Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 10 de novembro de 2012

"Interiores" é tema do VI Concurso de Fotografias Pernambuco Nação Cultural

 
 
Fotógrafos profissionais e amadores, pernambucanos ou residentes no estado, já podem, a partir deste sábado dia 10/11, inscrever seus trabalhos no 6º Concurso de Fotografia Pernambuco Nação Cultural, promovido pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundarpe. O tema desta edição é "Interiores", e as imagens produzidas devem remeter ao universo interno das coisas, dos homens e dos lugares (pernambucanos ou não), nas interpretações ou nos fatos em si.
 
Serão selecionadas 12 fotografias vencedoras, que serão divulgadas até o dia 24 de janeiro de 2013. O valor do prêmio é R$ 4 mil (quatro mil reais). Podem participar do concurso pessoa física ou jurídica, domiciliada em Pernambuco há, pelo menos, um ano. Cada fotógrafo ou empresa poderá ter somente uma fotografia premiada.
 
As inscrições deverão ser realizadas, pessoalmente ou por meio de procuração pública, no período de 10 de novembro a 28 de dezembro de 2012, de segunda à sexta-feira, no horário das 8 às 17 horas, entregue no protocolo da Sede da Fundarpe, direcionado à Diretoria de Políticas Culturais/Assessoria de Fotografia. Também serão admitidas inscrições pelos Correios, via Sedex, ou qualquer outro serviço postal expresso equivalente, postadas até o dia 28 de dezembro de 2012.

A proposta maior do concurso é incentivar a criatividade e a difusão da produção fotográfica pernambucana.
 
Fonte: Fundarpe

"Duetos póstumos com o mestre Lua"

 
A Sony Music , que promete relançar ainda este ano a discografia completa de Luiz Gonzaga na antiga RCA, engatilha o lançamento de CD Baião de dois, um álbum de duetos eletrônicos, póstumos, de Gonzagão, com nomes que vão de Fagner (idealizador do projeto), a Chico César, Jorge de Altinho e a inevitável Ivete Sangao.O disco já está à venda na loja virtual iTunes (http://smarturl.it/baiaodedois)
 
Baião de dois tem um antecessor no álbum Duetos com Mestre Lua, de 2001, com participações de Lenine, Chico Buarque,Gal Costa e Emilinha Borba, entre outros.No novo CD de duetos (produzido por Fagner e Zé Milton) Asa branca tem Raimundo Fagner no dueto (em Duetos com Mestre Lua, Asa Branca é cantada por Gonzaguinha e Daniel Gonzaga). Em Siri jogando bola, Gonzaga canta com Zeca Pagodinho, e em Nem se despediu de mim com Ivete Sangalo.
 
O disco traz ainda duetos gravados coma presença física de Luiz Gonzaga. Com Alceu Valença, em Plano Piloto, em Forró nº1, com Gal Costa, e em A vida do viajante, com Gonzaguinha.
 
Fonte Jc online

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

"Mostra celebra 100 anos do cinema na BA"

  
Cidade natal do renomado cineasta Glauber Rocha, o município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, recebe, até o próximo domingo (11), a oitava edição da Mostra Cinema Conquista - Um olhar para o novo cinema. O evento teve início na quarta-feira (7), e a reúne exibição de longas e curtas-metragens, conferências, oficinas, exposições e outras atividades culturais - tudo com acesso gratuito ao público.
 
Este ano, a mostra marca o centenário da chegada do cinema à cidade, já que a primeira sessão assistida pelos conquistenses aconteceu em 1912. O objetivo do evento é promover a exibição e discussão da sétima arte, e apresentar à população local os destaques do cenário cultural nacional e baiano.
 
Ao todo, quarenta filmes - que variam entre documentários, ficções e animação - compõem a grade da programação da Mostra. Entre os destaques estão os longas A Febre do Rato, de Cláudio Assis, vencedor de sete prêmios no Festival de Gramado de 2011, Eles Voltam, de Marcelo Lordello, O Valor de um Sonho, de Daniel Silva e Júlio César, e a animação baiana Ritos de Passagem.

"Ariano Suassuna vai a favela do Rio e realiza palestra"



Um dos mais importantes escritores e poetas do Brasil, o paraibano Ariano Suassuna emocionou o público que foi ao Morro dos Prazeres, no primeiro dia da Feira Internacional de Literatura das UPPS (Flupp), no Rio, na última quarta-feira. Pisando pela primeira vez em uma favela carioca, Suassuna não escondia a satisfação pelo convite de estar no lugar que ele classifica, inspirado nas palavras de Machado de Assis, de "Brasil real", ou "Brasil do povo".

Do alto de seus 85 anos, o autor de clássicos da literatura brasileira como O Auto da Compadecida e O Romance da Pedra do Reino deu uma verdadeira aula de cultura popular e, por que não dizer, de sabedoria. Sem grande esforço, conquistou o púbico que lotava o espaço do GEO (Ginásio Experimental Olímpico), onde se concentraram as atrações da feira na noite de quarta-feira (7).

Suassuna enalteceu o processo de pacificação das favelas cariocas, pelo qual também passa o Morro dos Prazeres, no tradicional bairro de Santa Tereza. "Pela primeira vez, estão vendo, reconhecendo, que nas favelas tem gente ordeira, trabalhadora e que é vítima do crime como todo mundo." Para ele, de certa maneira, "estão libertando o povo brasileiro".

Apesar de derramar elogios sobre o processo implantado no Rio, ele fez um alerta: "não sou idiota não, essa libertação tem que ir adiante". Em entrevista aos jornalistas, Suassuna, numa conversa cercada de poesia, avaliou o cenário mundial e brasileiro e lançou várias reflexões sobre o processo social "da humanidade inteira". "Eu não sou nem otimista, nem pessimista.

Os otimistas são ingênuos, e os pessimistas, amargos. Eu me considero um realista esperançoso. Sou um homem da esperança. Sonho com o dia em que o sol de Deus vai espalhar justiça pelo mundo todo."

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

"Rita Lee enfrenta audiência por xingar policiais em Aracaju"

Rita Lee xingou policiais em show em Aracaju
Nesta quinta-feira a cantora Rita Lee teve que enfrentar uma audiência no Tribunal de Justiça de Sergipe, em Aracaju. A cantora enfrenta uma ação por danos morais, após ter xingado policiais durante um show na cidade em janeiro passado.O valor da causa é R$ 18.660,30. Os policiais que movem a ação se dizem ofendidos pelas palavras de Rita Lee.Ontem a cantora postou o seguinte no Twitter: "amanhã, às 7h da matina, começa meu calvário. Que Jesus me poupe da cruz. Adiós, amigos".

"Gonzaga de pai prá filho, tem levado grande público ao Cine Eldorado"

 
Lançado há pouco mais de 15 dias, o filme Gonzaga de pai prá filho, tem sido um dos filmes mais vistos atualmente no Brasil. Em Garanhuns o interesse da população em assistir a produção que relata parte da vida do rei do baião, não tem sido diferente do restante do país. Aqui na cidade o que se verifica diareamente, é a formação de longas filas em determinadas sessões do filme que está sendo exibido no Cine Eldorado. Se você pretente assistir ao filme que marca o centenário de Luiz Gonzaga aqui em Garanhuns, a dica é antecipar a compra do seu ingresso e chegar cedo ao cinema. O filme está sendo exibido diareamente nos seguintes horários: Segundas,terças e quartas às 16h.20, 18h.50 e 21h.20. De quinta a domingo ás 13h.50, 16h.20, 18h.50 e 21h.20.  

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

"Falando de Cinema"

Avatar 2 foi adiado para 2015 
 
O diretor James Cameron deve liberar o seguimento do filme de fantasia de 2009 um ano mais tarde do que os executivos da Fox tinham planejado originalmente. O filme vai seguir os passos da trilogia 'Senhor dos Anéis' - dirigido por Peter Jackson - sendo filmado na Nova Zelândia. De acordo com o New York Times, James comprou 1000 hectares de terra agrícola perto de Pounui, onde planeja filmar 'Avatar 2' e 'Avatar 3'. Espera-se que Sam Worthington, Sigourney Weaver e Zoe Saldana reprisem seus papéis no próximo 'Avatar'.

"Aos 105 anos,mãe de Caetano está internada em Salvador"

 
Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, está internada no Hospital São Rafael, em Salvador, informou a coluna Olá, do jornal Agora São Paulo. Aos 105 anos, ela deu entrada no hospital com uma infecção respiratória e está internada na Unidade Cardiovascular Intensiva. Saúde prá dona Canô é o que todos desejamos.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

"Emílio Santiago agora é cidadão pernambucano"

Emílio Santiago & André Rio em apresentação em Recife
Dono de uma das mais bonitas vozes do país e dotado de um talento invejável para cantar, o carioca Emílio Santiago, está prestes a se tornar o mais novo cidadão pernambucano. O título será conferido ao artista, no próximo dia 5 de dezembro, no plenário na assembléia legislativa de Pernambuco. O autor da homengem, é o deputado João Fernando Coutinho. Emílio Santiago tem nos últimos anos, demonstrado todo seu apego por Pernambuco através de suas inúmeras apresentações em todo estado. A simpatia do cantor por Pernambuco é tanta, que o mesmo já formou um grupo de amigos cativos e já possui inclusive apartamento na capital pernambucana.

"Paulinho arquiteta DVD com registro do show comemorativo dos 70 anos"

 
Paulinho da Viola arquiteta a gravação ao vivo - para edição em CD e DVD - do inédito show comemorativo de seus 70 anos de vida. O aniversário do cantor e compositor carioca é será comemorado na próxima segunda-feira dia 12 de novembro. Já o show gratuito, ao ar livre, está programado para acontecer no dia17 de novembro, no Parque Madureira, em Madureira, um bairro do subúrbio do Rio de Janeiro (RJ).
 
Fonte: Notas Musicais

"Dilma entrega Ordem do Mérito Cultural a 41 premiados"

 
 
Espaço de lançamento de programas governamentais com autoridades da política e da economia, o Salão Nobre do Palácio do Planalto foi ocupado hoje (5) por artistas e intelectuais durante a entrega da Ordem do Mérito Cultural. No total, foram 41 premiados entre intelectuais e instituições. Todos os anos, a Ordem do Mérito Cultural homenageia uma personalidade.
 
Este ano, o escolhido foi o compositor popular e instrumentista Luiz Gonzaga, pelo centenário de seu nascimento. Mandacarus, planta comum no Nordeste, compunham a decoração e músicas interpretadas pelo Rei do Baião foram tocadas durante a cerimônia. Elba Ramalho e Chambinho do Acordeão entoaram Asa Branca, música consagrada na voz de Gonzaga.
 
"Alguns dos agraciados não estão mais no nosso convívio, mas deixaram o legado que nos marca para sempre. A cultura tem a característica de ser atemporal ao mesmo tempo em que reflete o tempo histórico mais do que qualquer outra manifestação da atividade humana", destacou a presidenta Dilma Rousseff. "A cultura brasileira é um mosaico muito rico de tradições, criações e inovações de diferentes etnias e costumes", completou a presidenta.
 
Entre os agraciados na edição 2012 do maior prêmio da cultura nacional estão artistas conhecidos como Elba Ramalho, Alceu Valença, Fafá de Belém e Regina Casé, o apresentador Silvio Santos e o autor de novelas Aguinaldo Silva. A apresentadora Hebe Camargo e o escritor Jorge Amado foram premiados in memoriam.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

"Escritor espanhol diz que Igreja "mente muito" sobre a vida Jesus"

 
O escritor e jornalista espanhol J.J. Benítez, autor da célebre saga literária Cavalo de Troia, disse, em São Paulo, que a Igreja "mente muito" sobre a vida de Jesus, além de ter enterrado sua autêntica mensagem de igualdade entre os seres humanos. Em declarações à Agência Efe, o escritor, que autografou exemplares de suas obras em uma livraria de São Paulo, explicou como uma leitora se aproximou a ele lhe disse que considerava que a Igreja mentia um pouco, observação à qual Benítez respondeu que, na realidade, "mente muito".
 
"A Igreja mente, manipula e censura", disse o escritor ao referir-se às dúvidas sobre a autenticidade da autoria dos evangelhos. Em sua opinião, desconhece-se com clareza como eles foram escritos e destacou a possibilidade de diferentes pessoas ao longo da história terem modificado os fatos da vida de Jesus a partir de notas de algum dos evangelistas.Além disso, Benítez considera que o sucesso de seus livros está no fato de oferecerem um tratamento da figura de Jesus como um ser "próximo" e lhe confere uma humanidade que a Igreja esqueceu por "ignorância ou por interesse".
 
Ele também disse que a autêntica mensagem de Jesus, que todos os seres humanos são filhos de Deus e iguais entre si, foi "enterrada" pelos padres da Igreja. "Estamos vivendo uma falsidade histórica", lamentou. Autor de 55 livros, Benítez garantiu que talvez sua obra "de maior importância" seja Cavalo de Troia, fenômeno que, reconheceu, lhe entristece um pouco pelo fato de ter escrito com o mesmo empenho e amor toda sua obra. O autor passou cinco dias no país, onde visitou as cidades de Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e, finalmente, São Paulo

"Morte de Carmélia Alves entristece mundo artístico"

Carmélia Alves e seu amigo Luiz Gonzaga
A cantora Carmélia Alves, 89 anos, conhecida como a Rainha do Baião, morreu na noite de sábdo por falência múltipla dos órgãos. A artista era portadora do Mal de Alzeheimer. Carmélia foi uma grande referência e um grande sucesso no ritmo do baião como foi Luiz Gonzaga, também no baião, e Ademilde Fonseca, no choro.
 
Para o historiador da Rádio Nacional do Rio e crítico musical, Osmar Frazão, a cantora foi uma grande representante da música brasileira não somente no Brasil como também no exterior. "A Carmélia Alves levou o baião para a Alemanha, México e diversos países, sempre com muito sucesso". Nascida em Bangu, na zona oeste da capital fluminense, no dia 14 de fevereiro de 1923, Carmélia Alves surgiu no Programa do Casé, na Rádio Mayrink Veiga e, a partir daí, passou a substituir a cantora Carmem Miranda, que estava indo para os Estados Unidos. Carmélia também era contratada para atuar no Hotel Copacabana Palace, onde só se apresentavam artistas de destaque.
 
Em 1950, na época de ouro do rádio, a cantora foi contratada para o elenco de artistas da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, onde se apresentava na programação e todas as tardes de sábado, no Programa César de Alencar, considerado um dos maiores comunicadores de rádio de todos os tempos. Carmélia Alves numa de suas viagens a trabalho para o Recife, descobriu o músico e sanfoneiro Sivuca, em 1951, na Rádio Jornal do Comércio, e o trouxe para o Rio de Janeiro. O historiador Frazão diz que "[a morte de] Carmélia Alves foi uma grande perda para a música popular brasileira”. Entre seus maiores sucessos, destacam-se: Trepa no Coqueiro, Sabiá na Gaiola , Esta Noite Serenou e Me Leva, este fazendo dueto com Ivon Curi.

O corpo da cantora foi sepultado na tarde de ontem no Rio de Janeiro.