Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

" Fliporto muda de Cidade "


A pouco menos de dois meses para a abertura da 6ª Fliporto, a programação de mesas já está definida. Embora a coletiva realizada ontem fosse para falar da Feira do Livro de Pernambuco que vai ocorrer durante o evento, meio sem querer mas também não oferecendo muita resistência para descortinar o segredo, muito do que vai acontecer de 12 a 15 de novembro foi revelado pelos organizadores do evento.

Este ano, a programação literária conta com 20 mesas, que vão ocorrer na chamada Tenda Principal, a ser montada na Praça do Carmo em Olinda (a única parte não-gratuita do evento). Para essas discussões, foram convocados cerca de 35 autores, envolvendo nomes locais, nacionais e internacionais. "Muitas mesas serão dedicadas ao tema 'Literatura e presença judaica no mundo ibero-americano', mas a programação é bem variada", disse Mário Hélio, coordenador da programação literária.

Outra mesa que deve atrair a presença do público é uma dedicada às histórias em quadrinhos, reunindo o ilustrador pernambucano João Lin e a dupla de autores da graphic novel Cachalote: Rafael Coutinho e o escritor Daniel Galera. Ainda em nível nacional, haverá o encontro entre os mais novos vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura - Raimundo Carrero e Edney Silvestre.

Além deles, também foram confirmados nomes como o jornalista Guilherme Fiúza (autor de Meu nome não é Johnny e Bussunda - a vida do Casseta), o multiculturalista François Jullien, o crítico de cultura digital Mark Dery e o escritor português João Tordo (vencedor do Prêmio José Saramago). Eles se juntam a Alberto Manguel, Camille Paglia, Ricardo Piglia, Moacyr Scliar, Arnaldo Niskier e os biógrafos de Clarice Lispector - Benjamin Moser e Nádia Battella Gotlib; anunciados em abril. Na programação geral ainda aparecem o cantor Alceu Valença e o desenhista Daniel Azulay.

Feira - Na expectativa de se consolidar como o maior evento literário do país e atrair de 25 mil a 30 mil pessoas; a Fliporto traz como novidade este ano mais uma ramificação: a Feira do Livro de Pernambuco.

O evento este ano fará uma homenagem a escritora Clarice Lispctor.



Fonte: Diário de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário