Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Morre José Saramago e literatura mundial fica de luto


Morreu nesta sexta-feira o escritor português e prêmio Nobel de literatura José Saramago, aos 87 anos, em sua casa, na cidade de Tías, Lanzarote, Espanha. José Saramago havia tido uma noite tranquila e a morte ocorreu por volta das 8h desta sexta-feira, após tomar seu café da manhã ao lado da mulher, a tradutora Pilar del Río. Eles estavam conversando quando o escritor começou a sentir-se mal e logo depois faleceu.
José de Sousa Saramago nasceu na aldeia portuguesa de Azinhaga, província de Ribatejo, no dia 16 de novembro de 1922, embora no registro oficial conste o dia 18. Filho dos camponeses sem terra José de Sousa e Maria da Piedade, mudou-se para Lisboa aos 2 anos, onde viveu grande parte de sua vida.

Considerado por especialistas um mestre no tratamento da língua portuguesa, em 2003 o escritor português foi considerado pelo crítico norte-americano Harold Bloom como o mais talentoso romancista vivo. Seus livros foram traduzidos para mais de vinte línguas, como sueco, romeno e húngaro.

Um comentário:

  1. Saramago não era um escritor fácil. Gosto muito de literatura,mas o único livro dele que me chegou às mãos "Memorial do Convento", não consegui concluir. Ainda hoje tenho essa obra comigo, quem sabe um dia eu destrincho a fera.
    Tenho consciência da importância do escritor, o único que escreve em Português a receber o prêmio Nobel de Literatura.

    ResponderExcluir