Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pablo Picasso completaria 130 anos nesta terça


Após pintar seu primeiro quadro com sete anos, o espanhol Pablo Picasso, que nesta terça-feira (25) completaria 130 anos, não abandonou mais os pincéis e se tornou um dos gênios do século XX. Pintor, escultor, desenhista, ceramista, gravador... Picasso é o artista espanhol mais influente do século passado e um dos grandes gênios da história da arte.

Mestre da Modernidade, revolucionou e marcou um novo rumo da história artística quando pintou em 1907 As Meninas de Avignon, marco e ponto de referência para o desenvolvimento das vanguardas artísticas posteriores.

O espanhol introduziu na arte novas concepções revolucionárias que originaram o cubismo, movimento criado por ele junto com George Braque. Nascido em Málaga em 1881, a família se mudou para La Coruña e depois para Barcelona, onde se formou em um estilo acadêmico, mas um breve contato com grupos modernistas o fizeram mudar sua forma de expressão.
 
Picasso passou os últimos anos de sua vida no sul da França trabalhando em um estilo muito pessoal e morreu na vila de Notre-Dame-Vie, em Mougins, em 8 de abril de 1973, de um edema pulmonar quando preparava uma exposição para o Palácio dos Papas, em Avignon.O artista malaguenho, autor com mais obras em museus de todo o mundo, teve uma longa e produtiva trajetória com 1.876 quadros, 1.355 esculturas, 7.089 desenhos, 25.388 gravuras, 2.880 cerâmicas e 149 cadernos - um total de 4.659 trabalhos. Picasso se casou seis vezes e teve quatro filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário