Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

" Salve o dia do FREVO"







O ritmo mais entoado no Carnaval pernambucano terá comemoração especial no Recife nesta quinta. Em 9 de fevereiro, é comemorado o Dia Nacional do Frevo. Orquestras, passistas, agremiações e cortejo pelas ruas da cidade marcam a celebração da data. A programação tem início às 9h, com atrações que prometem movimentar o Centro e ainda homenagear os 80 anos de fundação dos blocos Batutas de São José e Banhistas do Pina.

Pela manhã, quem passar pelo Pátio de São Pedro vai curtir a Rádio Frevo, com apresentação de Mateus e Catirina, executando clássicos carnavalescos. A partir das 11h, acontece a apresentação da Orquestra 19 de Fevereiro e dos passistas do grupo AJE. À tarde, a partir das 15h, quem toma o palco com o frevo é a Orquestra Expresso e os passistas do grupo Fazendo Arte.

Na Praça Maciel Pinheiro, a Frevioca convida a todos para participar de um cortejo do Frevo. A concentração será animada por uma orquestra e o Coral Infantil Eu Quero Maisinho. Uma clarinada, às 17h30, anuncia a saída dos brincantes, entre eles, bonecos gigantes, assistas e blocos de pau e corda, com destino ao Pátio de São Pedro. 

Já a partir das 17h, no Pátio de São Pedro, haverá shows com artistas pernambucanos, acompanhados pela Orquestra Raízes Pernambucanas, regida pelo maestro Fábio César, e os campeões do Concurso de Passistas 2012. No mesmo horário, será inaugurada a exposição “Viva Batutas, viva Banhistas”, no Centro de Formação em Artes Visuais, casa 11 do Pátio de São Pedro. Após a chegada do cortejo, a festa continua com a Orquestra Evocações e os corais dos blocos homenageados: Batutas de São José e Banhistas do Pina. E após as 20h, quemcomanda o frevo é a Orquestra Lourdinha Nóbrega.

É uma pena que aqui em Garanhuns estas comemorações passem longe. Com exceção da Rádio Fm Sete Colinas que promoveu um especial no programa 100,5 Brasil, nada mais a princípio está programado para lembrar tão importante data para os pernambucos.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

É frevo ou Jazz no carnaval ?



O blog acaba de lançar uma enquete prá saber um pouco sôbre a preferência da população local quando o assunto é carnaval. A mesma estimula o leitor do blog a escolher o que ele prefere prá curtir no período de momo na cidade. A idéia é saber se a maioria votande opta por brincar um carnaval tradicional regado ao melhor do frevo pernambucano, ou se prefere a alternativa do Festival de Jazz como vém acontecendo nos últimos anos. Vote agora e manifeste sua opinião sôbre o assunto.   

"Andréa Amorim cheia de bossa"


Enquanto muitos estão se preparando para o Carnaval, a cantora Andrea Amorim, que está com a carreira em ascensão no exterior, e com um CD recém-lançado no Brasil, está se preparando para entrar em estúdio novamente em março deste ano. Dessa vez para gravar algo inédito na sua carreira. A convite de Roberto Menescal, que hoje é declarado seu padrinho musical, Andrea irá gravar um CD com clássicos da Bossa Nova. Esse trabalho será composto por músicas rearranjadas por Roberto Menescal. Segundo declarações da cantora, esse será um desafio ímpar em sua carreira: “Conviver em meio aos ares da Bossa Nova já era um grande presente pra mim, e agora poder interpretar algumas de suas canções é mais que uma honra, é um sonho”. Esse disco será lançado, a princípio, apenas na Ásia e na Europa, e contará ainda com a participação do cantor e músico japonês Michinari Usuda (na foto, com Andrea).

Fonte: Sávio Figueredo