Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 1 de outubro de 2011

MinC apresenta inventário de patrimônios culturais do São Francisco



Durante as comemorações do aniversário de 510 anos de descoberta do rio São Francisco na histórica cidade de Penedo (AL), na próxima terça-feira (04), o Ministério da Cultura (MinC), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), fará o laçamento do Inventário do Patrimônio Cultural das localidades ribeirinhas do rio São Francisco. O objetivo desse inventário, elaborado pelo Iphan, foi detectar, de modo expedito, as diversas manifestações do patrimônio material presentes ao longo do rio. No Baixo São Francisco, no trecho alagoano, são destacados os cânions de Piranhas, o patrimônio arqueológico em Olho d’Água do Casado e as áreas de proteção ambiental da Foz do rio São Francisco, em Piaçabuçu, e de Marituba do Peixe, entre Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto.

O IPHAN iniciou, em novembro de 2008, o Inventário do Patrimônio Cultural das Localidades Ribeirinhas do Rio São Francisco. Para realizar tal empreitada o IPHAN valeu-se do Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG), instrumental desenvolvido pelo próprio IPHAN para tratar do inventário do patrimônio cultural material. Tratam-se de fichas que abordam, em um dos seus módulos, os aspectos históricos, geográficos, arquitetônicos, urbanísticos, paisagísticos, socioeconômicos e, em outro módulo, caracteriza o bem individualizado e selecionado na etapa anterior.

Além da apresentação do inventário, o MinC, por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), fará o lançamento no evento São Francisco Vive do edital do Programa Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco. O programa é voltado para a realização de atividades culturais de baixo custo com o objetivo de fomentar e incentivar artistas, produtores, grupos, expressões e projetos artísticos e culturais na Região da Bacia do Rio São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário