Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 15 de janeiro de 2011

" Prá sempre Elis " 03

Às vésperas de completar 29 anos do seu falecimento, confira hoje Elis Regina interpretando a bela Música "Me Deixas Loucas " Composição de Armando Manzanero com Versão para Portugues: Paulo Coelho

" Djavan deve gravar novo DVD em Recife "


Primeiro disco de Djavan como intérprete, Ária (2010) vai render gravação ao vivo do show inspirado no álbum. A ser lançado em CD e DVD pela gravadora Biscoito Fino, o registro vai ser feito em 2011. A ideia inicial é fazer a gravação em apresentação no Teatro Santa Isabel, em Recife , já agora em fevereiro. Vamos aguardar esse grande presente para o público pernambucano.

" Falando de Cinema "


Domingo é dia de Globo de Ouro.

O Oscar é o principal prêmio do cinema mundial. Abaixo dele há uma série de premiações, cujos indicados e vencedores servem de termômetro para o próprio Oscar. Uma das mais importantes é o Globo de Ouro, organizado pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood. A cerimônia de premiação de sua edição 2011 acontecerá neste próximo domingo, dia 16.

Quem tiver TV por assinatura e estiver interessado em acompanhar a festa poderá assisti-la através do canal TNT. A partir das 22h será transmitido o pré-show, com um resumo dos concorrentes à premiação e entrevistas direto do tapete vermelho. A cerimônia de fato apenas começará às 23h. O filme mais lembrado é O Discurso do Rei, com sete indicações, seguido por O Vencedor e A Rede Social, cada um com seis indicações. Na segunda-Feira o blog divulgará a lista com os principais vencedores.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

" Prá sempre Elis "

O blog prossegue com sua série de homenagens a memória da cantora Elis Régina. No próximo dia 19 deste mês, serão completados 29 anos do seu falecimento. Veja hoje Elis interpretando a música " O bêbado e a Equilibrista " de autoria de João Bosco e Aldir Blanc.

" As viagens de Gulliver, é a estréia de hoje no Cine Eldorado "

O filme é uma adaptação para o cinema do clássico Viagens de Gulliver, que é protagonizado pelo ator americano Jack Black. Trata-se de um adaptação de uma das quatro viagens narradas na obra de Jonathan Swiift, publicada em 1726.

Na trama de “As Viagens de Gulliver“, Jack Black interpreta o escritor Lemuel Gulliver que aceita uma missão nas Bermudas, mas sua embarcação sofre um acidente e ele acaba náufrago na ilha de Lilliput. O problema é que os moradores da ilha são diminutos, o que faz de Gulliver um gigante sem comparação que deixa os habitantes assustados. Com certeza, um filme para ser visto por pessoas de todas as idades. Confira aqui no blog, o Traillet desta estréia.


" Conhecendo as nossas Coisas "


Vamos as palavras iniciadas com a letra "N" que fazem parte do dicionário Matutês.

Nebrina - Sereno
Nesga ou Nesguinha - Pedaço pequeno, minúsculo
Nó-cego – Dificuldade; pessoa ou coisa complicada
Noda – Nódoa, mancha
Nojento – Que causa nojo; pessoa suja, que não se incomoda com a sujeira
Nojo – Aquilo que provoca asco ou repugnância
Nove-horas – Melindre, facilidade de magoar-se (Fulano é cheio de nove-horas)
Novela – Situação de difícil solução, interminável

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

" Eternas Saudades da Pimentinha "

No próximo dia 19, será lembrado o 29º aniversário da morte da cantora Elis Regina. Considerada ainda a melhor cantora de todos os tempos no Brasil, a pimentinha, como foi carinhosamente apelidada, continua sendo uma artista bastante ouvida e executada pelo país afora. A gaúcha de Porto Alegre, morreu quando tinha somente 36 anos de idade mas deixou uma grande obra musical para os brasileiros. Apartir de hoje, o blog dá início a sua série de postagens em homenagem a essa grande artista brasileira, com a colocação de alguns vídeos para que todos matem um pouco de saudade. Prá começar você assiste ao vídeo da canção "Aguas de Março " de Tom Jobim, imortalizada por Elis.


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

" DVD solo e caixa com discos da Odeon vão celebrar os 70 anos de Nana "

Nana Caymmi vai fazer 70 anos em 29 de abril de 2011. O aniversário motiva dois lançamentos previstos para chegar às lojas até o fim do ano. Um é registro ao vivo de show de caráter retrospectivo. Idealizado há anos pelo produtor José Milton, o projeto será concretizado em 2011. A gravação ao vivo vai ser editada em CD e DVD (o primeiro solo da cantora). O segundo é caixa a ser editada pela EMI Music com discos gravados por Nana na extinta Odeon. A caixa reunirá títulos como Nana Caymmi (1979), Mudança dos Ventos (1980), "...E a Gente Nem Deu Nome" (1981), Voz e Suor (1983, com César Camargo Mariano), Chora Brasileira (1985), Nana (1988), Só Louco (1989, com Wagner Tiso), Bolero (1993), A Noite do meu Bem - As Canções de Dolores Duran (1994), Alma Serena (1996), No Coração do Rio (1997), Resposta ao Tempo (1998) e Sangre de mi Alma (2000). Viva Nana. Agora comigo ( como diz Ronaldo César ), este seria um grande nome para o próximo FIG.

Fonte: Notas Musicais

" Falando de Cinema "


Um dos casais mais badalados da sétima arte, Tom Cruise (Encontro Explosivo) e Katie Holmes (Batman Begins) podem boicotar a próxima edição do Oscar, que acontece no dia 27 de fevereiro. A medida seria um protesto contra a atriz Anne Hathaway (Alice no País das Maravilhas), apresentadora da cerimônia ao lado de James Franco (127 Horas). Em recente participação no Saturday Night Live, Hathaway fez uma imitação de Holmes que teria desagradado a família Cruise.

Os pais de Suri Cruise teriam ficado chateados não só pela piada em si, mas também pelo fato de Hathaway não ter avisado antes que faria a brincadeira. Cruise e Holmes apoiaram a atriz de O Diário da Princesa após o fim de seu relacionamento com Raffaello Follieri, chegando inclusive a acompanhá-la em um show da cantora Tina Tuner, e por isso não esperavam a brincadeira. Uma fonte ligada ao casal afirmou que eles não querem de fato encontrar com Anne e que por isso ainda irão definir se estarão presentes na 83ª edição do Oscar.

"Ministra da Cultura lamenta "censura" a livros de Paulo Coelho "


A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, lamentou que o Governo do Irã tenha proibido a publicação dos livros do escritor Paulo Coelho, como denunciou o próprio autor."Pela cultura, só posso dizer que a censura é sempre lamentável", afirmou a ministra a jornalistas, durante uma visita a uma favela do Rio de Janeiro.A ministra assegurou que vai conversar sobre o assunto com o Ministério das Relações Exteriores e especificou que qualquer manifestação junto ao Governo iraniano cabe a este órgão. Conforme o blog já divulgou, o escritor brasileiro revelou no último domingo em seu próprio blog que o Governo do Irã proibiu a publicação de todos seus livros em uma decisão do Ministério da Cultura que levou em conta "as Diretrizes Islâmicas".

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

" Livros de Paulo Coelho são proibidos no Irã "


O escritor Paulo Coelho, autor brasileiro mais vendido no mundo, denunciou nesta segunda-feira (10) que seus livros foram proibidos no Irã e disse que espera a ajuda do governo brasileiro para solucionar a questão. Coelho publicou em seu blog (www.paulocoelhoblog.com) um email enviado por seu editor no Irã para informá-lo sobre a decisão do Ministério da Cultura e Orientação Islâmica do Irã de banir todos os livros do autor. "Eu, sinceramente, espero que o governo brasileiro se pronuncie a respeito", escreveu Coelho no blog.

Segundo o autor, seus livros são publicados no Irã desde 1998 e mais de seis milhões de cópias já foram vendidas no país. Coelho afirma que o incidente "só pode ser um mal-entendido". Ele cita, no entanto, o episódio de 2009 em que uma mulher morreu durante manifestações populares contra o resultado das eleições. O editor de Coelho no Irã, Arash Hejazi, foi gravado tentando salvar a mulher, num caso que ganhou enorme repercussão internacional.

Paulo Coelho é o autor brasileiro de maior sucesso internacional, com pelo menos 300 milhões de livros vendidos em mais de 150 países. Coelho informou que vai disponibilizar todos os seus livros de forma gratuita na Internet no idioma persa, falado no Irã. O brasileiro foi o primeiro escritor não muçulmano a visitar o Irã após a Revolução Islâmica de 1979, de acordo com o site da Academia Brasileira de Letras, em que ele ocupa a cadeira 21.

" Morre a escritora argentina María Elena Walsh "


A escritora e compositora argentina María Elena Walsh morreu nesta segunda-feira dia 10 em Buenos Aires, aos 80 anos, confirmou a imprensa local. María Elena, que nos últimos meses havia reduzido ao mínimo suas aparições públicas, ganhou reconhecimento internacional pela criação de personagens infantis, como Manuelita, A Tartaruga.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

"Professor descobre referências literárias na 'Mona Lisa' "


Um pesquisador canadense afirma ter descoberto referências à literatura na "Mona Lisa", o mais famoso quadro de Leonardo da Vinci. O professor emérito de História Antiga da Queen's University Dr. Ross Kilpatrick anunciou acreditar que a obra prima de Da Vinci incorpora imagens inspiradas pelo poeta romano Horácio e pelo florentino Petrarca. A descoberta foi publicada no jornal italiano "Medicea".

Segundo ele, a técnica de pegar uma passagem da literatura e incorporá-la em uma obra de arte é conhecida como "invenção" e era muito usada por artistas da Renasceça. "A composição da 'Mona Lisa' é impressionante. Por que Leonardo colocou uma mulher atraente sentada em uma sacada, enquanto no segundo plano há um mundo completamente diferente que é vasto e árido? O que o artista está tentando dizer?", disse o Dr. Kilpatrick.

O professor emérito acredita que Da Vinci estava fazendo referência à "Ode 1. 22 (Integer vitae)", de Horácio, e dois sonetos de Petrarca, "Canzoniere CXLV" e "CLIX". Como a "Mona Lisa", os três poemas celebram a devoção por uma jovem mulher sorridente, com votos de amor e promessas de que ela seria acompanhada por qualquer lugar do mundo, de montanhas úmidas a áridos desertos. As regiões mencionadas por Horácio e Petrarca são semelhantes às retratadas no segundo plano da "Mona Lisa".

" Começa hoje no Sesc o " VÉM VIVER VERÃO COM ARTE "


Começa hoje a programação elaborada pelo Sesc para ser cumprida neste Mês de Janeiro. Na programação denominada de " Vém viver verão com Arte ", constam: Oficinas de Literatura e Teatro, shows musicais e apresentações de peças Teatrais. O começo dessas atividades está programado para esta Segunda-Feira dia 10, com o início da Oficina de Literatura," A Literatura através das ilustrrações de livros Infantis, sob a coordenação de Myrian Maracajá, especialista em ilustração de livros. A oficina acontece de Segunda à Sexta com carga horária de 15 horas. As aulas vão das 14h. às 17h. para crianças de 7 a 10 anos de idade. No total são 25 vagas ao preço de R$ 15,00 para comerciários e dependentes e R$ 20,00 para o público em geral.
A oficina terá Aulas práticas com as crianças através de uma oficina de ilustração, onde serão desenvolvidas várias dinâmicas com desenhos experimentais e técnicas variadas com lápis de cor, hidrocor e lápis de cera. As crianças serão estimuladas a criar seus personagens e ilustrações inspiradas em leituras de livros infantis. Ainda serão realizadas dinâmicas e brincadeiras de roda e cultura popular. O que está esperando, matricule já o seu filho.

" Daúde começa a produção de seu quarto álbum, 'Código de Referência'


Uma das mais interessantes cantoras surgidas nos anos 90, Daúde começou a produção de seu quarto álbum, o primeiro desde Neguinha te Amo (2003). Intitulado Código de Referência, o CD vai ser lançado agora m 2011, dando sequência à discografia iniciada em 1995 com o álbum Daúde. Se incluído na conta o disco de remixes Simbora (1999), o novo álbum é o quinto título da obra fonográfica da cantora baiana, radicada no Rio de Janeiro (RJ) desde seus onze anos.

Fonte: Notas Musicais

domingo, 9 de janeiro de 2011

" Vote em nossa E N Q U E T E "


O blog continua com a enquete que irá apontar, qual foi o melhor filme de produção Nacional lançado em 2010. Colocamos na enquete filmes que tiveram uma ampla aceitação do público. Agora é sua vez de votar e apontar aquele filme que mais se destacou na indústria Cinematográfica brasileira no ano passado.

" Conhecendo as Nossas Coisas "


Conheça agora algumas palavras do Dicionário Matutês, começadas com a letra "M".

Maçaroca – Grande quantidade de objetos desordenados (Era uma maçaroca de papel)
Madorna – Dormir (Vou tirar uma madorna)
Mafuá - Bagunça; confusão
Malamanhado – Mal vestido
Malassada – Omelete
Maloqueiro - Moleque, vagabundo
Maluvida – Pessoa sem educação, malcriada
Mangar – Gozar, rir de alguém
Mangote – Grande grupo de pessoas (Tinha um mangote de velhas na missa)
Manzanza – Lentidão; pessoa lenta
Marinete - Carro tipo perua, utilitário
Marmota - Pessoa desajeitada, mal-vestida
Mas é nada! - Interjeição indicando discordar, não permitir algo
Mata-fome - Bolacha
Matar - Masturbar-se pensando em alguém (Vou matá-la na mão)
Matulão – Sacola de couro; bizaco
Meganha – Soldado; recruta
Meiota – Metade de uma garrafa de cachaça
Melado - Embriagado
Meter o sarrafo - Agir energicamente
Miolo-de-pote - Bobagem, conversa fiada
Mocréia - Mulher feia; mulher sem classe
Mondrongo – Engenhoca sem utilidade, coisa malfeita
Mormaço – Ambiente sem ventilação, quente e úmido
Mosqueiro – Restaurante malcuidado, sujo
Mufino - Medroso, covarde
Muiar - Molhar
Mulesta-dos-cachorros - Ira, raiva (Ele ficou com a muleta-dos-cachorros)
Mundiça – Ralé, pessoa (s) sem educação
Munganga – Careta, trejeito
Munheca-de-pau – Motorista sem habilidade, mau motorista
Murrinha - Coisa emperrada; pessoa com raiva
Mussiça – Macia; carne sem osso

" Falando de Cinema "


Conheça os favoritos para serem os novos Os Três Patetas.

Quando surgiu a possibilidade de levar Os Três Patetas de volta aos cinemas, logo foram cogitados astros do porte de Sean Penn (Milk – A Voz da Igualdade), Jim Carrey (Todo Poderoso) e Benicio Del Toro (O Lobisomem) para interpretarem os clássicos Moe, Larry e Curly. No comando do longa-metragem estavam os diretores Peter e Bobby Farrelly. O tempo passou, Carrey e Penn desistiram do projeto e, enfim, Os Três Patetas conseguiu sinal verde. Não da MGM, estúdio onde estava originalmente, mas na 20th Century Fox, que assumiu o projeto.

A partir de então, os irmãos Farrelly iniciaram uma busca pelos intérpretes ideais do trio protagonista. Ainda não é oficial, mas já há fortes candidatos para as vagas.

Johnny Knoxville (foto), de Os Gatões – Uma Nova Balada, Andy Samberg (Eu Te Amo, Cara) e Shane Jacobson (Surviving Georgia) são os favoritos para estrelarem Os Três Patetas. O trio atende o desejo da Fox em ter um elenco que tenha apelo junto ao público jovem, de forma a atualizar os personagens, e não custará os cachês milionários que com certeza Penn, Carrey e Del Toro exigiriam.

Dos cotados o mais conhecido é Knoxville, graças aos filmes da série Jackass. Samberg integra o elenco do programa de TV Saturday Night Live, uma instituição do humor americano. E Jacobson fez sucesso com a comédia Kenny, lançada em 2006.

A Fox e os Farrelly, por enquanto, nada comentaram sobre a escalação. De confirmado há apenas que as filmagens começarão em 14 de março.

" A Literatura em 2010: Nobel de Vargas Llosa e morte de Saramago marcaram o ano "


Além do Prêmio Camões conquistado pelo poeta Ferreira Gullar, outro galardão literário marcou, de formas distintas, o Brasil em 2010. Em junho morreu José Saramago, único Prêmio Nobel de língua portuguesa e escritor que se dizia tão ou mais valorizado no Brasil - país onde tinha vários amigos e que visitava com frequência - do que em sua terra natal.

Em outubro, porém, a Academia anunciou o Nobel de Literatura para outro velho amigo do Brasil, o peruano Mario Vargas Llosa, uma notícia que o país comemorou com grande entusiasmo junto à comunidade latino-americana. Autor de obras que marcaram gerações de leitores, como "A guerra do fim do mundo" - inspirada na narrativa de Euclides da Cunha em "Os Sertões" - e "Pantaleão e as visitadoras", Vargas Llosa esteve no Brasil poucos dias depois do anúncio do prêmio e voltou a falar sobre sua ligação afetiva com o país. Em maio, terá seu novo romance, "O sonho do celta", lançado aqui pela Objetiva/Alfaguara.