Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

segunda-feira, 28 de março de 2011

" Ainda Lula Côrtes "


O cantor, compositor e poeta pernambucano Lula Côrtes que saiu de cena na madrugada de sábado aos 61 anos de idade vítima de um câncer na garganta, foi o parceiro de Zé Ramalho no lendário álbum Paêbirú, gravado em 1974 e editado em 1975 com tiragem inicial que foi quase toda literalmente por água abaixo por conta da enchente que destruiu as instalações da gravadora Rozenblit em Recife.


Luiz Augusto Martins Côrtes iniciou sua carreira fonográfica em 1972. Geralmente editados de forma independente, vários álbuns de Côrtez foram gravados com a banda Má Companhia a partir da década de 80. Mas nenhum alcançou a repercusão de Paêbirú, que, embora nunca reeditado (oficialmente) em CD no Brasil, já foi relançado no exterior por dois selos estrangeiros ao longo dos anos 2000.


Relíquia para colecionadores nacionais, sobretudo quando se trata das cerca de 300 cópias em vinil que não foram arrastadas pelas águas, Paêbirú tem sua mítica história contada no documentário Nas Paredes da Pedra Encantada, produzido em 2010 e ainda inédito nos cinemas. Veleu Doido...

2 comentários:

  1. As Influências de LULA CÔRTES na cena Musical Pernambucana, é de uma Rara Validade. Cultuado por alguns, Criticado por outros. LULA CÔRTES deixa a sua Marca Registrada para a Posteridade. Seja como Compositor ou Intérprete, as suas Composições falam de um linguajar puro e simplesmente Nordestino. A Musica Popular Brasileira perde um Grande Nome. Suas Canções serão sempre Lembradas. Comigo Fica Marcada a sua Composição e Interpretação na Música DESENGANO. José Alves Teixeira (Tex)

    ResponderExcluir
  2. conheci o Lula Cortes no Festival de Inverno, quando fazia uma apresentação no palco instrumental do pau pombo...Uma figura!!!!! tinha um pulblico fiel, que o acompanhava sempre.Toinho Alves contava estórias incriveis sobre ele.Perdemos um grande musico Pernambucano...

    ResponderExcluir