Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 11 de dezembro de 2010

" Salve o Centenário de Noel Rosa o Poeta da Vila "


Chegamos ao dia da celebração do Centenário daquele que para muitos, é considerado o maior compositor desse país. Ao longo dos últimos meses, com a série de matérias denominada de " Conhecendo Noel "o blog fez uma viagem através da obra do compositor, no sentido de relembrá-la para alguns, e para torná-la conhecida para outros.

Noel Rosa nasceu na Vila Isabel, no Rio de Janeiro, em 11 de dezembro de 1910. Durante o parto, foi retirado a fórceps, o que causou uma fratura e afundamento do maxilar e uma pequena paralisia na face direita. Boêmio, vivia nos cabarés, mas sofria com a tuberculose. Em 1934, casou-se com Lindaura, por pressão da mãe da noiva. Esta, na época, tinha 13 anos, dez a menos que o poeta. Ela ficou grávida, mas perdeu o filho meses após o casamento. Em 1937, no dia 4 de maio, Noel Rosa morreu de tuberculose. Diversas personalidades da música e da rádio da época compareceram ao seu enterro. Em seus 26 anos de vida escreveu quase 300 canções, algumas delas clássicos da música brasileira regravadas até hoje. Em 2006, foi lançado o filme "Noel- O poeta da Vila", uma cinebiografia romanceada sobre o compositor, dirigida por Ricardo van Steen. Seu nome é sinônimo de samba.

Noel Rosa disse que, quando morresse, não queria choro nem vela. Queria uma fita amarela gravada com o nome dela. Não queria flores nem coroa com espinho. Só queria choro de flauta, violão e cavaquinho. No dia do centenário de seu nascimento, comemorado neste sábado, o Poeta da Vila, conseguiu o que pediu na música "Fita Amarela". Em todo o País, músicos e fãs, bambas ou não, lembram e cantam Noel e lembram as canções imortalizadas pelo sambista em seus 26 anos de vida e que revolucionaram o samba e praticamente reinventaram a música brasileira.

Neste dia tão importante para a música popular brasileira, o blog fecha esta série de matérias sôbre Noel Rosa, reproduzindo a homenagem feita por Rolondo Boldrin no programa Sr. Brasil, da TV Cultura, levado ao ar no último dia 30 de Setembro com fragmentos de algumas músicas de Noel. Confira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário