Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

segunda-feira, 22 de abril de 2013

“Caravana Rabequeiros de Pernambuco” leva som da Zona da Mata a todo o Brasil"


Depois de promover a sonoridade da Zona da Mata através do disco “Rabequeiros de Pernambuco”, em 2011, também financiado pelo Funcultura, reunindo 24 rabequeiros, entre mestres da Zona da Mata e músicos já consagrados, Cláudio Rabeca agora lança o projeto Caravana Rabequeiros, que passará, agora em maio, por São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Fortaleza, Natal, João Pessoa e Recife.
 
Fazem parte da caravana, além do próprio Claudio Rabeca, o mestre Luiz Paixão, um dos mais importantes rabequeiros do país, que já nasceu no meio da cultura popular, em Aliança, tendo ensinado a vários músicos consagrados, caso de Renata Rosa, que agora também se soma a esse projeto. A convite do mestre, Renata tomou parte no banco de cavalo-marinho Boi Brasileiro, em 2000 e depois produziu o primeiro cd dele, ‘Pimenta com Pitu’. Outro que desde pequeno vive nesse meio e também parte agora em turnê nacional com a “Caravana Rabequeiros de Pernambuco” é Maciel Salu. Filho de Mestre Salustiano, iniciou sua carreira como brincante junto ao seu pai.
 
O repertório, intercalado entre pontuações instrumentais e canções, traz um pouco das músicas dos quatro artistas e algumas surpresas conjuntas. Na turnê, os rabequeiros são acompanhados na percussão por Gilú Amaral (Orquestra Contemporânea de Olinda) e Guga Amorim (Quarteto Olinda) e nas cordas por Rodrigo Samico (Saracotia) e Hugo Linns, que assina também a direção musical do espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário