Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 17 de setembro de 2011

Hoje é dia de Clã Brasil em Garanhuns


Na terra de Dominguinhos, quem dá o tom do forró neste Sábado, são as meninas paraíbanas da Banda Clã Brasil. As irmãs mais famosas do forró pé de serra, farão show para comemorar os 50 anos de fundação da AABB Garanhuns. Com 10 anos de carreira, essa é a primeira vez que a banda se apresentará na região. No repertório, músicas autorais e dos principais compositores do gênero, como Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Certamente a AABB estará recebendo um grande público para conferir a noite que ainda terá a versatilidade de Djair e Banda. As resevas de mesas podem ser feitas no próprio clube, ou na Pastelo na Av. Santo Antonio. Apoio, programa e blog Censura Livre  

Otto começa a gravar novo disco em Peixinhos


O centro do palco, do teatro do Nascedouro de Peixinhos, Olinda, uma espécie de toré. Numa roda formada por integrantes do grupo Majê Molê, o homem alto, magro, louro, dança, sem camisa. Todos batem os pés no chão, fazem a percussão que está sendo gravada. O homem louro é o cantor, compositor, percussionista Otto. Ele começou a gravar segunda-feira a sequência de seu elogiado disco Certa manhã acordei de sonhos intranquilos, de 2009. Estão com eles alguns dos músicos que contribuíram para deflagrar o manguebeat no começo dos anos 90. Pupilo, Marco Axé, Toca Ogan, André Malê, Bactéria, Dengue, mais o cearense, pernambucano honorário, Fernando Catatau.

No palco, além dos músicos, técnico de som, uma equipe, dirigida por Cláudio Assis registra a gravação. Curiosamente, já que os portões do Nascedouro ficam abertos, não tem ninguém nas cadeiras da platéia. Estranho, porque Otto depois do sucesso do último disco, tornou-se bastante conhecido, com músicas em novelas globais, agenda cheia. A resposta talvez esteja no fato de que todos eles, á exceção de Catatau, frequentaram bastante o bairrro: "Peixinhos é uma referência para mim. voltar aqui passa uma energia muito boa. E volto aqui porque sinto que a gente perdeu alguma coisa no Sul, aqui venho me reciclar", dispara o irrequieto Otto.

A idéia de gravar no Nascedouro não veio dele, mas do baterista e produtor Pupilo (Nação Zumbi): "Estava pensando nisto, a gente levou tantos músicos de Peixinhos para outros lugares. Estava na hora de prestar uma homenagem ,e trazer os músicos de volta. E não só por causa disto. Tem esta coisa da prioridades própria. A Jamaica, por exemplo, tem sua sonoridade, Peixinhos também tem", quem diz isto é Pupilo, compadre de Otto (é padrinho da filha do cantor). Com eles, veio uma equipe de São Paulo, e o equipamento de gravação: "Vamos fazer aqui mais as bases. A maioria das vozes será colocada em São Paulo", acrescenta Pupilo.

Embora Certa manhã ainda esteja em evidência, Otto decidiu encarar logo o próximo álbum. Segundo ele, o disco anterior lhe devolveu as perdas que teve num período imediatamente anterior à sua gravação (casamento desfeito, o falecimento da mãe, entre outras perdas). O novo disco terá outra concepção. Se Certa manhã era mais pop, mais confessional, o disco que começa a ser feito é uma volta às origens percussivas: "Vai se chamar The moon 1111. A inspiração veio do filme de Truffaut, Fahrenheit 451 (por sua vez adaptação do livro homônimo de Ray Bradbury), o conceito tem a ver com o portal 1111, que abre um círculo que se fecha em dezembro de 2012. É o futuro, e também um africano na lua. Ou Fela Kuti com Pink Floyd", torna a disparar Otto.

Fonte: Jc Online

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O Rappa está de volta e anuncia shows pelo Brasil



Para acabar com os rumores do fim da banda, O Rappa anuncia a volta aos palcos. O grupo ficou em recesso e, dois anos depois, decidiu partir para uma turnê do álbum O Rappa - Ao Vivo, gravado na Favela da Rocinha, Rio de Janeiro. O CD traz hits como A Feira e Minha Alma (A Paz que que Não Tenho). A primeira apresentação será realizada no Rio de Janeiro em 22 de outubro. Em seguida, a banda parte para shows em diversas capitais do País.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

MEC rebate Fameg e diz que processo seletivo é irregular



Atento à decisão da Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg) de realizar um processo seletivo neste domingo (18), o Ministério da Educação (MEC) se posicionou nesta quarta-feira à noite (14) informando que a aplicação das provas é irregular.

De acordo com a Secretaria de Educação Superior do MEC, a Fameg tem uma autorização da Secretaria Estadual de Educação para o funcionamento do estabelecimento de ensino. Porém, no final do ano passado o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que este tipo de documento só é válido para instituições públicas, o que não se aplica a Fameg, uma vez que o estabelecimento é privado.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO


SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR



Ofício nº /2011 – SERES/MEC


Brasília, de setembro de 2011.

A Sua Senhoria o Senhor

Célio Fernando de Sousa Rodrigues

Diretor da Faculdade de Medicina de Garanhuns – FAMEG, mantida pelo ITPAC - Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos Ltda

Br 423 KM 79 s/n, lado ímpar – Heliópolis

CEP: 55297-130 Garanhuns/PE

Tel: (87) 3762 0640 / 0869

Fax: (87) 3761 9648


Assunto: Determina suspensão de edital de processo seletivo para o curso de graduação em Medicina, pela Faculdade de Medicina de Garanhuns (FAMEG).

Referência: Processo MEC nº 23000.011276/2009-65.

Senhor Diretor,

1. Com a compreensão de que a Faculdade de Medicina de Garanhuns (FAMEG) deveria estar vinculada ao sistema federal de ensino e que o ato expedido pelo Conselho Estadual de Educação de Pernambuco não teria o condão de emprestar regularidade a oferta de cursos superior de Medicina sem ato autorizativo do Poder Público Federal, o Ministério da Educação, por meio de sua Consultoria Jurídica elaborou os Pareceres CGEPD/CONJUR/MEC Nº830/2007 e Nº77/2008, configurando a irregularidade administrativa.

2. Nesse contexto, após esgotamento das medidas administrativas possíveis, e considerando a persistência da irregularidade, a União (PRU-5ª Região) e o Ministério Público Federal (MPF/PE), por provocação do Ministério da Educação, ajuizaram as Ações Civis Públicas nºs 2008.83.05.000412-7 e 2008.83.05.000413-9, nas quais, tal como no Agravo Regimental - AGTR n.º 99826-PE (2009.05.00.071296-0), prevaleceu decisão que imputou como irregular a oferta do cursos superior de Medicina, bacharelado, pela FAMEG, e determinou a vedação de novas entradas de estudantes no referido curso.

3. Posteriormente, a Faculdade de Medicina de Garanhuns, por meio de seu mantenedor Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) apresentou requerimento junto ao Ministério da Educação solicitando mesmo tratamento dispensado a Instituições de Educação Superior (IES) de Minas Gerais, São Paulo e Tocantins que tiveram a oportunidade de migrar dos respectivos sistemas estaduais para o sistema federal de ensino (Processo MEC nº 23000.011276/2009-65), o que foi analisado e indeferido pela Secretaria de Educação Superior (SESu), à época competente, analisado pela Consultoria Jurídica do MEC que indicou tramitação para esta Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), sendo que o processo encontra-se sob análise, inexistindo, entretanto, decisão administrativo que modifique o status decorrente das decisões judiciais vigentes, nas quais há determinação de vedação de novas entradas de estudantes no curso superior de bacharelado em Medicina.

4. Portanto, até futuro pronunciamento da SERES/MEC ou publicação de ato autorizativo que modifique a situação decorrente das decisões judiciais vigentes, eventual oferta de curso superior pela FAMEG deve ser enquadrada na hipótese do art. 11 do Decreto nº 5.773/2006.

Não obstante, em 08 de setembro de 2011, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES/MEC) tomou ciência de processo seletivo para o curso de graduação em Medicina da FAMEG, com divulgação de edital no endereço eletrônico da instituição, disponível em - http://www.famegpe.com.br.

6. Nesse sentido, e nos termos da legislação vigente, vimos determinar à FAMEG que suspenda sine die o referido edital, dando ampla publicidade, principalmente aos eventuais candidatos já inscritos, sob pena de caracterização de oferta de curso sem o devido ato autorizativo, nos termos do artigo 11 do Decreto 5.773/2006 e parágrafos:

Art. 11. O funcionamento de instituição de educação superior ou a oferta de curso superior sem o devido ato autorizativo configura irregularidade administrativa, nos termos deste Decreto, sem prejuízo dos efeitos da legislação civil e penal.

§ 1o Na ausência de qualquer dos atos autorizativos exigidos nos termos deste Decreto, fica vedada a admissão de novos estudantes pela instituição, aplicando-se as medidas punitivas e reparatórias cabíveis.

7. Fica determinado um prazo de 48 (quarenta e oito horas) para a FAMEG apresentar a esta Secretaria documentação comprobatória da suspensão supramencionada. Em referida comunicação, a FAMEG deverá apresentar lista nominal – com nome, CPF, contato telefônico e, se for o caso, nome e CPF do responsável legal – assinada pelos candidatos que eventualmente tenham se inscrito no processo seletivo ou responsáveis legais dos mesmos em que declarem terem recebido cópia do presente Ofício.

8. Ao responder, a FAMEG deverá fazer referência ao presente Ofício.


Hélio Chaves

Diretor de Regulação e Supervisão

SERES/MEC



Fonte: Jc Online

Marisa Monte lança nova música na internet

 
Marisa Monte lançou ontem em seu site a música Ainda Bem, que estará em seu próximo disco, previsto para este ano ainda. Disponível apenas para reprodução, a faixa logo foi bastante compartilhada e comentada pelos internautas no Facebook e no Twitter. "Eu fiz a melodia e durante muitos dias fiquei cantando com o violão sozinha em casa...", comentou a cantora no site. A canção, parceria com Arnaldo Antunes, tem a participação de Pupilo, Dengue e Lucio Maia, músicos da Nação Zumbi, e Dadi, e foi gravada em Los Angeles, no estúdio de Gustavo Santaolalla, do Bajofondo, que também toca na faixa.

Quem também participa do CD é o arranjador americano Miguel Atwood-Ferguson. Ele foi apresentado à cantora pelo produtor musical Mario Caldato Jr., um paulistano radicado em Los Angeles, e também arranjou algumas faixas do novo projeto de Seu Jorge, com orquestra. "Não conhecia o trabalho dela, mas fui ouvir e me apaixonei. Eu me sinto inspirado pelo fato de ela ser tão legal. Gostei muito mesmo. E me dei conta de quão especial ela é para o Brasil e para o mundo. Ela é um exemplo de artista muito honesto", derrete-se Miguel. De formação erudita, Miguel, que tem a viola (pouco maior que um violino) como principal instrumento, fez o arranjo (com cordas, sopro e percussão) para cinco músicas: Everyday (cantada em inglês), Depois, Ah, Verdade e Ilusão e Descalços. A música já está sendo executada aqui em Garanhuns na Rádio FM Sete Colinas.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Fernanda Takai lança novo Livro de Contos e Crônicas


A can­tora do Pato Fu, Fernanda Takai volta a se aven­tu­rar na lite­ra­tura e lança novo livro com crô­ni­cas publi­ca­das no jor­nal O Estado de Minas. A Mulher Que Não Queria Acreditar é um lan­ça­mento da Panda Books e tem 40 textos.Takai já tem outro livro de crô­ni­cas no cur­rí­culo, Nunca Subestime Uma Mulherzinha, lan­çado em 2007. Segundo a can­tora, os tex­tos são fei­tos no tempo livre com sua banda ou na sua car­reira solo. O pre­fá­cio desse novo tra­ba­lho é de João Paulo, do Estado de Minas.
A Mulher Que Não Queria Acreditar tem 120 pági­nas e custa em média R$ 26,90.

Recife irá sediar a 8ª edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco


Entre os dias 23 de setembro e 02 de outubro de 2011, será realizado mais um capítulo da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Com o tema “Literatura e Cidadania”, a Bienal chega a sua 8ª edição e o pavilhão de exposições do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE), volta a ser palco das discussões e debates que fomentam a feira literária referência de Pernambuco. Nesta oitava edição do evento, livreiros, editores e distribuidores de todo o Brasil estarão reunidos mais uma vez, consolidando o Estado como um dos mais importantes pólos literários do país.

O evento, que já faz parte do calendário cultural pernambucano, contempla leitores de todas as idades e escritores de todos os estilos. Um grande acontecimento que estimula o hábito da leitura em todas as camadas sociais, democratizando a informação inteligente. O poeta recifense Mauro Mota e o escritor cearense Ronaldo Correia de Brito serão os grandes homenageados desta 8ª edição.Para estimular o hábito da leitura, a VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco terá uma extensa programação de palestras, oficinas literárias, bate-papos, apresentações infantis e muitas outras atividades. E tudo isso numa grande estrutura, com espaços exclusivos.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Pixinguinha vai ser tema de Filme



Denise Saraceni, conhecida diretora global de novelas e programas, fará sua estreia na telona. Ela vai dirigir um longa sobre Pixinguinha, o autor de "Carinhoso". Denise é sobrinha de Paulo César Saraceni, um dos grandes nomes do Cinema Novo.

Filho mais velho de John Lennon volta a lançar disco após 13 anos



O filho mais velho de John Lennon, Julian, anunciou ontem que, após 13 anos sem nenhum trabalho de inéditas, lançará o disco Everything Changes, sucessor de Photograph Smile, de 1998. As informações são do site NME. Herdeiro do eterno Beatle com sua primeira mulher, Cythia, Julian, 48, passou a última década se dedicando à fotografia, principal atividade que tem fora da música, chegando a trabalhar em turnê com o U2 para aprimorar suas técnicas. Também se dedicou à The White Feather Foundation, organização de defesa ao meio-ambiente. "Eu fico me contorcendo se não pego o violão ou me sento ao piano de vez em quando. Preciso fazer isso. Não tenho escolha", comentou.

Com ópera e moeda, Theatro Municipal de SP celebra cem anos


O Theatro Municipal de São Paulo celebrou, ontem, o seu primeiro centenário com a presença de autoridades, políticos e representantes da classe artística. Palco de apresentações históricas de óperas, concertos e espetáculos de dança, o prédio foi aberto pela primeira vez ao público em 12 de setembro de 1911 e recebeu a Semana de Arte Moderna de 1922. Durante a cerimônia que deu início às comemorações dos cem anos de existência, foram lançados um selo e uma moeda nas versões ouro, prata e bronze em alusão à data. Convidados também assistiram a uma apresentação especial da ópera Rigoletto, de Giuseppe Verdi.

Anfitrião da noite, o prefeito Gilberto Kassab inutilizou o cunho da moeda, que passa agora a ser uma peça rara e alvo de especial interesse de colecionadores. A cerimônia contou ainda com as presenças do vice-governador Guilherme Afif Domingos e da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, além dos secretários municipal e estadual da Cultura, respectivamente, Carlos Augusto Calil e Andrea Matarazzo.

"Há cem anos esse ponto era referência da cultura de São Paulo e do País. Passados cem anos continua sendo referência, continua referência e continua sendo um prédio maravilhoso, agora restaurado, belíssimo e pronto para daqui continuar levando a cultura para milhões de brasileiros que moram em São Paulo e para todos aqueles vindos de todos os cantos do País e de outros países que veem nos visitar", afirmou Kassab. O vice-governador Guilherme Afif Domingos afirmou que o Theatro Municipal é a "história viva" da cultura de São Paulo e exaltou a reforma do prédio, que levou dois anos e oito meses para ficar pronta. Já a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, destacou a importância do Theatro para a cidade e para o País.

Fonte: Portal Terra

Divulgada lista dos 15 filmes brasileiros candidatos a uma vaga no Oscar

Tropa de Elite 2, com Wagner Moura é um dos indicados
 
O Ministério da Cultura divulgou nesta segunda-feira (12) a lista dos 15 filmes brasileiros inscritos para concorrerem a vaga de melhor filme estrangeiro na premiação do Oscar.

A lista é composta pelos filmes: Assalto ao Banco Central, Bruna Surfistinha, As Mães de Chico Xavier, Tropa de Elite 2, A Antropóloga, Estamos Juntos, Família Vende Tudo, Federal, Vips, Histórias Reais de um Mentiroso, Malu de Bicicleta, Mulatas! Um Tufão nos Quadris, Quebrando o Tabu, Trabalhar Cansa e Lope.

A Comissão Especial de Seleção responsável pele escolha do filme será composta pela secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Ana Paula Dourado Santana, o presidente da Associação Brasileira de Cinematografia, Carlos Eduardo Carvalho Pacheco, o ministro do Departamento Cultural do Itamaraty, George Torquato Firmeza, e os representantes da Academia Brasileira de Cinema, Jorge Humberto de Freitas Peregrino, Nelson Hoineff, Roberto Farias e Silvia Maria Sachs Rabello. O filme escolhido representará o Brasil na disputa pelo melhor filme estrangeiro.
Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Kleiton & Kledir lançam CD infantil no final deste Mês

 
 
Nas lojas no fim deste mês de setembro de 2011 pelo selo Biscoitinho, da gravadora Biscoito Fino, o primeiro álbum infantil de Kleiton & Kledir, Par ou Ímpar, tem a participação da atriz Fabiana Karla. A humorista - vista com a dupla na gravação de sua faixa em foto tirada no estúdio da Biscoito Fino - se junta aos irmãos gaúchos na Trova do Guri e da Guria, uma das músicas inéditas compostas por Kleiton & Kledir para o disco. Formiga Atômica, O Mágico Estrambólico e Pirulito Esquisito figuram na safra de inéditas de Par ou Ímpar. O repertório de Par ou Ímpar tem ainda canção inspirada no livro Pé de Pilão, do escritor gaúcho Mario Quintana (1906 - 1994), e duas versões em português (assinadas pela dupla) de músicas da compositora e poeta argentina Maria Elena Walsh (1930 - 2011), falecida em janeiro deste ano.
 
Fonte: Notas Musicais

Ator de 'Spartacus' morre de linfoma aos 39 anos

 
Astro da série de TV a cabo Spartacus: Blood and Sand, Andy Whitfield, 39 anos, morreu em Sydney, Austrália, na manhã deste domingo (11), vítima de um linfoma não Hodgkin, a mesma doença que acomete o ator Reynaldo Gianecchini. As informações são do TMZ. O ator morreu nos braços da mulher, Vasti, que em comunicado chamou o marido de "jovem e bonito guerreiro", dizendo ainda que ele morreu em uma bela manhã de sol.

Festival Janeiro de Grandes Espetáculos 2012 abre inscrição para todo o estado de Pernambuco



Já estão abertas, para todo o estado de Pernambuco, as inscrições para que espetáculos completos de teatro adulto, de teatro para crianças e dança possam se inscrever, até 30 de outubro deste ano, na programação do festival Janeiro de Grandes Espetáculos 2012, realizado pela Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe).

Podem participar da 18ª versão do evento produções que estrearam neste ano ou até o dia 15 de setembro e, também, espetáculos que tiverem lançamento previsto após esta data (estes deverão apresentar projeto completo de montagem na sede da Apacepe – Rua Tupinambás, 737, Santo Amaro, Recife/PE. CEP: 50.100-250, contendo descrição, concepção da encenação, esboços de figurinos e cenários, local e período de temporada e ficha técnica, além da ficha de inscrição).

Espetáculos que já se apresentaram no festival em edições anteriores ou espetáculos de outras linguagens artísticas, também podem se inscrever, mas não concorrerão na Mostra Competitiva do evento. A ficha de inscrição está disponível no site www.janeirodegrandesespetaculos.com Mais informações: (81) 3082 2830 / apacape.apacepe@gmail.com. Apoio, Programa e blog Censura livre