Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 31 de julho de 2010

Saiba quais os filmes que irão participar este ano do Festival de Cinema de Gramado


A 38ª edição do Festival Internacional de Cinema de Gramado anunciou nesta segunda-feira (19) a lista dos filmes brasileiros que vão entrar em competição pelo Kikito. O evento, que começo no próximo dia 6 de agosto e se encerra no dia 14, faz um tributo este ano ao ator gaúcho Paulo César Pereio. Confira abaixo a lista dos longas que serão exibidos este ano em Gramado:

São sete os filmes brasileiros:

180º, de Eduardo Vaisman
Diário de uma Busca, de Flávia Castro
Enquanto a Noite não Chega, de Beto Souza
Não se Pode Viver sem Amor, de Jorge Durán
O Último Romance de Balzac, de Geraldo Sarno
Ponto Org, de Patrícia Moran
O Contestado - Restos Mortais, de Sylvio Back

Já os filmes latino-americanos que entram na mostra são:

El Vuelco del Cangrejo, de Oscar Ruiz Navia (Colômbia)
Historia de un Día, de Rosana Matecki (Venezuela)
La Vieja de Atras, de Pablo José Meza (Argentina)
Mi Vida con Carlos, de German Berger (Chile)
Ojos Bien Abiertos, de Gonzalo Arijon (Uruguai)

Entre os curtas, os filmes que entram em competição são:

Amigos Bizarros do Ricardinho, de Augusto Canani (RS)
Minha Alma é Irmã de Deus, de Luci Alcântara (PE)
Babás, de Consuelo Lins (RJ)
Carreto, de Cláudio Marques e Marília Hughes (BA)
Em Trânsito, de Cavi Borges (RJ)
Eu não Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro (SP)
Haruo Ohara, de Rodrigo Grota (SP)
Mar Exílio, de Eduardo Morotó (RJ)
Naiá e a Lua, de Leandro Tadashi (SP)
Ninjas, de Dennison Ramalho (SP)
Os Anjos do Meio da Praça, de Alê Camargo e Camila Carrossine (SP)
Pimenta, de Eduardo Mattos (SP)
Pinball, de Ruy Veridiano (SP)
Ratão, de Santiago Dellape (DF)
Um Animal Menor, de Pedro Harres e Marcos Contreras (RS) e Vento, de Marcio Salem (SP

Gramado homenageia uruguaio com o Kikito de Cristal


O Festival de Cinema de Gramado, que este ano acontece entre 6 e 14 de agosto de 2010, vai homenagear o jornalista e crítico de cinema uruguaio Manuel Martinez Carril com o Kikito de Cristal, prêmio criado em 2007 para honrar nomes conhecidos do cinema latino-americano.Carril é creditado como um dos responsáveis pela aproximação de produções da América do Sul com o público urugaio, além de ser criador dos festivais da cinemateca do país, uma das mais importantes do mundo.

Quadro de Portinari roubado em Olinda é localizado no Rio de Janeiro

A Polícia Federal do Rio de Janeiro recuperou, neste sábado, um quadro de Cândido Portinari que teria sido furtado do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC)na cidade de Olinda, no começo do mês. De acordo com a polícia, uma pessoa foi presa em flagrante. A apreensão foi feita pelo Departamento Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio da PF.

Na segunda-feira, a perícia da Polícia Civil confirmou que as impressões digitais identificadas no local do roubo do quadro Enterro eram de um funcionário ou visitante que frequentava o local no momento do furto e estavam em uma fita utilizada para prender a mold ura.O quadro entrou para a lista de obras procuradas pela Interpol. Autoridades policiais dos 188 países onde a organização atua terão acesso a informações detalhadas da tela avaliada em R$ 1 milhão.

No último dia 14, uma funcionária do museu deu falta do quadro, por volta das 17h30, quando fechava o local. Segundo a polícia, ela fechava uma das janelas do museu quando a moldura da obra caiu em cima dela. O suspeito teria tirado a tela e escondido a moldura por trás da veneziana .


Fonte: Terra

Com sua regravação de Rapte-me Camaleoa (Caetano Veloso) já em rotação na trilha sonora da novela Ti Ti Ti, Maria Gadú fez seu primeiro registro de show dentro da série Multishow ao Vivo. A gravação aconteceu na última quinta-feira, em apresentação da cantora na casa Credicard Hall, em São Paulo (SP). Nas lojas ainda neste segundo semestre de 2010, via Som Livre, CD e DVD rebobinam as músicas do primeiro álbum da artista apresentam inédita e incorporam ao repertório Lanterna dos Afogados, a balada de Herbert Vianna que Gadú inclui no roteiro do show desde o início da turnê. A gravação ainda contou com intervenções de Leandro Léo (nos já habituais duetos em Linda Rosa e em Laranja), Dani Black, Luiz Murá e Os Varandistas - grupo formado por Áureo, Gugu Peixoto, Tomas, Fred, Luiz Kiari e Leandro Léo. Agora é só aguardar o resultado final.

Correr ou Morrer, primeiro volume da trilogia Maze Runner!


A editora Vergara & Riba anunciou o lançamento do livro Correr ou Morre é o primeiro volume da trilogia Maze Runner. Uma saga que, para seus fãs, evoca os mistérios da série Lost.Escrita pelo americano James Dashner, é um thriller asfixiante, repleto de ação e suspense psicológico. Aclamado por público e crítica como um dos melhores livros de 2009, será adaptado para os cinemas pela 20th Century Fox.

Sua vida anterior já não existe mais.
Uma nova se inicia.
Lembre. Corra. Sobreviva.

Acompanhe a vida de Thomas, um garoto que perde a memória e é lançado no meio de um ambiente desconhecido, onde precisa sobreviver a qualquer custo. Para isso deve decifrar um labirinto e enfrentar criaturas malignas.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Como surgiu ? O que significa ?


MOTORISTA BARBEIRO

No século XIX, os barbeiros faziam não somente os serviços de corte de cabelo e barba, mas também, tiravam dentes, cortavam calos, etc., e por não serem profissionais, seus serviços mal feitos geravam marcas. A partir daí, desde o século XV, todo serviço mal feito era atribuído ao barbeiro, pela expressão “coisa de barbeiro”. Esse termo veio de Portugal, contudo a associação de “motorista barbeiro”, ou seja, um mau motorista, é tipicamente brasileira.

No escurinho do Cinema


O final de semana em Garanhuns será marcado por duas estréias no Cine Eldorado. Plano-B uma comédia romantica com Jennifer Lopez e Toy Story 3, são as estréias da vez.

Toy Story:

Andy (John Morris) tem 17 anos e está prestes a ir para a faculdade. Desta forma, precisa arrumar o quarto e definir o que irá para o lixo e o que será guardado no sótão. Seus antigos brinquedos, entre eles Buzz Lightyear (Tim Allen), Jessie (Joan Cusack) e o Sr. Cabeça de Batata (Don Rickles), são separados para serem guardados no sótão. Entretanto, uma confusão faz com que a mãe de Andy os coloque no lixo. Woody (Tom Hanks), que será levado por Andy para a faculdade, decide salvá-los. O grupo escapa, mas acaba no carro da mãe de Andy. Ela leva a uma creche diversos brinquedos, entre eles Barbie (Jodi Benson). Ao chegarem, os amigos encontram um universo até então inimaginável, onde os brinquedos sempre têm crianças para brincarem com eles.

Plano B:

Após anos de inúmeros namoros, Zoe (Jennifer Lopez) decidiu que esperar pelo “homem certo” estava demorando demais. Determinada a se tornar mãe, ela decide fazer uma inseminação artificial. No dia da consulta, ela vai sozinha e conhece Stan (Alex O’Loughlin) – um homem que apresenta reais possibilidades! A tentativa de manter uma relação de amizade e, ao mesmo tempo, esconder os sinais da gravidez, torna-se uma comédia de erros para Zoe, que envia “sinais confusos” para Stan. Quando Zoe revela, nervosamente, a razão do seu comportamento imprevisível, Stan diz que está disposto a aceitar a situação. Ele jamais teve um relacionamento no qual uma noite alucinada de sexo implica três pessoas na cama – Stan, Zoe e o sempre presente imenso travesseiro da gravidez.


Projeto Revelando os Brasis prorroga inscrições até o dia 16



Se você mora num município com até 20 mil habitantes, tem 18 anos de idade e deseja contar uma história real ou de ficção, comece a escrever. Estão abertas até o próximo dia 16 de Agosto as inscrições para o Concurso Nacional de Histórias do Projeto Revelando os Brasis – Ano IV. Os 40 autores selecionados participarão da Oficina de Formação e Realização Audiovisual, no Rio de Janeiro, onde aprenderão Roteiro, Direção, Direção de Arte, Produção, Fotografia, Som, Edição, Direitos Autorais, Mobilização Comunitária e Comunicação Colaborativa.

os selecionados receberão orientação e infraestrutura para transformar suas histórias em vídeos digitais nas cidades. E após a edição e a finalização, o vídeo será exibido, ao ar livre, para a comunidade do município em um espaço público preparado com uma tela de cinema e cadeiras.O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis nos sites www.revelandoosbrasis.com.br, www.cultura.gov.br e nas secretarias de educação e de cultura das Prefeituras dos municípios com até 20 mil habitantes. Mais informações no Instituto Marlin Azul pelo telefone (27) 3327-2751 ou através do e-mail revelando@imazul.org

O formulário de inscrição, a história original escrita, datilografada ou digitada, a cópia de RG e do CPF, o comprovante de residência atual em nome do autor da história (conta de luz, água ou telefone) deverão ser reunidos em um envelope. Em seguida, o interessado deverá encaminhar o material para a Caixa Postal: 5067 CEP: 29.045-970 – Vitória/Espírito Santo.Patrocinado pela Petrobras, Revelando os Brasis tem como objetivo promover processos de inclusão e formação audiovisuais de moradores de municípios de até 20 mil habitantes através do estímulo à produção de vídeos digitais. O projeto é uma realização do Instituto Marlin Azul e conta com a parceria da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

Aqui em Garanhuns já tivemos participando deste projeto, o cineasta Genaldo Barros com o documentário, O Baque da Zabumba Centenária contra o tic-tac do tempo.Genaldo atravéz de E-mail, disse que prá ele,foi uma exelente experiência e aconselha outras pessoas da região a participarem também.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Como surgiu ? O que significa ?


As frases e ditados populares atravessam os séculos em diversas culturas. No Brasil não seria diferente. A questão é que muitas vezes essas expressões são um pouco estranhas e sem sentido, concorda? Mas depois de conferir esta pequena lista de curiosidades você vai entender melhor sobre a origem e os objetivos de cada uma delas. A partir de hoje, o blog publica algumas frases bastantes conhecidas, mas que poucos tem conhecimento de suas origens. Começamos com esta frase que é uma das mais pronunciadas.

JURAR DE PÉS JUNTOS

A expressão surgiu através das torturas executadas pela Santa Inquisição, nas quais o acusado de heresias tinha as mãos e os pés amarrados (juntos) e era torturado pra dizer nada além da verdade. Até hoje o termo é usado pra expressar a veracidade de algo que uma pessoa diz.

Falando de Cinema


Com as filmagens já encerradas, a nova comédia dirigida por Hugo Carvana, de O Homem Nu e Casa da Mãe Joana, já tem previsão de lançamento nos cinemas: primeiro semestre de 2011. A distribuição ficará a cargo da Imagem Filmes. Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo traz a história de um ator de comédia stand up que se apresenta em cidades do interior do país. Um dia ele recebe uma proposta tentadora, que lhe trará muito dinheiro caso finja ser um guru motivacional em uma palestra. Só que algo dá errado e ele precisa contar com a ajuda de seu pai, que também é seu empresário, para livrá-lo da enrascada. Os personagens principais são interpretados por Gregório Duvivier e Tarcísio Meira . No elenco estão também Flávia Alessandra , Ângela Vieira , Herson Capri , Antônio Pedro e a estreante Mariana Rios. Atualmente em pós produção, há ainda a possibilidade de que o longametragem seja exibido no Festival do Rio e na Mostra de Cinema de São Paulo deste ano.

Ivan regrava sucessos com Vercillo para 'Perfil'


Ivan Lins celebra seus 40 anos de carreira com dois projetos fonográficos. Além do álbum Íntimo, que sairá em breve no Brasil pela gravadora Som Livre com músicas inéditas do compositor com seu parceiro Vítor Martins, Ivan regravou alguns sucessos dessas quatro décadas de carreira para uma coletânea ora editada na série Perfil, da mesma Som Livre. A música A Noite, por exemplo, foi revisitada pelo autor na companhia de Jorge Vercillo. Eis as 15 faixas dessa compilação - nas lojas já no começo de agosto.

1. A Noite - com Jorge Vercillo
2. Abre Alas
3. Bandeira do Divino
4. Vitoriosa - com citação de Depende de Nós
5. Começar de Novo
6. Bilhete
7. Cartomante
8. Dinorah Dinorah
9. Deixa Eu Dizer
10. Desesperar Jamais
11. Lembra de mim
12. Madalena
13. O Amor É o meu País / Meu País
14. Somos Todos Iguais Nesta Noite (É o Circo de Novo)
15. Vieste

terça-feira, 27 de julho de 2010

Boião´s Blues Rock Festival se consolida como maior evento alternativo do FIG.

Aconteceu Sábado a 9ª edição do Boião´s Blues Rock Festival. Durante toda a tarde, um grande público prestigiou a promoção que acontece anualmente no conhecido bar de Boião na Av. Rotary no centro da cidade. Cada vez mais consolidado como maior evento alternativo do Festival de Inverno, a promoção atrai sempre no último dia FIG, um público simpatizante ao velho e bom Rock an Roll. Muitos aproveitam também o evento para rever amigos e atualizar os assuntos acumulados durante todo ano. Now hilum, os doido, Orlito Jazz Blues Band e uma banda Formada de improviso por junior Souza (krakatoa), Paulo Batera e Serginho(Krakatoa), se revezaram animando com música de qualidade o grande público que compareceu. Adalberto Belo ( Boião ), mais uma vez recebeu a todos com sua simpatia peculiar, trajado de autêntico roqueiro. O blog esteve lá e resgitrou os primeiros momentos do evento, confira.