Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 18 de dezembro de 2010

" Hoje tem Banda Neander no Guará Rock In Fest "


Quem é fissurado em Rock e Blues, terá um Sábado dos mais movimentados na cidade. É que vai rolar a 12ª edição do Guará Rock In Fest. O evento vai acontecer no Bar Escritório no próximo Sábado apartir das duas da tarde, com término na madrugada do Domingo. O som será comandado pelas bandas: Archë e Neander de Garanhuns, Visão Noturna de Caruaru, Big John Siqueira e Midnight Man Blues de Olinda e Road Back Home do Recife. Nos intervalos, ainda vai rolar o maior som eletrônico com a exibições de clips e documentários. A promoção é do Moto Club Guarás do Asfalto, para comemorar seus 12 anos de existência. É só aproveitar e curtir bastante.

Na Foto: Léo Noronha da Banda Neander.

" Conhecendo as nossas Coisas "


Chegamos as palavras iniciadas com a letra "G" que fazem parte do Dicionário Matutês.

Gaia – Traição ao cônjuge, infidelidade conjugal
Gaiato - Gozador
Gaitada – Gargalhada
Gaiúdo – Corno, homem traído pela mulher
Gala – Esperma
Gala-rala – Homem estéril
Galalau – Homem de alta estatura
Garajau – Grade feita em madeira para transportar galinhas
Gargantilha - Homossexual masculino
Gasguita - Mulher de voz estridente
Gastura – Mal estar estomacal; arrepio
Gazear – Faltar aulas
Goga – Empáfia, soberba
Gogó - Garganta afinada, pessoa de voz estridente
Góia – Resto, ponta de cigarro
Gororoba – Alimento de baixa qualidade
Gota-serena – Enraivecido, irado (Ficou com a gota-serena porque o time dele perdeu o jogo)
Gréia – Zombaria, gozação
Grude – Sujeira; cola de farinha de mandioca; pessoa pegajosa
Guaribada – Melhoria, benfeitoria (Ele deu uma guaribada na casa)
Guelar – Apropriar-se indevidamente de algo; roubar
Guenzo – Pessoa magra, esquelética

" Quitanda edita 'Luas de Gonzaga', CD que revive valsas do 'Rei do Baião "


Disco que reúne valsas compostas por Luiz Gonzaga (1912 - 1989) nos anos 40, antes de o cantor e compositor se consagrar nacionalmente como o Rei do Baião, Luas de Gonzaga vai ganhar edição pelo selo Quitanda, de Maria Bethânia, em data ainda incerta. Produzido de forma independente em 2009 por dois artistas baianos, Gereba e Jota Velloso, o disco conta com as adesões de Dominguinhos, Elba Ramalho, Lenine, Jorge Vercillo, Margareth Menezes, Mariene de Castro e Targino Gondim, entre outros cantores convidados. CD deve sair em 2011.
Fonte: Notas Musicais

" Morre o roqueiro "Captain Beefheart" aos 69 anos "


O roqueiro americano Don Van Vliet, conhecido artisticamente como "Captain Beefheart", morreu nesta sexta-feira aos 69 anos por complicações de esclerose múltipla, informou a revista "Entertainment Weekly". A publicação citou como fonte um representante da galeria Michael Werner, de Nova York, que abrigou distintas exposições de suas pinturas. Van Vliet morreu nesta manhã em um hospital do norte da Califórnia, após permanecer vários anos preso em uma cadeira de rodas devido à doença. "Don Van Vliet foi uma figura complexa e influente nas artes visuais e interpretativas", disse a galeria em comunicado.

"Talvez seja mais conhecido como o incomparável 'Captain Beefheart', que, junto ao Magic Band fez sucesso na década de 1960 com um estilo único, mistura de 'blues' e 'rock and roll' experimental". Segundo a entidade se trata de "um dos artistas mais originais" na história da música, que após duas décadas como compositor e artista decidiu se retirar para se dedicar totalmente ao mundo da pintura. "Como sua música, suas exuberantes pinturas são produto de uma visão única". Seu disco "Trout Mask Replica" se situa no posto 58 dentro da lista dos 500 melhores discos de todos os tempos, feita pela revista especializada "Rolling Stone".

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

" Falando de Cinema "



Um dos maiores nomes da comédia mundial, Blake Edwards faleceu na manhã desta quinta-feira, 16 de dezembro, aos 88 anos. Edwards foi responsável pela criação de uma das maiores franquias cômicas da história, A Pantera Cor-de-Rosa, e de muitos outros sucessos no gênero, como Um Convidado Bem Trapalhão e Mulher Nota 10. Mas antes de criar o Inspetor Clouseau (personagem imortalizado por Peter Sellers e que mais recentemente foi interpretado por Steve Martin), o cineasta também havia provado ter talento para comandar romances, tendo dirigido o belíssimo Bonequinha de Luxo, filme que ficou marcado pela cena em que Audrey Hepburn canta “Moonriver” em sua janela.

O diretor foi grande amigo do compositor Henry Mancini, com quem trabalhou já em seu primeiro sucesso, a série televisiva “Peter Gunn”. Mais tarde, Mancini realizou para o amigo a trilha de A Pantera Cor-de-Rosa, que é ponto chave na franquia. A série do atrapalhado inspetor francês conta ainda com os filmes Um Tiro no Escuro, A Volta da Pantera Cor-de-Rosa, A Nova Transa da Pantera Cor de Rosa, A Vingança da Pantera Cor-de-Rosa, A Trilha da Pantera Cor-de-Rosa e A Maldição da Pantera Cor-de-Rosa.

" Lisboa lança mostra sobre 50º aniversário de Brasília "


O meio século de Brasília está retratado numa exposição inaugurada nesta terça-feira em Lisboa, em Portugal, com o objetivo de divulgar a origem e a trajetória da cidade criada em 1960 para ser a nova capital do Brasil.A mostra "Brasília, 50 anos: meio século da capital do Brasil" será exibida até o dia 12 de janeiro em 600 metros quadrados na Escola Técnica de Imagem e Comunicação (ETIC), onde se encontra uma maquete gigante da cidade, documentação histórica sobre a cidade, assim como mapas e plantas arquitetônicas.Construída no planalto central do Brasil, "a cidade é uma das capitais com melhores índices de qualidade de vida com previsão de um futuro promissor", contou à Agência EFE a responsável pela mostra, a brasileira Danielle Athayde.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

" Gil perpetua sua festa junina em DVD que traz Dominguinhos e Carmélia "


Um dos reis das festas que animam o sertão nordestino, Dominguinhos foi o convidado do arraial armado por Gilberto Gil em setembro de 2010 no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro (RJ), para a gravação ao vivo do show Fé na Festa, até então apresentado somente no Nordeste e na Europa. Dominguinhos se uniu a Gil em Lamento Sertanejo, em Um Riacho, um Caminho - parceria de Gil e Dominguinhos, novidade de roteiro que entrelaça as músicas do belo disco de estúdio com sucessos de Luiz Gonzaga (1912 - 1989) - e no medley que agrega Respeita Januário, O Xote das Meninas e Eu Só Quero um Xodó.


Dirigido por Andrucha Waddington, o registro do show está sendo editado neste mês de dezembro nos formatos de CD e DVD, numa parceria do selo de Gil, Geléia Geral, com a gravadora Universal Music. Além de exibir o encontro de Gil com Carmélia Alves (cantora eleita a Rainha do Baião nos anos 50, a quem o compositor dedica o show), o DVD Fé na Festa ao Vivo reúne 21 músicas em 17 números. Nos extras, há mais três músicas (Asa Branca, Maria Minha e Esperando na Janela) e uma conversa de Gil com Dominguinhos. Eis o repertório de CD e DVD Fé na Festa ao Vivo:

1. Fé na Festa (Gilberto Gil)
2. Dança da Moda (Luiz Gonzaga e Zé Dantas)
3. Assim, Sim (Gilberto Gil)
4. Estrela Azul do Céu (Gilberto Gil)
5. Oia Eu Aqui de Novo (Antônio Barros Silva)
6. Baião da Penha (David Nasser e Guio de Moraes)
7. Qui Nem Jiló (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) / Expresso 2222 (Gilberto Gil)
8. Respeita Januário (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) / O Xote das Meninas (Luiz Gonzaga e Zé Dantas) / Eu Só Quero um Xodó (Dominguinhos e Anastácia)
9. Lamento Sertanejo (Gilberto Gil e Dominguinhos)
10. Um Riacho, Um Caminho (Gilberto Gil e Dominguinhos)
11. Juazeiro (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira)
12. Baião (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) / De Onde Vem o Baião (Gilberto Gil)
13. Aprendi com o Rei (João Silva)
14. O Livre-Atirador e a Pegadora (Gilberto Gil)
15. O Casamento da Raposa (Gérson Filho)
16. Olha pro Céu (Luiz Gonzaga e José Fernandes)
17. Madalena (Isidoro - Adaptação: Gilberto Gil)


Fonte: Notas Musicais

" Falando de Cinema "


Globo de Ouro anuncia seus indicados:

A Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood (HFPA, na sigla em inglês), entidade responsável pela cerimônia do Globo de Ouro, divulgou nesta terça-feira, 14 de dezembro, a lista de indicados para sua premiação. O anúncio foi feito pelos atores Blair Underwood (Impacto Profundo), Katie Holmes (Obrigado por Fumar) e Josh Duhamel (Transformers).

O Discurso do Rei foi a grande surpresa da lista ao aparecer como líder em indicações, com sete ao todo. O longa foi seguido de perto por A Rede Social e O Vencedor, ambos com seis indicações. O trio disputa a categoria principal (melhor filme drama) com A Origem e Cisne Negro.

Já dentre as comédias e musicais, disputam o prêmio de melhor filme: Minhas Mães e Meu Pai, O Turista, Alice no País das Maravilhas, Burlesque e RED – Aposentados e Perigosos. Esta categoria trouxe o maior número de surpresas dentre as indicações, principalmente em razão das ausências de Scott Pilgrim Contra o Mundo e Kick Ass – Quebrando Tudo.

O grande destaque negativo da lista é a supervalorização dos astros, mas isso não é algo novo em se tratando do Globo de Ouro. A premiação parece privilegiar a presença de grandes estrelas em seu tapete vermelho ao invés de marcantes atuações. Só isso explica as presenças de Angelina Jolie (O Turista) e Emma Stone (A Mentira) na disputa pelo prêmio de melhor atriz – comédia/musical, e também a dupla indicação de Johnny Depp (O Turista e Alice no País das Maravilhas) dentre os atores.

Outro ponto negativo da lista foi a ausência de Toy Story 3 de categorias além da tradicional melhor longa de animação. Esperava-se ver a produção na disputa pelos prêmios de melhor filme e roteiro. O Globo de Ouro é o segundo principal prêmio da temporada, atrás apenas do Oscar. Isso não significa, no entanto, que o mesmo sirva de parâmetro para o prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Os vencedores da 68ª edição do Globo de Ouro serão conhecidos no próximo dia 16 de janeiro de 2011.

"Espanha inaugura cúpula para celebrar 103 anos de Niemeyer "


Em homenagem aos 103 anos do arquiteto brasileiro, a Espanha inaugurou nesta quarta-feira a cúpula do Centro Niemeyer, que está sendo construído em Avilés. Niemeyer presenteou Astúrias com os planos deste centro cultural em 2005. Foi um projeto "que fiz com muito prazer, com muito cuidado", disse Niemeyer na inauguração, em um vídeo distribuído à imprensa, por não conseguir falar ao vivo por videoconferência devido a uma falha técnica. "A ideia é sempre fazer algo diferente e buscar o efeito surpresa", acrescentou o arquiteto, que dirigiu o projeto a distância, já que sua idade o impediu de viajar à Espanha. Niemeyer lembrou que seguiu as regras de sempre, fugindo das linhas retas, e mostrou-se contente com o desenvolvimento do projeto, "já que os arquitetos que o fizeram sobre o terreno foram muito fieis" à ideia original.

Fonte: Portal Terra

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

"Baiano põe sua guitarra no frevo e vence o festival de Carnaval do Recife "


Coube ao guitarrista baiano Luciano Magno a proeza de ser o principal vencedor do Festival de Música Carnavalesca do Recife 2011, realizado em duas eliminatórias que movimentaram o histórico Teatro de Santa Isabel, situado no Recife Antigo, nas noites de 11 e 12 de dezembro de 2010. Nascido em Paulo Afonso (BA) e radicado na capital de Pernambuco desde seus 16 anos, Magno foi o grande vencedor da categoria Frevo de Rua, dedicado aos frevos instrumentais. Sua composição Pisando em Brasa - turbinada no arranjo de Edson Rodrigues com guitarra abaianada tocada pelo próprio Luciano Magno - ficou em primeiro lugar na categoria, seguida por Tira Gosto (Getúlio Cavalcanti) e por Anjo Folião (Luiz Guimarães), situadas no segundo e no terceiro lugares, respectivamente.

A orquestração de Pisando em Brasa rendeu também o prêmio na categoria Arranjador a Edson Rodrigues, representado na entrega dos troféus pelo próprio Magno, que lançou em 2008 um CD de frevos sintomaticamente intitulado Novos Carnavais. De quebra, Magno - visto na foto de Mauro Ferreira com o percussionista Naná Vasconcelos, integrante do júri que avaliou as 30 músicas concorrentes - recebeu ainda um troféu na categoria Caboclinhos por sua composição Cabloco d'Água, feita em parceria com João Araújo. A música ficou em segundo lugar na categoria, perdendo o prêmio máximo para Caboclo, que Passo É Esse? (Beto do Bandolim e Marcelo Varella). Já Cheiro de Guerra (Jamerson Vieira) conquistou o terceiro lugar na categoria Caboclinhos. Já no segmento dedicado aos maracatus a vitória ficou com Guerreiros de Xangô (Beto do Bandolim e Noel Tavares), música que rendeu o prêmio de Melhor Intérprete para o tradicionalista Abissal. Rainha do Morro (Bráulio de Castro e Marcelo Varella) e Coroa de Ouro (Alcides Vespaziano) ficaram com o segundo e o terceiro lugares do festival na categoria, respectivamente.

Por sua vez, Salu Rabequeiro (Getúlio Cavalcanti) ficou com o primeiro posto na categoria Frevo de Bloco, seguida por O Bloco do Bila (Luiz Guimarães) e por Sonhos de Capiba (Bia Assunção). Por fim, Meu Carnaval Olindense (Luiz Fernando Poeta) se sagrou campeã na categoria Frevo Canção, seguida por No Molejo do Passo (Roberto Cruz e Beto Hortis) e por Frevo das Rosas (Josias Lima e Kléber Araújo). Todas as 15 músicas vão ser perpetuadas em disco que começa a ser gravado nesta segunda-feira, 13 de dezembro de 2010, para ser lançado em 9 de fevereiro de 2011, dia do frevo, pela Biscoito Fino. A produção do CD está dividida entre Zé da Flauta e o maestro Spok, da Spok Frevo Orquestra, que vai acompanhar os intérpretes nas faixas cantadas e tocar sozinha os instrumentais frevos de rua.
Fonte: Notas Musicais

" Falando de Cinema "

Clássico brasileiro é restaurado.

Um dos filmes mais importantes do cinema brasileiro estará de volta já no primeiro semestre de 2011. Trata-se de O Cangaceiro, dirigido por Lima Barreto e premiado no Festival de Cannes, que no momento passa por processo de restauração. O restauro está a cargo da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e tem previsão de conclusão para ainda neste mês. A partir de então basta efetuar a junção da imagem com o som, que deve estar concluída em janeiro.

A intenção é que, assim que o trabalho estiver concluído, seja realizado o lançamento da nova cópia em sessão especial na Cinemateca Brasileira. Logo em seguida o filme será lançado em DVD duplo, com um disco contendo a cópia original e outro a restaurada. Entre os extras estarão cerca de 200 fotos de cenas e bastidores das filmagens, um breve documentário apresentando o processo de restauração e depoimentos de artistas, técnicos e profissionais que trabalharam no filme. Sérgio Martinelli, produtor que viabilizou a restauração, revela que há ainda a intenção que a nova cópia rode o país, sendo exibida em mostras e festivais.

" Niemeyer completa 103 anos com 15 projetos em andamento e samba na internet "


Com pelo menos 15 desenhos em sua mesa de trabalho, um samba lançado na internet e a edição do próximo número de sua revista "Nosso Caminho" a ser divulgada, o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer completará nesta quarta-feira 103 anos de vida em plena atividade. Autor dos palácios e outros edifícios de Brasília e de numerosas obras pelo mundo todo, o arquiteto nasceu no dia 15 de dezembro de 1907 no Rio de Janeiro.

Nem a idade nem os problemas que o levaram ao hospital por várias vezes nos últimos anos impedem que Niemeyer trabalhe normalmente. O gênio das curvas em concreto e considerado um dos pais da arquitetura moderna permanece ativo após mais de um século de vida e comparece diariamente ao escritório com vista privilegiada para a praia de Copacabana, buscando sempre desafios para a criatividade.

O último projeto foi a composição de um samba, cuja versão digital será lançada também nesta quarta-feira no site de uma gravadora e na qual fez parceria com o enfermeiro Caio Almeida e com o músico Edu Krieger. A letra de "Tranquilo com a vida", uma música sobre a simplicidade do carioca que vive na favela sem perder a esperança do fim das injustiças sociais, reflete o humanismo de um ativista que se manteve fiel ao comunismo inclusive depois da queda do Muro de Berlim e do desaparecimento da União Soviética. O arquiteto compôs a letra no ano passado quando estava hospitalizado após uma cirurgia de intestino enquanto a melodia ficou por conta de Almeida, que era seu enfermeiro na ocasião.

" Conhecendo as nossas Coisas "


Dicionário Matutês. Palavras começadas com a letra " F "

Faniqueito - Tremedeira
Farnesim – Gastura, arrepio, comichão, agitação nervosa
Farofa - Enganação; pose (Ele muito frouxo, só tem farofa)
Farrapar – Não cumprir, falhar (Assumiu o compromisso comigo mas farrapou; o motor do meu carro está farrapando)
Fazer mal à moça - Desvirginar a donzela
Fazer sabão - Sexo entre lésbicas
Febe tife – Usa-se para xingar alguém (Aquilo é um febe tife)
Febrento - Chato; mau-caráter
Fiofó - Ânus, furico
Fita - Amostração; que só tem pose
Fodinha - Fazer sexo apressadamente, trepada rápida
Folote - Frouxo, folgado, afolozado
Frande – Ânus
Frango - Homossexual masculino, bicha
Frege – Agitação, reboliço, festa ou função de aparência má
Fresco – Homossexual masculino
Fruita _ Homossexual masculino, bicha
Fuá - Algazarra, bagunça
Fubento – Desbotado, velho, surrado (O paletó do médico está fubento)
Fubica – Carro velho, imprestável
Fuçar – Procurar, remexer
Fuleiro – Usa-se para classificar objeto sem valor ou pessoa que não cumpre o prometifo;
Fuleragem – Atitude desprezível
Furada - Mulher desvirginada, quenga
Furdunço – Briga, bagunça, confusão
Furico - Ânus, cu
Fuzuê - Confusão, agitação

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

" Missa de 7º dia de Jefferson Magoo será nesta Quarta-Feira "


A missa de sétimo dia em memória de Jefferson Magoo será celebrada nesta Quarta-Feira, dia 15. A celebração acontecerá na Igreja do Amparo em Olinda as oito horas da noite. A mãe Dona Zeneide Silva e os irmãos : Marcos, Magno, Magda e Mônica esperam contar e reunir na ocasião, um bom número de amigos e admiradores da obra deixada pelo inesquecível Magoo. A ocasião será de muita saudade, recordação e conforto para a família.
Na foto: Jefferson Magoo, em entrevista a Radio FM Sete Colinas.

" Luiz Gonzaga a caminho do Centenário "

O Pernambucano de Exu, Luiz Gonzaga, estaria completando hoje, se vivo fosse, seus 98 anos de nascimento. Apesar de fisicamente não estar mais no nosso meio, Luiz Gonzaga continua sendo a maior expressão musical do Nordeste e uma das maiores do Brasil. Até hoje, numa programação que vem se estendendo a quase uma semana, muitas homenagens estão sendo feitas ao Rei do Baião, em sua cidade natal, com uma verdadeira maratona de shows. Ontem, uma missa especial foi celebrada no Parque Asa Branca que ficou lotado de fãs. O blog também reverencia este grande Pernambucano que aprendeu a tocar sanfona e levou a cultura do Sertão para todo o Brasil e a cantar as maravilhas e as adversidades do Nordeste. Luiz Gonzaga é considerado um dos maiores ícones da cultura brasileira, reconhecido internacionalmente. As comemorações deste ano, abrem também as portas para a festa do centenário em 2012. Salve Luiz Gonzaga, salve Pernambuco, salve o Nordeste. A nossa homenagem vém através destes vídeos de Luiz Gonzaga com as participação do Quinteto Violado de Dominguinhos.


" Leila Pinheiro apronta disco para o exterior com o violonista Nelson Faria "

Vinte e um anos após ter gravado sob encomenda do mercado japonês um de seus álbuns de maior sucesso comercial, Bênção Bossa Nova (PolyGram, 1989), Leila Pinheiro apronta outro disco para o exterior. Enquanto percorria o Brasil com o show Meu Segredo Mais Sincero - Músicas de Renato Russo e Legião Urbana, cuja turnê nacional vai se estender ao longo de 2011, a cantora gravou com o violonista Nelson Faria, CD que vai ser lançado no exterior em 2011. O álbum já está finalizado.

Fonte:Notas Musicais

" Festival de Música de Carnaval do Recife dá origem a CD da Biscoito Fino "

Coube a esfuziante SpokFrevo Orquestra, do maestro Spok, abrir e fechar a primeira das duas eliminatórias do Festival de Música Carnavalesca do Recife 2011, evento promovido pela Prefeitura do Recife. O evento aconteceu neste final de semana nno Teatro Santa Isabel. Das seis músicas apresentadas em cada uma das cinco categorias (Caboclinho, Frevo Canção, Frevo de Bloco, Frevo de Rua e Maracatu), três serão selecionadas em cada segmento. As 15 músicas escolhidas vão ser imediatamente registradas em estúdio para edição em CD que vai ser lançado pela gravadora Biscoito Fino em 9 de fevereiro de 2011, dia do frevo. As músicas serão gravadas por seus respectivos intérpretes na companhia da SpokFrevo Orchestra, tal como apresentadas no festival (que premia também arranjadores e intérpretes).
Fonte: Notas Musicais