Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

"Drummond de Andrade é homenageado em Lisboa"

 A Casa Fernando Pessoa homenageou, ontem, em Lisboa, o poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, na véspera dos 110 anos de seu nascimento, em um colóquio do qual participaram vários especialistas em sua celebrada obra. 
 
O legado de Drummond (1902-1987), considerado o poeta brasileiro mais influente do século XX, foi analisado pela atriz brasileira Sura Berditchevsky, a escritora e jornalista portuguesa Leonor Xavier e José Carlos Vasconcelos, diretor da revista Letras, referência literária em Portugal. 
 
A amplitude temática e a variedade formal envolvida de simplicidade do poeta nascido em Itabira (Minas Gerais) foram destacadas por Vasconcelos. O especialista o qualificou como "o maior poeta da língua portuguesa" e constatou sua influência na produção literária lusa, apesar de poucos críticos reconhecerem. 
 
Drummond, criador de um estilo marcado por um cuidado com a escrita, é autor de uma vasta obra poética dividida em três períodos criativos caracterizados primeiro pela ironia, depois pelos temas sociais e por último por assuntos metafísicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário