Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 29 de maio de 2010

Ciranda pernambucana: uma dança e música popular


A trajetória de vida e trabalho do artista popular é consagrada pelas dificuldades e falta de reconhecimento, mas o importante é continuar criando e levando a brincadeira adiante, passando para as novas gerações seus ensinamento e dessa forma permanecer fazendo o que gosta. A ciranda pernambucana passa por dificuldades e Lia é uma das poucas a manter-se firme conduzindo o Espaço Cultural Estrela de Lia, que vive seus piores momentos, correndo o risco de desaparecer mesmo sendo considerado pelo Ministério da Cultura como um ponto cultural. ência de um apoio privado ou governamental de peso torna a sorte do Estrela de Lia incerto. Em situação muito pior estão as demais rodas de ciranda, cujo destino também se perde na ausência de incentivos e espaço na mídia. Na maioria das vezes esses artistas vivem no anonimato e morrem sem ter a oportunidade de deixar registro de seus trabalhos e reconhecimento de sua brincadeira como arte. Este trabalho tem por objetivo registrar, fortalecer e divulgar uma das importantes manifestações do nosso estado através da arte da brincante Lia de Itamaracá.
Texto de Leonidas Henrique de Oliveira.

Luto no Cinema

Morreu, na tarde deste sábado (29), o ator americano Dennis Hopper, mais conhecido por seu papel e direção no filme Sem Destino (1969). Hopper estava em sua casa em Los Angeles, nos EUA. Amigos próximos e família estavam junto ao ator, que lutava contra um câncer de próstata há anos.Nos últimos meses, o ator apareceu em público pesando cerca de 45 quilos e totalmente debilitado.O ator sofria com câncer de próstata.

Brasil Nordeste

Já é um grande sucesso na Rádio FM Sete Colinas, o programa Brasil Nordeste. Levado ao ar de segunda a sexta apartir do meio-dia. O musical enfoca e destaca os grandes artistas brasileiros nordestinos. Artistas como Lenine, Gilberto Gil, Alceu Valença, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Djavan, Gal Costa, Maria Bethânia entre outros, fazem o repertório de muito bom gosto. Apartir desta segunda-feira, aproveitando o período de festas juninas, o programa estará destacando os grandes nordestinos forrozeiros. Vale apena conferir.
Comentário:

Blog do Roberto Almeida disse...

Um programa que tem o nome de Brasil Nordeste e que toca esses artistas aí, que vocês citaram, merece mesmo ser prestigiado. A gente tem que investir em coisa boa, para ver se livra um pouco o povão das pragas incentivadas por outras mídias,como a própria Rede Globo. Luan Santana, Bruno e Marrone, Saia Rodada, Cavaleiros do Forró... Todo esse lixo fabricado pelo vil interesse comercial precisa ser extirpado. Parabéns Jonas Lira.

Comentário:


Fabio Henrique disse...
A radio Sete Colinas é uma das poucas radios de nossa região que toca boas musicas, e você Jonas lira tem um importante papel diante dos ouvintes da boa musica e da informação aqui em Garanhuns. O programa 100,5 Brasil é exemplo de muito bom gosto,e agora o Brasil Nodeste vem somar junto ele.Parabéns Jonas Lira pelas suas iniciativas e agora por este maravilhoso blog.

No escurinho do cinema.

Confira o que voce pode ver neste final de semana no cinema Eldorado. Como novidade tem a estréia do filme caçador de recompensa. A história narra o caso de um ex-policial que se tornou caçador de recompensa e tem a missão de prender uma repórter que na trama é sua ex-esposa. O filme está em exibição em seção das 21h. As outras opções são: Alice no país das maravilhas e hobin hood. Agora é só comprar aquela pipoquinha e curtir seu final de semana em frente a telona.

Problemas na Fundarpe e o Festival de inverno.


Nos últimos dias estamos vendo nos noticiários, várias informações envolvendo o nome da Fundação do patrimônio Histórico e Cultural de Pernambuco (Fundarpe ). Prá nossa tristeza, são notícias ruins, que chegam em forma de denúncias feitas por alguns deputados. Dentre as acusações, está a constatação de que 11 empresas, algumas com sócios em comum, receberam juntas em pouco mais de um ano R$24 milhões do Funcuntura em empenhos fracionados, ou seja, uma a concentração de muito dinheiro em poucas mãos. A oposição promete anexar as novas denúncias ao pedido de investigação já encaminhado ao TCE, que prometeu abrir uma auditoria especial para apurar o caso. Os deputados também pretendem levantar novos elementos suspeitos quando receberem a resposta do pedido de informação feito à Fundarpe. Mas o que é que Garanhuns tem haver com isso? O problema chega até nós quando sabemos que estamos as vésperas de mais um festival de inverno e é exatamente a Fundarpe através do governo do estado, que organiza e financia a maior parte do evento. A pergunta que se faz é: Até que ponto estas investigações e as suspeitas que recaem hoje sôbre a Fundarpe, podem prejudicar a formatação do festival este ano ? Esperamos que não sobre pro nosso já combalido festival , descaracterizado em sua essência através dos últimos anos. Fica a sugestão de apartir deste momento se começar a pensar no grito de independencia do festival de inverno. Que o mesmo seja discutido e realizado com as nossas forças. Que deixemos de exercer sempre o papel de muleta do governo do estado.

Hoje é dia de Censura Livre

Logo mais às quatro da tarde, tem mais uma audição do programa censura livre. Tá feito o convite prá voce sintonizar os 100,5 da Rádio FM Sete Colinas e ouvir só coisas boas. No programa de hoje, muitas notícias do mundo cultral e um especial com Frejat. Sua companhia vai ser muito legal. Te esparamos.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ney grava ao vivo o show 'Beijo Bandido' no Rio


Ney Matogrosso vai gravar ao vivo o show Beijo Bandido para edição em DVD. O registro vai ser feito no Rio de Janeiro (RJ) no início do segundo semestre de 2010. O lançamento do DVD está programado pela EMI Music para o mesmo semestre. Aliás, Ney recebeu recentemente das mãos do presidente da gravadora, Marcelo Castello Branco, o DVD de Ouro pelas vendas já superiores a 25 mil cópias do vídeo com o registro de seu espetáculo anterior, Inclassificáveis.

Prá ver a banda tocar.

É hoje. Após conquistar em abril passado, mais um título em competições de bandas e fanfarras realizada na cidade alagoana de União dos Palmares, a banda marcial do Colégio Diocesano de Garanhuns, fará uma apresentação especial no centro cultural Alfredo Leite Cavalcante. A apresentação será hoje a noite com entrada franqueada para a população mediante a doação de um agasalho. Em formato de orquestra, a banda irá executar um repertório composto por clássicos da nossa música, segundo informou o administrador da banda, Luiz Fernando. A noite ainda terá a participação da street jazz band. Tá aí, um ótimo programa prá se começar bem o final de semana. Vale apena conferir.

Agradecimentos.

O blog vém agradecer a receptividade que está tendo nestes primeiros dias no ar. Agradecemos a todos que já tiveram acesso as nossas informações, aos que nos enviaram mensagens e comentários, aos que de tanto que aprovaram se tornaram seguidores e aos blogs da cidade que não mediram esforços no sentido de divulgar a nossa chegada. A todos muito obrigado. Isso vale um abraço companheiro

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Vida de Lenine vira documentário


Quatro pares de tênis All Star sacolejantes aparecem em cena e, na sequência, seus donos, Lenine e os filhos João, de 30 anos, Bruno, de 21, e Bernardo, de 14 que interpretam Continuação. A canção dá nome ao documentário feito pelo jornalista Rodrigo Pinto, que já foi exibido com louvor no Cine PE , Festival Audiovisual e no Festival de Cinema Brasileiro, em Paris. "Continuação é isso, meus filhos todos estão bichados (são músicos). Mas eu nunca tive essa pretensão de ser biografado. Ainda estou no caminho. Rodrigo estava registrando a gravação de meu CD Labiata para criar material para o DVD e pequenos vídeos promocionais para a Internet. Mas, quando vimos o material que tínhamos, rendia um filme sobre o meu processo criativo", revela o cantor, que de fato não fez da obra uma biografia linear. "No palco, não tenho vergonha, mas confesso que me ver exposto assim me intimidou um pouco. Em nenhum momento fiz menção de pedir que algo fosse cortado do filme", garante o cantor, que agora também interpreta Aquilo que dá no Coração música de abertura de Passione, novela do horário nobre da Rede Globo.


( Matéria extraída do portal Terra )

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Difusora completa 59 anos


o blog parabeniza a rádio jornal Garanhuns, (a eterna Difusora ), pela passagem dos seus 59 anos de fundação. A emissora criada pelo senador F.Pessoas de Queiroz, foi responsável pelo surgimento e descoberta de inúmeros talentos do rádio, da música e do teatro. O saudoso Albino Sivuca, mestre da sanfona, por exemplo, era fregues de cateirinha dos programas de auditório realizados nas décadas de 50 e 60 comandados pelo também saudoso radialista, natural de Garanhuns, Fernando Castelão. Parabéns a tradicional emissora do índio, patrimônio desta cidade.

Um blog prá falar de cultura


Estamos chegando prá unir esforços junto aos demais blogs da cidade. Apartir de agora queremos ser mais um canal de divulgação das ações culturais de Garanhuns e da região. Com a experiência de 15 anos na Rádio FM Sete Colinas, o programa censura livre agora cria seu blog com a finalidade de divulgar a cultura todos os dias. Queremos ser parceiros de todos quanto fazem e produzem arte na região. Cantores, cantadores, emboladores, repentistas, cordelistas, músicos, poetas, declamadores, escritores, artistas plásticos, pontos de cultura, secretários e diretores de cultura é chegada a hora de mostrar aqui no blog o que voces tem feito em sua respectivas áreas. Nos colocamos a disposição de todos para divulgar agendas, projetos, apresentações e atividades diversas. Façam do blog censura livre o caminho mais curto para chegar aos seus objetivos e ao público em geral. Ficamos aguardando notícias de todos pelo e-mail jsvi@bluenet.com.br um abraço e sejam benvidos ao nosso modesto blog.

Jonas lira.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Gil espera dez anos para voltar a gravar Targino


Dez anos depois de voltar às paradas com Esperando na Janela, parceria de Targino Gondim com Raimundinho do Acordeom e Manuca que incluiu no álbum Gilberto Gil e as Canções de Eu, Tu, Eles (2000), Gilberto Gil volta a gravar música de Targino - no caso, Maria Minha, tema composto com Eliezer Setton. Maria Minha é uma das três faixas do CD Fé na Festa - nas lojas a partir de 1º de junho, em edição do selo Gegê distribuída pela Universal Music - que não são de autoria de Gil.

Eis as 13 músicas do álbum:

1. Fé na Festa (Gilberto Gil)
2. O Livre Atirador e a Pegadora (Gilberto Gil)
3. Assim Sim (Gilberto Gil)
4. Estrela Azul do Céu (Gilberto Gil)
5. Marmundo (Gilberto Gil)
6. Vinte e Seis (Gilberto Gil)
7. Não Tenho Medo da Vida (Gilberto Gil)
8. Norte da Saudade (Gilberto Gil, Perinho Santana e Moacyr Albuquerque)
9. Maria Minha (Targino Gondim e Eliezer Setton)
10. Aprendi com o Rei (João Silva)
11. A Dança da Moda (Luiz Gonzaga e Zé Dantas)
12. São João Carioca (Gilberto Gil e Nando Cordel)
13. Lá Vem Ela (Gilberto Gil e Vanessa da Mata)