Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sexta-feira, 10 de junho de 2011

" Sai com inédita disco em que Paulo Ricardo canta Vinicius com Toquinho "

 
Embora os músicos do RPM tenham acordado priorizar exclusivamente o grupo nessa volta de 2011, Paulo Ricardo lança o disco em que canta músicas de Vinicius de Moraes (1913 - 1980) com a voz e o violão de Toquinho, parceiro fiel do Poetinha na última década de vida de Vinicius. Gravado em 2009 e masterizado em 2010, o CD chega às lojas neste mês de junho de 2011 pela Building Records. Com capa bem diferente da idealizada de início e com outro título (Viva Vinicius foi a primeira opção de nome para o disco), Toquinho e Paulo Ricardo Cantam Vinicius apresenta 13 músicas do poeta com sonoridade contemporânea. Uma delas, Romeu e Julieta, é inédita. Trata-se de parceria de Toquinho com Vinicius que havia se perdido. Toquinho se lembrava da melodia e de partes da letra, que acabou chegando inteira às suas mãos - batida à máquina pelo próprio Vinicius - por meio de uma mulher que herdara o manuscrito de sua avó. Eis as 13 músicas do CD Toquinho e Paulo Ricardo Cantam Vinicius:

1. Água de Beber (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
2. Tarde em Itapuã (Toquinho e Vinicius de Moraes)
3. Pra que chorar? (Baden Powell e Vinicius de Moraes)
4. Canto de Ossanha (Baden Powell e Vinicius de Moraes)
5. Eu Sei que Vou te Amar (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
6. Samba da Bênção (Baden Powell e Vinicius de Moraes)
7. Carta ao Tom 74 (Toquinho e Vinicius de Moraes)
8. Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

9. Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
10. Romeu e Julieta (Toquinho e Vinicius de Moraes)

11. Sei lá... A Vida Tem Sempre Razão (Toquinho e Vinicius de Moraes)
12. Insensatez (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

13. Samba de Orly (Toquinho, Chico Buarque e Vinicius de Moraes)

Fonte: Notas Musicais

" Morre autor do livro “A lista de Schindler – a verdadeira história”


Foi anunciado ontem, o falecimento do autor de “A lista de Schindler – a verdadeira história”, Mieczyslaw (Mietek) Pemper. Ele morreu, na terça-feira, aos 91 anos, mas a prefeitura da cidade alemã de Augsburgo, onde vivia, anunciou apenas nesta quinta-f eira.Após anos no anonimato, a história da lista que poupou a vida de 1.200 judeus ganhou as telas do cinema com Steven Spielberg e a Geração Editorial em 2010 trouxe com exclusividade para o Brasil, a versão contada pelo homem que redigiu a verdadeira lista das empresas de Oskar Schindler.

Saiba mais sobre o livro:

Sobrevivente do Holocausto e testemunha de como a Lista foi elaborada revela como viveu no inferno, serviu ao diabo e sobreviveu.

Em seu célebre discurso aos trabalhadores judeus de suas empresas, após a libertação, em maio de 1945, Oskar Schindler – autor da famosa Lista que leva seu nome e deu origem ao filme de Steven Spielberg – declarou: “Não me agradeçam por terem sobrevivido. Agradeçam a seus compatriotas que se esforçaram dia e noite para livrá-los do extermínio. Agradeçam a seus intrépidos e destemidos companheiros Stern e Pemper, que, durante as tarefas que desempenharam a favor de vocês, contemplaram a morte diante de seus olhos a cada momento.”

Pemper é Mietek Pemper, o herói judeu que trabalhava, forçado, para o carrasco e assassino nazista Amon Göth. Arriscando a própria vida, ele seria o único, segundo o próprio Schindler, capaz de contar a emocionante história da Lista “de forma autêntica”. Pois ele, finalmente, contou, num livro que a Geração Editorial está lançando neste final de mês: “A Lista de Schindler – a verdadeira história” (280 páginas, R$ 34,90).

O livro traz as memórias de um sobrevivente que passou por todas as atrocidades possíveis do Holocausto, entre os anos de 1939 a 1945, e ainda conviveu por mais de 500 dias no “Epicentro do Mal”, servindo diariamente um dos mais sanguinários nazistas, o commandeur Amon Göth, chefe do Campo de Concentração de Krakau-Plaszów, onde mais de oito mil judeus foram assassinados.

No final da guerra, o judeu polonês Mietek Kemper, este sobrevivente, testemunhou contra os comandantes nazistas no Tribunal Internacional Militar de Nuremberg. Anos depois, em 1990, já bem velhinho, ele colaborou na produção do filme A Lista de Schindler, de Steven Spielberg. Faltava escrever seu próprio livro, que ele lançou em 2010, prestes a completar 90 anos de idade.

É com emoção extraordinária que Pemper relembra sua vida no campo de concentração, onde serviu o tal carrasco, e sua amizade com o empresário alemão Oskar Schindler, o homem que conseguiu resgatar, numa operação sem precedentes, mais de mil judeus condenados a morrer nos campos de concentração nazistas.

A obra tem uma narrativa fantástica, com depoimentos retirados da sua excelente memória e de anos de pesquisa nas mais diversas fontes. O autor conseguiu mais uma façanha para sua vida: imortalizar um fato histórico pela visão de quem viveu o terror do nazismo e que precisa ser lembrado constantemente para que o mundo não volte a cometer as mesmas barbáries do passado.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

" Artistas locais já podem se inscrever para o Festival de Inverno "


A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, lançou Edital Convocatório para a seleão de propostas visando a contrataão de artistas durante a programaão do 21 Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). O Evento acontecerá no período de 14 e 23 de julho de 2011. As inscriões devem ser realizadas no período de 9 a 27 de junho de 2011, de segunda a sexta-feira, no horário das 9 às 14 horas, na recepão do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. Poderão participar do processo, Pessoa Jurídica de direito privado e Pessoa Física. Cada proponente poderá inscrever no máximo três propostas. Serão aceitas inscriões via Correios, postadas até o dia 27 de junho de 2011, como encomenda normal ou Sedex, com Aviso de Recebimento (A.R.) e encaminhadas ao endereço da Secretaria de Cultura de Garanhuns, situada na Praça Dom Moura, s/nº – Centro, Garanhuns-PE - CEP: 55.295-410.

Serão desclassificadas as inscriões, via Correios, postadas após o dia 27 de junho de 2011. O formulário está disponível na Secretaria de Cultura e no site da Prefeitura de Garanhuns: www.garanhuns.pe.gov.br. Serão aceitas propostas nas linguagens culturais de Artes Cênicas (Teatro Adulto, Teatro para infância e juventude, Teatro de Rua, Dança Moderna, Dança Clássica e Dança Contemporânea); Música; e Cultura Popular. O processo de análise e seleão das propostas será realizado por uma Comissão de Análise de Mérito Artístico-Cultural, formada por pessoas da sociedade civil possuidoras de capacidade técnica nas linguagens submetidas a avaliaão, designada pela Secretaria de Cultura de Garanhuns.O resultado final da seleão será divulgado no dia 30 de junho, no site da Prefeitura de Garanhuns e na sede da Secretaria Municipal de Cultura.

" Falando de Cinema "

Vem aí refilmagem de Poltergeist.



Clássico do terror escrito e produzido por Steven Spielberg, Poltergeist - O Fenômeno (1982) irá ganhar uma refilmagem em Hollywood. E a MGM, estúdio por trás da realização do longa, quer um conceituado escritor assumindo a responsabilidade do roteiro. Vencedor do prêmio Pulitzer pela peça "Rabbit Hole", David Lindsay-Abaire foi convidado pela companhia para assumir o argumento do remake. O autor foi responsável pelo roteiro de Reencontrando a Felicidade (versão para os cinemas da peça citada) e atualmente trabalha com Sam Raimi no texto de Oz: The Great and Powerful.

Lindsay-Abaire teria recebido bem o convite, mas ainda estaria na dúvida se seria uma boa opção em sua curta carreira no mundo do cinema. De fato, é difícil imaginar um autor teatral envolvido em uma refilmagem de terror. Poltergeist teve duas continuações na década de 80: Poltergeist II - O Outro Lado (86) e Poltergeist III - O Capítulo Final (88). A refilmagem ainda não possui previsão de lançamento.

" Partitura de Mozart é descoberta por acaso numa associação de caridade "


Uma edição muito rara de uma partitura de Mozart, impressa em 1765 quando o compositor tinha oito anos, foi encontrada em um lote de partituras doado à associação de caridade britânica Oxfam. Uma voluntária da associação descobriu o manuscrito, do qual existe apenas uma outra cópia, num lote de várias partituras musicais, doadas por um desconhecido, relata nesta quarta-feira o site da BBC. As seis curtas sonatas "para cravo" constantes da partitura foram dedicadas a "Sua Majestade Charlotte, rainha da Grã-Bretanha", segundo o texto em francês da capa. A voluntária da loja da Oxfam em Reading (oeste de Londres), também música, fez as próprias averiguações antes de chamar a casa de leilões Sotheby's, onde ficou confirmado que se tratava de uma partitura de Mozart. O leilão chegou a ser programada para agora à tarde, mas o doador telefonou para a Oxfam dizendo que "entregou a partitura por erro". A Oxfam comprometeu-se a devolver se a pessoa apresentar uma prova de propriedade.

Fonte: AFP

quarta-feira, 8 de junho de 2011

" Manuscrito de João Cabral de Melo Neto virará livro em 2012 "


Quase 12 anos após a morte de João Cabral de Melo Neto (1920-1999), um manuscrito inédito do poeta começa a ser ordenado para virar livro. "A Casa de Farinha" é um auto, um texto dramático --assim como o poema mais famoso de João Cabral, "Morte e Vida Severina". O escritor, que perdeu a visão anos antes de morrer, não concluiu o material. Mas deixou 40 folhas manuscritas, com pesquisa, estudos e linhas gerais da trama, bem como os primeiros diálogos em versos. A peça mostra a incerteza dos trabalhadores de uma casa de farinha (local em que a mandioca é processada artesanalmente até virar farinha) ante o rumor de que o local vai ser engolido pelo progresso.

" Falando de Cinema "


Assim como seu protagonista, o filme Senna. O brasileiro. O herói. O campeão bateu o recorde de bilheteria na Inglaterra como estreia de documentário mais assistida de todos os tempos. O filme estreou na última nesta sexta-feira dia 10 no país e já faturou quase R$ 1 milhão, levando um gigante número de pessoas ao cinema. Dirigido pelo indiano Asif Kapadia, ganhou o prêmio Sundance em 2010 como melhor documentário do ano. O filme estreou em meados de 2010 no Brasil e no Japão, mas só agora chegou aos cinemas europeus.

" Morre em Paris o escritor Jorge Semprún "



O escritor espanhol e ex-ministro da Cultura Jorge Semprún morreu nesta terça-feira (7) em Paris aos 87 anos, informou à Agência Efe o Ministério da Cultura da Espanha. Semprún morreu em sua casa, acompanhado de seus filhos e de seus sobrinhos, segundo afirmaram fontes de sua família. Ainda não foi anunciado o local do enterro, mas, segundo as mesmas fontes, será "quase com certeza em território francês". O escritor foi uma figura relevante na literatura e na política com uma impressionante trajetória pessoal e profissional. Nascido em 10 de dezembro de 1923 em Madri, mudou-se para a Holanda com o início da Guerra Civil e, terminado o conflito, se exilou com a família em Paris.

Semprún ingressou no Partido Comunista da Espanha e fez parte da Resistência francesa. Foi preso pela Gestapo, a polícia secreta nazista, e deportado em 1943 ao campo de concentração de Buchenwald, na Alemanha, onde permaneceu por 16 meses, experiência refletida em vários livros. Na política espanhola foi ministro da Cultura durante o governo do presidente Felipe González. Semprún se casou com a atriz Loleh Bellon, mãe de seu filho Jaime, que também é escritor, e depois com Colette Leloup, com quem teve seu filho Dominique.

terça-feira, 7 de junho de 2011

" Fundarpe recebe 979 propostas para programação do FIG 2011 "

Contagem regressiva para a 21º edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2011). Desde ontem, dia 06, o processo de composição da programação do Festival entra em uma nova fase. Até o dia 15 de junho, as Comissões de Análise de Mérito Artístico-Cultural vão apreciar as 979 propostas locais e nacionais enviadas à Fundarpe nas áreas de artes visuais, audiovisual, artes cênicas, cultura popular, fotografia, literatura, música, patrimônio e ainda formação em artesanato, moda, design e gastronomia.

Cada uma das 14 comissões de análise é composta por um representante indicado pelas Comissões Setoriais de Cultura Popular, Patrimônio e Linguagens Culturais; 04 representantes indicados pelas Comissões Regionais (01 de cada microrregião do Estado); e até 02 representantes de notório saber nas áreas de abrangência do FIG, indicados pela Fundarpe.

Oficinas, shows, cortejos, apresentações, performances, intervenções, espetáculos, palestras, exposições, mostras, encontros, atividades de patrimônio e outras atividades de formação artístico-culturais vão integrar a programação do FIG 2011, que acontece de 14 a 23 de julho.

Confira calendário do processo de composição da programação do Festival:
De 06 a 15 de junho: Análise de Mérito Cultural
De 16 a 25 de junho: Composição da programação
27 de junho: Limite de entrega de documentação (propostas selecionadas)
28 de junho: Divulgação oficial da programação

Fonte: Fundarpe

segunda-feira, 6 de junho de 2011

" Chico canta 'Se Eu Soubesse' com Thaís Gulin no seu álbum de inéditas "


Chico Buarque canta com Thaís Gulin no disco de inéditas que finaliza no estúdio da gravadora Biscoito Fino, no Rio de Janeiro (RJ). Gulin participa da única música conhecida do repertório, a valsa-canção Se Eu Soubesse, cedida por Chico para o segundo recém-lançado CD da cantora, ôÔÔôôÔôÔ (Slap, 2011). A gravação é nova, mas o dueto não é inédito, já que Gulin gravou Se Eu Soubesse em seu disco com a participação de Chico. Com lançamento programado para o segundo semestre deste ano de 2011, o primeiro álbum de inéditas do cantor desde Carioca (2006) vai apresentar a segunda parceria do compositor com João Bosco - Sinhá, sucessora de Mano a Mano (1984) - e músicas assinadas somente por Chico, casos de Nina e Querido Diário.

P.S.: Na foto de Daryan Dornelles, Chico Buarque posa no estúdio da gravadora Biscoito Fino com Karim Ainouz e Alessandra Negrini, diretor e atriz do filme O Abismo Prateado, inspirado na música Olhos nos Olhos, composta por Chico e ouvida na voz de Maria Bethânia em 1976.
 
Fonte: Notas Musicais

" Dominguinhos se encontra e improvisa com Hermeto para documentário "

Hermeto & Dominguinhos
Após João Donato e Lenine, foi a vez de Hermeto Pascoal se reunir com Dominguinhos para tocar e trocar ideias para documentário sobre o sanfoneiro, que completou 70 anos em 12 de fevereiro. Aos 74 anos, o encontro foi concretizado em estúdio de São Paulo (SP), onde foram extraídos takes para o filme Dominguinhos, Volta e Meia, dirigido por Felipe Briso, com produção da empresa bigBonsai e patrocínio do projeto Natura Musical. Na companhia de trio formado pelos músicos Dió (zabumba), Fúba (pandeiro) e Zezum (triângulo), Hermeto e Dominguinhos - vistos em foto de Thomas Baccaro - tocaram em clima de improviso em jam que desembocou na perene Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) e que terminou no passo do frevo.

Fonte: Notas Musicais

" Falando de Cinema "


O Rio de Janeiro está definitivamente em alta em Hollywood, sendo constantemente escolhido como cenário de grandes pré-estreias. Só em 2011 já passaram pela cidade nomes como Jesse Eisenberg (A Rede Social), Anne Hathaway (Amor & Outras Drogas), Jamie Foxx ( Um Parto de Viagem), Paul Walker (Ladrões), Vin Diesel (Missão Babilônia) e Dwayne Johnson (Os Outros Caras). Os três primeiro vieram lançar a animação Rio, enquanto quem os demais prestigiaram Velozes & Furiosos 5 - Operação Rio. A cidade maravilhosa receberá ainda, durante esta semana, a lenda do cinema francês Catherine Deneuve (Potiche - Esposa Troféu), e no final do ano verá os astros de A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 em seu tapete vermelho.

E as grandes premières no Rio não param por aí. Agora surge a informação de que Jim Carrey (foto) virá à capital fluminense para prestigiar o lançamento da comédia Os Pinguins do Papai. Distribuidora do longa no Brasil, a 20th Century Fox ainda não anunciou a data exata da visita do ator, mas esta deve ocorrer no final deste mês de junho, uma vez que o filme tem lançamento previsto para o dia 1º de julho. Carla Gugino (Sucker Punch - Mundo Surreal) e Ophelia Lovibond (Sexo Sem Compromisso) completam o elenco da produção. Carrey não vive o melhor momento de sua carreira e, até por isso, anunciou recentemente que deseja investir em continuações de dois de seus maiores sucessos: Debi & Lóide - Dois Idiotas em Apuros e Todo Poderoso.