Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

sábado, 1 de outubro de 2011

MinC apresenta inventário de patrimônios culturais do São Francisco



Durante as comemorações do aniversário de 510 anos de descoberta do rio São Francisco na histórica cidade de Penedo (AL), na próxima terça-feira (04), o Ministério da Cultura (MinC), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), fará o laçamento do Inventário do Patrimônio Cultural das localidades ribeirinhas do rio São Francisco. O objetivo desse inventário, elaborado pelo Iphan, foi detectar, de modo expedito, as diversas manifestações do patrimônio material presentes ao longo do rio. No Baixo São Francisco, no trecho alagoano, são destacados os cânions de Piranhas, o patrimônio arqueológico em Olho d’Água do Casado e as áreas de proteção ambiental da Foz do rio São Francisco, em Piaçabuçu, e de Marituba do Peixe, entre Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto.

O IPHAN iniciou, em novembro de 2008, o Inventário do Patrimônio Cultural das Localidades Ribeirinhas do Rio São Francisco. Para realizar tal empreitada o IPHAN valeu-se do Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG), instrumental desenvolvido pelo próprio IPHAN para tratar do inventário do patrimônio cultural material. Tratam-se de fichas que abordam, em um dos seus módulos, os aspectos históricos, geográficos, arquitetônicos, urbanísticos, paisagísticos, socioeconômicos e, em outro módulo, caracteriza o bem individualizado e selecionado na etapa anterior.

Além da apresentação do inventário, o MinC, por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), fará o lançamento no evento São Francisco Vive do edital do Programa Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco. O programa é voltado para a realização de atividades culturais de baixo custo com o objetivo de fomentar e incentivar artistas, produtores, grupos, expressões e projetos artísticos e culturais na Região da Bacia do Rio São Francisco.

Hoje é dia de Censura Livre


Hoje às quatro da tarde, tem mais uma audição do programa Censura Livre. Uma hora inteira destacando a música brasileira e as últimas informações ligadas a cultura. É só ligar na Rádio FM Sete Colinas, 100,5 e curtir uma hora diferente. Contamos com sua audiência.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Milton grava show '...E a Gente Sonhando' em Juiz de Fora em dezembro

 
 
Em rotação pelo Brasil desde março deste ano de 2011, o show ...E a Gente Sonhando, de Milton Nascimento, vai ganhar registro ao vivo em CD, DVD e blu-ray que serão lançados em 2012 pela EMI Music em parceria com o Canal Brasil, a Nascimento Música e a empresa MP,B. A gravação vai ser feita em 3 e 4 de dezembro em apresentações de ...E a Gente Sonhando no Cine-Theatro Central, em Juiz de Fora (MG). No show, sob a direção de Luiz Antônio Pillar, Milton - visto em cena na estreia paulista na foto de Mauro Ferreira - é movido pelo mesmo espírito gregário do CD ...E a Gente Sonhando (2010) e reparte palco, fé e sonhos com cerca de 25 músicos, cantores e compositores de Três Pontas (MG), a cidade onde Milton foi criado.
 
Fonte: Notas Musicais

Kleiton & Kledir disponibilizam para audição seu CD infantil 'Par ou Ímpar'

 
Já nas lojas em edição do selo Biscoitinho, da gravadora Biscoito Fino, o primeiro disco infantil de Kleiton & Kledir, Par ou Ímpar, foi disponibilizado para audição no site oficial da dupla gaúcha. Além de ouvir o disco, o site possibilita a leitura dos comentários sobre as 12 músicas do CD. Essencialmente autoral, o repertório inclui A Bruxa (a primeira música composta por Kleiton, ainda em seus tempos de menino) e Lindinha (acalanto que Kledir compôs quando nasceu sua filha Júlia). Fora da seara autoral, Kledir verte para o português dois temas da compositora e poeta argentina Maria Elena Walsh (1930-2011), O Cão Salsicha e Margarida, a Tartaruga, títulos de obra popularizada entre os chicos latinoamericanos dos países de língua espanhola. Walsh morreu em janeiro deste ano. Eis as músicas de Par ou Ímpar, produzido por Kleiton & Kledir com direção musical feita pela dupla com o multiinstrumentista Caio Fonseca:

1. O Mágico Estrambólico (Kleiton Ramil & Kledir Ramil)
2. O Pirulito Esquisito (Kleiton Ramil & Kledir Ramil)
3. Formiga Atômica (Kleiton Ramil & Kledir Ramil)
4. Bicho Gente (Kleiton Ramil)
5. Par ou Ímpara (Kleiton Ramil & Kledir Ramil)
6. Planeta Poft (Pery Souza e Ricardo Silvestrin)
7. Trova do Guri e da Guria (Kleiton Ramil & Kledir Ramil) - com Fabiana Karla
8. O Cão Salsicha (Maria Elena Walsh em versão de Kledir Ramil)
9. Margarida, a Tartaruga (Maria Elena Walsh em versão de Kledir Ramil)
10. Pé de Pilão - A Turma do Pé Quente (Vitor Ramil e Kledir Ramil)
- Tema inspirado na obra do escritor Mário Quintana e criado para a opereta Pé de Pilão
11. A Bruxa (Kleiton Ramil)
12. Lindinha (Kledir Ramil)

Fonte: Nota Musicais

Artista usa cinzas humanas em quadros de exposição em Praga



Uma exibição de quadros contendo cinzas humanas do controverso artista tcheco Roman Tyc causou surpresa depois de sua abertura na última terça-feira (27), em uma galeria no centro histórico de Praga. O artista de 37 anos criou 19 retratos usando cinzas humanas para fazer a silhueta dos rostos, contrastando com o fundo preto. "Quando você tem seis anos e sua mãe morre, você a vê como uma urna metálica e a conhece apenas por fotografias pelo resto de sua vida, você passa a acreditar que há um jeito de libertá-la da garrafa", diz a introdução à exposição, escrita por Tyc. "É um depoimento pessoal de Tyc. A mãe dele morreu quando ele tinha seis anos, e ele está tentando lidar com a morte dela", disse Edmund Cucka, diretor da galeria de arte contemporânea Dvorak Sec, durante a abertura da exposição, chamada Grave Robber (ladrão de sepulturas).

"Os retratos são limpos, não há nada chocante", disse Cucka, acrescentando que cinzas humanas já foram usadas como material por artistas tchecos nos anos 1960. O diretor afirma que os retratos não são de famosos, e sim de pessoas que ele escolheu aleatoriamente, por estar interessado em suas histórias.
A galeria informou que as pinturas não estavam à venda, e que o artista recebeu o pedido de espalhar as cinzas em um "lugar digno" após a exibição. Tyc é membro do grupo Ztohoven, formado por artistas controversos que ficaram famosos em 2007 depois de piratear uma transmissão de uma TV pública.

Fonte: Portal Terra

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Você ainda acredita na instalação do shopping center em Garanhuns?



Este é o tema da nova enquete já disponibilzada no blog. A enquete busca saber o nível de confiança da população, quanto a edificação desta obra em nossa cidade. Como é de conhecimento de todos, os envolvidos no mega projeto, prometeram para o último mês de Janeiro o início das obras. Já se passaram porém, nove meses e até agora nada saiu do papel. Apesar do atraso, não são poucas as pessoas que continuam acreditando na possibilidade da instalação do Shopping na cidade. Por outro lado, outra parcela não inferior, já começa a ver com certa desconfiança e não acredita mais na concretização do projeto. E você o que acha de tudo isso? manifeste sua opinião votando agora em nossa enquete.   

terça-feira, 27 de setembro de 2011

"Falando de Cinema"



Resgate de mineiros no Chile será levado aos cinemas em busca do Oscar.

O produtor de Hollywood Mike Medavoy, que levará o acidente envolvendo os 33 mineiros chilenos aos cinemas, anunciou nesta segunda-feira (26) que o filme almeja participar da edição 2012 do Oscar e do Festival de Cannes.

"Sim, é possível. Eu recebo o roteiro em dezembro ou janeiro e, embora seja muito difícil, eu gostaria que o filme estivesse na lista para o Oscar do próximo ano", afirmou Medavoy aos jornalistas. "Eu acho que vai ser quase impossível apresentar o filme a tempo da próxima edição do Oscar, mas, vou apresentar um filme que seja qualificado para o Festival de Cannes", acrescentou o produtor, que esteve acompanhado do ministro de Mineração do Chile, Hernán de Solminihac, e do mineiro Daniel Herrera.

O ministro se mostrou "contente" com a visita do produtor americano e por sua intenção em fazer um filme sobre o resgate dos mineiros chilenos. "O filme é importante para o Chile. E aquela foi uma situação digna de filme e, nesse sentido, podemos mostrar ao mundo como o trabalho em equipe, a ajuda internacional e o esforço de todos garantiram o resgate dos mineiros", declarou Solminihac.

O mineiro Herrera, um dos 33 envolvidos, também ficou contente com a visita de Medavoy, comentando que o produtor irá se reunir com os outros mineiros e também visitará a mina San José, onde os funcionários permaneceram presos a 700 metros de profundidade. Medavoy, que trabalhou anteriormente em filmes como Ilha do Medo, de Martin Scorsese, e Cisne Negro, de Darren Aronofsky, revelou que o futuro longa-metragem terá três níveis: o da experiência dos mineiros, o da família e o do resgate.

Professor Garanhuense participará da Bienal do livro no STAND do SINTEPE.




Os Trabalhadores em Educação do Agreste Meridional serão representados na Bienal do livro, no STAND do SINTEPE, pelo Professor José Cláudio Gonçalves e sua obra: A Hetacombe de Garanhuns. Livro que merece ser lido por todo garanhuense, Os Sitiados – A Hecatombe de Garanhuns, de autoria do Prof. José Cláudio Gonçalves de Lima, traz de forma romanceada aquela que é considerada por muitos como a maior tragédia política de Pernambuco. Com apresentação do jornalista Jodeval Duarte, este livro trata dos conflitos entre adversários políticos no início do século XX em Garanhuns, algo que fez com que isso culminasse, no dia 15 de janeiro de 1917, com o assassinato de diversos militantes, que na oportunidade se recolhiam à Cadeia Pública de Garanhuns, onde hoje é o prédio da Compesa, na Praça Irmãos Miranda. Fica a indicação da leitura.

Fonte: blog educação e luta

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Djavan entra em estúdio ainda em 2011 para gravar 17º disco de ineditas



Assim que concluir a produção do quinto CD de estúdio de Mart'nália, Djavan começa a gravar seu 17º álbum de inéditas. O último disco em que o cantor - visto em foto de Christian Gaul - registrou repertório inédito e autoral foi Matizes, editado em 2007. Djavan entra em estúdio ainda neste ano de 2011 para gravar o sucessor de Ária (2010), seu primeiro CD de intérprete.

Fonte: Notas Musicais