Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

" Artistas e Intelectuais entregam hoje no Rio de Janeiro manifesto a favor de Dilma "


Uma "convergência de apoios". Assim o sociólogo e cientista político Emir Sader resume a manifestação em favor da candidata petista Dilma Rousseff, que acontece na noite desta segunda-feira (18), no Teatro Casa Grande, no Rio de Janeiro. Durante o evento, um "Manifesto de Artistas e Intelectuais" será entregue à presidenciável, numa demonstração simbólica de apoio. O documento conta com assinaturas de nomes como o do cantor e compositor Chico Buarque, do teólogo e filósofo Leonardo Boff, do escritor Fernando Morais, do jornalista Eric Nepomuceno, da historiadora Marilena Chauí, entre outros.

- É um manifesto de gente que votou na Dilma ou não no primeiro turno. No segundo turno, sempre se unifica as forças em torno de um candidato. O Boff votou na Marina (Silva). Na perspectiva dele, é coerente votar em Dilma - Diz Sader, um dos articuladores da iniciativa.

Ele frisa que o manifesto, que será entregue por Leonardo Boff e Chico Buarque, encontra paralelo em movimento realizado no ano de 2002, quando Luiz Inácio Lula da Silva disputava a presidência com o tucano José Serra. Na ocasião, 300 artistas e intelectuais reuniam-se no Rio de Janeiro para declarar apoio ao petista.

- É tradicional. Queremos mostrar que os artistas e os intelectuais estão com Dilma. Conforme o documento, a "soma de forças" tem como objetivo "garantir os avanços alcançados".


Confira o documento na íntegra:

Nós, que no primeiro turno votamos em distintos candidatos e em diferentes partidos, nos unimos para apoiar Dilma Rousseff. Fazemos isso por sentir que é nosso dever somar forças para garantir os avanços alcançados. Para prosseguirmos juntos na construção de um país capaz de um crescimento econômico que signifique desenvolvimento para todos, que preserve os bens e serviços da natureza, um país socialmente justo, que continue acelerando a inclusão social, que consolide, soberano, sua nova posição no cenário internacional.

Um país que priorize a educação, a cultura, a sustentabilidade, a erradicação da miséria e da desiguladade social. Um país que preserve sua dignidade reconquistada. Entendemos que essas são condições essenciais para que seja possível atender às necessidades básicas do povo, fortalecer a cidadania, assegurar a cada brasileiro seus direitos fundamentais. Entendemos que é essencial seguir reconstruindo o Estado, para garantir o desenvolvimento sustentável, com justiça social e projeção de uma política externa soberana e solidária. Entendemos que, muito mais que uma candidatura, o que está em jogo é o que foi conquistado. Por tudo isso, declaramos, em conjunto, o apoio a Dilma Rousseff. É hora de unir nossas forças no segundo turno para garantir as conquistas e continuarmos na direção de uma sociedade justa, solidária e soberana.

Fonte: Portal Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário