Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 4 de setembro de 2010

" Como surgiu ? O que significa ? "


ONDE JUDAS PERDEU AS BOTAS

Existe uma história não comprovada, de que após trair Jesus, Judas enforcou-se em uma árvore sem nada nos pés, já que havia posto o dinheiro que ganhou por entregar Jesus dentro de suas botas. Quando os soldados viram que Judas estava sem as botas, saíram em busca delas e do dinheiro da traição. Nunca ninguém ficou sabendo se acharam as botas de Judas. A partir daí surgiu à expressão, usada pra designar um lugar distante, desconhecido e inacessível.

Nando Reis revela vontade de gravar CD com Samuel Rosa


Parceiro de Samuel Rosa desde 1996, ano em que foi gravada a música É Uma Partida de Futebol, Nando Reis anunciou no Twitter sua vontade de gravar um disco em dupla com o vocalista e guitarrista do Skank - com quem Nando já compôs temas como Resposta (1998), Ali (2000), Dois Rios (2003 - com adesão de Lô Borges), Onde Estão? (2004), Eu e a Felicidade (2006), Ainda Gosto Dela (2008), Renascença (2008), De Repente (2010) e Presença (2010), entre outros. A vontade de Nando é que o disco com Samuel seja gravado com os músicos do Skank e com a banda Os Infernais. Enquanto o projeto do CD não se concretiza, Nando e Samuel Rosa aguardam a exibição, em novembro de 2010, do especial que já gravaram para o canal VH1. Feito dentro da série Estúdio VH1, o tal programa documenta justamente a parceria iniciada em 1996.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Zé Geraldo grava novo DVD com convidados especiais


Com mais de 30 anos de estrada, o cantor e compositor Zé Geraldo prepara o lançamento de um novo DVD ao vivo, o segundo da carreira. A gravação do DVD será realizada no dia 12 de setembro, no palco do Auditório Ibirapuera, em São Paulo, e contará com convidados especiais.

Zé fará uma série de três apresentações nos dias 10, 11 e 12 de setembro. Nos três shows ele contará com a participação de Chico Teixeira. A filha do cantor, a também cantora Nô Stopa, divide o palco com o pai nos dias 10 e 12. No último show - dia da gravação do DVD - Zé Geraldo também receberá os parceiros Xangai , Landau e Geraldo Azevedo.

O DVD ainda não tem data exata para chegar às lojas, mas o título já foi escolhido: “Cidadão - Trinta e Poucos Anos”. O nome faz alusão à canção “Cidadão”, composição de Lucio Barbosa gravada por Zé em 1979. A música é, até hoje, uma das canções mais marcantes da carreira de Zé Geraldo. O repertório dos shows resgata músicas consagradas nesses 30 anos, além de duas canções inéditas.

" Lançado CD com raridades de Gilberto Gil "


Gilberto Gil já era um compositor hábil e talentoso em sua pré-história musical. É a conclusão que se tem depois de ouvir o CD duplo “Retirante” (Discobertas), que reúne gravações realizadas pelo cantor anos antes de “Louvação” (1967), seu primeiro LP.

Com faixas registradas entre 1962 e 1966, o CD 1 traz fonogramas retirados dos antigos compactos de 78rpm, como “Povo petroleiro” e “Decisão (Amor de carnaval)”, e as primeiras versões de canções que se tornariam alguns de seus maiores sucessos, caso de “Procissão” e “Roda”, além de gravações inéditas de músicas que Gil cedeu a outros artistas nos anos 60.

Mas é no CD 2, onde se pode ouvir a íntegra da fita demo que Gil gravou para uma editora musical em São Paulo, em 1966 — acompanhado apenas pelo próprio violão —, que se percebe com mais clareza a gênese artística do cantor baiano. Músicas como “Rancho da rosa encarnada”, “Ensaio geral” e “Minha senhora” aparecem em versões mais líricas, num estilo entre a bossa nova e as cantigas praieiras de Dorival Caymmi — destaque ainda para a inédita “Antigamente”.

Apesar de parte do material já ter sido lançado na caixa “Palco”, de 2002, e da pouca qualidade sonora de alguns das 34 faixas organizadas pelo pesquisador Marcelo Fróes, “Retirante” é item valioso e importante na discografia de Gil, até bem mais relevante do que os trabalhos contemporâneos do músico.(HENRIQUE PORTO)

Artistas pernambucanos concorrem em diferentes categorias no Prêmio Vídeo Música Brasil (VMB)


Três artistas pernambucanos concorrem, este ano, em diversas categorias do Vídeo Música Brasil (VMB) da MTV nacional: Otto, melhor cantor MPB, show do ano e artista do ano; Mombojó, com o clipe Papapa é a aposta do melhor clipe do ano; e Karina Buhr, como artista revelação.

O público pode participar da escolha dos melhores do ano por meio de votação online, até o dia do evento, em todas as categorias pelo site da MTV Brasil. A premiação acontece no dia 16 de setembro, com transmissão em tempo real (pela emissora e pela internet) do Credicard Hall, a partir das 22h. No VMB 2010 os artistas nacionais estão distribuídos em 11 categorias: Artista do Ano, Clipe do Ano, Show do Ano, Hit do Ano, Revelação, Aposta, Rock, Pop, MPB, Rap e Música Eletrônica. Os mais indicados ao prêmio são Restart e NX Zero, em cinco categorias.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

" Aguas Belas vai receber show do Grupo Bellas Marias "


A cidade de Aguas Belas vai receber na próxima semana, o talento e a musicalidade do Grupo Bellas Marias do Recife. O show vai acontecer em pleno feriado de Sete de Setembro, às 20h. na Praça São Sebastião.

Bellas Marias foi criado pela produtora, empresária e artista plástica Deusdete Ferro, em 2001. Formado apenas por mulheres, o grupo integra o cenário pernambucano com influências advindas das manifestações culturais mais tradicionais de Pernambuco, como o Maracatu, Caboclinho, Frevo, Coco e Ciranda, além, de permear pelo Xaxado, Xote e o Baião.O trabalho do grupo é resultado de jovens e talentosas artistas, mulheres musicistas, que exprimem em sua reunião uma suntuosa valorização do universo regional.

O grupo é marcado fortemente pela união do erudito com o popular, reunindo intrumentos distindos de grande orquestras, como a flauta transversa e a viola erudita e em contrapartida, intrumentos de percussão, o Acordeon e vozes tão peculiares, mistura fina e sublime, que deseja espalhar a alegria através de um bom trabalho de música brasileira.

Com um repertório de alta qualidade, o grupo Bellas Marias visa trazer a expansão da música produzida em Pernambuco para outros Estados e também, para o exterior. Possibilitando a aquisição de um produto cultural (CD) com um preço abaixo do mercado, propocionando o conhecimento e a valorização da cultura pernambucana. A banda conta com o suporte de renomados maestros de Pernambuco, tais como: Ademir Araújo e Edson Cunha, que dão sua grandiosa contribuição desde o início da criação do grupo, que já conta com dois CD´s gravados.

CD´s do Grupo:
Bellas Marias - Canta Pernambuco, vol. I
Bellas Marias - Canta Pernambuco, vol.II (Em andamento)

" Apartamento de Jimmy Hendrix é aberto ao público nos 40 anos de sua morte "

O apartamento de Londres onde viveu Jimi Hendrix abrirá suas portas ao público em setembro, 40 anos depois da morte do lendário guitarrista. Hendrix, cujos sucessos incluem "Purple Haze" e "Hey Joe", tinha 27 anos e estava no auge da carreira quando morreu, afogado no próprio vômito em um quarto de hotel no dia 18 de setembro de 1970, depois de ingerir um coquetel mortal de soníferos e vinho tinto.

O músico americano havia alcançado a fama pouco antes de se mudar dos Estados Unidos para a Inglaterra, onde se instalou em 1968 com a namorada Kathy Etchingham no número 23 da rua Brook, no elegante bairro de Mayfair. O apartamento abrirá suas portas excepcionalmente durante 12 dias em setembro, coincidindo com o aniversário de sua morte. O imóvel pertence à Casa Museu de Georg Friedrich Händel, compositor barroco de origem alemã nacionalizado britânico que morou no edifício contíguo.

Conta-se que Hendrix, ao saber disso, correu para a loja de discos mais próxima para comprar uma cópia do "Messias". O local também abrigará a partir desta semana uma exposição sobre Hendrix, na qual o visitante poderá ver suas guitarras e até um curioso autorretrato, além de roupas usadas pelo músico em shows, como uma colorida jaqueta de veludo estampada e um chapéu. Kathy Etchingham contou que os 18 meses que Hendrix passou no apartamento foram a primeira vez em que o ídolo do rock sentiu ter sua própria casa

" Olinda, Recife e João Pessoa sediam Mostra Internacional de Música "


As Igrejas históricas de Olinda abrem mais uma vez suas portas para concertos dos mais diversos estilos e acolhem os admiradores da música instrumental, do erudito ao popular. As cidades de Recife e João Pessoa ganham etapas paralelas e ampliam a quantidade de concertos. O elenco 2010 reuni artistas que circulam nos principais festivais mundiais como Mike Stern (EUA), Hugo Wolf Quartet (Áustria), Selmer#607 (França) e Mário Canonge (Martinica). Do Brasil, mas com grande bagagem internacional participam Jean Louis Steuerman, Fernando Portari e Rosana Lamosa, Leo Gandelman, Isaac Karabtchevsky e muitos outros nomes.

Para os que ainda acham pouco mais de 30 concertos em seis dias, é possível encontrar música também na exibição de filmes inéditos e nos conventos que se transformam em salas de aula para alunos vindos de diversas partes do Brasil e exterior. O Mimo, começou ontem e prosegue até a próxima terça-feira dia 7 de Setembro. O evento este ano presta uma homenagem ao músico Wagner Tiso.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

As Divas do Rádio – Livro e CD relembram nossas grandes cantoras


A editora Casa da Palavra acaba de lançar um livro que fará a festa dos saudosistas e servirá de iniciação dos mais jovens nos anos de ouro do rádio brasileiro. Trata-se de As Divas do Rádio Nacional – As vozes eternas da Era de Ouro, de Ronaldo Conde Aguiar. Ronaldo é autor do Almanaque da Rádio Nacional, um livro que já falava das divas da música brasileira, dos programas humorísticos hospedados naquela célebre emissora, dos astros das radionovelas. Na nova investida nesse veio riquíssimo da história do rádio, ele foca 14 cantoras que marcaram época no éter, como diriam os velhos locutores. Conta histórias, algumas muito conhecidas, outras pouco ou nada, dos bastidores do rádio e da vida das artistas.
Um CD, que acompanha o livro, dedica uma faixa para cada uma das cantoras, em gravações originais de um de seus mais representativos sucessos. O livro nos conta como Dolores Duran iniciou-se na vida artística profissional cantando na boate Vogue, no Rio, aos 16 anos, e de sua morte prematura. Relembra o drama da separação de Dalva de Oliveira, do final de vida difícil das irmãs Batista. Nos fala do ambiente artístico dos anos 40 e 50, no qual um Rio de Janeiro provinciano expunha à curiosidade pública os menores atos e gestos dos grandes nomes do rádio. Seus dramas eram discutidos nos cafés e bondes. Suas vidas reviradas pelas candinhas da imprensa.
Fofocas sobre a suposta tentativa de suicídio de Nora Ney, recém aparecida na cena artística com sua voz grave e suas interpretações dramáticas, ou de como Isaurinha Garcia, driblando os costumes, dava as cartas nas relações com o sexo oposto, se lixando para a moral hipócrita, e submissa numa relação conturbada com o tecladista pernambucano Walter Wanderley (1932-1986). Um livro delicioso para se ler ouvindo um disco excepcional, tanto pela qualidade das músicas e das interpretações quanto pela boa reprodução das faixas

Vem aí cinebiografia de Luiz Gonzaga


Mais um importante nome da música brasileira em breve terá sua história contada no cinema. Trata-se de Luiz Gonzaga, o rei do baião, cuja cinebiografia será dirigida por Breno Silveira. Provisoriamente intitulado Gonzaga de Pai para Filho, a ideia é que o filme apresente Luiz Gonzaga sob os olhos de seu filho, o também cantor Gonzaguinha. Para tanto serão usadas duas fontes: uma fita cassete de Gonzaguinha falando sobre o pai e o livro “Gonzaguinha e Gonzagão: Uma História Brasileira”, de Regina Echeverria. O roteiro atual conta com 300 páginas, mas ainda sofrerá uma enxugada.

Breno Silveira pretende iniciar as filmagens no final deste ano, apesar de ainda não ter definido qual será o elenco. A intenção é utilizar atores desconhecidos nos papéis principais, de forma que o público não traga informações prévias ao assistir suas interpretações. Entre as locações estão a favela carioca de São Carlos, onde Gonzaguinha foi criado, Minas Gerais e, é claro, o Nordeste.

Para distribuir o filme, a produtora Conspiração Filmes já fechou acordo com a Columbia Pictures do Brasil e a Downtown Filmes. Cerca de 60% do orçamento, de valor não divulgado, já foi captado. A intenção é que o filme chegue aos cinemas em 2012, ano em que Luiz Gonzaga completaria 100 anos caso ainda estivesse vivo.

" Falando Sério agora tem reprise na Sete Colinas FM "


A crônica Falando Sério, escrita e interpretada pelo radialista Gerson Lima no Jornal da Sete todas as manhãs na Rádio FM Sete Colinas, tem se constituído em audição quase que obrigatória por parte das pessoas que apreciam uma boa informação. Sempre abordando temas relacionados aos problemas locais, Gerson tem caprichado e explorado todo seu talento escrevendo crônicas inteligentes com uma pitada de humor, muitas vezes usando um tom mais crítico com relação a alguns assuntos. A boa notícia é que a Rádio FM Sete Colinas, estará reprisando A Falando Sério todos os dias às Dez horas da manhã. O motivo é dar a oportunidade a quem perdeu a crônica logo cedo ou aquelas pessoas que dormem um pouco mais, em ouvirem também.

Ney grava DVD de 'Beijo' com a banda alterada


Ney Matogrosso gravou ontem a noite, o DVD do show Beijo Bandido no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ), em apresentação restrita a fãs-clubes e a convidados do cantor. A novidade é que o registro ao vivo foi feito com alteração no quarteto que acompanha Ney em cena. Alexandre Casado (violino, bandolim e pandeiro) assumiu o posto que era de Ricardo Amado desde a estreia do show, em dezembro de 2008. Já o roteiro foi essencialmente o mesmo, embora as três músicas do bis - a salsa Incinero (Zé Paulo Becker e Mauro Aguiar), Poema dos Olhos da Amada (Vinicius de Moraes) e Tema de Amor de Gabriela (Tom Jobim) - tenham ganho seu primeiro registro, pois não entraram na gravação de estúdio do concerto, já lançada pela EMI Music, em CD, em outubro de 2009. O DVD ainda não tem data definida para ser lançado.

Polêmico livro sobre Hiroshima já está nas lojas


O livro O Último Trem de Hiroshima, de Charles Pellegrino, chegou às lojas brasileiras na última semana, após a polêmica que o tirou das prateleiras americanas. A publicação, da editora portuguesa LeYa, chega com mais de um mês de atraso. O livro tinha sido recolhido após a descoberta de uma fonte fraudulenta. Um dos sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima mentiu sobre sua história, o que obrigou os editores a fazerem uma revisão da obra.

Apesar do episódio, a editora responsável no Brasil citou o erro em seu prefácio, dizendo que a versão está atualizada. O Último Trem de Hiroshima abusa de documentos históricos e relatos de sobreviventes para desvendar um pouco mais da tragédia que assolou o Japão em 1945, quando a bomba atômica explodiu ainda no céu de Hiroshima e deixou mais de 140 mil mortos - incluindo aqueles que foram afetados pela radiação e morreram bem depois do episódio. O cineasta James Cameron (Avatar) já comprou os direitos de adaptar a publicação para os cinemas e elogiou muito a obra publicamente.

O preço sugerido é de R$ 34,90.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

" Grupo Diocesano de Artes é premiado em Festival estudantil de Teatro e Dança em Recife "


Com o Teatro de Santa Isabel praticamente lotado, terminou neste domingo, 29 de agosto, no Recife, o 8º Festival Estudantil de Teatro e Dança, com a entrega dos troféus aos melhores do evento. O Grupo Diocesano de Artes, do Colégio Diocesano de Garanhuns, conquistou dois troféus na categoria Teatro para Crianças/Grupos Avançados: melhor ator coadjuvante para Ravi Feitoza e um Prêmio Destaque pelo processo pedagógico desenvolvido pela professora/diretora Sandra Albino junto a seus alunos. A equipe garanhuense participou com a divertida peça “O Fantástico Mistério de Feiurinha”.

Numa noite festiva, apresentada pelos atores Hilda Torres e Carlos Lira, três atrações foram convidadas a intercalar suas apresentações entre um prêmio e outro entregue: o Núcleo Experimental, de dança contemporânea; o Grupo Mulungu Teatro de Bonecos e Atores, parodiando o próprio produtor Pedro Portugal, realizador do evento; e o elenco de “Os Embromation”, que interagiu bastante com o público. Os troféus foram entregues às categorias de Dança e Teatro – esta dividida em dois grupos, os iniciantes e os veteranos, tanto nas produções para crianças quanto na de adultos.

A comissão julgadora de Teatro foi composta por Carlos Varella (ator, diretor e professor de teatro); Célia Regina (atriz e bonequeira); Geraldo Dias (ator e diretor); Murilo Freire (arte-educador, ator e diretor de teatro) e Samuel Santos (ator, diretor e dramaturgo). Reunindo mais de 700 jovens artistas, o 8º Festival Estudantil de Teatro e Dança aconteceu de 12 a 29 de agosto, com apresentações nos Teatros Apolo e Barreto Júnior, através do incentivo do Funcultura e SIC Municipal.


Fonte informativa: Site Garanhuns Agreste, ao qual agradecemos.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Café com Poesia é o cardápio cultural desta Terça-Feira no Sesc.


O Sesc Garanhuns promove nesta terça-feira, mais uma edição do projeto Café com Poesia. O projeto é desenvolvido sempre na última terça-feira de cada mês, com a presença de um escritor convidado. Nesta terça, o Café com Poesia recebe a visita do Escritor Antonio Vilela, que participará de um painel temático abordando A literatura e o Cangaço. Haverá também na oportunidade, a presença do músico Francis Ferreira. Café com Poesia, começa às sete e meia da noite no salão de eventos do Sesc. O blog indica.

“Dicionário do Palavrão” coloca Jorge Amado no topo da literatura “boca-suja”


Entre os escritores mais lidos da literatura brasileira, o romancista baiano Jorge Amado (1912-2001) é um dos que mais usa o palavrão em sua vasta obra literária. A informação, obtida pelo folclorista pernambucano Mário Souto Maior (1920-2001) durante sua pesquisa para elaborar o “Dicionário do Palavrão e Termos Afins” (Editora Leitura), consta no glossário.

Souto Maior percorreu várias regiões do país para ajudar o brasileiro a entender a origem dos vocábulos impróprios. Distribuiu 8.000 formulários para penetrar em todos os cantos do país e consultou pessoas de diferentes níveis intelectuais, das mais variadas idades e condições econômicas. Cinco anos de pesquisa renderam mais de 3.000 verbetes, tidos como chulos. O pernambucano entrevistou várias fontes e leu mais de 200 romances para finalizar o exemplar.

Falando em romances, Amado não é o único intelectual que tem lugar garantido em cada letra do alfabeto. José Lins do Rego (1901-1957), Gilberto Freyre (1900-1987) e Oswald de Andrade (1890-1954), por exemplo, também figuram entre os “bocas-sujas” letrados.

Publicado originalmente em 1974, com prefácio assinado por Freyre, o dicionário sofreu censura dos militares. O compêndio foi lançado na década de 1980, durante o governo de João Figueiredo (1918-1999). A primeira edição esgotou rapidamente. O poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) chegou a defender o glossário publicamente na edição de 20 de março de 1980 do “Jornal do Brasil”. À época, a pesquisa revelou que muitos brasileiros acreditavam que o escritor baiano usava o palavrão no momento certo, sem abusar. “Merda”, o palavrão mais utilizado pelos franceses, também era o mais utilizado pela população do país. A Livraria da Folha selecionou cinco palavrões colhidos por Souto Maior na obra literária de Amado. Reproduzimos conforme o “Dicionário do Palavrão e Termos Afins”.

- Dar a maricotinha: O mesmo que dar o cu, ato de pederastia passiva (Bahia). “O demais que tinha praticado Severina exatamente para impedir que ele lhe tirasse os tampos: onde o reverendo Frei ouvira dizer que tomar no cu era o mesmo que dar a maricotinha?” [AMADO, Jorge. Tocaia Grande. Rio de Janeiro, Record, 1984, p. 457].

- Fechar a cancela: Aposentar-se sexualmente (Nordeste). “Já fechou a cancela, Boa Vida” [AMADO, Jorge. Capitães de Areia, (3ª ed.). São Paulo, Martins, 1945, p. 93.]

- Levanta cacete: Mulher bonita, benfeita de corpo, sexy (Nordeste). “Até onde a memória alcança, as mulheres da família eram de encher o olho e de levantar cacete de morto” [AMADO, Jorge. Tereza Batista Cansada de Guerra. São Paulo, Martins, 1972, p. 43].

- Papar: Comer, ter relações sexuais (Nordeste, Sul). “Os aposentados e retirados dos negócios a viam e desejavam: – E o senhor, comandante, papou?” [AMADO, Jorge. Os Velhos Marinheiros (9ª ed.). São Paulo, Martins, 1961, p. 109].

- Zebedeu: Órgão sexual masculino (Bahia). “As raparigas, à la vontè, umas seminuas, outras em pelo, esfregavam trapos, banhavam-se, esquecidas em vadio converse. Atarantado, o adolescente não soube o que fazer nem como impedir o zebedeu de crescer sozinho na braguilha” [AMADO, Jorge. Tocaia Grande. Rio de Janeiro, Record, 1981, p. 241].

Sinopse

Não se trata de um livro de palavrões, mas de uma das mais completas pesquisas dentro da sociolinguística e a mais completa acerca do uso de palavrões e termos afins da Língua Portuguesa. Este aspecto do dicionário é bastante ressaltado na apresentação do livro produzida pelo jurista Eliézer Rosa. Que diz tratar-se de “um levantamento da gíria, da linguagem especial, ou, talvez, de uma língua especial de minorias; de palavras, expressões e modismos que fazem parte da linguagem do povo”.

O volume apresenta os palavrões característicos de todas as regiões do país. Ou seja, ele nacionaliza a cultura popular, levando o palavrão típico do Amazonas ao conhecimento da população do Rio Grande do Sul. E quem nunca ouviu dizer que o uso do palavrão é necessário para evitar o enfarte do miocárdio e descarregar o homem de tensões emocionais?

Indie 2010 define filme de abertura


Realizado anualmente em Belo Horizonte e São Paulo, o Indie – Mostra de Cinema Mundial já definiu seu filme de abertura em sua versão mineira. Novo filme de Todd Solondz, A Vida Durante a Guerra (Life During Wartime), que participou do Festival de Veneza do ano passado, foi escolhido para abrir o evento em Belo Horizonte. A cidade recebe o Indie entre os dias 2 e 9 de setembro.

O longa, que tem estreia prevista no Brasil para o dia 19 de novembro, também terá sessões em São Paulo, onde o Indie acontece entre os dias 17 e 31 de setembro. Estrelado por Allison Janney e Ciarán Hinds, A Vida Durante a Guerra será lançado nos cinemas brasileiros pela Imagem Filmes.

O Indie 2010 contará ainda com uma retrospectiva das obras de Kiyoshi Kurosawa e Apichatpong Weerasethakul, vencedor da Palma de Ouro em Cannes este ano por Lung Boonmee Raluek Chat.

" Ronaldo César está certo "


Ronaldo César publicou e o blog entra nessa discussão:

As homenagens que Garanhuns tem feito no Festival de Inverno são efêmeras, passageiras. É claro que é importante, mas não retrata a realidade da dimensão do homenageado. O que quero dizer? Todo mundo esquece depois! Principalmente no Festival de Inverno onde os critérios para receber esta menção não têm relação direta com Garanhuns, e sim com o estado de Pernambuco.
Por isso, acho que ainda devemos uma grande homenagem a Toinho Alves do Quinteto Violado, que levou o nome de nossa cidade com arte e música a todos os lugares onde cantou e tocou seu violoncelo. Toinho e o Quinteto Violado têm a cara do Festival e principalmente do Parque Ruber Van der Linden, o Pau-Pombo.

Fechando esse pensamento, vão aqui duas sugestões.

1. O nome do palco instrumental que acontece naquele parque se chamaria pra sempre de Palco Toinho Alves. E pra sempre é pra sempre mesmo!

2. Lá naquele jardim, próximo onde é montada a estrutura das apresentações, seria colocada uma estátua do músico. Isso mesmo, uma estátua em tamanho natural com ele tocando seu instrumento de cordas. Nada de busto, Garanhuns tem um negócio para colocar busto nas praças que é coisa horrorosa, fica parecendo homenagem 3X4. Essas duas homenagens ao garanhuense dariam ainda mais charme e importância a todos, ao palco instrumental, a Toinho Alves e ao próprio Pau-Pombo.

Defendo também que o Palco do Forró passe a se chamar de Palco Reginaldo do Acordeon. Mas isso é assunto para outro post. Podemos ter ainda o escritor Ronildo Maia Leite dando nome a uma das três praças Dom Moura, que seriam desmembradas. com sua estátua também em um dos bancos da praça. Armando Rocha precisa ganhar sua homenagem também, quem sabe uma sala de exposição de artes plásticas ou até mesmo a Casa do Artesão ser rebatizada. Tudo isso dá mais cultura à cidade, cria atrativos, aumenta a auto-estima de nossa gente, etc. Vejam, temos no SESC a Galeria Ronaldo Whrite, ficou belíssima.

É por aí!


Parabéns Ronaldo pela sugestão. Esperamos que a mesma seja levada em consideração, para que seja colocada em prática, já no próximo FIG.