE ESTA ENTREVISTA, AGORA DEIXE UMA MENSAGEM PARA OS NOSSOS LEITORES.

Andréa - Eu que agradeço por ter essa oportunidade e também pela torcida  das pessoas de Garanhuns e região. Podem ter certeza que sinto de longe essa energia e isso me fortalece e me faz continuar lutando todos os dias. Muito obrigada ao Blog Censura Livre, muito obrigada Garanhuns! Muita luz pra todos... E sonhem, sonhem muito, mas lutem sempre, porque somente assim o mundo conspira ao nosso favor! 
Fiquem com Deus!

" Brasil presta homenagem a obra de Jorge Amado a um ano do centenário "



O universo literário de Jorge Amado, o escritor que resgatou a sensualidade de sua terra natal e retratou a alma do povo brasileiro, foi ontem dia 10, recapitulado com uma série de atos e conferências que marcam o início do ano comemorativo do centenário de seu nascimento. As atividades começaram na Fundação Casa Jorge Amado, no bairro colonial de Salvador, na Bahia, região onde o escritor nasceu em 10 de agosto de 1912.
 
Durante o evento, que contou com a presença do secretário de Cultura, Albino Rubim, e de Paloma e João Jorge Amado, filhos do escritor, foram anunciadas algumas das atividades do ano dedicado a Jorge Amado, que se prolongará até fim de 2012, quando se completa cem anos de seu nascimento. "Os atos desta quarta-feira representam a largada do ano Jorge Amado", disse à Agência Efe uma porta-voz da fundação, instituição encarregada de preservar o acervo do escritor e divulgar a cultura baiana, registrada por Amado em uma prolífica obra que foi traduzida a 49 idiomas em 55 países. Além disso, se apresentou o projeto Jorge, Amado e Universal, que a partir de março de 2012 será exposto no Museu de Língua Portuguesa de São Paulo e depois percorrerá diferentes cidades do Brasil, acrescentou a fonte.

Os atos continuam nesta noite em Salvador, quando o escritor moçambicano Mia Couto aproximará os brasileiros de uma leitura africana da obra de Amado na conferência Um Mar Vivo: Como Jorge é Amado na África. A partir desta quarta-feira e até fim de 2012, Brasil lembrará a obra do escritor que, apaixonado pelo povo, retratou personagens que permanecem gravados na memória dos brasileiros, em parte graças às adaptações em cinema e televisão, como Dona Flor e Seus Dois Maridos. Um dos destaques da programação será a estreia em outubro do filme Capitães da Areia, adaptação do romance homônimo de Amado realizado por sua neta Cecilia, enquanto a editora Companhia das Letras lançará novas edições da obra de Amado e as bibliotecas da Bahia oferecerão uma programação especial com leituras dramatizadas.

Fonte: Portal Terra

" Andréa Amorim fala com exclusividade ao blog "


Ainda hoje aqui no blog, você terá entrevista com a cantora Andréa Amorim. Entre outros assuntos, ela  responde questões relacionadas a sua carreira no sul do País, Festival de Inverno, Turnês internacionais e do seu novo CD que tem participação de Lenine... Essa entrevista é imperdível, aguardem. ( Na foto Andréa Amorim em foto de Sávio Figueredo )

terça-feira, 9 de agosto de 2011

" Vercillo promove novo álbum com música que deu para Chrystian & Ralf "


Sucesso popular nas vozes de Chrystian & Ralf, Sensível Demais é a música que promove o nono álbum de estúdio de Jorge Vercillo, o primeiro pelo selo Leve, aberto pelo cantor após sua breve passagem pela gravadora Sony Music. Gravada pela dupla sertaneja em 1998 no disco Acústico, Sensível Demais é de autoria de Vercillo e também tem registro de Maria Bethânia (nos extras do DVD Maricotinha, editado em 2002), mas nunca foi gravada pelo compositor. Jorge Vercillo - visto em foto de Camila Maia - vai lançar seu primeiro disco independente neste segundo semestre de 2011, com distribuição da (cada vez mais requisitada) Microservice.

Fonte: Notas Musicais

" Festival de Gramado 2011 começou com homenagem a Selton Mello "



Perto de completar quatro décadas, o Festival de Cinema de Gramado foi aberto na última sexta-feira (05) com a exibição de "O Palhaço", de Selton Mello, que recentemente recebeu quatro prêmios em Paulínia. O que vem chamando a atenção nas últimas edições do evento na serra gaúcha, mais do que os filmes em competição, são as homenagens especiais. Entregar um Kikito para a Xuxa em 2009 não pegou muito bem, mas desta vez os organizadores acertaram: Fernanda Montenegro, Domingos de Oliveira e o próprio Selton receberão troféus do festival.

Entre os sete competidores brasileiros, estão "Riscado", de Joel Pizzini, o documentário "Uma Longa Viagem", de Lúcia Murat, e "País do Desejo", de Paulo Caldas ("Deserto Feliz", "Baile Perfumado"). Após quase 20 anos, Reginaldo Faria volta a dirigir um filme, "O Carteiro", gravado na serra gaúcha. Já Kiko Goifman ("33", "Filmefobia") se uniu à mulher, Claudia Priscilla, para fazer o documentário "Olhe pra Mim de Novo". "Ponto Final", com Hermila Guedes e Roberto Bomtempo, e o documentário "As Hiper Mulheres", também selecionado para Brasília, são os últimos concorrentes nacionais.
Na disputa latina, chamam a atenção "La Lección de Pintura", mais uma produção chilena a abordar a ditadura militar, o romance argentino "Medianeras: Buenos Aires da Era do Amor Digital", já exibido em festivais internacionais e com distribuição garantida no Brasil, e, o mais curioso deles, "El Casamiento", documentário uruguaio sobre Julia, transexual, e Ignacio, pedreiro, que se conheceram numa véspera de Ano Novo há duas décadas e hoje estão juntos na terceira idade.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

" Valdir Marino leva Candinheiro Encantado ao Teatro LSD "



O radialista Valdir Marino irá incorporar o Cantador de Histórias, para apresentar o espetáculo "Candinheiro Encantado". A apresentação se dará no Teatro Luiz Souto Dourado(LSD), no próximo dia 19 de Agosto apartir das 20h. Será um espetáculo recheado de teatro,poesias, versos e viola. Além do Cantador de Histórias, participam também como convidados especiais, os poetas repentistas, José Caneca e Adircio Alves, como também o músico Josias da gaita. Os ingressos aos preços de R$ 10,00 e R$ 5,00 respectivamente, estarão a venda nas bilheterias do Teatro e na loja de instrumentos Agreste Musical. Apoio cultural, Programa e blog Censura livre. 

" Andréa Amorim faz nova turnê internacional "


A cantôra Andréa Amorim está de malas prontas afim de embarcar para uma nova turnê internacional. Os destinos são Japão e Estados Unidos, onde Andréa fará o lançamento do CD ( Outra Direção ), o quinto em uma carreira de 13 anos. Esta é a segunda vêz que a cantora natural de Garanhuns sai para realizar concertos fora do Brasil. A primeira foi no início do ano. Boa sorte Andréa.