Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

terça-feira, 10 de agosto de 2010

" Cuidar e respeitar os nossos portadores de necessidades especiais, também é Cultura "


"Conquistando caminhos para ser e conviver”

A Rede Apae promove, de 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Desde sua instituição, em 1964, a Semana é promovida anualmente e cria uma grande mobilização nacional em torno das pessoas com deficiência. Além disso, permite uma maior sensibilização e conscientização da população brasileira e dos governos em favor da busca pela garantia de direitos da pessoa com deficiência, e de sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político do cenário nacional.

Nos anos anteriores o nome era semana nacional do excepcional, pois no inicio do movimento, não haviam datas dedicadas a pessoa com deficiência então essa semana englobava atividades dedicadas a pessoas com diversos tipos de deficiência, não só a deficiência intelectual. Com a expansão das entidades e associações ligadas as causas, acabaram surgindo outras datas com a temática voltada para áreas especificas de deficiência, sendo assim esse ano o nome da semana foi alterado para Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla focando de maneira mais especifica o público alvo da semana.

Conquistando autonomia e participação

Culturalmente as pessoas envolvidas na luta por melhores condições para a pessoa com deficiência, acabaram se dando conta de que eram poucas as pessoas com deficiência que exerciam um papel de luta dentro das entidades e associações. Foi ai então que na década de setenta surgiram as propostas da autogestão e dos autodefensores, começando em países mais avançados nessa luta como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Austrália e Suécia.

Essas propostas vêm incentivar a afirmação dos direitos da pessoa com deficiência, buscando capacitá-las e informá-las para que dessa forma seja possível promover o acesso e a interação maior com seu meio social.

Esse programa vem resultando em avanços muito significativos, podemos citar como exemplo, o fechamento de várias instituições no mundo todo, onde os alguns autodefensores passaram por tratamentos desumanos.

O exercício da autogestão é uma forma de exercer a autonomia do sujeito dentro das suas limitações, começando pela vida pessoal permitindo que a pessoa assuma, se possível sua própria higiene, seja responsável por montar sua própria rede de amigos, assumir afazeres diversos nos seus ambientes de convivo como escola, trabalho, atividades esportivas, atividades artísticas, dessa maneira podendo interagir de uma maneira mais expressiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário