Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

"Baiano põe sua guitarra no frevo e vence o festival de Carnaval do Recife "


Coube ao guitarrista baiano Luciano Magno a proeza de ser o principal vencedor do Festival de Música Carnavalesca do Recife 2011, realizado em duas eliminatórias que movimentaram o histórico Teatro de Santa Isabel, situado no Recife Antigo, nas noites de 11 e 12 de dezembro de 2010. Nascido em Paulo Afonso (BA) e radicado na capital de Pernambuco desde seus 16 anos, Magno foi o grande vencedor da categoria Frevo de Rua, dedicado aos frevos instrumentais. Sua composição Pisando em Brasa - turbinada no arranjo de Edson Rodrigues com guitarra abaianada tocada pelo próprio Luciano Magno - ficou em primeiro lugar na categoria, seguida por Tira Gosto (Getúlio Cavalcanti) e por Anjo Folião (Luiz Guimarães), situadas no segundo e no terceiro lugares, respectivamente.

A orquestração de Pisando em Brasa rendeu também o prêmio na categoria Arranjador a Edson Rodrigues, representado na entrega dos troféus pelo próprio Magno, que lançou em 2008 um CD de frevos sintomaticamente intitulado Novos Carnavais. De quebra, Magno - visto na foto de Mauro Ferreira com o percussionista Naná Vasconcelos, integrante do júri que avaliou as 30 músicas concorrentes - recebeu ainda um troféu na categoria Caboclinhos por sua composição Cabloco d'Água, feita em parceria com João Araújo. A música ficou em segundo lugar na categoria, perdendo o prêmio máximo para Caboclo, que Passo É Esse? (Beto do Bandolim e Marcelo Varella). Já Cheiro de Guerra (Jamerson Vieira) conquistou o terceiro lugar na categoria Caboclinhos. Já no segmento dedicado aos maracatus a vitória ficou com Guerreiros de Xangô (Beto do Bandolim e Noel Tavares), música que rendeu o prêmio de Melhor Intérprete para o tradicionalista Abissal. Rainha do Morro (Bráulio de Castro e Marcelo Varella) e Coroa de Ouro (Alcides Vespaziano) ficaram com o segundo e o terceiro lugares do festival na categoria, respectivamente.

Por sua vez, Salu Rabequeiro (Getúlio Cavalcanti) ficou com o primeiro posto na categoria Frevo de Bloco, seguida por O Bloco do Bila (Luiz Guimarães) e por Sonhos de Capiba (Bia Assunção). Por fim, Meu Carnaval Olindense (Luiz Fernando Poeta) se sagrou campeã na categoria Frevo Canção, seguida por No Molejo do Passo (Roberto Cruz e Beto Hortis) e por Frevo das Rosas (Josias Lima e Kléber Araújo). Todas as 15 músicas vão ser perpetuadas em disco que começa a ser gravado nesta segunda-feira, 13 de dezembro de 2010, para ser lançado em 9 de fevereiro de 2011, dia do frevo, pela Biscoito Fino. A produção do CD está dividida entre Zé da Flauta e o maestro Spok, da Spok Frevo Orquestra, que vai acompanhar os intérpretes nas faixas cantadas e tocar sozinha os instrumentais frevos de rua.
Fonte: Notas Musicais

Nenhum comentário:

Postar um comentário