Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

" Andréa Amorim fala com exclusividade ao blog " "Fiquei triste por não participar do Festival de Inverno"


A cantôra Andréa Amorim que você vê na foto de Sávio Figueredo, atendendo solicitação do blog, concedeu entrevista exclusiva, na qual fala de vários aspectos de sua carreira artística. Entre os assuntos destacan-se, a sua tristeza em não ter participado do último Festival de Inverno, a nova turnê internacional, a nova sonoridade da sua música e o lançamento do seu novo CD que conta com participação especial de Lenine. Atualmente residindo na cidade do Rio de Janeiro, Andréa nos respondeu via e-mail diversas perguntas, as quais você pode conferir a seguir. 


BLOG - ANDRÉA, QUE BALANÇO VOCÊ FAZ DE SUA MUDANÇA PARA O EIXO RIO/SÃO PAULO ATÉ O MOMENTO ?

Andréa - Desde quando me mudei para o Sudeste, minha vida mudou em todos os sentidos. Costumo dizer que o recomeço é mais difícil que o próprio começo, e no meu caso, não foi diferente. Quando eu e Sávio (meu marido) decidimos nos mudar para São Paulo, não conhecíamos quase ninguém, muito menos no meio artístico, ou seja, literalmente, recomeçamos e reconstruímos nossa vida e a minha carreira quase que do zero!!! Mas, certamente, hoje eu sei foi a melhor decisão que tomei na vida! Em São Paulo, lutamos durante três anos para conseguirmos um pouco de espaço. Então nos mudamos para o Rio e aqui, posso afirmar, com toda veracidade, que estou tendo as maiores oportunidades de minha vida, inclusive, algumas que nunca imaginei alcançar, afinal eram tão longes e tão inatingíveis (a meu ver), que eu nem me permitia sonhar com elas, como é o caso de fazer uma turnê internacional ou gravar clipes fora do país. Tudo isso graças à ajuda que sempre recebemos de Sampainho, que nunca deixou de acreditar no nosso trabalho, e graças também à Gravadora Albatroz, da qual faço parte do cast desde janeiro.

BLOG - ALÉM DE ROBERTO MENESCAL, O QUE MAIS LHE INFLUENCIOU NESTA BUSCA POR MAIORES VÔOS NA MÚSICA ?

Andréa - Acho que o próprio amadurecimento pessoal e natural me fizeram buscar outros horizontes. Digamos que Roberto Menescal foi a luz, e as minhas experiências de vida foram os caminhos que me levaram até ela! Porém, o que me fez querer voar mais alto foi a vontade de vencer. Todo artista quer ser visto e ouvido, e a sua obra almeja um reconhecimento, para não se tornar uma frustração, e isso eu espero que não aconteça.

BLOG - VOCÊ TEVE ALGUM TIPO DE DIFICULDADE PARA  ADAPTAR-SE A ESSA NOVA REALIDADE EM SUA CARREIRA?

Andréa - Tudo aconteceu de forma muito natural, na hora certa e no momento exato! Minha nova fase estava escondida dentro de mim e Menescal me mostrou o caminho, como por exemplo, fazer uso da delicadeza e de algumas áreas da minha voz que eu ainda não percebia. Estou muito feliz com isso e hoje posso dizer que me encontrei na música e na vida. Estou vivendo o meu melhor momento até hoje!

BLOG - FAÇA  PARA NÓS UM PARÂMETRO ENTRE A ANDRÉA ATUAL E A ANDRÉA DA BANDA ECLIPSE URBANO.

Andréa - Acho que foi uma evolução natural. Eu fiz parte da ECLIPSE e foi uma fase importante e que vivi intensamente. Mas como qualquer artista, fui trilhando outros caminhos para eu não me esgotar em mim. O grande barato da vida é o processo cíclico que existe. De cada momento, colho algo bom, apreendo e levo na minha história. Isso acontece com todos os artistas, basta observar a carreira da grande Elis, que se vê isso claramente. Divinamente, ela gravou Bossa Nova e sambas, entre tantos outros ritmos brasileiros.


BLOG - ESTE ANO CRIOU-SE UMA GRANDE ESPECTATIVA PARA UMA APRESENTAÇÃO SUA AQUI NO FESTIVAL DE INVERNO, O QUE NÃO VEIO A ACONTECER. VOCÊ FOI CONVIDADA PARA PARTICIPAR?

Andréa - A minha produção mandou uma proposta, mas infelizmente não fui convidada. Ninguém entrou em contato. É lamentável porque eu adoro esse festival.

BLOG - QUAL A ANÁLISE QUE VOCÊ FAZ DE SUA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL?

Andréa - Indubitavelmente, foi uma das maiores e mais incríveis experiências da minha vida. Acima de tudo, foi uma grande lição de humildade e de respeito à vida e à música.  Profissionalmente, foi um grande passo, visto que poucos artistas conseguem oportunidades como essa. Mas ainda tenho muito que trilhar...afinal a estrada é longa.

BLOG - VOCÊ ESTÁ DE MALAS PRONTAS PARA A SEGUNDA TURNÊ FORA DO BRASIL... FALE UM POUCO SÔBRE ESTA VOLTA AOS ESTADOS UNIDOS E JAPÃO E O QUE ISSO REPRESENTA NA SUA CARREIRA.

Andréa - Jamais imaginei que pudesse fazer turnê fora do Brasil. Eu sempre digo que estou vivendo um sonho, e, claro, não quero acordar! Participarei de eventos consagrados como o Brazilian Day e Press Award em Tóquio, e o Brazil Fest, em Atlanta. Ou seja, serão momentos que certamente contribuirão para o fortalecimento da minha carreira, inclusive aqui no Brasil. Fico feliz em poder levar o nome de Garanhuns e de Pernambuco para o mundo.

BLOG - ESTA NOVA TURNÊ MARCA TAMBÉM O LANÇAMENTO DE UM NOVO CD... NOS FALE SÔBRE ESSE TRABALHO QUE CONTA COM A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE LENINE.

Andréa - Considero esse trabalho como o meu primeiro CD. Dessa vez, tive toda uma equipe em prol de sua realização, inclusive com produtor musical. Foi um trabalho pensado e planejado, no qual tive à minha disposição recursos de alto nível que jamais tinha tido antes. Tive a honra de ser dirigida artisticamente por Roberto Menescal, e produzida por Raymundo Bittencourt. Os arranjos ficaram por conta de Guilherme Gê, e pra minha grata surpresa, Lenine topou participar do CD, o que só veio a enriquecer o trabalho feito com tanto carinho e dedicação de todos os envolvidos. Mas a Andrea de Garanhuns ainda está lá! Basta ouvir o CD que vocês vão perceber isso.

BLOG - COMO É PRÁ VOCÊ PARTICIPAR DE UMA TURNÊ INTERNACIONAL E NÃO PARTICIPAR DE UM EVENTO EM SUA CIDADE NATAL?

Andréa - Não costumo fazer comparações. O que posso dizer é que fiquei triste por não participar do Festival de Inverno, mas espero a chance de poder voltar um dia, e matar a saudade de cantar na minha terra tão querida. Eu sempre falo e repito: Posso cantar em todos os lugares do mundo, mas Garanhuns sempre vai ser o mais especial de todos.

BLOG - É VERDADE QUE SUA NOVA FASE MUSICAL NÃO PRIORIZA MAIS O ROCK AND ROLL?

Andréa - Como eu falei anteriormente, estou em uma nova fase. Menescal me mostrou vários caminhos e me encontrei no pop/mpb. Mas nada me impede de gravar o que eu quiser e quando eu quiser. A Albatroz me deixou bem à vontade para eu escolher o meu caminho musical, mas claro que me orientou no que eu poderia fazer de melhor. Optamos por deixar a minha musicalidade mais pop, puxada um pouco para a MPB, até mesmo para abrir um novo leque de possibilidades. Dessa forma, minhas letras podem ser mais ouvidas e minha interpretação melhor desenvolvida. Adorei a ideia de poder sentir mais a minha música, afinal trocamos as distorções por emoções em forma de sons.

O BLOG AGRADECE ESTA ENTREVISTA, AGORA DEIXE UMA MENSAGEM PARA OS NOSSOS LEITORES.

Andréa - Eu que agradeço por ter essa oportunidade e também pela torcida  das pessoas de Garanhuns e região. Podem ter certeza que sinto de longe essa energia e isso me fortalece e me faz continuar lutando todos os dias. Muito obrigada ao Blog Censura Livre, muito obrigada Garanhuns! Muita luz pra todos... E sonhem, sonhem muito, mas lutem sempre, porque somente assim o mundo conspira ao nosso favor! 
Fiquem com Deus!

3 comentários:

  1. Déa, realmente foi muito triste você não ter participado do FIG esse ano. Mas... DEUS sabe o que faz. Estou muito feliz com o seu progresso. Tudo que você sonhou, e mais um pouco, está se realizando intensamente. Sempre torci pela sua felicidade e sucesso. Continuarei torcendo sempre. Você merecedora de todas as coisas boas do mundo. Pela milésima vez, PARABÉNS e muito obrigada por representar tão bem Pernambuco nessa sua nova fase. Amo você, Dinda. (L)

    Katllen Sarang

    ResponderExcluir
  2. parabéns ao blog censura livre ,pela entrevista maravilhosa e descontraida. Andrea, você tem nos orgulhado muito com sua musica e seu talento......pra vc só sucesso ,sucesso e muito sucesso..que Deus lhe ilumine sempre!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Você e muito talentosa e não fique triste porque não participou do fig. Infelizmente os artistas da terra não são valorizados. Continue brilhando mundo a fora e ficaremos aqui torcendo para que um dia você nos prestigie com sua bela voz.

    ResponderExcluir