Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

terça-feira, 24 de agosto de 2010

" Sorona Brasil realiza mais um Concerto em Garanhuns "


O projeto Sonora Brasil, responsável por promover grandes Concertos pelo país afora, aporta mais uma vez em Garanhuns nesta quarta-feira. Numa iniciativa do Sesc, o projeto trás desta feita, o Quarteto de Brasília, que fará única apresentação no Seminário São José, apartir das sete e meia da noite. A entrada é franca e vale apena chegar cedo para se acomodar melhor e aproveitar a apresentação. Em sua 13ª edição, o projeto apresenta como tema MÚSICA BRASILEIRA DO SÉCULO XX – A OBRA DE CLAUDIO SANTORO E GUERRA-PEIXE.


Esses dois compositores cumpriram importante papel na estruturação das bases da música erudita contemporânea no Brasil a partir da relação que mantiveram com o Movimento Música Viva, que a partir de 1939 movimentou a cena musical do país sob a liderança de H. J. Koellreutter, com o objetivo de estudar e difundir o dodecafonismo, técnica de composição que naquela época representava a vanguarda musical na Europa.

Cumprindo sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial, o SONORA BRASIL consolida-se como o maior projeto de circulação musical do Brasil. Em 2010 são 340 concertos em mais de 90 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos.

Saíba mais sôbre o Quarteto de Brasília. Criado em 1986, é considerado um dos mais importantes do Brasil nesta formação e tem como característica a ênfase no repertório de compositores brasileiros. Em sua trajetória de quase 25 anos, já se apresentou em vários estados do Brasil e em países das Américas, Europa e Ásia. Seus quatro integrantes participam ativamente do movimento musical de Brasília, tanto como músicos quanto como professores dos principais centros de formação musical, e todos, em maior ou menor grau, conviveram profissionalmente com Santoro e Guerra-Peixe, o que os tornam parte desta história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário