Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

" Falando de Cinema "


Ano recorde para a indústria de cinema no Brasil e para os filmes nacionais.

O setor cinematográfico pode comemorar: 2010 é um ano de resultados recordes. Cerca de 135 milhões de espectadores devem passar pelos cinemas em 2010 – contra 112 milhões no ano passado – gerando uma renda bruta estimada em R$ 1,27 bilhão. É o que aponta o estudo do Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do Município do Rio de Janeiro, única entidade a medir os números de venda de ingressos há mais de 17 anos consecutivos. Os dados parciais – o consolidado do ano será divulgado na segunda quinzena de janeiro de 2011- mostram que a safra de bons títulos nacionais e internacionais conquistou o público que comprou 20% a mais de ingressos, representando um aumento de bilheteria de 32%.

Os filmes nacionais tiveram papel decisivo no crescimento, como vem ocorrendo nos últimos anos. Até o final do ano, a previsão é que os títulos brasileiros tenham conquistado quase dez milhões a mais de ingressos que em 2009. Os quase 16 milhões de ingressos vendidos no ano passado devem chegar a 26 milhões, resultando em um aumento de 61%, número recorde desde a retomada do cinema brasileiro, ultrapassando 2003 quando foram vendidos 22 milhões. Em relação bilheteria, o resultado aponta um crescimento de 74%, gerando uma renda bruta de R$ 229 milhões. Com isso, a participação de mercado do cinema nacional deve chegar a dezembro com 19% contra 14% do ano passado.

“Pela primeira vez, desde a retomada do cinema no Brasil, três filmes nacionais entre os dez maiores filmes do ano ultrapassaram a marca de 3 milhões de espectadores e um filme nacional ultrapassa a barreira dos 10 milhões de espectadores”, comemora o presidente do Sindicato, Jorge Peregrino. “O resultado conquistado por Tropa 2 mostra o sucesso da franquia junto ao público, que reconheceu suas qualidades e fez questão de comparecer em massa aos cinemas. É também um exemplo de como a pirataria, que impactou negativamente no resultado do primeiro filme, faz mal para a indústria cinematográfica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário