Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

quinta-feira, 13 de março de 2014

Falando de cinema



"Eles Voltam" investiga conflitos da elite nacional contemporânea

A produção pernambucana "Eles Voltam" é um filme sobre a jornada de um herói. O fato de esse herói ser uma menina de 12 anos é bastante revelador, ao mesmo tempo complicador, dessa trajetória. Ganhador de diversos prêmios no Festival de Brasília de 2012 -entre eles, o da crítica e de atriz, para Maria Luiza Tavares- o longa escrito e dirigido pelo estreante Marcelo Lordello acontece num vácuo entre o ser e o estar.
 
Dessa investigação pessoal, emergem fraturas sociais de nosso tempo. O filme estreia em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Recife.
Os adolescentes Cris (Maria Luiza Tavares) e seu irmão mais velho, Peu (Georgio Kokkosi) são deixados pelos pais na beira de uma estrada, depois de uma discussão entre os garotos. Sem qualquer explicação, a dupla se senta no acostamento e espera, pensando: "Eles voltam. Afinal, sempre voltaram."
 
"Eles Voltam" acompanha esse processo de amadurecimento que é a formação de repertório para entender o mundo que a cerca.
Lordello busca no diálogo entre Cris e o outro a dinâmica da sociedade, de um país à procura de si mesmo, no qual fraturas sociais expostas denunciam a diferença e a incapacidade de compreensão, mas também a necessidade de descoberta e simbiose.
 
(Por Alysson Oliveira, do Cineweb)

Nenhum comentário:

Postar um comentário