Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

terça-feira, 6 de setembro de 2011

" Comunidade na internet faz homenagens a Rocir Santiago"

Cada vez mais presentes na vida das pessoas, as comunidades abertas nas diversas redes sociais na internet, vém cumprindo um papel de fundamental importância na descoberta, nos reecontros e em reconhecimentos de valores. É o que está acontecendo neste momento em Garanhuns, com a criação de uma comunidade no face facebook, especialmente para homenagear pessoas que de alguma forma contribuem ou já contribuíram para o desenvolvimento da cultura local. E o primeiro a ser homenageado e ter seu trabalho reconhecido como jornalista e homem de comunicação, é o radialista Rocir Santiago. Veja a seguir,a reprodução do material que está no facebook e no blog educação e luta, assinado pelo Professor Augusto Souto.

Na comunidade Garanhuns abrimos espaço para os artistas da cidade e alguns deles aceitaram o nosso convite escrevendo um pouco sobre suas trajetórias.Resolvemos transcrever as postagens da comunidade no nosso blog.O radialista Rocir Santiago foi um dos campeões de audiência do nosso rádio.Seus programas tinham a sua “marca”, um verdadeiro comunicador.Inteligente, versátil, carismático fez História no rádio de nossa cidade.Veja o que escreveu sobre sua trajetória:
Nasci em Barreiros, litoral Sul de Pernambuco à 26 de dezembro de 1949.Cheguei a Garanhuns no início de 1964 para estudar e fui aluno fundador do Colégio Municipal Pe Agobar Valença. Cursei o ginasial (na época) e parte do Científico. Iniciei em rádio, não lembro bem o ano, na então Rádio Difusora de Garanhuns. Era gerente Ivo de Souza Ramos. Fui levando pelo meu ex-cunhado e também radialista José Marcos Leite.


Trabalhei com carteira assinada por apenas um mês! É que um falecido advogado da cidade denunciou ao gerente que alguém tinha lido um comercial errado. O comercial era da Boate Estância, em Angelin. Como eu era o único iniciante paguei o pato e fui posto pra fora. Meses depois da trágica morte de Ivo de Souza, voltei a trabalhar na Difusora. Eram meus professores o próprio Marcos Leite, José Inácio (ex-prefeito), bem como o pessoal mais antigo. Daí foram meus gerentes Solon Gomes e logo depois Rossine Moura. Com a chegada de Lúcio Mario pedi pra sair. Queria trabalhar fora e fui para Caruaru - Rádio Liberdade. Da liberdade fui convidado para a Rádio Cultura, lá mesmo em Caruaru, onde fundei com o dramaturgo Vital Santos, um grupo de teatro amador que chegou a ser campeão nacional de um concurso anual que havia na época. Daí foi convidado por Arnaldo Costa para trabalhar na TV Gazeta de Alagoas, onde assumi o jornalismo de lá por cerca de dois anos

Muito jovem e sem orientação profissional e social, me apaixonei por uma pessoa errada. Quando ela acabou o namoro me desesperei e deixei tudo pra lá. O senador Arnon de Mello, dono da TV e seu filho Pedro Collor insistiram para que eu não deixasse a TV, mas não quis saber de conselho e voltei pra casa - Usina Água Branca - Quipapá PE. Foram-se meses e resolvi mudar de profissão: fiz destilação alcoólica, como funcionário da Usina Lajinha (AL), na ASPLANA. Final do curso fui ao centro de Maceió comemorar...quando desci no centro da cidade de Maceió para comemorar a conclusão do curso, encontrei com um amigo aqui de Garanhuns jornalista Romero Vieira Belo - garanhuense - que é editor geral de um jornal em Brasília e tem um irmão editor geral do Diario de Pernambuco que virou minha cabeça de novo e me levou para a TV Alagoas onde trabalhei como assessor de produção. Anos depois fui convidado a escrever o roteiro de uma novela, sobre a invasão holandesa no Brasil e deixei a TV Alagoas. Voltei para Garanhuns, trabalhei de novo na Rádio Difusora como jornalista e fui convidado para a recém inaugurada Radio Meridional, como jornalista. Casei e sai da Meridional parra assumir a assessoria de imprensa da Prefeitura da Garanhuns no governo José Inácio. Daí fiquei para o governo Ivo Amaral e subseqüentes... Fui convidado para FM 7 Colinas onde deixei jornalismo e fiz um trabalho de produtor apresentador com o programa Luiz Gonzaga e depois mais um, o "Balcão de Bodega". Daí casei tive um casal de filhos já formados, me divorciei e agora estou curtindo a aposentadoria.


Finalmente as emissoras em que trabalhei em Garanhuns foram:
Rádio Jornal - redator de notícias (duas vezes) gerente e diretor comercial;
Rádio Meridional - Diretor de jornalismo;
FM 7 Colinas - Locutor apresentador de dois programas: Luiz Gonzaga, Brasil Chapéu de Couro, das 06 às 07 horas da manhã e Balcão de Bodega das 17 às 18 horas.
FM Marano - Balcão de Bodega - 17 às 18 horas.
FM Monte Sinai - Um programa avulso pela manhã.
Texto e áudio: Rocir Santiago
Este espaço está aberto a todos que possam contribuir com o resgate desta figura ímpar do rádio local.

Veja o que José Marcos Leite, um dos jornalistas de maior credibilidade de nosso Estado falou sobre Rocir:
Rocir é um multi-artista. Talvez um gênio! Por isso, certamente, muito humilde. Tanto que, que no perfil biográfico que traçou para o Educação e Luta foi modesto, deixando de dar a necessária dimensão ao seu dom de experiente compositor musical. E cantor. Não reconhecido na proporção que deveria ser. Nós aqui do blog tivemos a enriquecedora oportunidade de, por vários anos, acompanhar e até certo ponto compartilhar – um pouco da criatividade de Rocir, na então Rádio Difusora de Garanhuns. Podemos afirmar que… Bem, o que interessa mesmo é acompanharmos um resumo da trajetória artística de Rocir Santiago.

Um comentário:

  1. Prezado Jonas, só uma retificação a comunidade Garanhuns é do orkut e não do facebook.Abraços

    ResponderExcluir